O vídeo mostra como o atletismo pode ser uma forma de inclusão: a grande variedade dentro da modalidade possibilita que atletas de diferentes tipos físicos pratiquem as provas de corrida, saltos e lançamentos. O documentário mostra, também, a história do Atletismo, os principais fundamentos para a prática do esporte, e traz o depoimento da atleta brasileira Fabiana Murer, campeã mundial no Salto com Vara.
A partir do vídeo, escreva em seu caderno o que você aprendeu sobre o atletismo. Ilustre.
Começamos nosso 2º Bimestre, peço o engajamento e a dedicação de vocês. Juntos venceremos as dificuldades!
1ª Semana: Suspensão das atividades – Feriado Corpus Christi
2ª Semana
Refletirem sobre os gestos da dança urbana. Aborde a importância e contribuição dos astros James Brown e Michael
Jackson para a Dança Urbana.
3ª Semana
Professora: Alvinéia Rodrigues de Almeida
Disciplina: Educação Física Série: 7ºA/B
Atividades da 03 Semana (25/06/2020)
https://forms.gle/iSFbQYKQvUiHaDHB6
Enviar a devolutiva por WhatsApp(privado) ou no e-mail alvineiaalmeida@gmail.com
E Não esqueçam de colocar nome e série.
4ª Semana
5ª Semana
Professora: Alvinéia Rodrigues de Almeida
Disciplina: Educação Física Série: 7ºA/B
Devolutiva 16/07/2020
Dança Urbana
O rap possui 2 batidas em seu tempo rítmico (uma lenta e uma mais rápida). Procure dar ênfase ao tempo e o ritmo antes da realização do movimento em si.
Primeiramente no tempo rítmico mais lento e depois no rápido. Cada música possui um BPM (batidas por minuto), uma unidade de frequência utilizada na música, ou seja, a velocidade rítmica. Ela é usada e percebida no andamento de uma música e no pulsar do coração humano, por exemplo. Para saber quantos BPMs possui a música, realize a contagem das batidas por 15 segundos. Logo após, multiplique esse número por 4. Pronto! Esse total é o BPM da música. Ex: na música “Rap da felicidade”, contam-se 31 batidas a cada 15 segundos, o que totaliza 124 BPM nesta música.
Para facilitar, abaixo trazemos um quadro onde constam os conceitos de ritmo, espaço, tempo e gestos.
Ritmo - Aquilo que flui, que se move. Combinação de sons e movimentos repetitivos, sequência de passos, intensidade do movimento e concentração.
Espaço - Onde a dança acontece, realizados em diferentes:
● Direções - lado, frente, trás, diagonais, em cima, em baixo;
● Extensões - perto, médio e longe;
● Níveis (relacionado com à altura) - alto, médio e baixo;
● Dimensões - pequeno, médio e grande. Tempo – Representa uma mudança na velocidade do movimento (rápido, moderado e lento).
Gestos – É a expressão dos movimentos realizados através do corpo (sentimento e forma).
Texto- No embalo do passinho
A Dança do Passinho foi criada nas comunidades carentes do Rio de Janeiro. Era praticada desde os anos 2000 em bailes funk, porém se manteve desconhecida por vários anos. Nesta época, já havia disputas informais entre favelas com os movimentos e gestos desta dança. Em 2008, após ampla divulgação na internet por meio de vídeos, a Dança do Passinho se popularizou no Rio. Já em São Paulo, sua popularização possui uma história peculiara partir de um MC que fez uma homenagem ao bairro do Jardim Romano, na Zona Leste. Os passos foram criados por um morador do bairro e o MC fez um vídeo que viralizou. Os passos continham movimentos do Hip Hop e tinham como obrigatoriedade colocar as “mãos no rosto”, como se estivessem com vergonha. Atualmente, existem diversas competições de batalhas do Passinho, inclusive na cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, onde foi exibido por um grupo de dança. Já o passinho popular é composto por sequência de rápidos movimentos com os pés, que são articulados por movimentos rápidos da cintura. Propõe movimentos de break e funk com ritmos tradicionais do Brasil, como o samba, frevo e até a capoeira. Normalmente não é realizado com coreografia pronta, e sim criatividade pura e improviso, de modo que não há um “jeito” certo ou errado de dançar. Outra curiosidade é que o dançarino deve olhar fixamente para seus pés enquanto realiza os movimentos. Por meio da dança do passinho foi possível abrir espaço para mulheres e homens se destacarem juntos!
1- Você já conhecia a Dança do Passinho? Antes de ler o texto havia um pré-julgamento deste estilo? Qual?
