Atividade 1º Ensino Médio . Geografia (Profº Carla)
E.E. Pedro Nunes Rocha
Cartografia
A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa.
Ou seja, é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas.
Na cartografia, as representações de área podem ser acompanhadas de diversas informações, como símbolos, cores, entre outros elementos. A cartografia é essencial para o ensino da Geografia e tornou-se muito importante na educação contemporânea, tanto para as pessoas atenderem às necessidades do seu cotidiano quanto para estudarem o ambiente em que vivem.
O surgimento
Os primeiros mapas foram traçados no século VI a.C. pelos gregos que, em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental.
O mais antigo mapa já encontrado foi confeccionado na Suméria, em uma pequena tábua de argila, representando um Estado. A confecção de um mapa normalmente começa a partir da redução da superfície da Terra em seu tamanho. Em mapas que figuram a Terra por inteiro em pequena escala, o globo se apresenta como a única maneira de representação exata.
A transformação de uma superfície esférica em uma superfície plana recebe a denominação de projeção cartográfica.
Na pré-história, a Cartografia era usada para delimitar territórios de caça e pesca. Na Babilônia, os mapas do mundo eram impressos em madeira, mas foram Eratosthenes de Cirene e Hiparco (século III a.C.) que construíram as bases da cartografia moderna, usando um globo como forma e um sistema de longitudes e latitudes. Ptolomeu desenhava os mapas em papel com o mundo dentro de um círculo.
Com a era dos descobrimentos, os dados coletados durante as viagens tornaram os mapas mais exatos. Após a descoberta do novo mundo, a cartografia começou a trabalhar com projeções de superfícies curvas em impressões planas.
Atualmente...
Hoje, a cartografia é feita por meios modernos, como as fotografias aéreas (realizadas por aviões) e o sensoriamento remoto por satélite.
Além disso, com os recursos dos computadores, os geógrafos podem obter maior precisão nos cálculos, criando mapas que chegam a ter precisão de até 1 metro. As fotografias aéreas são feitas de maneira que, sobrepondo-se duas imagens do mesmo lugar, obtém-se a impressão de uma só imagem em relevo. Assim, representam-se os detalhes da superfície do solo.
Depois, o topógrafo completa o trabalho sobre o terreno, revelando os detalhes pouco visíveis nas fotografias.
Atividades:
Responda:
1) O que é a ciência chamada Cartografia?
2) Cite e explique como e quando surgiram os primeiros mapas.
3) Atualmente como a Cartografia trabalha?
Atividade 1º Ensino Médio .
Geografia (Profº Carla)
E.E. Pedro Nunes Rocha
Revisão do 1°Bimestre
Pesquisa:
Pesquisar na internet em diferentes sites.
-Tema: A cartografia contemporânea e o
sensoriamento remoto
Abordar na pesquisa como é desenvolvida a
cartografia contemporânea, as técnicas de
sensoriamento remoto e suas utilidades.
A pesquisa deverá ser realizada no caderno de
geografia, tirar uma foto e enviar no e-mail da professora: carla.bordini@gmail.com
-Identificar na foto o nome, número e a série.
Começamos nosso 2º Bimestre, peço o engajamento e a dedicação de vocês. Juntos venceremos as dificuldades!
1ª Semana: Suspensão das atividades – Conselho de Classe/ Série
2ª Semana
3ª Semana
4ª Semana
5ª Semana
Tema: Redes Geográficas
Caderno do aluno (volume 2)
Páginas 64 a 68
Atividades 2 e 3.
(3ºBimestre) – 1ºAno do Ensino Médio A e B
Tema: Estruturas e formas do planeta Terra
Atividade:
Caderno do aluno volume 3
Páginas 49,50 e 51 – atividades 1 e 2 .
Avaliação de Geografia 1°Colegial (ProfºCarla) – 3° Bimestre
Nome:________________________________________________n°:____ Série:_______
1) Explique cada uma das esferas terrestres.
Litosfera, Atmosfera e Hidrosfera.
2) Qual a diferença entre o tempo geológico e o tempo humano? Explique citando exemplos.
3) Explique o que “placas tectônicas”.
Analise o mapa a seguir para responder as questões 4 e 5.
4) Em qual placa tectônica o Brasil se localiza? Qual a relação entre a placa que o Brasil se localiza e ao fato de não presenciarmos terremotos ou vulcões no Brasil?
5) Quais as principais consequências da movimentação das placas tectônicas? Na sua opinião nos seres humanos podemos fazer algo contra isso? Justifique.
