Antiga e Nova Aliança

A ANTIGA E A NOVA ALIANÇA

A primeira aliança feita entre Deus e os homens, foi quando Deus tirou o povo judeu do Egito e lhes deu suas leis, através de Moisés no monte Sinai.

As leis de Deus são perfeitas, pois representam o caráter de Deus que é perfeito!

Estas leis estão em (Êxodos 20).

Não vou escrevê-las na integra, vou resumi-las para entendermos:

01: ‘Não terás outros deuses diante de mim.’

02: ‘Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.’

03: ‘Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão.’

04: ‘Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.’

05: ‘Honra teu pai e tua mãe.’

06: ‘Não matarás.’

07: ‘Não adulterarás.’

08: ‘Não furtarás.’

09: ‘Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.’

10: ‘Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.’

Notem que os quatro primeiros mandamentos, são em relação a Deus e os outros seis são em relação ao nosso próximo.

Jesus Cristo, o Filho de Deus, que veio para que a segunda aliança se cumprisse, resumiu os dez mandamentos em dois, (Mateus 22: 36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.) sendo também o primeiro mandamento, em relação a Deus e o segundo em relação ao nosso próximo:

01: ‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.’

02: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo.’

Notem que Jesus não veio mudar as leis. Ele veio cumpri-las, e dar a sua vida por nós: (Mateus 5: 17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.)

Muito antes de Jesus vir, cumprir a lei e executar o plano de Deus para nossa salvação que é a segunda e eterna aliança, Deus já falava dela pelos profetas.

Vamos ler o livro do profeta Jeremias, que 647 anos antes da vida de Jesus o Messias, já falava da segunda aliança e vamos ler também no livro aos Hebreus, que foi escrito 70 anos depois de Jesus.

Obs.: Vale lembrar que antes de Jeremias, Isaías, inspirado por Deus já havia escrito sobre Jesus.

Jeremias 31: 31 a 34

31 Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.

32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR.

33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

34 E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.

Hebreus 8: 10 a 12

8 Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,

9 Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.

10 Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;

11 E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.

12 Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.

Quero explicar de forma bem simples e resumida, a respeito da primeira e da segunda aliança feita entre Deus e os homens:

Deus fez conosco uma primeira aliança a qual nós não cumprimos: A salvação pela guarda das leis as quais foram escritas e dita aos ouvidos: (Êxodo 34: 27 Disse mais o SENHOR a Moisés: Escreve estas palavras; porque conforme ao teor destas palavras tenho feito aliança contigo e com Israel. 28 E esteve ali com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos. 29 E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai trazia as duas tábuas do testemunho em suas mãos, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com ele.)

Como nos não cumprimos, não obedecemos às leis de Deus, porque somos pequenos demais para isto, por misericórdia, por amor à nós, Deus fez uma segunda aliança.

Nesta segunda e eterna aliança, as leis não seriam mais lidas ou dita aos ouvidos, pois Deus colocaria suas leis em nosso entendimento e em nosso coração, para que não houvesse necessidade de ninguém ensinar a ninguém o que é certo ou errado, pois todos conheceriam a Deus e Ele nos seria por Deus e nos seriamos seu povo, e Ele seria misericordioso para conosco, perdoando dos nossos pecados.

As leis de Deus, os dez mandamentos, são imutáveis, porque são perfeitas. Elas não mudam como também o próprio Deus não muda, pois Ele é perfeito e o que é perfeito não necessita mudança.

Nós sim necessitamos mudar, necessitamos aprender a fazer o bem e praticar a justiça.

Necessitarmos nos adequar, aprender a sermos melhores, aprendermos a AMAR como Deus ama e a PERDOAR como Deus perdoa e principalmente temos que aprender a acreditar e confiar totalmente no Senhor.

Quando recebemos as leis de Deus, os dez mandamentos, nós não as cumprimos e quebramos a aliança.

Deus na sua misericórdia e amor nos deu uma segunda chance: A segunda e eterna aliança, que é a salvação pela fé em Jesus.

Paulo explica muito bem sobre isso:

- Sobre a antiga aliança: (Gálatas 3: 10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.)

- Sobre a nova aliança: (Gálatas 3: 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;)

Deus tinha feito uma promessa a Abraão: (Gênesis 12: 1 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. 3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. 4 Assim partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.)

É impossível que Deus minta, portanto, Ele vai cumprir sua promessa por amor a nós e a única forma é essa, pela fé em Jesus, pois não temos outra coisa a oferecer a não ser a nossa fé.

Nesta aliança, Deus entrou com o sacrifício, com o sangue e nós com a fé.

Deus sabia que isto ia acontecer, pois Ele é Deus e não há outro semelhante a Ele, que anuncia o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam (Isaías 36: 9 e 10)

Na verdade, quando Adão pecou, Deus já sabia que Jesus, o filho do homem, iria pisar a cabeça da serpente que é satanás, pois Jesus derrotou o mal pelo bem e Deus sabia de tudo antes de acontecer, Ele conhecia tudo, pois é Ele quem forma a luz, e cria as trevas; é Ele quem faz a paz, e cria o mal; Ele, o SENHOR, faz todas estas coisas (Isaías 35: 7).

A promessa feita à Abraão se cumpriu em Jesus e em todos quantos acreditam e esperam n’Ele: (Gálatas 3: 16 Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.)

