Causa e conseqüência 22/11/2012
https://sites.google.com/site/filmedejesus/
O que é causa e o que é conseqüência? A salvação é pela fé em Cristo que nos leva à conversão e à pratica das boas obras (Fruto) que é a conseqüência!
Por outro lado se eu acreditei em Jesus e por crer n’Ele recebi o Espírito Santo que me converteu e me possibilitou praticar boas obras que é produzir (fruto), não posso me estribar nas obras, acreditando ser ela a causa da minha salvação, pois sem a fé em Cristo que é a verdadeira causa, não haveriam as obras que é a conseqüência da fé.
Estou escrevendo isto porque quem me conhece sabe que sempre tive duvidas sobre o que Paulo escreveu e sobre o que Tiago escreveu.
Antes eu achava que havia uma certa rixa entre ele e provavelmente houve mesmo e também entre Paulo e Pedro também houve rixas, afinal de contas somos humanos e falhos e entre nós sempre haverá ciúmes e outras características da criatura caída, apesar de hoje pelo espírito sermos participantes da natureza Divina.
Tiago e Pedro, como os outros discípulos conviveram com Jesus por três anos e notem que três anos é uma faculdade e o mestre é nada menos do que o Filho de Deus que também é Deus (Jesus).
Paulo por outro lado, era um discípulo de Gamaliel e também um fariseu e por ser zeloso pelas leis que aprendera perseguia os cristão, porem ele foi convertido pelo próprio Jesus já morto e ressuscitado e o que os outros aprenderem em três anos, Paulo aprendeu em três dias!
Não posso afirmar que foram três dias, mas tudo indica, pois Paulo não voltou a Jerusalém para aprender com os outros discípulos e ele mesmo conta em: (II Coríntios 12). Que ele foi arrebatado ao terceiro céu, ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, ou seja: Paulo foi levado ao mais alto céu, ao paraíso e ele ouviu coisas que palavras humanas não conseguem contar.
Portanto, enquanto os discípulos foram ensinados por Jesus homem durante três anos, Paulo foi ensinado por Jesus ressuscitado, em espírito, por um período que não sei, mas imagino que foram os três dias que ele ficou cego, antes que Ananias lhe impusesse as mãos para que tornasse a ver.
Mas vamos deixar de tanta história e vamos ao que interessa:
Paulo declarou o seguinte: Romanos 4: 2 Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.
Tiago escreve o seguinte: Tiago 2: 21 Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
Paulo nos diz que nós os gentios que não buscávamos a salvação à alcançamos pela fé e que os judeus que buscava pelas obras da lei não alcançaram: Romanos 9: 30 Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé. 31 Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. 32 Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço;
Tiago já diz o seguinte: Tiago 2: 26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
Vamos ver o que Jesus nos diz: João 6: 47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. Então é pela fé? E as obras? Jesus também nos diz: Mateus 25: 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; 42 Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43 Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então é pelas obras?
Aqui vem o que estou tentando dizer de causa e conseqüência.
As boas obras são conseqüências da fé em Cristo e não o contrário.
As boas obras não seriam possíveis sem a fé e isto quem disse foi o próprio Jesus: João 15: 5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Jesus é a videira e só Ele tem as suas raízes ligadas à Deus, nos somos galhas e se não estivermos ligados a Jesus que é o Mediador da nova e Eterna Aliança, nunca produziremos fruto; e a salvação é sim pelo produzir fruto, que são as conseqüências de estar em Jesus que só é possível pela fé.
Vamos analisar também: Apocalipse 3: 7 E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: 8 Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. 9 Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo. 10 Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Jesus nos diz que foi Ele quem colocou uma porta aberta a qual ninguém fecha e Ele fez isto porque não negamos o seu nome, ou seja: Eu não me estribo em minhas boas obras para me achar merecedor da vida eterna, não! Mesmo buscando praticar sempre as boas obras, pois somos feitura sua e isto agora está em minha natureza, eu sempre me estribo na justificação pela fé em Jesus Cristo, pois sei que sou totalmente dependente d’Ele, tanto para produzir bons frutos como para ser justificado pelo sangue d’Ele e ressuscitado no ultimo dia.
