COMO DEIXAR JESUS MARAVILHADO?

COMO DEIXAR JESUS MARAVILHADO?

Logicamente a resposta correta é esta: Sendo santo!

E é exatamente isto que Jesus quer de nós, e para o nosso próprio bem, não para o seu bem, afinal, somos nós que necessitamos aprender, Ele já é perfeito.

Quando Jesus orou por nós, Ele pediu a Deus exatamente isto: (João 17: 17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.)

O fato é que estamos vivendo em um corpo humano e corruptível, e por mais que o nosso espírito esteja pronto, nossa carne ainda é fraca: (Mateus 26: 41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.)

E é exatamente por isto que Jesus veio nos salvar, pois não havia um justo sequer: (Romanos 3: 10 Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.)

Ele porem, viveu em corpo humano, sujeito aos mesmos pecados e tentações que nós, porem, Ele nunca pecou, nunca errou.

Mesmo nós, seres humanos, fracos, pequenos e pecadores como somos, podemos sim deixamos Jesus maravilhado em algumas ocasiões, isto se tivermos: “FÉ, HUMILDADE e AMOR”.

É isto que vamos ver agora, Jesus realmente se alegra quando encontra em nós a fé, a humildade e o amor.

Lendo algumas passagens da Bíblia, no novo testamento, mais especificamente nos Evangelhos (e esses foram deixados exatamente para nós que vivemos na nova aliança), percebi que algumas pessoas, conseguiram deixar o nosso Senhor Jesus Cristo realmente maravilhado.

Observei também, que a maioria dessas pessoas, não eram Judeus, ou seja, não eram do povo de Deus, da descendência de Abraão e também não andavam nos mandamentos e nos preceitos de Deus, nem tão pouco eram justos e irrepreensíveis perante o Senhor. Eram, portanto, indignos de receberem algo de Deus.

Más será que alguém é digno ou merecedor?

Eu acredito que tudo nos vem pela misericórdia de Deus, por isto entendo que Deus se alegre tanto quando encontra misericórdia no mundo.

Essas pessoas que vamos ver adiante, as quais nos deram exemplo de fé e humildade. Como todos nós, elas também eram indignas, porem sabiam disto, tinham consciência de não merecer.

Já os judeus da época se consideravam dignos e merecedores, por serem filhos, descendentes de Abraão o qual realmente recebeu uma promessa de Deus.

Ai veio a justiça de Deus, os que se achavam indignos, se tornaram dignos pela fé. E os que se achavam dignos, se mostraram indignos pela falta de fé e pela soberba.

Não quero detalhar muito, más basta dizer que a descendência de Abraão é Jesus, e nós, pela fé n’Ele, nos tornamos também filhos e herdeiros da promessa feita ao pai Abraão.

E foi pela fé e humildade, sabendo não serem merecedores, que essas pessoas da Bíblia, deixaram Jesus tão maravilhado.

Essa foi a grande diferença em relação aos outros, eles foram humildes. E muito mais importante que isto, eles tiveram muita fé, acreditaram sem sombra de duvida.

Vamos parar de rodeios e contar logo as duas parábolas e mostrar as duas pessoas que mesmo não sendo judeus (povo de Deus), deixaram Jesus maravilhado:

1º Exemplo:

(Mateus 8: 5 E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe, 6 E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado. 7 E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde. 8 E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. 9 Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz. 10 E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta .)

A primeira coisa que notei foi à humildade desse homem, por ser um centurião romano, ou seja, um comandante que comandava outros cem soldados, ele poderia ter tentado usar de sua autoridade com Jesus.

Porem ele reconheceu a soberania de Deus em Jesus, e tendo consciência de ser um pecador, de não ser um judeu e muito menos um seguidor dos mandamentos e preceitos do Senhor, teve consciência da sua inferioridade e da grandeza do nosso senhor, e lhe disse: “Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado”

A segunda coisa que notei foi à fé desse homem. O centurião estava totalmente convencido da autoridade soberana do Senhor Jesus, ele não teve duvidas do poder de Jesus, ele acreditou de coração, e este é o grande segredo. Nós temos que acreditar naquilo que é real: Jesus é o filho de Deus, e a Ele foi dado todo poder no céu e na terra, Ele pode todas as coisas. Por isto o centurião, acreditando na autoridade de Jesus, lhe disse: “mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar”

Jesus ficou maravilhado, pois Ele não havia encontrado fé assim, nem mesmo entre os judeus, descendentes de Abraão que é o pai da fé: “E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.”

Vamos ter fé e ser humildes e deixar o nosso Senhor maravilhado conosco, todos os dias.

2º Exemplo:

(Marcos 7: 24 E, levantando-se dali, foi para os termos de Tiro e de Sidom. E, entrando numa casa, não queria que alguém o soubesse, mas não pôde esconder-se; 25 Porque uma mulher, cuja filha tinha um espírito imundo, ouvindo falar dele, foi e lançou-se aos seus pés. 26 E esta mulher era grega, siro-fenícia de nação, e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio. 27 Mas Jesus disse-lhe: Deixa primeiro saciar os filhos; porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. 28 Ela, porém, respondeu, e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos. 29 Então ele disse-lhe: Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha. 30 E, indo ela para sua casa, achou a filha deitada sobre a cama, e que o demônio já tinha saído.)