2- Quais as diferenças e semelhanças da Dança do Passinho com o Funk, ou com os outros estilos de Street Dance? Explique.
3- A que grupos sociais a Dança do Passinho pertence comumente? Justifique explicando os significados que a Dança propiciou durante leitura do texto.
Situação problema
Situação 1- Neara é uma aluna do sétimo ano que possui diversas habilidades com dança de rua pois prática desde sua infância. Já Isabela, sua colega de classe, possui vivência apenas no ballet clássico. Como as habilidades motoras destas alunas poderiam contribuir com os movimentos do Street Dance nas aulas de Educação Física? Justifique sua resposta em relação ao espaço, ritmo e gestos.
Situação 2 - Felipe e José são alunos de uma Escola Estadual. Neste bimestre, irão aprender sobre as Danças Urbanas. Os dois estudantes possuem vivência apenas com o futebol. Quais serão as dificuldades e facilidades que estes alunos irão encontrar no que diz respeito ao ritmo da dança? Quais as dicas que você poderia dar para ajudá-los nesta empreitada? Justifique conforme sua experimentação e dos colegas de sala.
AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE
ACESSE O LINK ABAIXO E RESPONDA ATÉ 17/07
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdnRLvmem7MU-EXQ2eG_ylVzLKp_O87y7VUOuzKjzfRDS0irw/viewform?vc=0&c=0&w=1
Professora: Alvinéia Rodrigues de Almeida
Disciplina: Educação Física Série:7º A/B 2 Semana
Unidades Temáticas: Esporte
Objetos de Conhecimentos: Esporte técnico combinatório
Habilidade:( EF07EF05) Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de precisão e técnico combinatórios como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar.
ESPORTE TÉCNICO
COMBINATÓRIO E DE PRECISÃO
Habitualmente, quando falamos em Esporte, sempre pensamos em modalidades que se caracterizam pelo confronto e disputa, ou em esportes que predominam em nosso país, como o futebol.
Técnico combinatório: Reúne modalidades onde há a comparação de desempenho de acordo com a dimensão estética e acrobática do movimento, obedecendo a determinados padrões ou critérios, como: ginástica artística, ginástica rítmica, etc. (GONZALEZ, 2014).
Precisão: Conjunto de modalidades que se caracterizam por arremessar/lançar um objeto, procurando acertar um alvo específico, estático ou em movimento, comparando-se o número de tentativas empreendidas, a pontuação estabelecida em cada tentativa (maior ou menor do que o do adversário), ou a proximidade do objeto arremessado ao alvo (mais perto ou mais longe do que o adversário conseguiu deixar), como nos seguintes exemplos: bocha, curling, tiro com arco, esportivo, etc. (GONZALEZ, 2014).
•Na ginástica rítmica não há interação entre os adversários. Ela é classificada como esporte técnico-combinatório porque sua lógica interna está voltada para a qualidade do desempenho do atleta (ou de uma equipe) em sua busca pela perfeição dos movimentos, os quais são previamente determinados por manuais e códigos de pontuação.
TEXTO 1. G.R E SUAS POSSIBILIDADES.
A Ginástica Rítmica (G.R.) é um esporte com muitas possibilidades, pois possui movimentos
corporais que combinam elementos do balé clássico. São realizados com harmonia e leveza
e devem ser coordenados com o manejo dos aparelhos próprios deste esporte. Seus gestos
são realizados em consonância ao ritmo de uma música. Em seu histórico, já foi chamado de
Ginástica Moderna, posteriormente, de Ginástica Rítmica Moderna, de Ginástica Rítmica
Desportiva, até, finalmente, ser reduzido para Ginástica Rítmica em 2003. Seus elementos
são: corda, arco, bola, maças e fitas.
TEXTO 2
Palcos... é assim que eu vejo! Olhares concentrados, movimentos alternados ... cores sob um espetáculo!
Ao reproduzir um espetáculo que vos apreciem.
Melancolia... alegria... são tantos sentimentos no ar, que logo começo a me movimentar, sempre com
as faíscas em meu olhar e nos olhares alheios.
O começar do “show”, exaltado em minutos, toda a rotina exaustiva de treinos e dedicação. Exibições
de alongamentos e equilíbrios, músicas e espelhos, onde os olhares se aproximam.
O “se” aprimorar e o “se” preparar, para saltos efusivos [1] e convincentes, ginásticas e giros no ar... de pontas no pé, movimentando de forma sincronizada, encontrando aos que estão ao lado, a leveza da dança e o equilíbrio da alma.
Palcos, é assim que eu vejo!
