O ARREPENDIMENTO E A REMISSÃO
Todos nós temos dias bons e dias ruins, e enquanto estivermos neste mundo e principalmente neste corpo corruptível, sofreremos isto, pois está escrito: Romanos 8: 22 Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. 23 E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
Quando Paulo fala da redenção do nosso corpo, ele está se referindo ao que vai acontecer na volta do nosso Senhor Jesus Cristo: I Coríntios 15: 51 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; 52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
Portanto, é certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada, porque fomos escolhidos para herdarmos algo tão grande e tão maravilhoso que nem nos lembraremos mais dos momentos ruins.
Agora vem a pergunta que muitos fazem: É possível ser feliz aqui e agora?
A resposta é sim!
É possível se estivermos em comunhão constante com o Senhor Jesus Cristo através do Espírito Santo de Deus que habita em nós.
Jesus disse que O enviaria e já O enviou: João 14: 26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. 27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
Portanto não devemos ter medo e nem ficarmos perturbados, pois Jesus ao qual foi dado todo poder nos céus e na terra, nos declarou que não nos deixaria órfãos e não deixou mesmo, Ele está em nós, Ele vive em nós, isto se temos realmente o Espírito Santo em nós, se não tivermos, busquemos ter o mais rápido possível, nos entregando totalmente a Jesus e confiando nossas vidas a Ele.
A paz que Jesus nos da através do Espírito Santo, não é como a paz do mundo, não; é muito maior, pois é a paz verdadeira, é a paz incondicional, pois quando estamos em comunhão com Ele, nada pode nos atingir, nada pode nos entristecer por muito tempo, nada pode nos derrotar, podemos até ser provados, mas já sabemos o final, pois confiamos plenamente n’Ele que tem todo poder e que só quer o nosso bem.
Nem mesmo a morte pode nos separar do amor de Cristo, e quando cremos e confiamos plenamente n’Ele, nos fiamos no que Ele disse: João 11: 25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; 26 E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
Nem um passarinho cai sem que Deus permita quando mais nós que fomos feitos a sua imagem, conforme a sua semelhança.
É necessário estarmos atentos às armadilhas do inimigo, pois o Espírito Santo que habita em nós, não habita na imundícia, por isto devemos nos desviar de todo pecado, sabendo que nossa salvação já esta garantida pela fé que temos em Jesus, pelo seu sacrifício na cruz, busquemos agora ter paz com Deus e com nossos semelhantes, pois aqui está o segredo da felicidade ainda aqui neste mundo.
Se nos amarmos e nos perdoarmos, estaremos cumprindo o mandamento de Jesus e Ele estará em nós, e estando Ele em nós, como está escrito: João 14: 12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. 13 E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14 Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
Jesus declarou também o seguinte: João 15: 7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Ou seja: Se guardarmos os seus mandamentos, permaneceremos no seu amor, do mesmo modo que Ele tem guardado os mandamentos de Deus e permanece no amor de Deus o Pai.
E o Seu maior mandamento é o amor, portanto, se nos amarmos e nos perdoarmos, pediremos tudo e Ele nos dará.
E nós necessitamos desta promessa para lutarmos contra as potestades do mal, pois nossa luta não é contra carne e sangue, nossa luta não é contra os homens, estes nós temos que amar como amamos a nós mesmos. Nossa luta é contra os demônios e para vencermos, temos que estar em comunhão com Jesus, do mesmo modo que Ele está em comunhão com Deus, e não da para estar em comunhão com Deus sem passarmos por Jesus, pois Ele é o mediador, o único caminho para Deus.
Jesus venceu o inimigo, Ele derrotou o mal com o Bem e comprou a nossa liberdade e para usufruirmos desta liberdade também aqui neste mundo, temos que usar a armadura de Deus que está em “Efésios 6” da qual não vou falar agora para não ficar muito grande o documento, vamos nos lembrar apenas que para podermos usa-la, temos que estar em comunhão com Jesus e para estarmos em comunhão com Ele temos que ter o Espírito Santo em nós e para termos o Espírito Santo em nós temos que nos desviar do pecado, obedecer a Deus como Jesus obedece, e amar a Deus como Jesus ama.
O pior dos pecados é a iniqüidade, que significa falta de equidade ou falta de igualdade ou falta de amor e justiça que resulta em crueldade, perversidade e tudo mais que é abominável.
Portanto, é crendo em Jesus que temos a vida eterna e o obedecendo temos a sua proteção também neste mundo, pois está escrito: Salmos 91: 7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. 8 Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. 9 Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. 10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. 11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Temos que colocar Jesus sempre a nossa frente, como está escrito: Salmos 16: 8 Tenho posto o SENHOR continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei. 9 Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura.
Jesus nos deu autoridade sobre o inimigo:
- Lucas 9: 1 E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. 2 E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos.
- Lucas 10: 18 E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. 19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. 20 Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.
Ou seja: Se estivermos em Jesus e as suas palavras estiverem em nós, Ele nos dará as armas necessárias para combater o mal, e Ele mesmo combaterá o mal por nós e estaremos bem mesmo neste tempo presente, e no por vir, teremos a vida eterna.
