Em sala de aula de aula vimos os principais conceitos do 1º bimestre cujo tema geral é : A diversidade brasileira.
Esse país enorme tem características muito diferentes do ponto de vista regional e nacional. É muito importante, compreendermos os significados da palavra diferença que o tema diversidade propõe. Diferenças brasileiras do ponto de vista cultural é algo muito positivo e temos uma cultura tão rica devido a mistura de povos indígenas, pois, são muitos povos indígenas pertencentes à troncos distintos. O povo tupi e o guarani são os mais mencionados, mas outros povos indígenas povoavam nossas terras e colaboraram muito com suas culturas. Durante o período de colonização tivemos a predominância do povo português, mas, algumas regiões tiveram tentativas de colonização por outros europeus e isso ainda deixam marcas em nossa sociedade. A escravização de africanos em grande número, esses trazidos de várias regiões diferentes, com suas culturas distintas, de um continente gigante que é a África.
Vários elementos contribuíram para a formação e desenvolvimento da diversidade brasileira, e hoje somos considerados uma das culturas mais ricas do mundo. Estamos mencionando aqui somente o significado positivo que essas diferenças possibilitam. Mas existe outra dimensão que essas diferenças se manifestam e que revelam o sentido negativo, que é a ideia de desigualdade, injustiça social, oprimidos, excluídos e marginalizados dentro do seu país. Muitas vezes essas diferenças gritantes que violam os direitos humanos são mascarados e escondem a nossa verdadeira realidade. Portanto, é necessário compreender a formação da nossa diversidade e reconhecer que nesse processo temos diferenças de poder e força e que as oportunidades não foram as mesmas para todos. É uma dinâmica muito complexa, e precisamos compreender fatores que motivaram e motivam a migração, emigração e imigração e perceber que as pessoas não tem o mesmo valor dependendo de sua origem étnica, econômica e muitos outros elementos importantes como escolaridade, religião, estética, exercem influência de certas pessoas sobre as outras.
Temos muitos aspectos positivos e negativos em nosso país e precisamos refletir sobre a nossa realidade levando em consideração princípios como justiça, dignidade, ética e de um futuro melhor para todos.
Desenvolvendo o olhar crítico da sociologia sobre a nossa verdadeira realidade responda as seguintes questões:
1) Descreva sobre a origem de sua família e revele características pertencentes aos seus familiares levando em consideração etnia, religião, trabalho, costumes, etc.
2) Você ou seus familiares já vivenciaram situações de preconceito e discriminação em nossa sociedade?
3) Muitas vezes experienciamos situações de injustiça dentro da própria família e ou grupos de amigos ou até mesmo no trabalho. Comente
4) O que você pensa s,obre o racismo e outros preconceitos existentes em nosso país, ainda nos dias de hoje?
5) Qual expectativa que você tem do Governo e da política, para que todos os brasileiros possam desfrutar das mesmas riquezas culturais do nosso país?
Começamos nosso 2º Bimestre, peço o engajamento e a dedicação de vocês. Juntos venceremos as dificuldades!
1ª Semana
Queridos alunos,
Atividades de Sociologia:
Analise o conteúdo referente ao 2º bimestre( No caderno do aluno) e encontre o tema geral, "assunto geral".
Escreva de 5 a 10 linhas um texto explicativo sobre o assunto geral, para que eu possa refletir sobre os seus conhecimentos antes de desenvolvermos cada tema.
Caso você desconheça totalmente o assunto, escreva o que você imagina que venha ser o tema.
Bons estudos e estou disponível para tirar dúvidas todas as segundas-feiras das 10h20 às 12h35.
Lembrando que esta atividade é uma atividade avaliativa e indispensável para darmos sequência aos nossos estudos.
Observação:
O prazo de entrega será no dia 19/06/2020- sexta-feira.
O aluno deverá informar na mensagem e na atividade o nome completo, número e série.
Obrigado!
2ª Semana
Atividade de Discussão, explanação e socialização sobre os temas escritos por vocês pelo WhastApp.
Estarei disponível para tirar dúvidas todas as segundas-feiras das 10h20 às 12h35.
WhastApp: (16) 99696-0034
3ª Semana
Sociologia 2ª Série o Ensino Médio
Atividades do prof. Nilton para a semana de 22 à 26 de junho
Deverão ser entregues até 26/06
Os alunos que não estiverem realizando as atividades referente ao 2o bimestre lembrem-se, que no primeiro bimestre o professor considerou atividades e a participação em sala de aula, referente ao período que antecedeu o isolamento. Agora, eu só terei as atividades virtuais via whatsapp, google forms, classroom,site da escola, para realizar o fechamento das notas dos alunos. Sabemos que apenas 11% dos nossos alunos estão, verdadeiramente, impossibilitados de usar a internet. E para esses alunos estamos realizando outras formas que os possibilite realizar as atividades escolares.
