A FÉ E O AMOR
Esses são os maiores dons que podemos receber de Deus.
Sabemos que tudo vem de Deus inclusive nosso fôlego, porem sem fé não podemos agradar a Deus e sem amor não seremos como Ele é, e a nossa meta deve ser sempre esta: Imitar a Deus, tentar ser como Ele é, e Ele é amor: (Mateus 5: 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.) (Mateus 5: 43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;)
Como agradar a Deus?
Acreditando e amando!
Como assim?
Acreditando e confiando n’Ele completamente e o amando como Ele nos ama e também amando ao nosso próximo como Ele amou quando enviou o que Ele tinha de melhor para nos salvas: seu filho único Jesus.
Jesus, o Cristo de Deus, por sua vez, também nos amou tanto, que deu sua vida por nós, para nossa salvação, portanto, acredite em Deus, creia em Jesus, ame a Deus sobre tudo e ao teu próximo como a ti mesmo, procure ser perfeito como Deus é, siga o exemplo de Jesus que veio cumprir a lei e dar sua vida por nós e com verdadeiro amor, não por obrigação.
Para entendermos melhor, vamos citar duas passagens da bíblia, uma para falar do AMOR e outra para falar da FÉ.
01- Da fé: (Mateus 8: 5 E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe, 6 E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado. 7 E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde. 8 E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. 9 Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz. 10 E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.)
Quem não quer deixar Jesus maravilhado? Esse centurião que provavelmente não guardava as leis de Deus como os judeus guardavam, teve duas coisas que deixou o Senhor maravilhado:
1º Humildade quando disse: ”Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado”
2º Fé, quando disse: “dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.”
O centurião reconheceu a autoridade de Jesus como filho de Deus, e acreditou completamente no poder d’Ele.
E nós que temos tido tantas provas de que para Deus nada é impossível e que a Jesus, foi dado todo poder no céu e na terra, será que temos acreditado realmente n’Ele?
Eu lhes digo que se verdadeiramente colocarmos nossas vidas nas mãos d’Ele e acreditarmos n’Ele, veremos o seu poder e autoridade, pois Ele os tem, e quer nos dar tudo: Felicidade, gozo, saúde, e muito mais; más Ele vai liberando suas bênçãos em nossas vidas, conforme a medida de nossa fé n’Ele.
02- Do amor: (Lucas 10: 30 E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. 31 E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. 32 E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. 33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; 34 E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; 35 E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar. 36 Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? 37 E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.)
O Levita e o Sacerdote, que eram os homens de Deus na época, passaram pela vítima de assalto todo ferido e não fizeram nada. Porquê? porque os dez mandamentos não mandam socorrer alguém na beira da estrada e eles não tiveram compaixão.
O samaritanos que não era dedicado a Deus e não guardavam os mandamentos como os outros dois, teve compaixão.
Por isto está escrito:
- Oséias 6: 6 Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.
- Mateus 9: 13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.
- Mateus 12: 7 Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.
Muito mais que seguir fielmente os mandamentos de Deus é amar os seus filhos e praticar a reta justiça.
Não podemos apenas seguir secamente os mandamentos evitando errar no que está escrito, quando Jesus veio nos ensinando a amar e a praticar a reta justiça, Ele nos deixou esse exemplo para aprendermos a agradar a Deus de verdade, sendo bondosos e misericordiosos de verdade como Deus é, e não simplesmente cumprir e guardar o que nos foi mandado, porque é importante que cumpramos todas as leis de Deus sim, elas são perfeitas, porem devemos amar como Jesus amou, pois o grande mandamento da lei é: Amar a Deus sobre tudo e ao próximo como a nós mesmos:
- Mateus 22: 36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
- João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
- João 15: 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
- João 15: 17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.
Devemos cumprir toda a lei, más principalmente devemos ter fé e praticarmos o amor que é a misericórdia: (Mateus 23: 23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.)
Existe algum homem que não tem pecado?
Todos nós os temos, uns mais e outros menos, más todos somos pecadores.
Vimos dois exemplos de dois homens que verdadeiramente agradaram a Deus, um era samaritano e o outro romano, nem um dos dois eram fieis as escrituras como os outros, porem tinham amor.
Deus se agrada quando acreditamos e confiamos totalmente n’Ele e não praticamos o mal, antes amemos o nosso próximo e façamos caridade e justiça por amor.
Tem pessoas que acreditam estar agradando a Deus, tentando ser corretos em tudo, e isso é bom, porem o amor e a caridade são os verdadeiros frutos que Deus espera de nós, quando buscamos ser justos, fazer o bem e ajudar os oprimidos, olha só o que acontece: (Isaías 1: 17 Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. 18 Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. 19 Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.)
E quando acreditamos e confiamos nossas vidas nas mãos de Jesus, olha só o que acontece: (João 6: 47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.)
Porque a obra de Deus é crer em Jesus: (João 6: 28 Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? 29 Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.)
Não existe outro caminho para a salvação: (João 14: 6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.)
Nossa salvação, nossa vida eterna, é pela graça e pelo amor de Deus: (João 3: 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.)
Se você que crê em Jesus e tem a salvação, quiser agradar a Deus, faça isto: (I João 3: 16 Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.)
Coincidência em: (João 3: 16) e (I João 3: 16)
O Apóstolo Paulo interpretou perfeitamente isto (Amor e salvação pela fé) e escreveu em (Romanos 13: 10) e (Romanos 10: 13) outra grande coincidência: 13:10 e 10:13.
- Romanos 13: 10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.
- Romanos 10: 13 Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.