Atividade de Geografia – 1ºAno do Ensino Médio A e B – 4ºBimestre (semanas 3 e 4)
Tema: A vinculação entre Clima e Vegetação no meio ambiente
Leia os textos a seguir:
Clima e Vegetação
A vinculação entre clima e vegetação no meio ambiente, é dada basicamente porque, sem as mudanças climáticas, a flora (vegetação) não pode prosperar. A vegetação é a cobertura de plantas silvestres ou cultivadas (flora) que crescem espontaneamente na superfície do solo ou em um ambiente aquático.
Vinculação entre clima e vegetação
A temperatura, precipitação e umidade são elementos que determinam as características do clima e isso, por sua vez, influencia o tipo de vegetação e as características do solo; é por isso que há uma vinculação entre clima e vegetação no meio ambiente.
O clima influencia diretamente a umidade e a temperatura do solo, e indiretamente através da vegetação.
Podemos ver que, nos tipos climáticos são nomeados de acordo com o tipo de vegetação que apresenta .
ação direta dos elementos do clima,.
A vegetação também ajuda a reduzir o grau de erosão do solo, e o componente orgânico do solo é basicamente composto de húmus. em que a fertilidade do solo é formada principalmente.
As diferentes espécies de plantas resistem às temperaturas de maneiras diferentes; no entanto, as plantas têm temperaturas máxima e mínima além das quais não podem viver.
Assim podemos concluir que, a vinculação entre clima e vegetação no meio ambiente, manifesta sua influência através de elementos como umidade, temperatura, ventos e iluminação.
Vegetações Mundiais
A composição dinâmica da biosfera produz diferentes vegetações, climas, relevos entre outros, dessa forma as paisagens naturais variam de grandes florestas tropicais a desertos, montanhas e imensas geleiras. Para a consolidação dos mais variados tipos de vegetações existentes no mundo é preciso que haja a interação entre os elementos naturais (clima, solo, relevo, vegetação e energia).
Isso fica evidente quando notamos as regiões com predominância de clima quente e chuvoso, que deriva grandes florestas tropicais com enorme umidade e precipitação. Já nos lugares de climas áridos, semi-áridos e desérticos a composição de vegetação é muito diferente, pois as plantas e os animais são adaptados às condições adversas, como a falta de água e alimento.
Nas paisagens naturais o que mais se destacam visualmente são as vegetações. As seguir algumas características das principais formações vegetais do mundo:
Floresta pluvial tropical: essas se localizam geograficamente, em geral, na América do Sul, América Central, África, Ásia e Oceania. Todas as regiões citadas possuem características semelhantes como clima quente e úmido, proporcionando assim o surgimento de grandes florestas com uma enorme riqueza de biodiversidade, essas são as áreas do planeta que concentram a maior parte dos seres vivos.
Floresta Temperada: essa vegetação é encontrada principalmente no hemisfério norte, situada entre os trópicos e os círculos polares, os países que possuem esse tipo de florestas são Estados Unidos, Europa, Ásia e no Sul do Chile com climas temperados. As florestas temperadas são diferentes em relação às florestas tropicais, pois a primeira produz uma quantidade menor de variedade de plantas e animais. As florestas temperadas possuem características singulares, no inverno e outono as árvores perdem suas folhas, e por isso são denominadas de caducifólias.
Florestas de coníferas: essa vegetação é encontrada geograficamente em regiões com proximidade aos círculos polares, com características de clima com inverno bastante rigoroso. As coníferas são denominadas também de floresta boreal, é composta por
pinheiros
Tundra: se faz presente no extremo norte do continente americano, europeu e asiático, a particularidade dessa vegetação é em relação ao clima, pois se desenvolve em áreas de clima frio e polar, com duas estações (verão e inverno), sendo inverno rigoroso e verão com temperatura um pouco mais elevada. Na tundra as vegetações encontradas são musgos, liquens e plantas herbáceas, esses vegetais se desenvolvem de forma mais efetiva no verão, pois na estação do inverno toda área fica coberta de gelo.
Savana: esse tipo de vegetação tem uma grande semelhança com o cerrado brasileiro, as savanas são compostas basicamente por gramíneas e capins, árvores e arbustos espalhados na paisagem. As savanas são situadas geograficamente em regiões de clima tropical, com duas estações bem definidas, sendo uma de seca (inverno) e uma chuvosa (verão). No mundo essa vegetação se faz presente nos seguintes países e continentes: América do Sul, África, Ásia e Austrália.
Estepe e pradarias: são compostas por plantas herbáceas, arbustos e gramíneas, em áreas de clima temperado, geralmente o estepe desenvolve em lugares mais secos, enquanto que as pradarias em locais mais úmidos, essa é utilizada como uma ótima pastagem na pecuária. Os dois tipos de vegetações são encontrados na América do Norte, Ásia e América do Sul (Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul nos pampas gaúcho).