1) Qual a diferença entre consumo e consumismo?
2) Relacione: jovem, cultura e consumo.
Tire um foto e envie através do WhatsApp.
Estarei disponível para tirar dúvidas todas as segundas-feiras das 10h20 às 12h35.
WhastApp: (16) 99696-0034
4ª Semana
5ª Semana
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA 2º Bimestre
Fazer um texto no qual você aluno transmita todos os conhecimentos que você adquiriu durante o segundo bimestre.
O título é: O que eu aprendi...
Escrever em seu caderno, utilizando caneta, com letra legível , tirar uma foto e enviar pelo WhatsApp, até dia 17/0
1ª SEMANA
Sociologia
Alunos, consultem o caderno do aluno de vocês: São Paulo faz escola e encontrem o tema geral que será estudado no 3º bimestre.
Faça um texto comentando tudo o que você já sabe sobre tal assunto.
Fale também sobre as expectativas que você tem sobre esse assunto que será estudado e a importância dele para a sua vida.
Tire foto e envie para o WhatsApp .
2ª SEMANA
Filosofia
Os temas do caderno do aluno que serão estudados nesse 3º bimestre são:
- O trabalho
- Divisão social do trabalho: divisão sexual e etária do trabalho e divisão manufatureira do trabalho;
- Processo de trabalho e relações de trabalho;
- Transformações no mundo do trabalho;
- Emprego e desemprego na atualidade.
Escreva seu entendimento sobre todos os temas e os relacione em um pequeno texto, pois, ao escrever sobre estará desenvolvendo as habilidades de inter-relação e interdependência.
Obs: Escreva no seu caderno, tire foto e envie pelo WhatsApp com seu nome, número e série.
3ª SEMANA
Continuação do desenvolvimento das atividades propostas nas duas primeiras semanas!
Aguardo a entrega das atividades e a interação através do WhatsApp para eventuais dúvidas!
Estamos desenvolvendo as seguintes Habilidades :
1 Observar e analisar a realidade identificando fatores que são comuns mas não naturais.
2 - Reconhecer e fatores sociais que influenciam nossa político atual.
3 - Perceber como vários fatores culturais, sociais e históricos criam tensões em nossa sociedade atual.
Portanto as atividades dessa semana é a continuidade dos estudos, leitura sobre os temas levantados pelo material do São Paulo faz escola , "Caderno do aluno" e resumos desenvolvidos por vocês alunos.
Escrevam no caderno sobre o que conhecem dos assuntos do caderno de filosofia,tirem foto e enviem pelo WhatsApp.
Atividades encerramento 3º bimestre
OS ALUNOS DEVERÃO ENCAMINHAR FOTO DAS ATIVIDADES ATRAVÉS DO WHATSAPP DO
PROFESSOR NILTON(99696-0034)
Atenção: ainda estamos aceitando atividades que não foram entregues.
Filosofia e Sociologia: 1A,1B, 2A,3A, 3B
As atividades sugeridas no caderno do aluno 3o bimestre serão avaliadas e faça ao menos o
necessário para garantir o seu conceito azul. A nota de cada aluno refletirá o grau de
comprometimento com as atividades do caderno do aluno. Essas atividades tem suas
explicações nas aulas do CMSP que ainda estão disponíveis pela TV e pelo Youtube.
Encontre o tema geral, ou seja, o assunto que permeia todos os tópicos do 4o bimestre e escreva um texto explicativo/dissertativo sobre esse tema e explique ainda qual a importância de estudá-lo e qual a relação dele com os temas dos bimestres anteriores.
Habilidades essenciais:
Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira
Apreender o significado da relação entre estabelecidos e outsiders
Desenvolver uma visão sociológica da figura do estrangeiro
Compreender a noção de cultura e diferenciá-la da de cultura de massa
Refletir criticamente a respeito da produção em massa / Compreender de que maneiras os jovens se relacionam com a sociedade de consumo e a produção de cultura
No caderno do aluno existem várias atividades, ou seja, exercícios que deverão ser realizados. Você aluno deverá realizar todos esses exercícios e enviar foto para o prof. Nilton via WhatsApp profissional 16-99696-0034. Você precisa informar seu nome, número e série e ainda o nome da matéria que pertencem tais fotos. Procure enviar fotos nítidas e caso envie atividades atrasadas, informe também qual bimestre elas pertencem.
Sociologia 2º Ano do Ensino Médio A
(Professor Nilton)
Atividade 26 a 30 de outubro
Tema:
Violências simbólicas, físicas e psicológicas
Atividade:
Pesquise sobre o tema na internet;
Escreva um texto explicativo/dissertativo sobre esse tema, explicando qual a importância de estudá-lo para a sua vida.