Projeto de Vida 3ªB
E. M
Professora Lúcia Helena
Professora Lúcia Helena
Começamos nosso 2º Bimestre, peço o engajamento e a dedicação de vocês. Juntos venceremos as dificuldades!
2ª Semana
4ª Semana
ACESSE O LINK:
4ºRoteiro de estudos não presenciais. E.E.PROFº Pedro Nunes Rocha.
Projeto de Vida 3ª série A/B -3 º bimestre.
Professora: Lúcia Helena Camargos Pimenta.
Tema: QUAL A SUA HISTÓRIA?
Situação de Aprendizagem 2
Caderno do aluno pág 148 a 150.
Competências socioemocionais em foco: Imaginação Criativa e assertividade
1. Abertura com a explicação do tema.
A decisão da carreira a ser seguida precisa estar alinhada aos valores do indivíduo, que deverão estar mapeados na contextualização do Projeto de Vida. Essa contextualização, feita a partir da sua história de vida, pode ser feita utilizando-se técnicas como a “contação de histórias”. Contar uma história por meio dessa técnica envolve uma “jornada”, ou seja, tratase de uma narrativa com ideias estruturadas e bem elaboradas. Como é a história de vida contada por seu protagonista, a emoção pode fazer parte dessa narrativa, tornando-a mais interessante ao leitor ou ao expectador. Além disso, contar uma história de vida com a qual outras pessoas se identifiquem pode prender o leitor. Quantas vezes você leu ou ouviu histórias e, mesmo que não se lembre do autor ou do nome da personagem, você se lembra de sua jornada? Isso acontece por conta da identificação que teve com a história.
storytelling – o termo em inglês é formado por “story” – história – e “telling” – contar, essa técnica é muito utilizada no ambiente do trabalho, seja para criar apresentações, vender alguma ideia ou produto, ou mesmo para contar a sua história de vida em um processo seletivo. ATIVIDADE 1 : VALORES EM CONTEXTO - CRIE A SUA HISTÓRIA! No caderno de Projeto de Vida e use os aplicativos de celular para compartilhar sua história .Segue as informações:
Uma boa referência para ajudar você a contar sua trajetória de vida é pensar no gênero literário narrativo “romance”. Surgido no século XVIII, na Europa, especificamente na Inglaterra e na França, esse gênero tem algumas características que vale o o destaque para se pensar no romance da própria vida:
• Personagens: Em geral, há um protagonista (o personagem principal) e outros personagens de menor destaque, mas todos complexos.
• Enredo: Trata-se da trama, ou seja, dos acontecimentos da história.
• Temporalidade: Quando a história ocorreu - em geral, trata-se de uma narrativa de algo que já aconteceu (passado).
• Ambientação: Espaço (físico) onde a história aconteceu. Desse modo, não se esqueça de inserir na sua história:
• Protagonista. É a personagem principal da história, que a transforma a partir de suas atitudes. Nessa história, o(a) protagonista é você!
• Personagens secundários. Todos aqueles que fazem parte de sua história. Podem ser seus familiares, amigos, professores, colegas etc.
• Ambiente. Onde a sua história acontece? Na cidade? No campo? Em que município? Em algum lugar específico da cidade/campo? É importante identificá-los e apresentá-los.
• Trama. Quais foram os acontecimentos mais importantes na sua vida pessoal e profissional? Por meio de sua história, o que você gostaria de apresentar?
2 -Conte a sua história!
Faz parte de uma boa narrativa contar a história com emoção para envolver o público.
Criar uma história é sempre um desafio, seja ela inspirada em fatos reais ou não. Atualmente, existem ferramentas disponíveis na internet e alguns aplicativos gratuitos para celular que ajudam a tornar a sua história ainda mais incrível. Seguem as dicas:
Pixton: É uma ferramenta simples e intuitiva que ajuda você a criar quadrinhos de forma rápida e fácil, tornando a sua história ainda mais interessante. Possui uma versão gratuita.
StoryKit: é um aplicativo para iPhone que permite a elaboração de um conteúdo interativo com facilidade e rapidez. Com ele, você pode agregar imagens, sons e animações, tornando a sua história ainda mais emocionante.
Storybird: É uma ferramenta fácil para criar a sua história em formato de livro. Possui uma versão gratuita que possibilita a personalização e a adaptação da narrativa.
3-Auto-Avaliação
Use a lista a seguir para marcar aquilo que você é capaz de fazer após esta atividade.
1 • Estruturar e saber comunicar a sua história de forma positiva e atrativa
2 • Reconhecer a importância de protagonizar a própria história.
3 • Refletir sobre a própria história e como o passado foi importante para o seu desenvolvimento pessoal e, também, como pode colaborar para as decisões profissionais futuras.