SOMOS TODOS DEPENDENTES DA JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ EM JESUS

SOMOS E SEREMOS SEMPRE DEPENDENTES DE JESUS PARA ALCANÇARMOS A VIDA ETERNA

Na primeira epístola de Paulo aos Coríntios no capítulo doze ele fala dos dons que recebemos do Espírito Santo: Alguns recebem o dom de profetizar, outros da cura, outros da ciência, outros da sabedoria e vários outros dons, conforme a vontade do Espírito Santo e todos esses dons são necessários ainda, para que conheçamos a Deus e caminhemos rumo a Ele, para que conheçamos o seu Filho Jesus e através da fé n’Ele, alcancemos a salvação.

Já no capítulo treze, Paulo nos diz que de todos os dons, o mais importante é o amor. Paulo diz que hoje vemos as coisas de Deus por espelho em enigma, porem quando Jesus voltar, quando formos transformados em novas criaturas como lemos já no capítulo quinze, não haverá mais necessidade de muitos dons, pois conheceremos ao Senhor como por Ele somos conhecidos, porem o amor é um dom que nunca acabará, mas permanecerá para sempre, isto porque Deus é AMOR!

Nós conseguimos amar, porem Deus é a fonte do AMOR e como Deus é sempiterno, o amor também é sempiterno.

Por isto às vezes não entendemos porque apenas pelo fato de ter acreditado em Jesus, um dos salteadores que foi crucificado ao lado d’Ele foi salvo. (Lucas 23:43).

Às vezes não entendemos o tamanho do amor de Jesus e achamos que não vai ter jeito para nós, que não seremos perdoados.

Jesus é o Filho de Deus e também é Deus, Ele e o Pai são um, e Jesus também tem tanto amor por nós que simplesmente não compreendemos. Por isto às vezes achamos que Ele nos ama esperando algo em troca, más não, Ele simplesmente nos ama e quer nos ensinar a amar.

É sobre este amor que quero falar, pois por este amor Jesus sendo Deus, veio viver em um corpo humano e mortal, para dar a vida por nós, morrer em nosso lugar para nos comprar com o seu sangue.

Sendo Deus, Jesus não podia morrer então Ele criou um corpo para si, um corpo possível de morrer para que esse corpo fosse rasgado como o véu do Santo dos Santos, que nos separava de Deus.

Por amor, Deus nos enviou seu Filho unigênito e por amor seu Filho nos deu a vida, para que todo aquele que crer n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna.

Se algum homem acredita merecer a salvação, faça-se esta pergunta: Se Deus declarasse hoje: “Não há mais justificação dos pecados dos homens pela fé em Jesus, portanto, quem cometer um só pecado durante toda sua via por menor que seja este pecado será condenado” Será que alguma carne se salvaria?

Creio que não. Por isto somos todos dependentes de Jesus!

Paulo inspirado pelo Espírito Santo declara que esta é a justiça de Deus pela fé em Cristo para todos e sobre todos os que crêem: Romanos 3: 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 24 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. 25 Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; 26 Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

Todos nós pecamos e ninguém tem merecimento, somos justificados pela graça, pela fé em Jesus porque esta é a justiça de Deus para conosco.

Romanos 3: 27 Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. 28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.

Não pode haver jactância e sim gratidão e alegria, tanto por nós mesmos como pelos nossos semelhantes que crêem e que por crerem serão salvos.

Claro que na mesma epístola aos Romanos no capítulo 6, Paulo nos diz o seguinte: Romanos 6: 1 Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?

Claro que não, até porque é impossível quem verdadeiramente conhece a Jesus e recebe o Espírito Santo ter prazer na maldade e no pecado.

Então Paulo nos responde: Romanos 6: 2 De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? 3 Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? 4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

Novidade de vida é quando a pessoa aceita Jesus como seu único Senhor e Salvador e recebe o Espírito Santo de Deus que passa a habitar nela, a transformando em nova criatura, a qual agora, pratica as boas obras do amor e da caridade, se desvia de toda maldade e injustiça que é o pecado. Quem recebe o Espírito Santo de Deus, passa a buscando primeiro o reino de Deus, pois compreende não ter mais aqui cidade permanente.

No capítulo 12 da mesma epístola aos Romanos, Paulo nos diz exatamente isto: Romanos 12: 2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

A boa, agradável, e perfeita vontade de Deus é que nos amemos uns aos outros, amando aos nossos semelhantes como amamos a nós mesmos e que amemos a Deus acima de tudo, inclusive acima de nós mesmos.

Deus nunca teve prazer na morte do ímpio, Ele quer que o ímpio ser converta, que deixe de praticar a impiedade e pratique o amor.

Deus é amor, Jesus também é amor e nós estamos neste mundo para aprendermos a amar.

O amor é o contrário da impiedade, o amor é a personalidade de Deus e na ausência de Deus predomina a maldade que é a impiedade.

Jesus viveu assim e nos ensinou a viver assim: Perdoando sempre, e se alguém te bater em uma face oferecer a outra. É difícil, mas é a plenitude, é a estatura de um varão perfeito, é a forma de viver de uma pessoa realmente convertida que vive aguardando a volta do nosso Senhor.

