Apesar dos padrões de beleza se modificarem com o tempo, a propagação pela mídia de modelos extremamente rígidos pode estimular uma insatisfação com o próprio corpo. Para se encaixar no padrão, a população se submete a regimes, cirurgias plásticas e cargas de exercícios que podem prejudicar a saúde.
A partir do vídeo e de outras fontes de pesquisas feitas por você, elabore um texto argumentativo sobre o tema: "Mídia e padrões de beleza".
Começamos nosso 2º Bimestre, peço o engajamento e a dedicação de vocês. Juntos venceremos as dificuldades!
1ª Semana: Suspensão das atividades - Feriado Corpus Cristh
2ª Semana
3ª Semana
Professora: Alvinéia Rodrigues de Almeida
Disciplina: Educação Física Série: 2ºA
Atividades da 03 Semana (25/06/2020)
https://forms.gle/9x4jAJ39cCYV9ytz6
Enviar a devolutiva por WhatsApp(privado) ou no e-mail alvineiaalmeida@gmail.com
E Não esqueçam de colocar nome e série.
4ª Semana
Professora: Alvinéia Rodrigues de Almeida
Disciplina: Educação Física Série: 2º A
5 Semana Devolutiva 16/07/2020
SAÚDE E TREINAMENTO FÍSICO
Organização Mundial de Saúde (OMS) adota o seguinte conceito: “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença.”
1-O estilo de vida é um dos fatores modificáveis que pode favorecer ou prejudicar nossa saúde. Você consegue elencar alguns comportamentos favoráveis e desfavoráveis para nossa saúde presentes nos comportamentos das pessoas? Elenque-os (significado: enumere, especifique, liste, referencie, relacione, catalogue, organize.) no seu caderno.
2. Analise seu comportamento e identifique aqueles que são favoráveis e desfavoráveis com relação à saúde. Anote no seu caderno.
3. Você pode concluir que seu estilo de vida, com relação à saúde, é:
( ) favorável ( ) desfavorável.
Mesmo que você ainda não pratique nenhuma atividade física regular, já deve ter ouvido sobre os benefícios promovidos pela prática de exercícios, atualmente considerado um importante fator para a melhoria da qualidade de vida. Mas, par a que possamos aproveitar ao máximo tais benefícios, essa prática deve ser sistematizada e gradativamente modificada. Quando uma prática é desenvolvida em determinado período e provoca modificações no organismo, com o objetivo de melhorar o rendimento, ela recebe o nome de Treinamento.
Quais os benefícios da atividade física para a saúde?
A lista de benefícios da atividade física para a saúde é grande e inclui inúmeros ganhos para o bom funcionamento do organismo:
ü Reduz o risco de doenças cardíacas, infartos e Acidente Vascular Cerebral (AVC);
ü Fortalecimento do sistema imunológico;
ü Melhoria da qualidade do sono;
ü Redução da gordura corporal e aumento da massa muscular;
ü Promove o bem-estar e melhoria da autoestima;
ü Contribui para manter o peso ideal;
ü Aumento da disposição e resistência física;
ü Regulação da pressão arterial e do nível de glicose no sangue;
ü Diminui o estresse;
ü Melhoria do tônus muscular, força, equilíbrio e flexibilidade;
ü Fortalecimento dos ossos e articulações.
Pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física são consideradas sedentárias e podem ter a sua saúde comprometida.
O sedentarismo possui alta incidência na população, sendo considerado um problema de saúde pública. Estima-se que no Brasil 46% da população seja sedentária.
A falta de atividade física também contribui para a obesidade, que é o acúmulo de gordura corporal em excesso.
A obesidade aumenta o risco de doenças cardiovasculares como hipertensão e aterosclerose, diabetes, apneia do sono e risco de morte por doenças cardiovasculares.
Com a rotina repleta de atividades, o tempo para as atividades físicas fica comprometido. O ideal é praticar algum tipo de atividade física que movimente grandes grupos musculares como a natação, a caminhada e o ciclismo.
Procure adotar 30 minutos de atividades físicas nos seus dias. Algumas tarefas simples e rápidas podem ajudar a no início. Confira algumas dicas:
ü Optar por caminhadas em trajetos curtos;
ü Fazer uso de escadas, ao invés de elevadores e escadas rolantes;
ü Levar o cachorro para passear na rua;
ü Lavar o carro;
ü Andar de bicicleta;
ü Procurar companhia de outras pessoas para realizar exercícios, isso deixará a atividade mais prazerosa e diminuirá o risco de desistência.
Antes de iniciar uma atividade física, especialmente as mais pesadas e exigentes, é recomendável consultar um médico. O mesmo vale para pessoas que possuem algum tipo de doença cardíaca, diabetes ou problemas nos ossos.
