ATIVIDADE DE ARTE PARA SEREM DESENVOLVIDAS REFERENTE A SEMANA DE 16 A 20 DE MAEÇO 2020.
PROFESSORA: Sheila Toledo Yunes
1as. SÉRIES “A” e “B”
TEMA: ARTE CIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL
Você já parou para pensar sobre como a Arte transita pelo cotidiano da Cidade e como nos relacionamos com ela? A cidade é um espaço onde diferentes culturas convivem com diferentes formas de produção artística: Arte urbana, Arte pública e Arte de rua. O encontro da arte como patrimônio cultural da cidade nos ajuda a olhar com mais atenção a arte e as práticas culturais no contexto urbano. Este será o nosso campo de estudo.
DANÇA
ATIVIDADE 1 – Sondagem
Leia o texto abaixo, de Lenira Rengel, bailarina e professora do Curso de Graduação e Pós-Graduação em dança da Universidade Federal da Bahia.
“Sabemos que a expressão do corpo por meio da dança tem histórias e é um documento, parte da cultura e da sociedade. A dança é feita de muitas danças, por exemplo: ritualísticas (as dos orixás, as indígenas), clássicas (balé), de salão (forró, funk, valsa), populares (frevo, maracatu, Bumba-meu-boi) e de rua (break).”
Reflita sobre os aspectos apresentados e responda:
· O que é dança para você? Quais estilos você conhece?
· Em sua região existem grupos de dança? Quais?
· Conhece danças típicas e/ou tradicionais de alguma região? Quais?
· Para você , o que é dança regional? Você se interessa por dança? Qual?
· Você gosta de dançar? Onde costuma dançar com mais frequência?
· Dança é somente para profissional ou todos podem dançar?
·
ATIVIDADE 2 – Movendo a Apreciação
Vamos apreciar o vídeo da Performance “ Vertical Dance” da coreógrafa Wanda Moretti, realizada pela Companhia italiana “II POSTO”, registrado no prédio do Shopping Center Raffles City, para o Festival de Arte de Singapura em 2007.
Após a apreciação do vídeo, reflita e responda:
· O que você achou da apresentação? Como foram os movimentos dos dançarinos?
· A apresentação lhe fez lembrar de alguma outra situação?
· Outra modalidade artística?
· Você reconhece algum movimento? Que sensação ele te causou?
· Você acha que a música interfere nos movimentos?
· De que forma o corpo se movimenta durante a apresentação? (Com todo o corpo ou usam apenas algumas partes?)
CONTEÚDO: Artes circenses; circo tradicional; circo contemporâneo
OBJETIVOS: Reconhecer os conceitos de patrimônio cultural, memória coletiva e bens simbólicos materiais e
imateriais.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Entender as atividades do circo como patrimônio cultural. Conhecer e
distinguir as atividades do circo contemporâneo, em relação ao circo tradicional.
PERÍODO DAS ATIVIDADES: 08 a 12 de Junho - 02 aulas
TEATRO
O que vem ao pensamento quando relacionamos artes cênicas e patrimônio cultural?
Nesta atividade, propomos um olhar sobre a especificidade estética do espetáculo circense como
patrimônio cultural e sobre a especialidade da arte do palhaço, tanto nos picadeiros, como nos palcos ou
na rua.
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM
O que penso sobre Circo? Esta atividade propõe um olhar sobre a especificidade estética do
espetáculo circense como patrimônio cultural, a especialidade da arte do palhaço, tanto nos picadeiros e
nos palcos, como nas ruas. Para começar, vamos fazer uma reflexão para responder as questões a
seguir:
1- Qual lembrança vem à sua mente quando você pensa em CIRCO?
2- Você já foi ao circo ou já assistiu pela televisão?
3- Quais profissionais ou elementos podemos encontrar em um circo? Faça uma lista.
ATIVIDADE 2 – AÇÃO EXPRESSIVA 1
Para realizar esta atividade você vai precisar dos seguintes materiais: sulfite, cartolina, papel
pardo, papel color set, papel crepom, papelão, lápis de cor, canetas hidrográficas, cola, tesoura, etc.
Você vai utilizar o registro feito na atividade anterior (sondagem) para criar desenho e colagem, ou
seja, você vai fazer o registro de suas lembranças em forma de desenho e colagem, no caderno de
desenho.
OBS: FAÇA O REGISTRO NO CADERNO DE DESENHO, TIRE UMA FOTO E MANDE NO WHATSAPP NO PV, SUA PRESENÇA SERÁ LANÇADA CONFORME REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.
