ATIVIDADES DE ARTE – 3ºs A / B
PROFESSORA: Sheila Toledo Yunes
TEMA: PROJETO – ARTES VISUAIS
ATIVIDADE: MOVENDO A APRECIAÇÃO II
Atualmente, quando visitamos uma exposição de arte contemporânea, percebemos que muitas obras permitem ao público interagir com elas. São várias as exposições atuais em que arte e tecnologia são utilizadas para proporcionar ao público essa interação. Para compreender melhor como se dá a interação do espectador com a obra, vale a pena conhecermos as obras de dois artistas brasileiros muito famosos.
A artista mineira Lygia Clark, na década de 60, criou a série “Bichos” um conjunto de esculturas feitas em placas de alumínio com dobradiças, possibilitando o manuseio do público, pois cada um pode alterar a posição das partes, modificando seu visual. Outro artista brasileiro, o carioca Hélio Oiticica, também na década de 60, criou os intitulados Parangolés, espécie de capas, produzidas para as pessoas vestirem.
Para conhecer mais sobre a vida e obra de Lygia Clark e Hélio Oiticica, você pode visitar os sites:
· Biografia de Lygia Clark – “Disponível em: https://biografiaresumida.com.br/biografia-de-lygia-clark/
· Projeto Hélio Oiticica – “Disponivel em: http://www.heliooiticica.org.br/home/home.php.
Quando o artista concebe uma ideia para uma obra interativa, muitos profissionais podem estar envolvidos na sua produção: marceneiros, pintores, engenheiros, mecânicos, técnicos em eletrônica etc. Certamente, os “Bichos” de Lygia Clark e os Parangolés de Helio Oiticica foram produzidos com o auxilio de soldadores e costureiros.
Nos dias atuais, essa interação com obras de arte pode acontecer também sem o contato físico com elas, graças aos recursos da tecnologia digital.
ATIVIDADE : AÇÃO EXPRESSIVA
Pesquise em livros, revistas, jornal, internet, etc. textos e imagens que apresentem as profissões abaixo elencadas. A pesquisa servirá de suporte para o início da elaboração de um projeto de uma obra plástica, com o qual o público possa interagir, tendo como foco em como o uso da tecnologia modificou a maneira de produzir arte.
Começamos nosso 2º Bimestre, peço o engajamento e a dedicação de vocês. Juntos venceremos as dificuldades!
CONTEÚDO: Projeto - Dança
OBJETIVOS: Retomar os conhecimentos e habilidades adquiridas no início do bimestre.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Compreender a relação entre arte e tecnologia.
DANÇA
Na nossa contemporaneidade, a dança envolve e recria as tecnologias disponíveis, tanto quanto propõe
novas, caracterizando-se como uma dança hibridizada por processos tecnológicos e corpóreos.
ATIVIDADE 1 – MOVENDO A APRECIAÇÃO
Neste seu primeiro contato com a dança nesta série, será apresentado os vídeos relacionados abaixo,
disponibilizados no YouTube, que irão contribuir para a sua produção de atividades no bimestre:
Link 1: https://www.youtube.com/watch?v=XpcGBt1IWSE
Link 2: https://www.youtube.com/watch?v=JGCsyshUU-A
ATIVIDADE 2 – AÇÃO EXPRESSIVA 1
Após assistir aos vídeos, registre no seu caderno as respostas para as questões a seguir:
1. Observando detalhes do vídeo no Link 1, como você imagina que o coreógrafo pensou nas
coreografias interagindo com a tecnologia?
2. Será que o coreógrafo imaginou primeiro a dança ou os movimentos e efeitos possibilitados
pela tecnologia?
3. Após assistir os Links 1 e 2, você considera mais esses vídeos como representativos de dança ou
teatro? Justifique.
4. É possível perceber o hibridismo na Arte dessas apresentações?
OBS: FAÇA O REGISTRO NO CADERNO DE DESENHO, TIRE UMA FOTO E MANDE NO WHATSAPP E NO PV,
SUA PRESENÇA SERÁ LANÇADA CONFORME REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.
2ª Semana
3ª Semana
4ª Semana
Para realizar, acesse o link abaixo:
BONS ESTUDOS E UM BEIJO A TODOS!
