A RETA JUSTIÇA, O AMOR E O PERDÃO

A RETA JUSTIÇA, O AMOR E O PERDÃO

Tiago 2: 21 Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?

Romanos 4: 2 Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.

Parece haver uma contradição, uma contenda entre Tiago e Paulo, creio eu que ambos estão corretos em suas colocações:

- Conforme Tiago, Abraão obedeceu à Deus e por isto foi justificado. E é realmente necessário obedecer a Deus, pois a obediência é a maior prova de fé e confiança, só quem acredita e confia obedece, e sabendo que Deus conhece todas as coisas antes que elas aconteçam, devemos confiar n’Ele e obedecê-Lo, pois Ele quer o melhor pra nós.

- Conforme escreveu Paulo, Ninguém nunca vai poder se gloriar diante de Deus, a obediência é necessária, pois Deus é o nosso Criador e também o nosso Senhor. Todas as coisas foram feitas por Ele e para Ele, porem, quando o obedecermos e fizermos tudo o que nos for mandado, ainda devemos dizer o seguinte: “Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.”

Quem acha já ter alcançado a estatura de um varão perfeito, saiba que você ainda é o menor: Jesus declarou à respeito de João Batista: “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele.”.

A perfeição é o AMOR e não o que vemos na aparência.

O maior não é o que aparentemente peca menos, digo isto aos olhos dos homens. O maior é aquele que interiormente AMA mais e só Jesus conhece.

Você quer ser grande? Seja servo de todos!

Você quer agradar a Deus? Aprenda a amar de verdade e a perdoar ao seu próximo.

O grande mandamento de Jesus é o amor: Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

Como Jesus nos amou?

Ele nos amou tanto que deu a vida por nós, e quando nós estivermos prontos a dar a vida pelos nossos irmãos como Jesus fez, estaremos mais próximo de ser um varão perfeito, pois está escrito: “Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.”

E não basta dar a vida, tem que fazer isto com AMOR, tem que ser com amor, pois está escrito: “E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.”

Estamos neste mundo com uma finalidade: APRENDERMOS A AMAR !!!

Jesus ofereceu a outra face e deu a sua vida por nós para também nos dar o exemplo, e enviou-nos o Espírito Santo que nos tem ensinado e nos feito lembrar dos seus ensinamentos que são: Amar a Deus, temer a Deus e não resistir ao mal, más oferecer a outra face.

Esta é a vontade de Deus, que o amemos acima de todas as coisas e nos amemos uns aos outros.

Deus nos ama muito mais que imaginamos e se nós o amarmos seremos felizes porque Ele se manifestará a nós, e quando Ele se manifesta a nós, somos completados e passamos a sentir prazer no amor, passamos a amar e a perdoar os nossos semelhantes naturalmente.

Se todos nós somos pecadores, se estamos tão distantes da perfeição e se o grande mandamento de Jesus é o AMOR, pois isto Ele ordenou: “Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.” E ainda declarou: “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.” Como então devemos nos proceder?

Devemos nos proceder assim:

1º - Não julgar - Nunca nos julgando uns aos outros; Imaginem se um pecador começar a julgar o outro e vice-verso. Por isto devemos antes, julgar a nós mesmos.

2º - Perdoar - Devemos nos perdoar uns aos outros, pois isto é necessário para que também sejamos perdoados: “Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas” Portanto devemos ser assim: “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.”

3º - Amar - O mandamento de Jesus é amar e devemos nos revestir do amor, pois ele é o vínculo da perfeição. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

Não nos preocupemos tanto com o exterior do copo, com o que comemos ou o que bebemos, pois Jesus declarou que tudo que entra pela boca, desse pelo ventre e sai, não contaminando o homem. O que realmente contamina o homem é o que sai da boca do homem: “Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.”

Portanto nunca apontemos o dedo para o nosso próximo para julgá-lo e condená-lo, antes apontemo-lo para nós mesmos, pois Jesus disse o seguinte: “Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.”

Se todos nós somos pecadores como julgaremos uns aos outros?

Por isto eu digo: Quem estiver sem pecado que me julgue, me condene e me atire a primeira pedra, pois Jesus me perdoa setenta vezes sete vezes e ainda abre um parênteses nestes 490 anos que é o tempo da graça e após concluído o tempo do perdão vem a transformação em nova criatura, tudo isto para que tenhamos tempo para aprender a praticar a reta justiça que é o AMOR. Portanto, quem é o homem para me julgar?

Julgue-se a si mesmo e se você não tiver nem um pecado, glórias a Deus, pois só Jesus conseguiu isto.