Luzes, vozes, firmeza, determinação... a forma como o meu braço se movimenta e encontra-se com o braço do companheirismo, a leveza em suas acrobacias e o pontear dos pés, formando com fitas e arcos, uma imensa magia.
Palcos... laços que criamos, o qual só tenho a me orgulhar.
Sorrisos e companheiras que sempre irei levar com a mesma leveza, como uma pena no ar.
Autor: Jobel Cavalcante da Silva PCNP de Língua Portuguesa -Diretoria de Ensino Região Votorantim
Glossário
[1] Efusivo:1. Em que há efusão. 2. Que é expansivo. 3. Que é entusiasta, veemente, fervoroso
(BECHARA,2011).
https://forms.gle/TRgDjBsmRnGe3dNV9
Unidade Temática: Esporte
Objeto de conhecimento: Esportes de precisão e técnico combinatórios
Habilidade: (EF07EF05) Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de precisão e técnico combinatórios como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar.
Ginástica Rítmica
O uniforme
O uniforme das ginastas é feito de collant, para deixar as articulações das ginastas soltas, facilitando a execução dos exercícios.
· Os cabelos devem ser curtos ou presos para não atrapalhar os movimentos das ginastas.
Os aparelhos
Os aparelhos da ginástica rítmica se diferem muito nas suas composições. O atleta tem que coordenar movimentos de corpo bem difíceis com os elementos do aparelho que estiver usando. Veremos abaixo, quais são estes aparelhos.
Corda
Este aparelho pode ser de sisal ou sintético. Seu comprimento varia de acordo com o tamanho da ginasta. O exercício corporal predominante no aparelho corda é o salto.
Arco
Feito de madeira ou plástico, o aparelho Arco mede de 80 a 90 centímetros de diâmetro e pesa no mínimo 300 gramas. Não há um exercício corporal predominante para este aparelho, porém, deve haver um equilíbrio entre os exercícios apresentados como o salto, equilíbrio, pivots, flexibilidade e ondas (Movimentos que está mais abaixo detalhado).
Bola
Feita de borracha, a bola de GR deve ter de 18 a 20 centímetros de diâmetro externo e pesar 400 gramas no mínimo. As ginastas devem realizar exercícios que incluem ondas, círculos, giros, lançamentos e capturas.
Maça
Feita de madeira ou material sintético, a maça tem de 40 a 50 centímetros de comprimento e pesa 150 gramas. Sua cabeça deve ter, no máximo, 3 centímetros. Os exercícios predominantes do aparelho são os balanços, círculos, batidas rítmicas, moinhos, lançamentos e capturas. Cada atleta faz o uso de duas maças para a realização do exercício.
Fita
Feita de cetim, a Fita tem largura de 4 a 6 centímetros e 6 metros de comprimento. Seu peso é de 35 gramas e possui uma vareta de madeira ou material sintético com diâmetro máximo de 1 centímetro e comprimento de 50 a 60 centímetros. Os exercícios predominantes são com espirais, balanços, círculos, figuras, lançamentos e capturas.
Principais movimentos da GRD
· Atitude: Posição em que a ginasta se apoia sobre um pé enquanto levanta a outra perna.
· Boomerang: Movimento em que a ginasta lança a fita no ar e pega de volta.
· Flexibilidade e onda: Ampla utilização das articulações e ondulação do corpo.
· Moinho: Círculo formado com o movimento de maças e cordas.
· Pivots: Rotação de 360 graus sobre um pé.
· Véus: Movimento de rotação da corda.
Assim, quanto a valorização dos aspectos artísticos na ginástica rítmica, pode-se citar:
· Desempenho
· Arte
· Técnica
Para a prática desse esporte deve-se desenvolver ainda as seguintes habilidades: força, energia, flexibilidade, agilidade, destreza e resistência, para que elas ginastas consigam demonstrar vigor, graça e harmonia dos movimentos durante as apresentações.
A teoria da ginástica envolve conceitos competitivos e não competitivos, com isso, podemos observar o surgimento de uma série de movimentos e técnicas de aprimoramento físico e mental.
Ginástica nos Jogos Olímpicos.
A ginástica é disputada nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição, em Atenas 1896. Durante trinta anos, apenas os homens competiram nas provas da ginástica artística.
Professora: Alvinéia Rodrigues de Almeida
Disciplina: Educação Física Série: 7º A/B
Unidade Temática: Esporte
Objetivo do conhecimento: Esportes de precisão e técnico combinatórios
Habilidades:(EF07EF05) Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de precisão e técnico combinatórios como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar.