É fundamental ainda beber bastante água e ter uma alimentação saudável. Lembre-se que a dieta balanceada também é indispensável para a manutenção da saúde.
Curiosidade
Com base em estudos, o Ministério da Saúde do Brasil indica que poderiam ser evitadas 260 mil mortes ao ano devido ao câncer e doenças cardíacas, caso a população brasileira adotasse o hábito de praticar 30 minutos de atividades físicas por cinco dias na semana e através da alimentação saudável.
AVALIAÇÃO DO 2º BIMESTRE
ACESSE O LINK ABAIXO E RESPONDA ATÉ 17/07
https://forms.gle/aysZSJjYDYp4ZALK7
Unidade Temática: Esporte
Objeto de conhecimento: TCHOUKBALL
Reconhecer a dinâmica básica da modalidade Tchoukball.
TCHOUKBALL
· O Tchoukball nasceu da observação do Dr. Hermann Brandt durante os anos 1960. No decorrer de seu trabalho, esse médico de Genebra se deparou com um grande número de atletas que se lesionavam durante a prática esportiva.
· Ele percebeu, entre outras coisas, que esses traumas se deviam aos movimentos que não eram adaptados à fisiologia humana ou as várias formas de agressividade encontradas em certos esportes.
· Esta realidade diária aumentou suas preocupações a respeito do valor educativo dos esportes modernos.
· Portanto, temendo esses abusos, o Dr. Brandt decidiu criar, por meio do Tchoukball, um esporte que permitisse ao indivíduo adquirir e manter um duradouro equilíbrio físico, mental e social.
· Destacando-se por sua abordagem puramente educativa, o Tchoukball procurou tornar possível o sonho do Dr. Brandt, ou seja, que o esporte devesse “contribuir para a construção de uma sociedade humana digna”.
· Considerado “o esporte da paz”, ele une regras de três modalidades, o handebol, voleibol e a pelota basca, por isso não é possível relacioná-lo à classificação esportiva.
· O jogo de Tchoukball tem como objetivo marcar mais pontos que o adversário, fazendo um arremesso para um dos quadros.
· A bola deverá rebater no quadro e cair no chão, fora da área restritiva, dentro da área de jogo sem que seja apanhada pela equipe adversária.
· O objetivo da equipe atacante consiste em fazer com que a bola rebata em um dos quadros para que ela caia na quadra, sem que a outra equipe a recupere.
· Na prática, não há um lado para cada equipe;
· Para arremessar no quadro é permitido até três passes para cada equipe.
· Durante o ataque, a outra equipe não pode interceptar a bola ou atrapalhar o adversário.
Tchoukball de areia
· Esta versão do Tchoukball foi criada no início da década de 1990, no Brasil, expandindo-se posteriormente pelo resto do mundo.
· O campo do Tchoukball de areia tem de 11 a 13 metros de largura por 21 a 23 metros de comprimento.
· A partida é realizada com cinco jogadores em cada equipe, com dois reservas, e a recomendação é de três tempos de 12 minutos cada um.
· As regras são semelhantes às do Tchoukball de quadra, determinadas pela Federação Internacional de Tchoukball.
TÁTICA DO TCHOUKBALL
· Os alas (AE - Ala Esquerda e AD - Ala Direita), os pivôs de quadro (PQ) e o pivô central (PC).
· De modo geral, os alas fazem a maior parte dos ataques e são responsáveis pela primeira linha de defesa junto com o pivô de quadro, no “seu” lado da quadra, e colaboram na 2º e 3º linha de defesa quando o ataque adversário está do “outro” lado da quadra.
· Existem situações em que os pivôs (PQ e PC) executam ataques, mas sua função primária é a defesa.
Observe a situação de ataque na figura a seguir e identifique as posições de cada jogador colocando as siglas: AD, AE, PQ e PC. (Registrar no caderno) https://forms.gle/ArVjSmzcrtdBPFvL7
Tema: Corpo, Saúde e Beleza
Objeto de Conhecimento: Doenças Hipocinéticas
Habilidade: Identificar e reconhecer em seus próprios hábitos de vida os fatores de risco para as doenças hipocinéticas
DOENÇAS HIPOCINÉTICAS
· Doenças hipocinéticas, suas causas e consequências as doenças hipocinéticas são classificadas como toda alteração que atinge a saúde humana por meio de hábitos inapropriados, principalmente no que tange ao sedentarismo, à má alimentação, à falta de exercícios físicos periódicos e ao não respeito ao dormir a quantidade de horas necessárias. Entre elas estão: aterosclerose, cardiopatias (Cardiopatia Congênita, Doenças no Miocárdio, Infecções no coração, Cardiopatia de válvulas, Cardiopatia Hipertensiva, Cardiopatia Isquêmica), obesidade, colesterol alto, sarcopenia, etc.