Prof. Sheila T. Yunes
MÚSICA
ATIVIDADE 2 – MOVENDO A APRECIAÇÃO
· O que vocês pensam sobre como surgem as composições musicais?
· Quais são os motivos que levam um compositor profissional ou amador a criar músicas, cantadas ou instrumentais?
Muitos motivos podem gerar a inspiração do artista: emoções, paixões, relacionamentos, elementos da natureza, pessoas, experiências e repertório cultural. Temas do cotidiano, aparentemente simples, podem gerar grandes ideias e produções de arte. Perceba como diferentes compositores tratam um mesmo tema, e como a tecnologia modifica a produção musical.
● Villa-Lobos compôs, em 1931, uma música chamada “O Trenzinho do Caipira”, que faz parte da peça musical “Bachianas Brasileiras” nº 2. Ele se inspirou ao viajar por 54 cidades do interior paulista de trem. A música tem como principal característica imitar o som do trem, desde a partida da estação até a chegada em outra, utilizando somente os instrumentos da orquestra.
Villa-Lobos - Bachianas Brasileiras Nº 2 - IV. Tocata (O trenzinho do caipira). Minczuk.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wIG4h7lvj4Y.
● Com o desenvolvimento de instrumentos eletrônicos e digitais, principalmente de sintetizadores de som, os músicos contemporâneos passaram a conseguir reproduzir sons do cotidiano com maior fidelidade. Como exemplo citamos as experiências do grupo alemão Kraftwerk. Esse grupo é reconhecido por muitos críticos como precursores da dance music e as técnicas musicais criadas por ele são utilizadas pela maioria dos músicos atuais. Em 1976, o grupo lançou o álbum “Trans-Europe Express”, que traz uma música com o mesmo nome. O grupo, descreve musicalmente uma viagem de trem pela Europa, passando por diferentes estações e localidades.
Kraftwerk - Trans Europe Express (Original Video).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kv8_EZrNhpY.
ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA
Após a leitura e apreciação dos vídeos, você deverá elaborar um projeto de apresentação musical, tendo como tema do evento “viagem”, e confeccionar um cartaz para a divulgação do mesmo, use desenhos e colagens com os materiais que achar mais viável.
O CARTAZ DEVERÁ SER REALIZADO EM CARTOLINA OU OUTRO PAPEL DE IGUAL TAMANHO.
ATENÇÃO! Leia com atenção o conteúdo e analise as imagens, respondendo as questões propostas para sua avaliação. Faça a atividade com carinho e dedicação. Registre através de foto, com nome, número, série e escola. MANDE NO WATS ZAPE NO PV, SUA PRESENÇA E NOTA SERÁ LANÇADA CONFORME REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.
BONS ESTUDOS!
Prof. Sheila T. Yunes
DANÇA
ATIVIDADE 1 – APRECIAÇÃO
Ao longo da história do cinema, muitos filmes tiveram como tema principal a dança e suas várias modalidades. A partir do repertório cultural e artístico, apresentaremos abaixo uma lista de filmes que tiveram como tema principal a dança. Personagens que dançam, ou que descobrem a dança como vocação e paixão, aparecem com frequência nesses filmes. É importante notar que, nesses filmes, homens, mulheres e crianças dançam naturalmente, demonstrando que a dança não está associada a um só tipo de pessoa, faixa etária ou cultura. A dança é uma atividade muito democrática e todos são bem-vindos para participar e contribuir.
· Ginger e Fred, que aborda o universo da televisão e traz como personagens um par de bailarinos. Direção: Frederico Fellini, Ano: 1986. País: Itália
· Billy Elliot - (Billy Elliot). Direção: Stephen Daldry. Inglaterra, 2000. 110 min. 12 anos. A história de um menino inglês que troca as aulas de boxe pela carreira de dançarino.
· Bodas de sangue - (Bodas de sangre). Direção: Carlos Saura. Espanha, 1981. 72 min. 14 anos. Companhia espanhola de dança flamenca. O filme contempla desde exercícios de preparação corporal até o desenvolvimento do espetáculo, que mostra a trágica cena de um casamento, baseada na história de Federico García Lorca (1898-1936).
· Dança comigo? - (Shall we dance?). Direção: Peter Chelson. EUA, 2004. 106 min. Livre. Homem que vivia bem com sua família procura um hobby e encontra na dança de salão um novo e prazeroso desafio.
