A justiça de Deus
Vamos meditar um pouco na palavra.
Após a conversão, após crer e aceitar Jesus como meu único senhor e salvador o que mais eu devo buscar, qual o próximo passo?
O que eu posso fazer para ser um homem melhor, será que posso ser mais agradável aos olhos de Deus?
Temos um exemplo a seguir, se procurarmos ser como nosso Senhor Jesus foi, seremos melhores sim e não erraremos.
Jesus se despiu de suas prerrogativas de Deus, viveu em corpo humano, sujeito as mesmas tentações que eu, a diferença que Ele cumpriu a lei, sempre obedeceu a Deus, nuca pecou e se sacrificou por amor de todos nós.
Tenho lido constantemente na bíblia que Deus quer de nós: A Fé, a Justiça, a Misericórdia e o conhecimento de Deus, não mais o sacrifício, não há mais necessidade do sacrifício, pois Jesus já o fez uma única vez para que nunca mais houvesse necessidade e Ele veio cumprir porque ninguém, nem um homem poderia cumprir.
(Oséias 6: 6 Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.)
(Mateus 9: 13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.)
(Mateus 12: 7 Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.)
(Mateus 23: 23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.)
Sabemos que nossa salvação é pela fé em Jesus, disso não temos mais duvidas.(Marcos 16: 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.)
Sabemos que foi depois de crer em Jesus que recebemos o Espírito Santo o qual nos ensina, nos dá o entendimento e nos faz sermos cada vez melhores.(38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. 39 E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.)
Deus nos enviou a Jesus, para que pela fé n'Ele fossemos justificados: (Romanos 8: 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.)
Verdadeiramente o Espírito Santo de Deus que habita em nós, nos leva a sermos criaturas cada vez melhores!
Mas como assim?
Melhor em que sentido?
Tenho que ser perfeito e nunca mais pecar?
Deus falou pra Abraão: Anda em minha presença e sê perfeito.
Será que alguém alem de Jesus conseguirá isso um dia?
A resposta é SIM, quando vier o que é perfeito, quando Jesus vier nos buscar, quando formos arrebatados, seremos também transformados em novas criaturas: (I Coríntios 13: 10 Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.) e também: (I Coríntios 15: 51 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;)
Más enquanto estivemos nesse mundo não estamos livres do pecado, devemos sempre procurar não pecar: (Romanos 12: 2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.)
A salvação é pela fé em Jesus (de graça) e não pelas obras, para que ninguém se glorie: (Efésios 2: 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;)
Deus pela sua graça (Jesus) vai nos aperfeiçoar cada dia mais: (Felipenses 1: 6 Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;)
Vivemos pela Graça: (I João 1:7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.)
Paulo nos explica isso muito bem, quando ele fala que não faz o bem que quer, más o mal que não quer esse faz, a carne luta contra o espírito e a carne na verdade morrerá, voltará ao pó.(Romanos 7: 19 Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.) e também: (Gálatas 5: 17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.) e também: (Gênesis 3: 19 No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.)
Enquanto estivemos nesse mundo não estaremos livre de pecar, más temos um advogado nos céus, que é Jesus, para nos perdoar sempre que nos arrependemos (I João 2: 1 MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.)
A graça da fé em Jesus, portanto não andemos em trevas pois: (I João 1: 6 Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.)
Sempre que pecarmos, devemos nos arrepender e pedir perdão à Jesus: (I João 1: 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.)
Andemos segundo o Espírito Santo nos orienta e tenhamos a certeza do perdão, da justificação através da fé em Jesus.
Quando o Espírito Santo controlar as nossas vidas. Ele produzirá em nós esta espécie de fruto: Amor, alegria, paz, paciência, bondade, retidão, fidelidade, mansidão e domínio próprio;
Entretanto, se andarmos conforme nossas próprias inclinações erradas nossas vidas produzirão os seguintes maus resultados: pensamentos impuros; ansiedade; ansiedade pelo prazer carnal; idolatria; feitiçaria (isto é incentivo as atividades do demônio); ódio e luta; ciúmes e ira; esforço constante para conseguir o melhor para si próprios; queixas e criticas; o sentimento de que todo mundo está errado, menos aqueles que são do seu próprio grupinho; e haverá falca doutrina, inveja, assassinato, embriaguez, divisões ferozes e toda essa espécie de coisas.
Deus quer que eu seja melhor exatamente no que vamos estudar agora
Esse estudo é baseado no livro do profeta Isaías:
(Isaías 1: 15 Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. 16 Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. 17 Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. 18 Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.)
Vamos partir do principio de que já nos arrependemos e aceitamos Jesus como nosso senhor e salvador e não praticamos mais esses atos de sangue e injustiça, pois fomos lavados, purificados no seu sangue, no seu sacrifício na cruz e agora buscamos fazer a obra de Deus.
Como fazer a obra de Deus, é o que quero aprender agora. Como fazer justiça e praticar a misericórdia, como cessar de fazer o mal e fazer o bem.
A resposta é: Escutando o Espírito Santo e estudando a palavra.
Fazendo isto, Deus fara de cada um de nós, instrumento de salvação, a nós mesmos e ao nosso próximo, lembra o que Jesus falou: rios de água viva correrão do seu ventre.