Vegetação desértica: são áreas com predominância de clima seco e árido, os vegetais são adaptados à falta de água, suas raízes são extensas e atingem o lençol freático, quando raramente ocorre chuva brotam plantas, mas com um período muito curto de vida.
Atividade:
Após leitura dos textos realizar um resumo no caderno de Geografia, abordando as principais características de cada um dos tipos de vegetação existentes.
Atividade 3 de Geografia 4º Bimestre
Professora: Carla Bordini
1ºAno do Ensino Médio A e B
Leia o texto a seguir:
Impacto ambiental é o nome dado a uma modificação causada no meio ambiente devido à ação humana. Toda e qualquer atividade humana causa um impacto no ambiente, que pode ser negativo ou positivo. Os impactos negativos são extremamente conhecidos pela população, sendo exemplos:
destruição de habitat;
redução do número de indivíduos de espécies silvestres;
extinção de espécies.
Os impactos ambientais positivos são menos conhecidos e se relacionam àquelas atividades que trazem melhoria e recuperação ao meio, como projetos de restauração de áreas que foram impactadas negativamente.
O que é um impacto ambiental?
De acordo com a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 1, de 23 de janeiro de 1986, temos que:
Impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:
I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
II - as atividades sociais e econômicas;
III - a biota;
IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
V - a qualidade dos recursos ambientais.
As atividades humanas geram modificações no ambiente, sendo muitas delas maléficas.
De acordo com a resolução, temos, portanto, que impactos ambientais são as alterações que ocorrem no meio ambiente como resultado das atividades dos seres humanos. A resolução destaca ainda que esses impactos são responsáveis por desencadear mudanças que afetam diferentes níveis, indo desde as condições estéticas daquele ambiente até a saúde e as atividades econômicas de uma população.
Qualquer atividade humana é responsável por desencadear impactos no meio ambiente, entretanto algumas provocam impactos mais profundos e difíceis de serem contornados do que outras. Por isso, algumas atividades potencialmente nocivas para o meio ambiente devem ter seus projetos analisados de maneira cautelosa com o objetivo de se conhecer os problemas que elas podem causar e para determinar se a atividade poderá ou não ser realizada.
O rompimento da barragem da Vale em Brumadinho foi responsável por desencadear impactos ambientais negativos severos.
A resolução Conama nº 1, de 23 de janeiro de 1986, estabeleceu que atividades que apresentam significativo potencial de degradação ou poluição dependerão da elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e apresentação do respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para que ocorra seu licenciamento. Dentre as atividades que necessitam da elaboração desses documentos, podemos destacar:
criação de estradas, ferrovias e aeroportos;
construção de barragens para fins hidrelétricos;
extração de petróleo e de minérios;
criação de aterros sanitários.
Podemos verificar o potencial danoso dessas atividades ao observar, por exemplo, os impactos da construção de uma barragem para fins hidrelétricos A construção da barragem é responsável, por exemplo, por desencadear perda de biodiversidade, deslocamento de animais silvestres para outras áreas, alagamento de áreas florestais e perda de habitat. Os impactos, no entanto, não se resumem aos problemas ambientais, podendo afetar também a população local, que pode ser deslocada para outras regiões devido ao alagamento da região. Antes de se criar uma barragem, portanto, deve-se avaliar se os problemas podem ser maiores ou não que seus benefícios.
Normalmente quando falamos em impactos ambientais, focamos nos danos casos ao meio ambiente em decorrência da ação humana. Entretanto, alguns impactos podem ser benéficos. Esse é o caso de obras voltadas para a revitalização, recuperação de áreas degradadas e limpeza de lagos e rios.
Ao descartarmos inadequadamente nosso lixo, estamos impactando negativamente nosso planeta.
A resposta para essa pergunta é sim. Nossas atividades, mesmo que pequenas, causam impactos no planeta. O desperdício de água e a não separação do nosso lixo são atitudes comuns que podem contribuir, por exemplo, para o desabastecimento de água e para o aumento da poluição do planeta. Para reduzir nossos impactos negativos, podemos adotar algumas atitudes simples no nosso dia a dia, como:
evitar o desperdício de água;
reduzir o uso de automóveis;
economizar energia elétrica;
separar o lixo orgânico do reciclável;
não jogar lixo no chão;
não comprar animais silvestres;
reduzir o consumismo.
Após leitura do texto e análise das imagens responda:
O que é impacto ambiental?
Quais os impactos ambientais mais conhecidos?
O que pode ser feito para diminuir os impactos ambientais?