· Ela dança, eu danço - (Step up). Direção: Anne Fletcher. EUA, 2006. 104 min. 12 anos. Tyler é um jovem delinquente que conhece Nora, uma menina que estuda dança na escola em que ele é obrigado a prestar serviços. Ao decidir aceitar o convite dela para ser seu novo parceiro, Tyler acaba abrindo espaço não só para a dança, mas também para o amor.
· Fale com ela - (Hable con ella). Direção: Pedro Almodóvar. Espanha, 2002. 112 min. 14 anos. Duas mulheres: uma é bailarina, a outra é toureira. Ambas, apaixonadas por suas respectivas profissões, sofrem acidentes físicos que vão modificar radicalmente suas vidas.
· Momento de decisão - (The turning point). Direção: Herbert Ross. EUA, 1977. 119 min. 12 anos. Deede e Emma se conheceram quando dançavam ballet, mas uma gravidez separou os caminhos das duas amigas: Deede abandonou a promissora carreira na dança para se casar e ser mãe, enquanto Emma acabou se tornando uma famosa bailarina. O encontro entre elas, após anos de separação, traz de volta a amizade, mas também disputas e rancores.
· Vem dançar - (Take the lead). Direção: Liz Friedlander. EUA, 2006. 108 min. 12 anos. Professor de dança de salão resolve trabalhar como voluntário em uma escola. Lá, conhece um grupo de estudantes “desajustados”, que não se mostram muito felizes quando descobrem que passarão as “horas de detenção” aprendendo a dançar. Aos poucos, a dedicação do professor acaba ajudando os jovens a fazer mais do que passos
· 1. Você já assistiu a todos esses filmes? Quais você gostaria de assistir?
· 2.Como imagina que pode ser organizada uma Mostra de Filmes de Dança?
· 3.Como seria feita a curadoria da Mostra, ou seja, a escolha de filmes que estariam participando dessa Mostra?
· 4.Após a exibição, seria possível promover um debate? Quem poderia participar?
· 5. De que modo seria feita a divulgação?
ATIVIDADE 2 -
· Escolha um dos filmes apresentados acima para você assistir, depois responda o roteiro abaixo.
ROTEIRO PARA ANÁLISE DE FILMES
1. IDENTIFICAÇÃO:
Aluno(a):_______________________________________________________________________
Disciplina: ______________________________________________________________________
2. FICHA TÉCNICA DO FILME:
Título do filme: __________________________________________________________________
Atores principais: ________________________________________________________________
Direção: ________________________________ Produção: _________________________________
Ano: ___________________________________ Duração: _______________________________
3. GÊNERO DO FILME:
( ) Histórico ( ) comédia ( ) ficção ( ) romance ( ) animação( ) documentário ( ) drama ( ) suspense ( ) ação ( ) outros
4. A LINGUAGEM PREDOMINANTE É: ( ) formal ( ) informal
5. GRAU DE ENTENDIMENTO: ( ) fácil ( ) razoável ( ) difícil
6. VALORES CINEMATOGRÁFICOS
Assinale com um X as letras O (ótimo), B (bom), M (médio), F (fraco) de acordo com o seu julgamento, quanto aos aspectos do filme:
Música ( ) O ( ) B ( ) M ( ) F Fotografia ( ) O ( ) B ( ) M ( ) F
Cenários ( ) O ( ) B ( ) M ( ) F Efeitos ( ) O ( ) B ( ) M ( ) F
Diálogos ( ) O ( ) B ( ) M ( ) F Enredo ( ) O ( ) B ( ) M ( ) F
7. TEMAS ABORDADOS: ( ) Culturais ( ) Científicos ( ) Políticos ( ) Religiosos( ) Psicológicos
( )Outros: __________, __________, ____________
8. ENREDO (SÍNTESE):
9. IDÉIA OU MENSAGEM CENTRAL DO FILME:
10. CENA DE MAIOR IMPACTO. JUSTIFIQUE:
11. CONTRIBUIÇÃO DO FILME PARA O ESTUDO DA DISCIPLINA:
12. RELACIONE AS CONTRIBUIÇÕES DO FILME PARA SUA FORMAÇÃO:
13. AVALIAÇÃO FINAL: ( ) Ótimo ( ) Muito bom ( ) Bom ( ) Regular
14. COMETÁRIOS FINAIS E/OU SUGESTÕES:
Auxílio para preenchimento:
Enredo: é o encadeado de ações executadas ou a executar pelos personagens numa ficção, afim de criar sentido ou emoção no espectador. O enredo, ou trama, ou intriga, é, podemos dizer, o esqueleto da narrativa, aquilo que dá sustentação à história, ou seja, é o desenrolar dos
Acontecimentos. Geralmente, o enredo está centrado num conflito, responsável pelo nível de tensão da narrativa. O enredo pode ser organizado de várias formas. Observe a mais comum:
Situação inicial - os personagens e espaço são apresentados.
