A ressurreição dos mortos

A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS

É um assunto polemico entre os homens, porem se acreditarmos na Bíblia, é muito simples. No Evangelho segundo Mateus, no capítulo 22, Jesus respondeu aos saduceus que não acreditavam em ressurreição dizendo: Mateus 22: 30 ... serão como os anjos de Deus no céu.

Depois o Apóstolo Paulo explicou melhor, na carta ao coríntios, no capítulo 15, ele começa dizendo o seguinte: I Coríntios 15: 13 E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. 14 E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.

Paulo inicia falando da necessidade de acreditarmos no Evangelho pelo qual somos salvos, o qual anuncia que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.

Portanto, antes de falarmos da ressurreição dos mortos, temos que acreditar em tudo que está escrito na Bíblia, porque através dela o Espírito Santo nos ensina as verdades fundamentais da nossa fé:

- Deus existe e Ele criou todas as coisas através do Verbo que é Jesus;

- Jesus é o Verbo de Deus e também é o Filho unigênito de Deus, e por ser filho, é também Deus. Ele estava com Deus antes da criação do mundo, por meio d’Ele foram feitas todas as coisas e Ele veio viver como homem para nos reconciliar com Deus, pois o pecado de Adão havia nos afastado da presença de Deus, porque como por um homem “Adão” todos nos herdamos a morte, também por um homem “Jesus” todos nós que cremos n’Ele herdaremos a vida eterna, pois como Deus O ressuscitou dentre os mortos também vai nos ressuscitar.

Isto que estou afirmando pode ser encontrado no Evangelho segundo João, no capítulo 1 e também na carta aos Efésios, no capítulo 2 versículo 5.

Voltando ao que Paulo nos ensinou, ele declara o seguinte: I Coríntios 15: 13 E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. 14 E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.

Toda nossa crença é baseada em um único alicerce que é Jesus Cristo, pois Ele é o único caminho e verdade e a vida e somente através d’Ele podemos ir a Deus.

E também, nos não esperamos em Cristo apenas nesta vida. Verdadeiramente Ele esta no controle de tudo e nos ajuda em tudo aqui nesta vida. Ele nos ensinando e nos fazendo crescer em amor e fé.

Porem o que realmente esperamos em Jesus, é que como Deus o ressuscitou dentre os mostos, também vai nos ressuscitar e nos fazer conformes à sua imagem, a fim de que Ele “Jesus” seja o primogênito entre muitos irmãos.

Isto está na carta de Paulo aos Romanos, no capítulo 8, versículo 29.

E Paulo continua revelando à respeito da ressurreição: I Coríntios 15: 23 Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. 24 Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força.

Ou seja: Primeiro Deus ressuscitou ao seu Filho Jesus o qual veio viver como homem para nos salvar e depois ressuscitará também a nós os que acreditamos n’Ele.

Isto quando Ele voltar, pois Jesus vai voltar na sua glória, e na glória de Deus com os santos anjos e vai reinar por mil anos na terra e depois entregará o reino a Deus, quando houver aniquilado todo o império do mal: I Coríntios 15: 25 Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. 26 Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.

Deus sujeitou todas as coisas a Jesus o qual entregará novamente todas as coisas a Deus inclusive Ele mesmo “Jesus” estará sujeito à Deus, porque o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.

Agora vamos direto a questão: I Coríntios 15: ...Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?

Então Paulo nos explica de uma forma bem simples que quando se semeia não se semeias o corpo que há de nascer, mas se semeia o grão que é a semente, como por exemplo, a semente de trigo, ou de outra qualquer semente e essa semente morre para dar lugar a uma planta.

Da mesma forma, fomos semeados em corpo carnal que morrerá e dará lugar a um corpo espiritual: I Coríntios 15: 44 Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual.

Então Paulo nos explica que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus e nem a corrupção pode herdar a incorrupção, por isto há necessidade de que sejamos transformados em novas criaturas incorruptíveis.

Portanto, quando a ultima trombeta tocar, conforme o livro de Apocalipse, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e seremos transformados.

O que foi semeado em ignomínia “descrédito ou desonra” ressuscitará em glória, o que foi semeado em fraqueza ressuscitará em vigor e o que foi semeado em corrupção ressuscitará em incorrupção.

Esta é a maravilha: Jesus nos possibilitou isto, fomos comprados pelo seu sacrifício na cruz para sermos feitos reis e sacerdotes e habitar com Deus; e será o tabernáculo de Deus com os homens, pois nós habitaremos com Ele, e seremos o seu povo, e o mesmo Deus estará conosco, e será o nosso Deus. (Apocalipse 21)

Portanto, na ressurreição dos mortos, não haverá homem ou mulher, pois teremos corpos espirituais como os anjos.

Esta é a vitória sobre a morte, pois não haverá mais morte e tudo isto devemos a Jesus, que sendo Deus, veio viver como homem e deu a vida em nosso lugar, para que como Ele foi ressuscitado nos também fossemos e vivêssemos eternamente com Deus.