Essa mulher foi verdadeiramente humildade, bem diferente dos judeus daquele tempo que se achavam merecedores.

Ela sabia reconhecer o seu lugar diante de Deus, ela conhecia sua condição de não judia, pois Tiro e Sidom eram cidades pagãs que não tinham parte na promessa feita a Abraão e nem na primeira aliança (Moisés).

Isto é uma lição para todos nós, porque nós também não somos judeus.

Foi pela misericórdia de Deus que nos tornamos filhos e herdeiros, foi pela segunda e eterna aliança que fomos enxertados na arvore da vida que é Jesus ( o verdadeiro herdeiro) e pela fé n’Ele somos salvos.

Somos justificados dos nossos pecados e nos tornamos herdeiros da promessa feita a Abraão, através da fé em Jesus, ou seja, Jesus teve que dar sua vida por nós. Então, temos que entender que somos todos nós pecadores e só alcançamos a salvação através da fé em Cristo, pela graça de Deus e nunca por nosso próprios méritos.

Somente quando nos esvaziamos de nós mesmos e reconhecemos a nossa inferioridade e a grandeza, a misericórdia e o amor de Deus por nós. Somente assim, seu poder se manifesta em nasças vidas.

Somente quando tomamos o lugar apropriado perante Deus, a sua graça se manifesta em nós.

De fato, se o homem tivesse o menor direito ou mérito, não seria graça, mas, sim, algo devido, porem Deus não nos deve nada, nós sim é que devemos muito à Ele.

Nós devíamos tanto, que não tínhamos como pagar, e Jesus pagou por nós.

Portanto, se alguém necessita de um milagre, se humilhe perante o senhor, pois Ele é puro amor e vai te atender.

Temos que entender, que para alcançarmos as bênçãos de Deus, temos que ter três coisas, “FÉ, HUMILDADE e AMOR”.

- Tenha fé, Ele pode e Ele quer;

- Se humilhe perante o Senhor, Ele é grande e nós somos pequenos;

- Ame ao Senhor, pois Ele nos ama muito mais que imaginamos.

Vamos detalhar estar três coisas:

1º Tenhamos fé no poder e no amor de Jesus por nós, pois Ele pode todas as coisas e Ele quer nos salvar, nos curar, nos prosperar e nos abençoar em tudo, afinal Ele morreu por nós, Ele morreu para que: (Isaías 53: 4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.) e também (Isaías 53: 5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.)

Nunca duvidemos do amor do Senhor por nós, Ele provou nos dando a vida.

Para entendermos que Ele quer nos ajudar, vamos ler essa passagem: (Mateus 8: 1 E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão. 2 E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. 3 E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra.)

Jesus sempre vai responder: Eu quero!

Não duvidemos do amor do Senhor por nós, afinal Ele deu a vida por nós e está ao lado de Deus nos perdoando e nos justificando. Jesus está trabalhando até hoje para nos salvar, existe maior prova de amor do que estas?

Ele sempre quer nos curar porem, mais importante que a cura física é o crescimento espiritual.

Quando acreditamos, nos humilhamos e amamos, estamos demonstrando crescimento espiritual.

Agora sim, poderemos receber tudo que Ele quer nos dar.

Se o seu filho confia que você nunca vai decepcioná-lo, essa confiança cria em você, uma responsabilidade que te faz se empenhar muito mais.

Se nós, que somos humanos e falhos, nos esforçamos para honrar a confiança do outro em nós, imagina Deus que é perfeito, que é amoroso, que pode todas as coisas e quer nos dar tudo.

Muitas vezes não estamos prontos para receber, pois estamos neste mundo para aprender a sermos melhores, e um pai corrige ao filho que ama, por amor ao filho, para o crescimento do filho.

Eu poderia fazer uma lista agora mesmo de bênçãos que eu não estou pronto a receber de Deus, porem estamos todos aprendendo.

2º Humilhe-se perante o Senhor, pois realmente não temos merecimento nenhum, tudo vem d’Ele: O perdão, a salvação, as bênçãos, tudo é pala graça, e pela misericórdia de Deus, até mesmo nossas vidas.

3º Ame ao Senhor, adore a Deus, obedeça a Deus, guarde os mandamentos de Jesus, pois se tem alguém que nos ama de verdade é Ele, que nos ensinou isto: (João 15: 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.)

E o mandamento de Jesus é este: (João 15: 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.) E também: (João 15: 17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.)

Jesus é maravilhoso, Ele nos ama e quer nos ajudar em tudo: (Mateus 11: 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.)

E para finalizar, vamos ler o que Paulo nos fala a respeito da salvação, se é pelos nossos méritos ou pela graça de Deus.

É bom entender que devemos dar o melhor de nós, isso é crescimento, porem, por mais que nos esforçássemos, nunca mereceríamos o reino de Deus, estamos muito longe.

(Romanos 3: 20 Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. 21 Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; 22 Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 24 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. 25 Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; 26 Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. 27 Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. 28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.)

Já no capítulo sei, Paulo faz uma pergunta: (Romanos 6: 1 Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?)

Vamos nos lembrar que somos justificados pela fé em Jesus, más Ele vaio também para nos ensinar a sermos cada vez melhores.

Então Paulo responde a sua própria pergunta da seguinte maneira: (Romanos 6: 2 De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? 3 Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? 4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. 5 Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; 6 Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.)