Quebra da Situação Inicial - um acontecimento modifica a situação apresentada.
Estabelecimento de Um Conflito - Surge uma situação a ser resolvida, que quebra a estabilidade de personagens e acontecimentos.
Clímax - ponto de maior tensão na narrativa.
Epílogo - solução do conflito. Obs.: essa solução não significa um final feliz.
ATENÇÃO! Leia com atenção o conteúdo e analise as imagens, respondendo as questões propostas para sua avaliação. Faça a atividade com carinho e dedicação
OBS: FAÇA O REGISTRO NO CADERNO DE DESENHO, TIRE UMA FOTO E MANDE NO WATS ZAPE NO PV, SUA PRESENÇA E NOTA SERÁ LANÇADA CONFORME REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.
TEATRO
Queridos alunos, neste bimestre, vamos entrar em contato com a linguagem teatral, numa interface com recursos tecnológicos – mídias digitais em produção artística, relacionadas com o campo do teatro num contexto de hibridismo. Além disso, vamos conhecer as profissões contemporâneas que dialogam com o teatro, ampliando
assim as possibilidades de escolha na construção e incorporação de conhecimentos e valores que permitam a tomada de decisões no campo profissional e o desenvolvimento das habilidades e competências do século XXI.
Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados, a seguir, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.
· Processos colaborativos – Nascem da disponibilidade para conversar, problematizar, pesquisar, trocar, provocar, aprofundar a experiência de cada um, enriquecida na produção coletiva.
· Logística colaborativa – Consiste na colaboração entre pessoas para a idealização e produção artística. Esta parceria caracteriza-se pelo alto grau de compromisso entre todos os envolvidos, estando sempre focada na eficácia das produções, eliminando desperdícios e otimizando equipamentos, mão-de-obra e recursos empregados. É também caracterizada pela ajuda mútua, sendo obtidas melhorias significativas, que são comuns a todos. Não existe uma hierarquia; todos trabalham em conjunto em prol de um mesmo objetivo.
· Profissionais do Teatro Aderecista – Profissional responsável pela confecção dos adereços, objetos de cena para teatro, cinema, televisão etc. O aderecista também é conhecido no teatro como contrarregra,
envolvido com a execução dos inúmeros objetos que serão utilizados na cena, por exemplo: garrafas, copos, figurinos, quadros, bolsas, chapéus etc.
· Assessor de imprensa – Profissional responsável pela divulgação dos serviços e/ou produtos de uma empresa ou de uma determinada pessoa, tratando dos interesses desses grupos numa intermediação junto aos interesses dos meios de comunicação.
· Ator profissional – Responsável pela representação e/ou interpretação de uma ação dramática, por intermédio de criação autoral, improvisada ou coletiva, fazendo uso de recursos corporais, vocais e emocionais nas transmissões aos expectadores.
· Coreógrafo – Profissional responsável pelos ensinamentos dos movimentos de dança, estimulando, incentivando e orientando individualmente dançarinos ou grupos, por intermédio de uma sincronização de movimentos e elaboração de diferentes coreografias.
· Diretor artístico – Profissional responsável pela seleção e recrutamento de produtores e coordenadores de programas e pela execução dos programas que, uma vez formatados, são disponibilizados aos Diretores de Programação.
· Figurinista – Profissional responsável pela criação e elaboração de figurinos e acessórios para atender personagens de uma produção de cinema, teatro, música, televisão etc. Este profissional tem a função de desenvolver o seu trabalho respeitando todo um roteiro já idealizado pelos produtores da obra em questão.
