Vivendo na dependência de Deus – 12 03 2013
https://sites.google.com/site/jesus2336987/
http://dependenciadedeuss.blogspot.com.br/
A prioridade de Deus é a salvação de nossas almas (vida eterna) e para isto temos que aprender muito e crescer muito ainda até chegarmos a estatura de Cristo (varão perfeito), pois este é o propósito de Deus para nossas vidas, que sejamos conforme Jesus: (Romanos 8: 28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.)
Este crescimento só é possível se vivermos na total dependência de Jesus, pois como lemos em (João 15) Jesus é a videira verdadeira que tem suas raízes ligadas em Deus e nós somos as galhas enxertadas que não têm raízes próprias e, portanto, temos que estar ligados em Jesus: (João 15: 7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.)
Jesus é o caminho a verdade e a vida; Ele é a luz do mundo e distante d’Ele só há trevas e quem anda nas trevas (escuridão) não sabe para onde está indo e tropeça, cai e se machuca.
Quando lemos que o justo viverá da fé: (Habacuque 2:4), (Romanos 1:17), (Gálatas 3:11) e (Hebreus 10:38), devemos entender que isto se aplica em todos os sentidos, seja no sentido da salvação da alma, seja no sentido do nosso cotidiano.
A vontade de Deus é que sejamos totalmente dependentes d’Ele através de Jesus Cristo, porque Deus sabe que se tentarmos nos estribar (confiar) em nossas próprias capacidades humanas, só erraremos e por amor a nós, Deus quer que estejamos sobe a proteção do seu Filho, o qual Ele instituiu nosso Sacerdote Eterno.
Jesus nos ensinou a confiar totalmente em Deus e não em nossas próprias capacidades, pois não as temos e Deus tem! Mateus 6: 25 Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? 26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
Certamente nós homens temos mais valor para Deus do que as aves, pois fomos feitos sua imagem e semelhança e Ele já provou o quanto nos ama quando nos deu o que Ele mais amava para nos resgatar: A vida do Filho do seu amor (Jesus Cristo).
Mas então porque muitos de nos estão passando por tantas dificuldades como: Falta de dinheiro, falta de saúde, falta de paz, etc?
Será que estamos verdadeiramente vivendo na total dependência de Deus através de Jesus, ou estamos buscando conquistar aquilo que achamos ser bom para nós pelas nossas próprias forças?
Jesus nos ensina a ser verdadeiramente dependentes e a pedir sempre: Mateus 7: 7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. 8 Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. 9 E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? 10 E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? 11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? 12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.
Mas será que estamos ao menos pedindo? Só quem acredita pede!
E se estamos pedindo e não estamos recebendo, surge outra pergunta: Será que estamos aptos a receber, será que já estamos prontos à receber tudo o que Deus quer nos dar?
Será que conseguiremos administrar tudo sem nos perdermos a nós mesmos? Mateus 16: 26 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?
Deus nos conhece muito mais do que nós mesmos nos conhecemos e Ele sabe o que é bom ou ruim para nossas vidas.
Nem sempre dar tudo que gostaríamos de dar aos nossos filhos é bom para eles e conosco não é diferente, pois diante de Deus somos como crianças e como estamos neste mundo para aprendermos duas coisas básicas que são: A amar a Deus sobre todas as coisas e aos nossos semelhantes como a nós mesmos, os presentes que Deus quer nos dar, podem atrapalhar nosso crescimento se não estivermos amadurecidos espiritualmente.
Estamos sendo preparado para a vida eterna e a medida que vamos aprendendo a amar, mais condições teremos de receber as bênçãos que Deus tanto quer nos dar, e acredite, Ele quer nos dar tudo: Paz, saúde, felicidade, prosperidade e tudo o mais; porem a prioridade, o que Ele mais quer nos dar é a vida eterna, a salvação de nossas almas e se ainda há maldades (impiedade) e injustiças (iniqüidade) em nós, necessitamos de correção e não de presentes, pois como um pai que ama corrige um filho quando este está no caminho errado, Deus também nos corrige para que encontremos o caminho certo, que é o caminho da justiça, do amor, da fé em Jesus e da total dependência de Deus.
Portanto, vamos colocar em pratica este ensinamento de Jesus: Mateus 6: 33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Para o nosso próprio bem (para o nosso amadurecimento espiritual), Deus quer que sejamos misericordiosos e que busquemos conhece-lo para andarmos sempre na sua presença, pois Ele é a fonte da vida e tudo mais que necessitamos: Oséias 6: 6 Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.
Vamos aprender a priorizar o mais importante, Jesus nos disse o que é mais importante: Mateus 23: 23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
Foi por isto que Jesus declarou duas vezes dizendo o que Deus mais quer de nós e claro para o nosso próprio bem (para o nosso crescimento espiritual):
- Mateus 9: 13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.
- Mateus 12: 7 Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.