2ª Semana
3ª Semana
4ª Semana
Para realizar, acesse o link abaixo:
BONS ESTUDOS E UM BEIJO A TODOS!
Prof. Sheila T. Yunes
DANÇA
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM
Nas atividades anteriores, você e sua turma já trabalharam com produção cultural, pensando, planejando e executando projetos culturais de intervenção artística em artes visuais na escola. Agora chegou o momento de projetar uma intervenção em dança. Para iniciar esta atividade relate em um texto de no mínimo 10 linhas, sobre a sua vivência com a dança, suas impressões e experiências vivenciadas.
ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO
Para ampliação do repertório pessoal e cultural, leia o texto abaixo e assista atentamente aos vídeos sobre Flash Mob apresentados pelo professor (estão no grupo da sala). Observe atentamente as imagens, sons, gestos, músicas, movimentos corporais, etc. Esta apreciação vai colaborar no desenvolvimento das atividades seguintes.
Você sabe o que é um Flash Mob?
Um flash mob é um grupo que se reúnem repentina e instantaneamente em ambiente público, realizam uma apresentação atípica por um curto período de tempo e rapidamente se dispersam do ambiente como se nada tivesse acontecido. Entre os motivos do movimento, há anseios de entretenimento, crítica e expressão artística. Flash mobs são rotineiramente organizadas por redes sociais, mensagens virais por e-mail ou outros meios de telecomunicação.
História do Flash Mob
Sabe-se que as mobilizações de pessoas são, historicamente, um recurso muito usado, em manifestações políticas. A história está repleta delas, como por exemplo a Revolução Francesa, onde o povo, para pressionar a monarquia francesa, tomou de assalto a fortaleza-prisão da Bastilha e invadiu o palácio das Tulherias, fazendo a família real refém.
O mesmo aconteceu com os bolcheviques na Rússia, que pretendiam a formação de uma aliança entre operários e camponeses para colocar fim a autocracia czarista.[1]
Contemporaneamente, em meados de 1968, Paris foi palco de uma revolta estudantil, cujas consequências ultrapassaram em muito as fronteiras da França. Convidado para palestrar na Universidade de Paris X (Paris Oeste - Nanterre La Défense), o psicanalista Wilhelm Reich foi vetado pela administração universitária, o que provocou um protesto organizado por estudantes, que acabaram por tomar o controle da universidade em maio daquele ano. Seguiu-se então uma série de protestos pela cidade, liderados por Daniel Cohn-Bendit, duramente reprimidos pelas forças da ordem. O movimento se propagou, ao ganhar a simpatia de outros setores da sociedade, incorporando reivindicações trabalhistas, de sindicalistas, professores e comerciários, que contestavam o governo De Gaulle. Entre maio e junho, cerca de nove milhões de franceses declararam greve. Paris tornou-se uma espécie de campo de batalha e no dia 13 de maio cerca de um milhão e meio de pessoas participaram de uma marcha contra o governo.
Afinal, porém, De Gaulle venceu as eleições em junho, e o movimento estudantil viu-se fraco perante a famosa “maioria silenciosa”. O maio de 1968 é considerada uma das maiores mobilizações políticas do século XX, marcando o início de uma série de revoltas em vários países do mundo, cujas consequências são sentidas até os dias atuais. O movimento ampliou-se, ultrapassando a esfera do movimento estudantil e incorporando reivindicações de outros grupos sociais, e transformando-se simbolicamente em ponto de ruptura dos paradigmas vigentes até então, nas sociedades ocidentais.[2]
Happening
Happening é um evento ou situação que surpreende e envolve as pessoas. Pode acontecer em qualquer lugar e sob qualquer circunstância.
O termo apareceu pela primeira vez nos meses de inverno no hemisfério norte de 1959, publicado na revista literária de Rutgers University. O mais importante evento foi o “Poetry Incarnation”, de Albert Hall em 11 de junho de 1965, quando uma plateia de sete mil pessoas prestigiou e participou das performances de alguns vanguardistas jovens poetas britânicos e americanos. Allan Kaprow foi o primeiro a dar ao termo o significado de uma forma de expressão artística.