· Iluminador – Profissional responsável por toda a iluminação do espetáculo, desde sua pesquisa, passando pela criação de um mapa de utilização de luz, até a operação de equipamentos no momento do espetáculo. Nos shows musicais e nas peças de teatro, muitas vezes, existe um grande refletor que foca um cantor ou um ator – este equipamento que dá destaque ao objeto que deve ter a maior atenção é operado pelo iluminador.
· Maquiador – Profissional responsável por cuidar e realçar o rosto das pessoas com o auxílio de produtos cosméticos e o intuito de melhorar a imagem e a aparência, para que elas possam se sobressair numa produção de arte ou outro evento qualquer.
· Produtor – Profissional responsável pelas questões administrativas, financeiras e gerenciais de uma produção artística e que tem como objetivo viabilizar toda a estrutura de um espetáculo, desde a contratação dos atores até da equipe técnica com que vai trabalhar.
· Roteirista – Profissional responsável pela criação e/ou adaptação de uma história. É o que cria o roteiro, com os diálogos (falas) das personagens e as cenas, transpondo-o e adequando-o às necessidades dos veículos de exibição, cinema ou televisão.
· Sonoplasta – Profissional que tem por função realizar efeitos sonoros especiais, criar fundos sonoros, adequar volume e intensidade dos sons, inserir músicas em cenas, criar e misturar ruídos, sons e músicas. Sensibilizar o ouvinte transmitindo mensagens e mexendo com os sentimentos do outro por meio dos sons/músicas utilizadas.
· Visagista – Profissional responsável pela harmonização das características mais marcantes de uma pessoa, em conformidade com sua personalidade, tipo físico, beleza interior e exterior.
PARA SABER MAIS ACESSE OS LINKS:
Processos contemporâneos de criação em teatro. Está indicado, a seguir, o trecho do documentário “Rastros” de processo colaborativo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UPiWZD2FWM4 . Documentário “Teatro e Circunstância: Caixa preta e outros espaços convencionais”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uaatGZcuUtU
Após a apreciação dos vídeos responda as questões a seguir:
1. Já assistiram a peças feitas em processos colaborativos? Quais?
2. Perceberam diferenças entre as peças criadas colaborativamente e outras realizadas por um único autor? Descreva as diferenças percebidas.
3. Como é fazer teatro em espaços não convencionais?
4. Quais foram os lugares mais inusitados de encenação de peças teatrais que você pesquisou e/ou assistiu?
5. Quais são os profissionais que trabalham para a criação da peça?
ATENÇÃO! Leia com atenção o conteúdo e analise as imagens, respondendo apenas as questões propostas para sua avaliação. Faça a atividade com carinho e dedicação. Registre no caderno de desenho, tire uma foto com nome, número, série e escola. MANDE NO WATS ZAPE NO PV, SUA PRESENÇA E NOTA SERÁ LANÇADA CONFORME REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.
TEATRO
ATIVIDADE 2 – AÇÃO EXPRESSIVA – Experimentação com jogos teatrais
Uma cena de improviso acontece praticamente sem ensaio, com pouca ou nenhuma combinação prévia. O ator/aluno utiliza os recursos (de memória, imaginação, fantasia, aprendizados anteriores, materiais) de que dispõe na hora.
Neste jogo, aparecem o “quem” e o “o quê”, mas a finalidade básica é o exercício do “onde”, principalmente por meio do diálogo e do contexto. Com essas “pistas”, quem está assistindo deverá ser capaz de identificar em qual local acontece a cena.
Segue abaixo a indicação de vídeos de improvisação teatral, para sua apreciação.
IMPROVÁVEL – ESTILOS #20. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TDA5INF9QQ
IMPROVÁVEL – ESTILOS #21. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zGK16Wz1vog
· 1. Essa atividade deverá ser realizada em dupla, convide um colega ou outra pessoa que possa estar com você na realização das improvisações teatrais.
· 2. Serão indicadas abaixo algumas sugestões de improvisação, que deverão ser encenadas pela dupla com uma duração de no máximo 1 minuto.
· 3. É imprescindível que a história improvisada tenha começo, meio e fim e o aluno já deve elaborar como será seu personagem (trejeitos, características, sotaques, postura etc.) e como ele desenrolará a história.
· 4. Grave um vídeo que contenha no mínimo 3 das sugestões indicadas abaixo.