· Sedentarismo é definido como a falta, ausência ou diminuição de atividades físicas ou esportivas.
· Considerada como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Assista a o vídeo https://youtu.be/nrWnNO95UmI
Diabete tipo 2 e sedentarismo
Diabete tipo 2: Esse tipo ocorre quando o organismo não consegue utilizar a insulina produzida pelo corpo. A condição atinge a maioria das pessoas com diabetes ao redor do mundo e, ao contrário do tipo 1, está amplamente associada ao excesso de peso e ao sedentarismo. Assista o vídeo https://youtu.be/bH1itLcmxWQ
Osteoporose
· Osteoporose é definida como a perda acelerada de massa óssea, que ocorre durante o envelhecimento.
· Essa doença provoca a diminuição da absorção de minerais e de cálcio. Três em cada quatro pacientes são do sexo feminino.
· Afeta principalmente as mulheres que estão na fase pós-menopausa. Assista o vídeo https://youtu.be/YnjC6mZGQwA
SARCOPENIA
· Sarcopenia é o processo natural e progressivo de perda de massa muscular (músculos), característico do envelhecimento. A força muscular atinge o vigor máximo antes dos 30 anos.
· O termo sarcopenia se refere a uma redução de massa muscular, diminuição de força muscular, declínio da velocidade de contração muscular e piora do desempenho físico, podendo ocorrer a substituição do tecido muscular por tecido gorduroso. Assista o vídeo https://youtu.be/i3usYPfQJgE
Diferença entre Arteriosclerose e Aterosclerose
· Esse termo não deve ser confundido com arteriosclerose, que significa simplesmente um endurecimento da parede da artéria.
· A aterosclerose é uma das causas de arteriosclerose, mas existem outras, como a hipertensão arterial e a calcificação da parede arterial que ocorre com o envelhecimento. Assista o vídeo https://youtu.be/-BchM-bxYLc
Agora que você já leu os textos e assistiu os vídeos, responda em seu caderno e enviar foto por WhatsApp.
1. Escreva aqui seus hábitos relacionados à atividade física. Quais favorecem sua saúde e
quais são prejudiciais?
2. Talvez nem todas as maneiras de se exercitar propostas no vídeo “Sedentarismo” sejam
adequados para você ou para onde mora. Então, quais estratégias podem ser adotadas
pensando nos seus interesses, no local em que você mora e na sua rotina diária para o
controle dos fatores de risco?
3. Pesquise na sua família se tem alguém com doenças hipocinéticas. Responda usando o
quadro a seguir:
Professora: Alvinéia Rodrigues de Almeida
Disciplina: Educação Física Série: 2º A
Tema: Corpo, Saúde e Beleza
Objeto de Conhecimento: Hábitos de vida e fatores de risco
Habilidade: Identificar e reconhecer, em seus próprios hábitos de vida, os fatores de risco para as doenças hipocinéticas.
Fatores modificáveis e não modificáveis
Entre os fatores modificáveis estão incluídos a obesidade, o diabetes tipo 2, a hipertensão arterial, o colesterol alto, a ingestão de álcool em grandes quantidades, o tabagismo, o sedentarismo e o estresse.
Os fatores não modificáveis, por sua vez, incluem a herança genética, o sexo, a etnia e a idade. Este último é sem dúvida o mais importante, considerando a relação direta entre o envelhecimento e o aumento no risco de desenvolver de doenças crônicas.
O que é Qualidade de vida?
· Qualidade de vida pode ser definida como uma sensação íntima e individual de conforto, bem-estar ou felicidade no desempenho de funções físicas, intelectuais e psíquicas dentro do ambiente da família, do trabalho e dos valores da comunidade a qual um indivíduo pertence.
· A avaliação proposta pela OMS (Organização Mundial de Saúde) engloba saúde física, estado psicológico, nível de independência, relações sociais, crenças pessoais e relação com as características do meio ambiente.
São então avaliados os seis domínios:
1) físico
2) psicológico
3) independência
4) relações sociais
5) meio ambiente
6) espiritualidade/crenças pessoais.
· A Qualidade de Vida exige um padrão mínimo que diz respeito às necessidades básicas como alimentação, acesso a água potável, habitação, trabalho, educação, saúde e lazer; elementos de conforto, bem-estar e realização individual e coletiva. Desemprego, exclusão social e violência, são negações da qualidade de vida.
Qualidade de vida x pandemia e a “tal” felicidade…
· Quando consideramos as condições de vida em situação de pandemia, a qualidade de vida fica muito prejudicada.
· Isso porque, para muitos, pandemia resulta em desemprego, afastamento social, sedentarismo, doença física e mental, sofrimento e morte.