Nós porem somos pobres em merecimento e, portanto totalmente dependentes da misericórdia de Deus que é a salvação pela justificação que há em Cristo.

Se sou necessitado da misericórdia não nos julguemos merecedores e muito menos julguemos o nosso próximo, lembre-se do que está escrito: “Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.”

Só há um que pode julgar com justiça e Ele julgará o mundo com justiça, o nome dele é JESUS e só Ele pode julgar com justiça porque Ele tem os sete Espíritos de Deus, o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR. Por isto Ele julgara com justiça, pois não julga segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.

Se somos salvos pela justificação que há em Cristo, somos dependentes d’Ele e somente d’Ele, não confiemos nunca em nossos recursos próprio ou seja: Não confiemos no dinheiro pois dinheiro e poder não salva; Não confiemos nos homens, não devemos confiar nem em nós mesmos, nos méritos da nossas obras. Antes devemos comprar ouro puro de Deus que é Crer em Jesus e comprar vestes brancas que é praticar o amor e a caridade que é a reta justiça.

Quem é digno de ter comunhão com Cristo senão aqueles que Deus antes conheceu, predestinou, chamou, justificou e glorificou para serem conforme à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Jesus morreu para nos sentirmos perdoados, o sacrifício foi feito uma única vez e o sangue d’Ele foi aspergido na verdadeira arca da aliança que está nos céus.

Eu acredito que aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?

Eu procuro andar na luz para que o sangue de Jesus me purifique de todos os meus pecados, e andar na luz é andar na presença de Deus o tempo todo, pedindo a Ele que me julgue e me ajude a melhorar a cada dia mais, não em obras mortas, más em amor e misericórdia.

Eu tenho consciência e conhecimento pelo Espírito Santo, de todos os meus pecados, sei que eu estava morto e Jesus me encontrou e agora está operando uma obra em minha vida, Ele está me vivificando.

Sei também que Ele me perdoa, porque Ele me ama e porque eu sempre me arrependo.

O sacrifício de Jesus não foi debalde, Ele não morreu para que houvesse ainda a necessidade de eu demonstrar santidade na carne.

Quero mostrar santidade primeira no meu espírito, no meu coração.

Quero uma mudança interior e não um remendo em roupa velha.

Jesus riscou a cédula que era contra mim e a cravou na cruz, se você não acredita nisto, me deixe acreditar.

Eu não deixarei ninguém me julgar pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.

Eu não vou deixar ninguém me dominar a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, e não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.

Jesus é a rocha, o alicerce no qual minha casa esta sendo construída, e o construtor é Ele mesmo, através do seu Espírito Santo e Ele tem me dado paciência para esperar, pois Ele constrói devagar porem com ouro e não com palha.

Com palha é rápido, porem creio eu que não é duradouro.

Entregue-se a Jesus, confia n’Ele, se tem alguém que te ama de verdade é Ele, e se tem alguém que tem poder para te libertar de toda escravidão e te salvar é Ele.

Está escrito que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção, por isto seremos todos transformados em novas criaturas incorruptíveis, porque esta escrito: “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.”

Podemos concluir que em carne e sangue nunca seremos merecedores de habitarmos com o Senhor, por mais que nos esforcemos ainda seremos pecadores. Isto porque não conseguimos ainda amar na medida necessária.

Falta de amor é exigir a perfeição de quem até tem vontade de ser perfeito pelo Espírito Santo que nos ensina porem não consegue ser.

Os fariseus faziam isto: Colocavam fardos pesados os quais eles mesmos não carregavam. Conseqüência: Nem eles eram salvos e nem deixavam os outros serem salvos. Guias cegos! O crescimento tem que ser interior e quem edifica é Jesus.

Jesus recriminou isto e disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

Portanto, não deixem ninguém colocar fardo pesado sobre você, ouça o que o Espírito Santo te diz, siga Ele e o que Ele me disser, isso procure fazer, se você esta fraco, se não está conseguindo, Jesus te da forças, determine em nome d’Ele pois Ele já te deu esse poder de pisar serpentes e escorpiões.

Devemos amar à Deus sobre todas as coisas inclusive sobre a nossa própria vida e ao próximo como a nós mesmo ao ponto de dar a outra face.

Particularmente eu tenho tentado ser assim, Deus que sabe tudo e conhece o nosso coração sabe que estou tentando, porem não consigo ainda. Mas não me desespero, pois aquilo que não consigo, Ele vai me ajudar a conseguir.

Não da noite para o dia, como quem edifica com palha, mas em um processo gradual, continuo e permanente de aprendizado, e se um dia eu conseguir ser assim, ainda não serei merecedor da vida eterna e vou ser dependente de Jesus a vida toda.