# Um empresário e seu motorista na garagem de sua mansão; o empresário acusa o motorista de ter batido o carro; este nega.
# Um patrão e seu funcionário no escritório da firma. O funcionário pede aumento de salário, apresenta motivos; o patrão nega.
# Pai e seu filho menor de idade, na sala de sua casa. O filho pede ao pai o carro emprestado; o pai nega.
# Dois amigos em uma lanchonete. Um deles diz ao outro, indignado, que o viu com sua namorada.
# Um vendedor de calçados e um cliente na loja. O cliente pede para trocar o sapato comprado no dia anterior, o vendedor nega.
# Dois vizinhos na porta da casa de um deles. O primeiro reclama que são duas da manhã e o som está muito alto, pede para abaixar a música.
# Dois amigos que se encontram na rua, na chuva. Um deles sugere conversarem em outro lugar, o outro diz que já vai embora, a chuva é fraca, mas continua a conversa....
# Um passageiro e o cobrador, dentro de um ônibus. Problemas com o troco...
ATENÇÃO! Leia com atenção o conteúdo e analise as sugestões de improvisação, para a realização de sua atividade. Faça a atividade com carinho e dedicação. Registre através de vídeo e envie para a sua professora, não esquecendo de colocar nome, número, série e escola. MANDE NO WATS ZAPE NO PV, SUA PRESENÇA E NOTA SERÁ LANÇADA CONFORME REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.
TEATRO
ATIVIDADE 2 – AÇÃO EXPRESSIVA – Experimentação com jogos teatrais
Uma cena de improviso acontece praticamente sem ensaio, com pouca ou nenhuma combinação prévia. O ator/aluno utiliza os recursos (de memória, imaginação, fantasia, aprendizados anteriores, materiais) de que dispõe na hora.
Neste jogo, aparecem o “quem” e o “o quê”, mas a finalidade básica é o exercício do “onde”, principalmente por meio do diálogo e do contexto. Com essas “pistas”, quem está assistindo deverá ser capaz de identificar em qual local acontece a cena.
Segue abaixo a indicação de vídeos de improvisação teatral, para sua apreciação.
IMPROVÁVEL – ESTILOS #20. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TDA5INF9QQ
IMPROVÁVEL – ESTILOS #21. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zGK16Wz1vog
· 1. Essa atividade deverá ser realizada em dupla, convide um colega ou outra pessoa que possa estar com você na realização das improvisações teatrais.
· 2. Serão indicadas abaixo algumas sugestões de improvisação, que deverão ser encenadas pela dupla com uma duração de no máximo 1 minuto.
· 3. É imprescindível que a história improvisada tenha começo, meio e fim e o aluno já deve elaborar como será seu personagem (trejeitos, características, sotaques, postura etc.) e como ele desenrolará a história.
· 4. Grave um vídeo que contenha no mínimo 3 das sugestões indicadas abaixo.
# Um empresário e seu motorista na garagem de sua mansão; o empresário acusa o motorista de ter batido o carro; este nega.
# Um patrão e seu funcionário no escritório da firma. O funcionário pede aumento de salário, apresenta motivos; o patrão nega.
# Pai e seu filho menor de idade, na sala de sua casa. O filho pede ao pai o carro emprestado; o pai nega.
# Dois amigos em uma lanchonete. Um deles diz ao outro, indignado, que o viu com sua namorada.
# Um vendedor de calçados e um cliente na loja. O cliente pede para trocar o sapato comprado no dia anterior, o vendedor nega.
# Dois vizinhos na porta da casa de um deles. O primeiro reclama que são duas da manhã e o som está muito alto, pede para abaixar a música.
# Dois amigos que se encontram na rua, na chuva. Um deles sugere conversarem em outro lugar, o outro diz que já vai embora, a chuva é fraca, mas continua a conversa....
# Um passageiro e o cobrador, dentro de um ônibus. Problemas com o troco...
ATENÇÃO! Leia com atenção o conteúdo e analise as sugestões de improvisação, para a realização de sua atividade. Faça a atividade com carinho e dedicação. Registre através de vídeo e envie para a sua professora, não esquecendo de colocar nome, número, série e escola. MANDE NO WATS ZAPE NO PV, SUA PRESENÇA E NOTA SERÁ LANÇADA CONFORME REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.