O Primeiro Flash Mob
O primeiro flash mob foi organizado via e-mail (com o endereço themobproject@yahoo.com, criado para este fim), pelo jornalista Bill Wasik, em Manhattan. Mandando o e-mail para 40 ou 50 amigos (de maneira que eles não soubessem que o evento fora planejado pelo próprio jornalista), Bill convidou as pessoas a aparecerem em frente à loja de acessórios femininos Claire’s Acessories. Segundo ele, "A ideia era de que as próprias pessoas se tornassem o show e que, apenas respondendo a este e-mail aleatório, essas pessoas criassem algo" em um movimento anônimo e sem liderança.[3]
No entanto, a loja foi avisada antes do acontecimento e a polícia foi acionada, evitando que as pessoas ficassem na frente da loja, frustrando os planos do primeiro mob.[4]
O segundo mob aconteceu em 3 de junho de 2003, na loja de departamentos Macy's. Wasik e amigos distribuíram flyers para pessoas que passavam nas ruas, indicando quatro bares em Manhattan, onde elas receberam instruções adicionais sobre o caráter e o lugar do evento, minutos antes do seu início.[5] – para evitar o mesmo problema que ocorreu com o primeiro.
Mais de 100 pessoas juntaram-se no 9.º andar de tapetes da loja, reunindo-se em volta de um tapete caro. A quem se aproximasse de um vendedor foi dito que as pessoas reunidas no andar viviam juntas num depósito nos arredores de Nova Iorque, que estavam procurando por um “tapete do amor” e que todos faziam suas decisões de compra em grupo.
ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA
Nesta atividade você deverá elaborar um projeto de intervenção em dança.
PROJETANDO A INTERVENÇÃO: Faz parte do processo criativo de uma intervenção escrever sobre a proposta artística que se quer realizar.
PROJETANDO A INTERVENÇÃO EM DANÇA:
· Qual será o tema de sua intervenção?
· Qual música ou músicas você utilizará?
· O espaço físico onde vai acontecer?
· As formas de dança (individuais, casal, grupos menores, etc.)?
· Quais serão os figurinos e o cenário?
· Qual será o modo de realização? Várias intervenções no mesmo dia; em lugares diferentes da escola; durante alguns dias; todos os dias da semana; sempre no mesmo dia da semana etc.)
· Qual ou quais as datas para a realização da intervenção?
ATENÇÃO! Leia com atenção o conteúdo e analise as imagens, respondendo as questões propostas para sua avaliação. Faça a atividade com carinho e dedicação. Registre no caderno de desenho, tire uma foto com nome, número, série e escola. MANDE NO WATS ZAPE NO PV, SUA PRESENÇA E NOTA SERÁ LANÇADA CONFORME REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.
MÚSICA
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM
Caros alunos, as atividades, indicadas a seguir, desenvolvem as habilidades propostas por meio de experimentações e estudos dos conceitos de matéria sonora, classificação vocal, canto coral. Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.
Classificação vocal:
· Masculinas (Tenor-voz mais aguda. Barítono - voz entre tenor e baixo. Baixo - voz mais grave);
· Femininas (Soprano- voz mais aguda. Mezzo-soprano – mezza voz, entre soprano e contralto. Contralto - voz mais grave;
· Intermediárias (1º tenor, 2º tenor etc.).
· Vocalize: é um exercício vocal que consiste em cantar uma ou mais vogais, em diferentes linhas melódicas com notas especificamente arranjadas como prática didática. Também é a parte vocal sem palavras da música polifônica do Século XIII e XIV, quando a música não possuía texto.
RESPONDA:
· 1. Sabe o que é canto coral? Já assistiu alguma apresentação? Já participou ou participa de algum coral? Onde? Escola, igreja, projetos sociais etc.? Justifique a suas respostas.
· 2. Sabe qual é o seu timbre de voz? Já estudou algo sobre isso?
· 3. Conhece as classificações vocais masculinas (tenor, barítono e baixo), femininas (soprano, mezzo-soprano e contralto) e intermediárias (1º tenor, 2º tenor etc.)? Já estudou algo sobre isto?
ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO
Acesse os links abaixo para uma apreciação musical de diferentes formações de Coral.
· "Carmina Burana" de Carl Orff - Theatro Municipal de Paulínia/SP - 01 de maio 2012.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0f7QqxQWfwQ.
· Choir Amazes Judges Singing Bohemian Rhapsody By QUEEN on Georgia's Got Talent | Got Talent Global. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B9kTEQtB_yY.
· É NATAL - CORAL DO EDESSA - CLIPE OFICIAL.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=15sJKgiiy38.
· Sister Act 1 - I Will Follow Him.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pFSCVfDpdZQ.