Devemos ser gratos a Jesus, pois pela fé n’Ele herdamos a promessa feita a Abraão, e por amor aos nossos semelhantes, devemos levando o Evangelho da graça à todos, para que todos creiam em Jesus e sejam também salvos, pois a promessa é para todos que crêem.

O que é o Evangelho senão as boas novas? E as boas novas são estas: Existe perdão e salvação em Jesus!!!

Este é o Evangelho da Graça: Em Jesus há salvação, porque Ele declarou isto e Ele não mente: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.”

Jesus nos comprou com seu sangue e hoje é o nosso supremo sacerdote junto à Deus, Ele é o nosso advogado, Ele nos perdoa, nos defende e nos justifica porque Ele viveu como homem e sabe o quando somos fracos, pecadores e inúteis.

Portanto devemos nos achegar a Deus com confiança: “Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.”

O que é graça?

Graça é o que vem de Deus de graça, é favor imerecido.

Graça é a salvação pela fé em Jesus Cristo, que é a justiça de Deus para com os homens.

Por isto temos que ter cuidado, pois se formos egoístas, Deus nos dirá o seguinte: “Toma o que é teu, e retira-te; eu quero dar a este derradeiro tanto como a ti. Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom?”

Nós homens temos que levar a salvação pela fé em Jesus que é o alicerce, quem edifica é o próprio Jesus, através do Espírito Santo!!!

Jesus salva porque Ele comprou com o seu sangue a nossa salvação e não porque Ele nos tornará perfeitos aqui neste mundo e por sermos perfeitos seremos agora merecedores da salvação. Isto seria um empréstimo e uma devolução e não graça.

Vivendo na carne nunca seremos merecedores, ao contrário, quanto mais alcançarmos a estatura de um varão perfeito mais teremos consciência da nossa pequenez e da grandeza do nosso Senhor e da necessidade que temos da justificação.

Deus escolheu e enviou cada um de nós que crê em Jesus a Ele, para recebermos pela fé a vida eterna e tem doutrinas que ensinam que temos que viver o dia de hoje sem pecar nem uma vez sequer, para assim, merecermos o reino de Deus.

Nós pecamos sempre e Deus tem nos suportado por amor. Se acharmos que temos a obrigação de sermos perfeitos para merecer a salvação, alem de desprezarmos o sacrifício de Jesus na cruz, pois assim era a primeira aliança, ainda vamos nos tornar pessoa que acorda salva e se deitam condenadas, pois durante um dia todo, alguns pecados inevitavelmente ocorrerão, mesmo que imperceptíveis.

Por isto está escrito: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.”

Vivemos em um mundo cujo príncipe é o diabo.

Vivemos em um corpo carnal e pecador, meu espírito almeja as coisas de Deus, porem sou humano, e por ser humano: “eu sou carnal, vendido sob o pecado”

Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.

As leis vieram para mostrar o quanto somos pecadores e indignos.

Jesus porem, veio para que acreditando eu n’Ele, recebesse o Espírito Santo de Deus em mim, que me converteu, me fez sentir vontade de ser também perfeito como Jesus é, porem não consigo ainda e ninguém consegue em corpo humano. Por isto seremos transformados em novas criaturas.

Creio que o meu espírito está pronto, porem a minha carne é fraca e eu ainda peco.

Mas não me preocupo com isto, pois sei que Jesus é o meu Supremo sacerdote e esta ao lado de Deus me justificando e perdoando quando erro e me arrependo, pois Ele viveu como homem e conhece as minhas fraquezas.

Ele conhece as minhas limitações humanas, Ele sabe que tenho tentado por em pratica e viver como o Espírito Santo tem me ensinado: Amando a Deus sobre tudo e ao próximo como a mim mesmo, sendo servo de todos aqui. Porem não tenho conseguido, sei que sou fraco e pecador e por isto peço perdão a Ele todos os dias, pois ainda não consigo dar a outra face, ainda não consigo amar a Deus mais do que a mim mesmo.

Jesus está trabalhando na minha e na sua vida, Ele está nos mudando e vai nos mudar cada dia mais, pois quem nos ama de verdade é Ele que deu a vida por nos e com amor.

Procuremos andar na luz para que sejamos justificados pelo sangue d’Ele e alegremo-nos, fiquemos em paz, na paz do Senhor e não nos preocupemos, descansemos no Senhor, confiemos n’Ele, pois a nossa casa está sendo construída sobre a Rocha que é Jesus e o construtor é também o Próprio Jesus, e Ele é o mais competente construtor, Ele constrói devagar, mas o material que Ele usa é ouro.