· Chama-me a atenção da QV (qualidade de vida) ser percepção e estar relacionada à felicidade.
· Pessoas com todas as necessidades atendidas podem estar tristes, enquanto pessoas em situação de miséria podem se sentir felizes.
· Podemos ser felizes por opção, por exemplo, ao ver o copo meio cheio ao invés de meio vazio.
· Temos que ser resiliente, ocupar-nos com o que pode ser feito ao invés de preocupar-nos com o que não pode.
· É preciso focarmos no aspecto psicológico e na espiritualidade citados pela OMS, mesmo estando confinados e distanciados de relações sociais.
· O momento que vivemos é difícil, mas temos que aceitar e nos adaptar.
· O trabalho em Home Office tem se mostrado conveniente e talvez permaneça para muitos.
Reflexão.
· Sabe a visão do copo meio cheio? O Home Office tem poupado muitas pessoas de perderem horas nos deslocamentos casa-trabalho-caso. Isso é qualidade de vida!
· Os meios de comunicação permitem estarmos ligados apesar da distância. Exercícios físicos podem ser feitos em casa. Podemos até pensar em corridas e caminhadas em locais externos, respeitando as medidas de segurança.
· E o principal, devemos aprender com a pandemia. Não sabemos o que poderá acontecer. Poderemos ter dinheiro sem ter como e o que gastar. Bom seria aprender a ser feliz mesmo com roupas, atitudes e hábitos simples.
· Aí deve estar a verdadeira qualidade de vida.
João Carlos Dias – PhD em Fisiologia do Exercício
MUDANDO HÁBITOS E CONSCIENTIZANDO A COMUNIDADE ESCOLAR
Efeitos do Narguilé e do Álcool.
Narguilé
· O narguilé é um objeto usado para fumar tabaco e outras substâncias.
· O uso do artefato tem efeitos prejudiciais sobre o sistema respiratório, o sistema cardiovascular e a cavidade bucal, inclusive os dentes.
· Com o passar do tempo, o fumante terá incidência de doenças pulmonares.
· Já foi comprovado que a fumaça emitida diretamente do narguilé contém substâncias tóxicas.
· Normalmente, a queima do carvão é usada como fonte de calor nos narguilés e a fumaça contém produtos tóxicos emitidos tanto pelo carvão quanto pelo produto de tabaco, incluindo os aromatizantes.
· Assim, a composição do carvão e a do tabaco pode influenciar o conteúdo tóxico da fumaça.
· Estudos laboratoriais realizados durante a última década, com uso de modernos métodos analíticos e máquinas confiáveis de geração de fumaça e protocolos de amostragem, começaram a elucidar o conteúdo tóxico da fumaça do narguilé.
· Foram identificados diversos carcinógenos e substâncias tóxicas.
· Outros fatores que influenciam o conteúdo tóxico da fumaça de narguilé são a topografia das tragadas (ou seja, o número de tragadas dadas, o volume da tragada, a duração das tragadas e o intervalo entre as tragadas consecutivas).
· Evidências mostram que o consumo de tabaco em narguilé talvez esteja associado aos cânceres bucais, de esôfago e de pulmão e, provavelmente, aos cânceres gástricos e de bexiga.
· Também existem evidências de associações com doença respiratória, doença cardiovascular, doença periodôntica, baixo peso ao nascer, rinite perene, infertilidade masculina, refluxo gastresofágico e danos à saúde mental. Fonte: Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) - Ministério da Saúde. Uso do Narguilé: efeitos feitos sobre a saúde, necessidades de pesquisa e ações recomendadas para legisladores.
Álcool
· Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está entre os países que mais consomem bebidas alcoólicas na América Latina.
· Os adolescentes são grande vítima desse problema.
· Com o passar dos anos, tanto os meninos como as meninas começam a beber mais cedo.
Álcool e drogas na adolescência:
· “O álcool na adolescência é extremamente desaconselhável porque o sistema nervoso central do jovem ainda está se desenvolvendo, além da possibilidade de atrapalhar seu amadurecimento normal pode causar alterações no desenvolvimento da personalidade e prejudicar funções como memória e atenção.
· Por sua vez, esses prejuízos podem levar a dificuldade de aprendizagem e piora no desempenho escolar.
· De acordo com um recente estudo realizado da Finlândia, adolescentes que bebem em excesso tendem a ter menos massa cinzenta no cérebro, que é a estrutura responsável pela memória, tomada de decisões e autocontrole. ”Fonte: BarsaSaber. Álcool e Drogas na Adolescência.
https://forms.gle/MmKDAsfUXTSxq7uf6
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd5XMN3_pmk1IiYQ5lQEgmeYWqV2DdJxvyOsWKZ9A6uPh4pFw/viewform