· Coral canta "Stand By Me" no casamento de Meghan Markle e Príncipe Harry | Casamento Real. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=q5x6Qd2VP2Y
· Medley Rei Leão - Contraponto (a cappella).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=s4NxPM27WnU.
ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I
John Paynter, educador musical inglês, tem uma proposta de pesquisa e de experimentação da materialidade do som que “caminha” pelas palavras. É possível buscar experiências corais em qualquer texto, inclusive em placas e em avisos da escola.
PARA A REALIZAÇÃO DESTA ATIVIDADE VOCÊ DEVERÁ ESCOLHER UM TRECHO DE UM POEMA OU LETRA DE MÚSICA PARA FAZER OS EXERCÍCIOS DE VOCALIZE. SIGA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR:
· 1 - Ler um trecho do texto cujo tamanho pode ser determinado pela quantidade de palavras lidas em dez segundos, ou pela repetição de uma palavra – caso o texto escolhido seja de um aviso – ou ainda, estabelecer que será lida apenas uma frase;
· 2 - Ler o mais rapidamente possível ou o mais lentamente possível; fazer gradações dessas velocidades de acordo com a regência do estudante;
· 3 - Ler o mais forte ou o mais levemente possível; fazer gradações dessas intensidades de acordo com a regência do estudante;
· 4 - ler somente as vogais; ler somente as consoantes (fazendo sua sonoridade); ler somente as primeiras e as últimas sílabas das palavras;
· 5 - Ler com a mão sobre a boca ou sussurrando;
· 6 - Ler procurando outras posições de leitura: sentado, em pé, andando, deitado, girando, tremendo;
· 7 - Ler fazendo combinações entre as possibilidades anteriormente citadas.
A expressão sonora das palavras pode gerar diferentes interpretações a partir do modo como ela é dita, cantada, gritada etc.
· No caderno de desenho faça um texto sobre a afirmação acima relacionado aos exercícios experimentados por você.
ATENÇÃO! Leia com atenção o conteúdo e analise as imagens, respondendo as questões propostas para sua avaliação. Faça a atividade com carinho e dedicação. Registre no caderno de desenho, tire uma foto com nome, número, série e escola. MANDE NO WATS ZAPE NO PV, SUA PRESENÇA E NOTA SERÁ LANÇADA CONFORME REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.
Queridos alunos, as atividades indicadas a seguir, promovem o desenvolvimento das habilidades propostas por meio de experimentações e estudos dos conceitos de intervenção artística, dos modos de documentação em Arte e com a performance contemporânea brasileira. Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados, a seguir, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.
· Intervenção artística: Modalidade artística que surge com a finalidade de trazer questionamentos e mudanças no cotidiano da sociedade, partindo do pressuposto da transformação de espaços públicos e da reflexão e discussão acerca de questões sociais, 12 políticas, ideológicas e estéticas. Por meio da provocação ou do incentivo à reflexão. A participação por parte do público pode ser pequena, citando como meio a adoção dos “stickers”, ou por intermédio de obras de maior porte como as instalações.
· Modos de documentação em Arte: A Arte pode ser documentada por meio de registros em documentos em papel, impressões, fotocópias, digitalização das obras, textos, desenhos, fotografias, vídeos, além da inscrição das obras junto à Biblioteca Nacional.
· Performance: Tem como principal característica a atuação performática de seu autor, geralmente utilizando o próprio corpo em criativas evoluções e possibilitando fundir elementos das diversas linguagens (música, dança, teatro e artes visuais).
· Parangolé: São objetos artísticos (capas coloridas) produzidas pelo artista plástico Hélio Oiticica, a partir da experiência de exploração de cores, formas, sons e movimentos. Este conjunto de obras nasceu, como diz o artista, de uma necessidade vital de desintelectualização, de desinibição intelectual, da necessidade de uma livre expressão, afirmando a importância da cor e do movimento na obra do artista, incorporando a obra ao participador dançarino. Dissolvendo, assim, as fronteiras entre a arte e o corpo, entre o artista e o espectador, entre a obra e o espectador, provocando o hibridismo entre as linguagens da dança, música e artes visuais.
· Metaesquemas: são a célula original da obra do artista plástico Hélio Oiticica. Pinturas produzidas do final dos anos 50, como uma obra concretista, de forma que representou uma evolução do abstracionismo, definidas pelo autor como uma “obsessiva dissecação do espaço”, para o qual ele utilizou técnicas de pintura 3D. Elas representam um período de pesquisa radical, que levou o artista a invadir com a pintura, o espaço tridimensional.