Voltando ao estudo em Isaías: (Isaías 2: 7 E a sua terra está cheia de prata e ouro, e não têm fim os seus tesouros; também a sua terra está cheia de cavalos, e os seus carros não têm fim. 8 Também a sua terra está cheia de ídolos; inclinam-se perante a obra das suas mãos, diante daquilo que fabricaram os seus dedos.)
Nós homens, temos a tendencia de buscar primeiro as riquezas do mundo, adorando primeiro as obras das nossas próprias mãos (coisas materiais) e nos esquecendo de cuidar da obra das mãos de Deus que são os homens.
Geralmente, buscamos em Deus: Primeiro a saúde, depois o bem estar e por ultimo a salvação.
Escrevi geralmente, pois sei que muitos buscam primeiro o reino de Deus, sabendo que tudo mais vos será acrescentado.(Mateus 6: 33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.)
A palavra é a verdade, e a palavra fala isto: Busquemos primeiro a salvação, depois a saúde e por ultimo, o bem estar.
Não nos preocupemos com o que vamos comer ou beber ou vestir, os gentios que buscam isto.
Vivemos em uma época de grande consumismo, a maior economia mundial hoje, que é os Estados Unidos, vive do consumismos, se ocorrer uma recessão ocorrerá uma grande crise, por isso somos incentivados a consumir até o que não necessitamos, dai passamos cada um valer aquilo que tem e não o que é.
Conheço homens que dedicam suas vidas a Deus a muitos anos e são pobres. Não possuem bens materiais más também não os falta nada, Deus os da uma vida pobre más digna.
E o mais incrível é que apesar de não terem bens materiais são completamente realizados, felizes.
Esse é o grande desafio da nossa geração: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Porque em busca do melhor pra si mesmo, o homem muitas vezes tem feito mal uns para com os outros, praticado a injustiça e a impiedade.
Não adianta tentar agradar a Deus com ofertas (dinheiro), sacrifícios (jejum e penitências) e outras coisas que pouco importa pra Ele, tudo isso devemos fazer sim, fazer sempre, más para nos fortalecer na fé, não para agradar a Deus.
Deus não quer sacrifício e sim MISERICÓRDIA. (Oséias 6: 6 Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.)
Cuidemos da obra de Deus.
A obra de Deus são os seus filhos, nós os homens.
Como fazer a obra de Deus?
- Fazendo o bem ao nosso próximo, com AMOR do contrário não adianta: (I Coríntios 13: 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.)
- Sendo justo para com os outros homens;
- Ajudando o oprimido seja com uma palavra de amor, ou melhor fazer como fez o bom samaritano;
- Fazendo justiça aos que necessitam.
- Amando ao próximo como se fosse você no lugar dele (Jesus fez isto)
- Se compadecendo do irmão que está no erro antes de julgá-lo e condená-lo, isso é produzir frutos, converter almas;
- Aquilo que eu não quero que me façam, eu não devo fazer ao meu próximo, isso é a Justiça de Deus;
- Perdoando sempre, Jesus nos mandou perdoar 7 vezes no mesmo dia se o seu irmão se arrepender e te pedir perdão, e 70 vezes 7 vezes devemos perdoar. Só assim seremos perdoados por Deus. (Lucas 17: 4 E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe.) e também (Mateus 18: 21 Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? 22 Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.)
Deus fala claramente aqui em: (Isaías 1: 17 Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. 18 Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.) se queremos ser perdoados dos nossos pecados, (e todos nos somos sim pecadores) ainda que nossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.
Vamos praticar a JUSTIÇA e a MISERICÓRDIA com AMOR.
Jesus nos ensinou isso em: (Mateus 25: 34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; 36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.)
Quem acredita ser perfeito e não necessitar da misericórdia de Deus, a saber a misericórdia de Deus é a salvação pela FÉ em JESUS, lembre-se que Deus sonda até à divisão da alma e do espírito e conhece a intenção do coração.(Hebreus 4: 12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.)
Somos todos servos inúteis, quando achamos que fizemos muito, na realidade só fizemos nossa obrigação. ( Lucas 17: 7 E qual de vós terá um servo a lavrar ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te, e assenta-te à mesa? 8 E não lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu? 9 Porventura dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não. 10 Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.)
Por isso quem se exaltar será humilhado e quem se fizer o menor, será o maior. (Lucas 18: 9 E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. 11 O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. 12 Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. 13 O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.)
Entenda quem puder: Seu mestre Jesus, o filho de Deus, não veio como Rei imponente; ao contrário disto, Ele veio mostrar a verdade, MISERICÓRDIA e AMOR, pois quando estávamos totalmente na miséria por causa dos nossos pecados, Ele veio nos socorrer.
Jesus veio humildemente montado em um jumentinho, não em um belo cavalo como faria um Rei desse mundo: (Mateus 21: 5 Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, Manso, e assentado sobre uma jumenta, E sobre um jumentinho, filho de animal de carga.)
Jesus sendo mestre e senhor, mostrou humildade (João 13: 12 Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? 13 Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. 14 Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. 15 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. 16 Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. 17 Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.)
Agora que Deus tem me revelado estas coisas, eu suplico a Deus, por intermédio de Jesus, que nunca tire de mim o seu Santo Espírito, para que eu possa aprender mais e mais os seus mistérios e com isso poder um dia agradá-lo.
Eu te suplico meu Senhor, me transforme em uma pessoa melhor, em um homem humilde como o Senhor foi, que Deus através do seu Santo Espírito me faça uma pessoa cada vez melhor e assim eu possa vir a praticar a verdadeira justiça de Deus.