Texto: Bocha e Boliche: Primeiras impressões(Página 56 no Caderno do Aluno)
O Boliche é um esporte que, com o auxílio de uma bola pesada, tem como principal objetivo
a derrubada de 10 pinos dispostos em uma formação triangular que se encontram do lado
oposto de uma pista. Este esporte é tido como um entretenimento milenar, pesquisas
arqueológicas revelam que o esporte já era praticado no Egito, pois foram encontrados
pinos e bolas em tumbas. É um esporte presente nos Jogos Pan Americanos desde 1991 e
recebe apoio do Comitê Olímpico Internacional. Caracteriza-se também por propiciar muita
diversão aos praticantes. Para muitos adeptos, tornou-se um lazer de fim de semana.
Já a Bocha é um esporte que surgiu no Império Romano e foi difundido entre os povos
devido à dominação dos exércitos militares. Hoje é um esporte que atrai desde as crianças
até os idosos. O seu objetivo é o lançamento de bolas para uma maior aproximação de um
determinado ponto.
Mapa mental(fazer numa folha de sulfite e enviar foto por WhatsApp)
- Sobre esses esportes de precisão, itens indispensáveis para a pesquisa, tais como: textos, imagens e até desenhos sobre o esporte. Para a pesquisa, recomendamos os sites oficiais. Comitê Olímpico Brasileiro
– Bocha
www.cpb.org.br/modalidades/51/bocha
-Confederação Brasileira de Boliche
www.cob.org.br/pt/confederacoes/CBBOL
Roteiro para Mapa Mental.
· A Bocha é um esporte muito popular em diversas regiões do Brasil e que possui muitos adeptos, jovens e adultos, mas sem dúvida, a grande adesão é do público idoso.
· Bocha é o nome da bola que é arremessada durante a prática do esporte. Essa bola pode ser de madeira ou de resina.
· A Bocha teve origem no Império Romano, ganhando muita popularidade em países como Itália, França, Espanha, Inglaterra e Portugal.
· A Bocha chegou ao Brasil com os imigrantes italianos, ficando mais popular nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pois são regiões que receberam muitos imigrantes vindos da Itália.
· O local para a prática do esporte é um campo com 27,5 metros de comprimento e cerca de 3 ou 4 metros de largura, geralmente, de terra, mas também pode ser de asfalto.
· O início do jogo acontece quando um dos jogadores arremessa o bolim - a menor bola do jogo. O local onde esta bola cair, será onde todos os competidores jogarão as outras bolas.
· O objetivo do jogo é aproximar todas as bolas do bolim.
· Para pontuar, a equipe precisa arremessar a sua bola e deixar o mais próximo possível da bola menor.
· A equipe que mais perto chegar do bolim na rodada, pontua.
· A única observação é que a jogada deve sempre ser pelo ar, dessa forma, não devem ser roladas.
· Na próxima rodada, o adversário pode tentar fazer o arremesso de forma que a bola fique o mais próximo possível do bolim ou pode tentar acertar a bocha do seu oponente, para que ela se distancie.
· Vence a equipe que somar mais pontos.
ATIVIDADE – BOCHA? QUE ESPORTE É ESTE? (Página 56 no Caderno do Aluno)
· Como podemos notar na apresentação dos temas, a principal regra desse jogo consiste em lançar bolas o mais perto possível de uma bola menor, o bolim.
· Pode ser jogado individualmente ou em equipes de 3 a 4 pessoas. Para decidir quem inicia, é preciso fazer um sorteio, cujo vencedor lança o bolim.
· A equipe que arremessou o bolim (ou o jogador) será a primeira a arremessar a bocha.
· Em seguida, a equipe adversária. Depois, é a vez de quem não pontuou. Se a bocha das duas equipes estiverem em distância semelhante ao bolim, o time que lançou por último lançará mais uma vez.
· Caso permaneça o empate, a outra equipe deverá lançar. Logo após, os jogadores se aproximam das bochas e fazem as medidas das distâncias até o bolim.
· Para reiniciar, os jogadores mudam o lado da pista.
· É importante ressaltar que cada equipe/jogador tem direito de quatro bochas por partida e seus lançamentos devem ser realizados no ar.
· A bocha é praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas.
· Ela só apareceu no Brasil na década de 1970.
· Sua competição tem como objetivo o lançamento das bolas coloridas o mais perto possível de uma bola branca chamada de (jack ou bolim).
· Seus atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos.
· É permitido usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio e contar com
ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros.As provas podem ser disputadas individualmente, em duplas ou por equipes femininas e masculinas.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfi73rcJfqFo89bWEFpn-a5uttn5CJZdZMAs9DjtNf73U0Tng/viewform