Atividade 1: Apreciação
· Por que são importantes o registro e a documentação de intervenções, performances e outras manifestações artísticas?
Para responder a esse questionamento e ampliar seu conhecimento, assista ao vídeo indicado abaixo, para reflexão sobre a obra de Hélio Oiticica – brasileiro, artista plástico, pintor, escultor, performático e revolucionário no mundo da Arte.
Frase de Hélio Oiticica citada no vídeo. Programa “Ciência e Letras - Hélio Oiticica” indicado a seguir
[...] a sucessão de obras é para fazer inteligível o que sou, eu passo a me conhecer através do que faço, na realidade eu não sei o que eu sou, porque se é invenção eu não posso saber. Se eu já soubesse o que seria essas coisas, elas já não seriam mais invenção. Se elas são invenção, a existência delas é que possibilita a concreção da invenção.
Em 2019, grande parte do acervo do artista foi destruído em um incêndio. Essa perda alimentou um debate e discussões sobre a importância da preservação de acervos artísticos.
Assista os vídeos indicados a seguir, para um segundo momento de apreciação e reflexão e respondam no caderno, as questões indicadas abaixo.
Link: Programa “Ciência e Letras - Hélio Oiticica”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cj6RlziPiZ4
· 1. Qual seria a melhor forma de preservar um acervo como esse, e qual foi a escolha da família de Hélio Oiticica?
· 2. Hélio Oiticica realizava projetos? Quais?
· 3. As obras de Hélio Oiticica são híbridas?
· 4. Quais são as linguagens exploradas em seus trabalhos?
· 5. Qual a importância da música no processo de criação de Hélio Oiticica?
· 6. Fale sobre porque a arte de Hélio Oiticica é movimento, corpo e cores?
· 7. Como as obras dele interferem na moda e na publicidade?
· 8. Se as performances são trabalhos que duram o tempo de sua apresentação, como se faz a divulgação dessas obras? De que modo elas podem permanecer em uma exposição ou em um museu?
· 9. Para você, por que seria importante o registro de instalações, intervenções e performances?
Link: Os vídeos do Programa Start da Globo News apresentam relatos sobre a obra de Hélio Oiticica e a importância da preservação de acervos, restauros e registros.
· Hélio Oiticica - Primeira Parte. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=crgDm3ycMww .
· Hélio Oiticica - Segunda parte. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jEL18USbJbM .
· A História de Hélio Oiticica. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=2pK8dKy-6b8 .
· As obras de Hélio Oiticica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RCEC8Rn8N8U .
· Museu Vivo: Hélio Oiticica (Parte 1). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ok7Xsj-TwvQ .
· Museu Vivo: Hélio Oiticica (Parte 2). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t_IkBL1Rmwo .
Para saber mais: Hélio Oiticica realizou uma série de instalações e deixou como referência suas anotações e seus desenhos. Esses registros são importantes para o entendimento das obras e a remontagem das exposições, sem a presença do artista. A performance contemporânea brasileira vem criando paradigmas para o sistema da Arte, como a questão da aquisição da obra apresentada. No passado, seria impensável comprar uma performance. Hoje, essa questão começa a mudar. O Museu de Arte Moderna de São Paulo, por exemplo, por intermédio do Núcleo de Arte Contemporânea, adquiriu duas performances de Laura Lima. Em outras palavras, é o mesmo que dizer que hoje não se compra apenas o registro da performance – em vídeo ou fotografia – como era comum desde os anos de 1960. Adquire-se também o roteiro dela, a possibilidade de fazê-la novamente.
Quando um museu adquire os direitos de uma performance, pode atualizá-la quantas vezes quiser, dando caráter de permanência àquela proposta efêmera. Fotografias, filmes, vídeos e textos começaram a compor o acervo de muitos museus especializados em arte contemporânea após 1950, como é o caso do Museu de Arte Contemporânea de San Diego, nos Estados Unidos. No Brasil, o Centro de Arte Contemporânea (Inhotim) é um museu a céu aberto que integra meio ambiente, fauna, flora e arte contemporânea. Localizado no município de
Brumadinho, em Minas Gerais, tem um acervo formado por obras de renomados artistas brasileiros e estrangeiros criadas depois de 1960. A relação entre o projeto e a performance, a instalação ou a intervenção – ou entre a obra e seu registro – é central para as poéticas contemporâneas e sugere o desenvolvimento de novas formas de documentar, catalogar, preservar e expor obras de arte. A obra toma a forma de registros, documentos, livros, vídeos, discos, mapas, diagramas, projetos, cartas e cartões-postais: (retirado do material da 1ª série - Caderno do professor. São Paulo Faz Escola.