Vale a pena entregarmos as nossas vidas a Jesus e deixar o Espírito Santo nos guiar, pois é o mesmo Espírito quem fala ao nosso espírito, nos justificando ou nos condenando, e quando Ele nos condena em algo, lembremos-nos de que Jesus é o nosso Supremo Sacerdote Eterno e que Ele está ao lado do Deus intercedendo por nós sempre. Ele é nosso advogado como está escrito: I João 2: 1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
Portanto, sempre que errarmos, reconheçamos o erro, nos arrependamos do erro e pesamos perdão que Ele vai nos perdoar. O importante é reconhecer e nos arrependermos, pois estamos aqui para aprender!
Sabe irmão, Deus nos ama tanto que Ele deu a sua vida para que estivéssemos sempre com Ele no seu descanso.
Quando falo que Ele deu a própria vida é porque Jesus é o Filho único que estava com Ele na criação o qual criou um corpo para si, um corpo possível de morrer em nosso lugar.
E Ele morreu para nos dar exemplo de como viver, do que é o verdadeiro amor ao qual temos que aprender a nos amarmos uns aos outros.
E para que pudéssemos aprender a amar de verdade, Ele mesmo veio morar no meio de nós, e dentro de nós, por isto hoje somos ensinado por Deus, que pelo seu Espírito, habita em todo aquele que acredita e espera em Jesus, e também que busca e que almeja praticar o bem.
Do pouco que aprendi até hoje de Deus e do seu Filho Jesus, é que Eles são a fonte do amor e por serem a fonte, Eles amam a justiça e não suportam a injustiça e a perversidade e olha que perfeição: Eles conhecem os nossos sentimentos mais íntimos, Eles nos sondam e nos conhecem e sabem antes mesmo de acontecer, qual é o desejo e intenção do nosso coração.
Portanto a verdadeira conversão é ter um coração puro e um espírito renovado, que deseja as coisas boas de Deus, a justiça, o amor, a misericórdia, o perdão, em fim, tudo que vem d’Ele.
Se desejamos fazer o bem, é porque Ele está em nos e Ele sabe e nos ajuda a fazer o bem. Da mesma forma, se desejamos fazer o mal, Ele também sabe e nos corrige como um pai que ama o filho o corrige para o seu próprio bem.
Quem pratica o mal e não é corrigido, este corre perigo, pois o Pai corrige ao que ama!
Pra Deus não há segredos algum, todas as coisas estão nus diante d’Ele e se quisermos realmente ter uma vida plena e feliz, aprendamos a amar como Ele ama e a perdoar como Ele nos perdoa, pois o grande mandamento de Jesus é o amor: João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
Nós homens somos pequenos demais, fracos e insignificantes e Deus sabendo disso, nos tolera e nos perdoa.
Podemos concluir que estamos neste mundo com uma única finalidade: Aprendermos a amar. E quando nossos corações, quando nossas intenções forem de praticar o bem, então nós estaremos prontos, e quando Jesus voltar, nos transformará em novas criaturas incorruptíveis, pois por mais perfeito que possamos ser na carne, a carne e o sangue nunca verão à Deus, porque fomos vendidos sob o pecado: Romanos 7: 14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. E pela misericórdia de Deus, fomos também comprados por Jesus Cristo, pelo seu sangue na cruz e como Deus o ressuscitou dentre os mortos, nos também seremos ressuscitados.
Por um homem “Adão” herdamos o pecado e a morte e da mesma forma por um homem “Jesus” herdamos a vida: I Coríntios 15: 22 Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Porem com novos corpos, incorruptíveis, pois a carne e o sangue não verão a Deus: I Coríntios 15: 50 E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
Talvez agora possamos responder a pergunta que não quer calar: É possível ser feliz ainda estando neste mundo e neste corpo carnal e corruptível?
Jesus declarou o seguinte: João 8: 29 E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada. Façamos como Jesus, façamos sempre o que agrada a Deus e Ele estará sempre conosco e Ele estando conosco, estaremos bem, pois é impossível o mal coabitar com o Espírito Santo de Deus.
E se você ainda não está conseguindo, não se desespere, entregue-se a Jesus, pois Ele também declarou:
- João 8: 31 ...Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; 32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
- João 8: 34 ...Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. 35 Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Só Jesus pode nos libertar da escravidão do pecado e apesar d’Ele ter nos dado a vida eterna, a nós que cremos n’Ele, como está escrito: João 6: 47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.
Apesar de termos a salvação pela graça de Deus que é pela fé em Jesus, ainda vivemos neste corpo carnal e pecador e só Ele pode nos libertar e nos tornar filhos, pois nem todos são escolhidos, somente aqueles que Deus antes conheceu, predestinou, justificou e glorificou para ser conforme Jesus, como lemos em (Romanos 8: 28 a 30).
É por isto que Jesus afirmava aos que não acreditavam n’Ele: João 8 : 42 Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. 43 Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra. 44 Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
Porque dos que n’Ele crêem está escrito: João 1: 10 Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; 13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
Jesus dizia isto dos que não acreditavam n’Ele, pois aos que crêem n’Ele, Ele diz o seguinte:
- João 6: 47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.
- João 11: 25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; 26 E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
Eu creio e busco aprender a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmos, pois não tenho outro a quem recorrer, não existe outro nome que possa salvar os homens: Atos 4: 12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
Por isto eu creio no meu coração e declaro com a minha boca que eu só espera a salvação pela fé em Jesus Cristo, pela remição e a justificação que há n’Ele, e invoco o seu Santo nome todos os dias, para me ajudar a ser uma pessoa cada dia melhor e após combater o bom combate que é combater as potestades do mal e não os homens, eu possa chegar vitorioso por ter guardado a fé.