Analisando agora a outra carta: Apocalipse 3: 14 E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: 15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! 16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. 17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; 18 Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Existem vários tipos de riqueza, uma delas é se estribar nas riquezas de suas obras e desprezar a justificação que só há em Cristo. Não podemos confiar nas obras de nossas mãos, pois a nossa distância da santidade necessária para merecer a salvação é muito grande, foi por isto que Deus determinou que seriamos filhos d’Ele pela fé: Gálatas 3: 26 ...sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.
Se sou rico em obras, tenho que reconhecer que estas obras são conseqüências da fé em Cristo e não é mérito meu, é dom de Deus: Efésios 2: 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não posso me estribar nas obras, se estou me achando merecedor da vida eterna por praticar boas obras, na verdade estou necessitando de comprar outro provado (Fé em Jesus) e também colírio para que eu veja (Discernimento pelo Espírito), pois ninguém é, apenas estamos.
É mais ou menos como o fariseu e o publicano de (Lucas 18: 10) O fariseu achava ser merecedor e não desceu justificado, já o publicano reconheceu não ser merecedor e desceu justificado.
A salvação é pela graça de Deus e realmente ninguém vai poder se gloriar perante Ele dizendo: Abre a porta, pois sou merecedor!
Não haverá jactância, não haverá direitos conquistados e sim gratidão de nossa parte, pois apesar de não sermos merecedores, no Senhor está o perdão e misericórdia e redenção e remição e amor e compaixão e justiça e tudo mais que necessitamos para sermos salvos, é como está escrito: Salmos 130: 3 Se tu, SENHOR, observares as iniqüidades, Senhor, quem subsistirá? 4 Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.
Hoje vivemos no tempo da graça, pois Jesus já veio e nos deu o Espírito Santo, busquemos produzir bons frutos, frutos dignos de arrependimento e andemos sempre na luz para que o sangue d’Ele nos justifique; porem nunca nos estribemos nos nossos mérito, pois sem Cristo não somos nada, Ele é o pão da vida, Ele é o alimento que Deus na sua misericórdia nos deu para que fossemos salvos.
E sabe por que podemos afirmar que a salvação é pela graça e que ninguém tem mérito para se gloriar perante Deus? É porque não fomos nós que escolhemos crer em Jesus para a salvação, não! Foi Deus quem antes nos conheceu, nos escolheu e nos enviou a Jesus: Romanos 8: 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
Foi Paulo quem escreveu isto e Jesus declarou exatamente isto:
- João 6: 43 Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós. 44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
- João 6: 64 Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar. 65 E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido.
Foi Jesus quem escolheu os seu doze discípulos, porem Judas não cria e por isto o traiu. Foi Jesus quem escolheu Saulo, mudou o seu nome para Paulo (pequeno) e o enviou a nós nos não judeus, pois nós também já havíamos sido escolhidos por Deus antes de nascermos!
É incrível a onisciência de Deus não é? Diante de tanta grandeza e poder, será que alguém terá jactância? Creio que não! Creio que quando vier o que é perfeito, ficaremos tão admirados e nos sentiremos tão inferiores que sentiremos o que Isaías sentiu quando viu a glória de Deus.
E se você conhece e ama alguém que ainda não aceitou à Jesus como seu único Senhor e Salvador, peça a Deus em oração e suplica que revele Jesus a esta pessoa, e creia, pois como diz a parábola que Jesus contou em (Mateus 20). O pai de família sai a assalariar trabalhadores, e alguns são chamados pela manhã outros porem quase a noite, mas o pagamente é o mesmo, a salvação. Portanto alguns que ainda não crêem é porque ainda não foram chamados. A promessa diz: Gênesis 12: 3 ... e em ti serão benditas todas as famílias da terra. E poderoso é quem prometeu para à cumprir.