DANÇA
Queridos alunos, as atividades indicadas a seguir desenvolvem as habilidades propostas por meio de experimentações, estudos e registros de uma intervenção artística em dança.
ATIVIDADE 1 – APRECIAÇÃO
Para ampliar o repertório e auxiliar no desenvolvimento de um projeto de intervenção em Dança, será propiciado um momento de apreciação de alguns vídeos de batalhas de Breakdance e Hip Hop. Após a apreciação, responda o questionário indicados, registrem em seu caderno, as respostas.
Links:
· Breakdance Battle - Chelles Battle Pro 2014 Final. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9tG-xwv0kw0
· Bruce Almighty VS Neguin | Quarterfinals | Red Bull BC One World Final 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4t-XMblzfGo
· Batalha de 'break dance' em SP. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WFUVFEeaDcM
ATIVIDADE 2 – AÇÃO EXPRESSIVA
· 1. Você acha que o estilo de dança Breakdance pode servir de inspiração para a criação de uma intervenção artística? Justifique sua resposta.
· 2. Como poderia ser essa proposta de intervenção na escola? Descreva suas ideias, pensando nas imagens apreciadas nos vídeos.
· 3. Faça além do registro escrito, registros de no mínimo 4 posições de Breakdance em forma de desenhos, que constará de seu projeto.
PARA SABER MAIS:
O Breakdance é um estilo de dança que faz parte do movimento Hip Hop, e foi um dos pontos de partida desta cultura no Brasil. Movimento esse, inserido nos encontros feitos nas ruas e em festas Black (Festas em que a maioria dos frequentadores era de etnia negra e constituída por músicas feitas por pessoas negras) de São Paulo. Ocorriam juntamente com funk (Gênero musical criado por volta da década de 1970, com batidas fortes e agradáveis para dançar) que já fazia sucesso no país.
Breakdance é uma manifestação corporal influenciada por várias culturas, que surgiu também como uma dança de luta contra a desigualdade social e como meio de refúgio, sobretudo para os jovens, que passaram a ser mais unidos e comunicativos por possuírem interesses semelhantes, como dançar. Os dançarinos de Breakdance são chamados de B. Boys (homens) ou B. Girls (mulheres). Esse estilo de dança teve grande influência latina, como a salsa. Além de ter inspiração nos movimentos do Yoga, Ginástica Olímpica, boxe, sapateado e capoeira. Muitos eventos importantes da cena do Hip Hop mundial ocorrem na França, como os campeonatos: Chelles battle e a Euro battle. O primeiro ocorre em Chelles, na França, com a eliminatória final. As eliminatórias anteriores geralmente acontecem em outros países; para que B. Boys de outras nacionalidades, como os brasileiros, tenham a oportunidade de participar do campeonato. Uma das eliminatórias desse campeonato é em Goiânia- Goiás, no Shopping Estação Goiânia, onde participam mais de 250 dançarinos de todo o Brasil, com o desejo de competir na França; a segunda etapa das eliminatórias, chamada de Euro battle, acontece a cada ano, em uma cidade diferente e segue o mesmo modelo da primeira.
No Brasil o Breakdance apresenta um diferencial, representado principalmente pela energia que os brasileiros têm por conta da herança, que vem, sobretudo da capoeira, uma das bases utilizadas na dança e pertencente ao país. A energia apresentada durante a dança é um ponto importante para que o desempenho seja satisfatório. Por isso, o Brasil é considerado destaque nesse âmbito. Existem alguns importantes eventos brasileiros como o campeonato Master Crews, que ocorre em São Paulo, geralmente todo fim de ano, no mês de dezembro. É considerado o maior do Brasil, pois reúne grupos de todo o país. Outro evento é o “Quando as Ruas chamam”, de Brasília, que faz parcerias com outros campeonatos brasileiros e internacionais. Os campeonatos de Breakdance usualmente oferecem premiações aos vencedores. (SOUZA, 2017)
ATENÇÃO! Leia com atenção o conteúdo e analise as imagens, respondendo apenas as questões propostas para sua avaliação. Faça a atividade com carinho e dedicação. Registre no caderno de desenho, tire uma foto com nome, número, série e escola. MANDE NO WATS ZAPE NO PV, SUA PRESENÇA E NOTA SERÁ LANÇADA CONFORME REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.