O plano de Deus 22/11/2012
https://sites.google.com/site/filmedejesus/
Para entendermos o plano de Deus para nossa salvação, vamos analisar rapidamente o que Deus disse que faria e fez: Ezequiel 36: 16 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 17 Filho do homem, quando a casa de Israel habitava na sua terra, então a contaminaram com os seus caminhos e com as suas ações. Como a imundícia de uma mulher em sua separação, tal era o seu caminho perante o meu rosto. 18 Derramei, pois, o meu furor sobre eles, por causa do sangue que derramaram sobre a terra, e dos seus ídolos, com que a contaminaram. 19 E espalhei-os entre os gentios, e foram dispersos pelas terras; conforme os seus caminhos, e conforme os seus feitos, eu os julguei.
Vamos nos lembrar que Deus havia escolhido um homem (Abraão) e feito uma promessa com juramento: Gênesis 12: 1 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. 3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Vamos entender também que filhos de Abraão não são os descendentes segundo a carne, não! O descendente de Abraão é Jesus e todos que crerem n’Ele: Gálatas 3: 16 Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.
Vamos ver o que Jesus falou sobre os que eram filhos de Abraão segundo a carne, mas que não criam n’Ele: João 8: 37 Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não entra em vós. 38 Eu falo do que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai. 39 Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. 40 Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isto. 41 Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de prostituição; temos um Pai, que é Deus. 42 Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. 43 Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra. 44 Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. 45 Mas, porque vos digo a verdade, não me credes.
Jesus é o plano de Deus para nossa salvação, Ele é a obra de Deus, pois quando perguntaram a Ele: João 6: ... Que faremos para executarmos as obras de Deus? 29 Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.
É por isto que Jesus afirma: João 6: 47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.
Voltando ao profeta Ezequiel, vamos entender agora que apesar de tudo, Deus se compadeceu de nós (seres humanos) e prometeu nos restaurar através de JESUS: Ezequiel 36: 29 E livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias; e chamarei o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós. 30 E multiplicarei o fruto das árvores, e a novidade do campo, para que nunca mais recebais o opróbrio da fome entre os gentios. 31 Então vos lembrareis dos vossos maus caminhos, e dos vossos feitos, que não foram bons; e tereis nojo em vós mesmos das vossas iniqüidades e das vossas abominações. 32 Não é por amor de vós que eu faço isto, diz o Senhor DEUS; notório vos seja; envergonhai-vos, e confundi-vos por causa dos vossos caminhos, ó casa de Israel. 33 Assim diz o Senhor DEUS: No dia em que eu vos purificar de todas as vossas iniqüidades, então farei com que sejam habitadas as cidades e sejam edificados os lugares devastados.
Hoje, através da fé em Jesus, fomos feitos também filhos de Deus: João 1: 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Como filhos, podemos estar exaltando ou envergonhando o nome de Deus através dos nossos atos, é por isto que Jesus nos disse: Mateus 5: 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
Vamos entender agora como foi que Deus fez para nos livrar (Nós que cremos em Jesus) de nossas imundícias e nos fazer sentir vergonha e nojo do que cometemos no passado: Ezequiel 36: 26 E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Colocando um coração novo e um Espírito novo em nós, o Espírito Santo o qual recebemos quando cremos em Jesus: João 14: 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; 17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
Deus disse que faria e Ele fez uma nova aliança eterna conosco, através de Jesus Cristo que é o Mediador desta aliança: Jeremias 31: 33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 34 E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
Deus colocou seu Espírito Santo em nós e hoje através da fé em Jesus Cristo nós recebemos o Espírito Santo que habita em nós e nos dá vida, pois antes, sem o Seu Espírito em nos, éramos como ossos secos: Ezequiel 37: 1 Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. 2 E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. 3 E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes. 4 Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. 5 Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.
Portanto é o Espírito de Deus quem nos da vida e só o recebemos após crer em Jesus, é por isto que está escrito que Jesus veio para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, más tenha a vida eterna (João 3: 15 e 16) e Esse mesmo Jesus que veio e foi crucificado, para que as escrituras se cumprissem, vai voltar para julgar o mundo: Mateus 25: 31 E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; 32 E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; 33 E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. E as ovelhas são os que praticaram o amor e a caridade!
Como será isto? Como tudo isto acontecerá? A Bíblia explica que Jesus reinará sobre nós por mil anos: Apocalipse 20: 2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. 3 E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. 4 E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. 5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. 6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. Para não ficar muito grande este estudo, não falaremos agora sobre o grande trono branco (Apocalipse 20:11).
Deus já havia falou sobre isto muito antes, pela boca do profeta Ezequiel: Ezequiel 37: 21 Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre os gentios, para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra. 22 E deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e um rei será rei de todos eles, e nunca mais serão duas nações; nunca mais para o futuro se dividirão em dois reinos. 23 E nunca mais se contaminarão com os seus ídolos, nem com as suas abominações, nem com as suas transgressões, e os livrarei de todas as suas habitações, em que pecaram, e os purificarei. Assim eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.
Eu queria chegar aqui em (Ezequiel 45: 8 ao 10), pois Deus tem me feito ler esta mesma passagens por várias vezes, foi por isto que resolvi estudar Ezequiel.
Vamos ver o que Deus está nos dizendo: Ezequiel 45: 9 Assim diz o Senhor DEUS: Basta já, ó príncipes de Israel; afastai a violência e a assolação e praticai juízo e justiça; tirai as vossas imposições do meu povo, diz o Senhor DEUS.
Vamos meditar nisto: Deus está nos dizendo para deixar a violência e a assolação e praticar juízo e justiça e também tirar as nossas imposições, quais são nossas imposições? Não vou responder, vou deixar que cada um que está lendo isto siga aquilo que o Espírito Santo lhe disser!
O meu entendimento é o seguinte: O que Deus mais quer de nós, é que sejamos justos e misericordiosos, que nos amemos uns aos outros e pratiquemos a reta justiça com verdadeiro amor.
Afinal de contas, foi para isto Jesus veio! Ele veio chamar os doentes ao arrependimento: Marcos 2: 17 E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento. Ninguém consegue por si só, deixar a maldade e praticar a reta justiça, pois na verdade quem comete pecado e escravo do pecado e só Jesus que é o Filho de Deus pode nos libertar desta escravidão: João 8: 34 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. 35 Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Jesus é o médico dos médicos e só Ele pode nos curar e nos restaurar, Ele cura o corpo e também a alma, e para isto, basta entregarmos nossas vidas a Ele e confiar n’Ele que Ele nos purificará de todos os nossos pecados: I João 1: 7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. E também: I João 1: 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.