Nós os não judeus, fomo enxertados na arvore da vida, pois como Jesus falou em (João 4: 22) a salvação vem dos judeus. Nós os não judeus, fomos enxertados na verdadeira arvore da vida que é Jesus.

Em João 15, vamos entender que Jesus é a videira verdadeira, Deus é o lavrador e nós somos as galhas. Como uma ganha, por não ter raízes, não pode sobreviver se não estiver ligada a arvore, nós também temos que estar ligados em Jesus, Ele é a arvore e para produzirmos os bons frutos que levam a vida eterna e não os maus frutos do pecado que leva a morte temos que estar em Jesus e as suas palavras, tem que estar em nós.

Jesus estava com Deus na criação do mundo: (João 1: 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.)

Esse Jesus, o filho de Deus, o verbo de Deus, se fez homem e habitou entre nós, Ele veio cumprir a lei e ser sacrificado por nós, para que como Ele foi ressuscitado dentre os mostos, nós também que cremos e esperamos n’Ele, sejamos ressuscitados no ultimo dia, para viver com Ele na sua glória: (Efésios 2: 5 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo ( pela graça sois salvos ),)

O mesmo Jesus que veio nos resgatar, quando estávamos afastados de Deus pelo pecado que herdamos de Adão, nos ensinou que Deus quer de nós o AMOR: (João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.) Porque Ele deu a vida por nós, e Ele fez isto com AMOR.

Sem amor poderíamos dar nossas vidas também que não teria valor: (I Coríntios 13: 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.)

Jesus nos deu o exemplo que como devemos nos amar, pois João falou sobre isto: (I João 3: 16 Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.)

Apenas uma observação: E acho uma grande coincidência, lermos sobre o amor de Deus por nós em (João 3: 16) e em (I João 3: 16) lermos sobre a necessidade de nos amarmos.

Voltando a primeira e a segunda aliança, podemos entender que a primeira aliança, veio como tutor, para nos orientar e nós fazer compreender que somo realmente pecadores e estamos afastados da glória de Deus, pois Deus é santo: (Gálatas 3: 24 De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.)

A segunda aliança veio para nos ensinar a sermos melhores, nós ensinar a amar e a perdoar como Deus ama e perdoa.

A nova aliança, o plano de Deus é que nós acreditemos em Jesus: (João 6: 29 Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.)

Quando cremos em Jesus, somos salvos: (João 6: 47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.)

O que ocorre é o seguinte: Quando um homem acredita que Jesus é o Filho de Deus, o Messias, enviado para nos salvar, que Ele ressuscitou dentre os mostos e está vivo ao lado de Deus, onde é o nosso supremos sacerdote, e esse homem entrega sua vida a Jesus, confiando completamente sua salvação nas mãos d’Ele, Jesus vem morar em nós, e não só Ele, más também o Espírito Santo que é o outro consolador e também o próprio Deus vem morar em nós, por isto, somos templo do Espírito Santo.

Nosso corpo é o templo do Espírito Santo, todos nós unidos, formamos a igreja, a noiva, que é o corpo de Cristo, na qual um é a mão outro o dedo, outro o pé, cada um de nós é um membro deste corpo e um só é a cabeça da igreja: (JESUS). E a verdadeira religião é o AMOR ou a CARIDADE: (Tiago 1: 27 A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.)

Nós homens, só aprenderemos a ser melhores quando nos esvaziarmos de nós mesmos e nos enchermos do Espírito Santo de Deus. Pois quando seguimos o Espírito Santo, produzimos bons frutos (AMOR) e quando seguimos nossas próprias tendências produzimos maus frutos que levam a morte (PECADO).

Deus nos ama tanto, que para nos alcançar, para nos salvar, teve que fazer uma aliança na qual somos salvos apenas por crer em Jesus.

E o seu amor por nós não para por ai não, Ele vai nos dar outra vida, diferente desta, um dia seremos todos transformados em novas criaturas: (I Coríntios 15: 52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. 55 Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?)

Jesus o nosso salvador nos disse que quando ressuscitarmos dentre os mortos, seremos como os anjos que estão nos céu (Marcos 12: 25)

Deus nos amou tanto que deu o seu filho único por nós, Jesus também nos amou tanto que deu sua vida por nós e nós devemos nos amar ao ponto de dar a nossa vida pelos nossos irmãos.

O amor de Deus por nós: João 3: 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

O mandamento de Jesus e o amor d’Ele por nós: João 15: 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

Como amar ao próximo: I João 3: 16 Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.

Portanto meus queridos irmãos, a segunda e eterna aliança que Deus fez conosco é pela fé em Jesus Cristo.

Ele é o supremo sacerdote eterno da ordem de Melquisedeque, está ao lado do trono de Deus, intercedendo por nós e nos justificando dos nossos pecados. (Hebreus 7: 24 Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo. 25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.) (Hebreus 8: 1 Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,)

Seremos salvos pela fé, por acreditar e confiar em Jesus como nosso único senhor e salvador, pois pela fé recebemos o Espírito Santo de Deus, que passa a habitar em nós, nos ensinando todas as coisas. E quando Jesus voltar na sua glória, nos transformará em novas criaturas incorruptíveis e viveremos eternamente com o Senhor.