Só entende isto quem crê em Jesus e recebe o Espírito Santo, pois quando aceitamos a Jesus como nosso Senhor e Salvador, e guardamos os seus mandamentos, tanto Ele “Jesus”, como o Pai “Deus”, como também o Espírito Santo, vem habitar em nós, nos fazendo compreender o quanto somos insignificantes, pecadores e totalmente dependentes da misericórdia de Deus que é Jesus.

Por desconhecimento da verdade, antes de conhecer a Cristo, Paulo o perseguia, perseguindo os cristãos. Paulo estava errado, estava pecando contra o Senhor, porem, o Senhor o perdoou, o salvou e o enviou a pregar a nós os não judeus.

Portanto, Paulo conhece a magnitude do amor e do perdão de Jesus Cristo em sua própria vida.

Olha o que Paulo declarou: I Timóteo 1: 15 Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. 16 Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna.

Paulo sabia ter pecado contra Jesus e após conhecer o Senhor e o seu imenso amor, sabia que todos quantos cressem n’Ele, teriam o perdão e a vida eterna.

O próprio Jesus declarou isto:

- Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. (João 6:47)

- Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. (João 7:38)

- Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. (Apocalipse 21:6)

Portanto não depende de “religião”, ou de raça, ou de cor, ou de ser aqui o maior ou o menor, ou de ser melhor ou pior, ou de qualquer outra coisa. A salvação depende de acreditarmos que Jesus é o Cristo de Deus, o Filho de Deus e o único Salvador, e querer segui-lo, aceitando-o como único Senhor e Salvador.

Obs.: Coloquei o nome religião entre aspas, pois o real significado da palavra Religião vem do latim ¨religare¨, tem o significado de religação. Essa religação se refere a uma nova ligação entre o homem e Deus e verdadeiramente houve uma religação, pois tínhamos sido afastados de Deus pelo pecado original de Adão e fomos religados a Deus através de Jesus que é o único mediador da nova e eterna aliança entre Deus e os homens. Infelizmente alguns vêem religião como um partido político ou um time de futebol, e isto causa disputas e contendas e uns acreditam ser a sua religião mais certa que as outras e vice-verso.

Correto mesmo é a Bíblia que é divinamente inspirada, e quem salva é somente Jesus. Estamos vendo guerras santas no mundo, será que Deus que é amor e nos ensina a nos amarmos uns aos outros quer guerra?

Só Jesus salva, não há outro nome nem no céu e nem na terra capaz de salvar o homem senão este: JESUS, pois para isto Deus o selou como podemos ler em (João 6:27).

Jesus veio par nos libertar dos nossos pecados e nos dar a vida eterna.

Não há homens que mereçam e homens que não mereçam a vida eterna. Há homens dominados e homens libertos da escravidão do pecado: João 8: 34 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. 35 Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

Todos os homens são pecadores, todo que comete pecado é servo do pecado e só Jesus pode libertar, portanto somos hoje e seremos sempre dependentes d’Ele para a salvação.

O Apóstolo João também é testemunha de que a salvação é pela fé em Jesus: I João 5: 13 Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.

Claro que alem de crermos em Jesus, temos que nos arrepender sempre que pecarmos, sabendo que Ele está ao lado de Deus e intercede por nós, nos perdoando e nos justificando dos nossos pecados quando nos arrependemos.

Isto é andar na luz, quem anda na luz sabe o caminho e não tropeça, porem quem anda na escuridão, não sabe para onde vai e tropeça.

Por isto João nos ensina duas coisas fundamentais:

1º - I João 1: 7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

Portanto devemos andar na luz, devemos seguir a Jesus que é a luz do mundo. Quem o segue se desvia de todo pecado, ama a Deus e a sua justiça sobre todas as coisas, pratica a reta justiça e ama aos seus semelhantes como a si mesmos.

Se andarmos na luz, como Ele está na luz, o sangue de Jesus nos purifique de todos os nossos pecados.

Portanto temos que andar na luz, temos que seguir a Jesus, sermos discípulos d’Ele, este é o único caminho para a vida.

2º - I João 2: 1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

Enquanto vivermos neste mundo e neste corpo, é impossível não pecar. Temos que procurar não pecar, não errar e se pecarmos, temos que nos arrepender e pedir perdão a Jesus.

Paulo sempre inspirado pelo Espírito Santo nos ensinou que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. (I Coríntios 15:50)

Então Ele nos revela um mistério: I Coríntios 15: 51 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; 52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. 55 Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? 56 Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57 Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo. 58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

Portanto estamos neste mundo para aprendermos a amar, quando nosso espírito estiver pronto, quando nossa vontade for a de andar somente na luz que é Cristo, ainda assim estaremos sujeitos ao pecado, Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, (Romanos 8:20)

Más o amor de Deus por nós é tão grande que Ele vai nos transformar e novas criaturas, incorruptíveis, pois em corpo mortal e pecador como somos hoje, não poderemos ver a Deus.