Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
1º Todos nós pecamos.
- Romanos 3: 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
- I João 1: 8 Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
- I João 1: 10 Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
- Romanos 5: 12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
2º Jesus é o nosso salvador.
- Romanos 5: 19 Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.
- João 3: 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
- João 14: 6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
- João 15: 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
- Mateus 1: 21 E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. 22 Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; 23 Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
- Isaías 7: 14 Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.
3º Jesus, nosso supremo sacerdote.
- Salmos 110: 4 Jurou o SENHOR, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.
- Hebreus 6: 20 Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
- Hebreus 8: 1 Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,
4º Jesus é o filho de Deus.
- Salmos 2: 7 Proclamarei o decreto: o SENHOR me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.
- Atos 13: 33 Como também está escrito no salmo segundo: Meu filho és tu, hoje te gerei.
- Hebreus 1: 5 Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?
- Mateus 3: 17 E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
- João 1: 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
- João 14: 9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
- João 10: 30 Eu e o Pai somos um.
5º Até o inimigo sabe que Jesus é o filho de Deus.
- Mateus 4: 3 E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
- Mateus 8: 29 E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?
6º Jesus nos deu a salvação e também autoridade sobre o inimigo.
- Lucas 9: 1 E, CONVOCANDO os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades.
- Marcos 3: 14 E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar, 15 E para que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios:
- Marcos 16: 17 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
- Efésios 6: 12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
7º A salvação é pela fé em Jesus.
- Marcos 16: 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
- João 6: 37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. 38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39 E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. 40 Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
- João 6: 47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.
- Romanos 8: 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
- Hebreus10: 38 Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
- Gálatas 3: 11 E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.
- Habacuque 2: 4 Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.
- Romanos 1: 17 Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.
- João 20: 31 Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.
- Mateus 11: 28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
- João 11: 25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; 26 E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
8º A salvação é pela fé em Jesus, andar correto perante Deus é uma obrigação.
- Lucas 17: 7 E qual de vós terá um servo a lavrar ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te, e assenta-te à mesa?
8 E não lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu?
9 Porventura dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não. 10 Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.
9º O que é Fé.
- Hebreus 11: 1 ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
- Lucas 17: 5 Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé. 6 E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria.
10º Devemos reconhecer que somos pecadores e nos arrepender dos nossos pecados, para sermos justificados através da fé em Jesus.
- Lucas 18: 9 E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. 11 O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. 12 Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. 13 O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.
- Lucas 13: 2 E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? 3 Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
11º Há alegria no céu por um pecador que se arrepende.
- Lucas 15: 3 E ele lhes propôs esta parábola, dizendo: 4 Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la? 5 E achando-a, a põe sobre os seus ombros, gostoso; 6 E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. 7 Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
- Lucas 15: 10 Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.
12º Jesus é o filho de Deus e a Ele foi dado todo o poder, no céu e na terra, inclusive para perdoa os nossos pecados.
- Mateus 28: 18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
- Mateus 9: 6 Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados(disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.
- Lucas 5: 23 Qual é mais fácil? dizer: Os teus pecados te são perdoados; ou dizer: Levanta-te, e anda? 24 Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados ( disse ao paralítico ), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.
- I João 1: 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
- I João 2: 1 MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
- João 11: 25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
13º É melhor confiar em Deus do que nos homens
- Salmos 118: 8 É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem.
- Jeremias 17: 5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. 7 Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. 8 Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.
- Mateus 6: 27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
- Lucas 12: 25 E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura? 26 Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?
Nós homens somos totalmente dependentes de Deus. Qual homem pode curar a si mesmo, ou dizer: vou viver pra concluir algo? Confiemos no Senhor, pois Ele vive para sempre, tem poder sobre tudo, nos céus e na terra. Jesus morreu por nós e para morrer teve que criar um corpo para o sacrifício, pois Ele não morre.
14º Se nós não perdoarmos, também não seremos perdoados, Deus é justo.
- Mateus 6: 14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; 15 Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.
- Mateus 18: 23 Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; 24 E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; 25 E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse. 26 Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. 27 Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida. 28 Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves. 29 Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. 30 Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. 31 Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara. 32 Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. 33 Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? 34 E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. 35 Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.
15º O que Deus mais quer de nós é: Misericórdia, justiça, verdade (conhecimento da palavra) e amor.
- Oséias 6: 6 Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.
- Mateus 9: 13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.
- Mateus 12: 7 Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.
- Coríntios 13: 1 AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
- Coríntios 13: 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
- Mateus 23: 23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
16º O Grande mandamento de Jesus.
- Mateus 22: 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
- João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
- João 15: 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
- João 15: 17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.
- Mateus 18: 21 Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? 22 Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.
- I João 3: 16 Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.
- João 15: 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
17º Fé e obediência. (Quem ama obedece, o que nos salva é a fé em Jesus, esse é o único caminho, e Jesus é amado por Deus, porque Ele sempre obedeceu a Deus. Não devemos nós também obedecer? Claro que sim, até porque eu creio, eu tenho certeza que Ele quer o meu bem.)
- Romanos 4: 3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
- Hebreus 11: 8 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.
- Gênesis 26: 5 Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.
- Hebreus 11: 17 Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.
- Hebreus 11: 7 Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.
- Hebreus 11: 13 Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. 14 Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria. 15 E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar. 16 Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.
18º O plano de Deus, a 2º e eterna aliança feita entre Deus e os homens para a nossa salvação pela fé no seu filho Jesus, foi inspirado por Deus e escrito pelos seus profetas, muito antes da 1º aliança feita através de Moisés no monte Sinai.
- Jeremias 31: 33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 34 E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
- Malaquias 3: 1 EIS que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos.
Essa 2º e eterna aliança entre Deus e os homens seria através de Jesus Cristo, vamos ver o que Deus falou através do profeta Isaías:
- Isaías 9:6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
- Isaías 7:14 Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.
Confirmação:
- Mateus 1:23 Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
- Lucas 1: 27 A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. 28 E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. 29 E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta. 30 Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. 31 E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. 32 Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; 33 E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
Vamos fazer um breve resumo:
Deus criou Adão e Eva, que pecaram pela desobidiência: comeram o fruto da arvore do conhecimento.
Isto nos afastou a todos nós da glória de Deus, a maldade entrou em nós, herdamos de Adão a morte e a maldade que fez Caim matar Abel.
Depois Adão e Eva tiveram outro filho, Sete.
De Sete, varias gerações depois, veio Noé, quando houve o dilúvio porque Deus viu que toda imaginação dos pensamentos do coração dos homens era má continuamente. (Gênesis 6: 5)
Do filho de Noé, chamado Sem, varias gerações depois, veio Abraão (o pai da fé), ao qual Deus fez uma promessa, (Gênesis 17: 1 - 8) que se cumpriria em Jesus.
De Abraão veio Isaque e de Isaque veio Jacó (chamado por Deus de Israel), que teve 12 filhos.
Dos 12 filhos de Jacó, um deles, se chamava Judá, do qual varias gerações depois veio o Rei Davi, filho de Jessé, neto de Obede, bisneto de Boaz e de Rute, Boaz era filho de Raabe, que era filho de Salmom, que era filho de Naassom, que era filho de Aminadabe que era filho de Arão, que era filho de Esrom, que era filho de Perez, que era filho de Judá. (Rute4: 18 - 22) e (Mateus 1: 1 - 16)
Foram 14 gerações, de Abraão até Davi, mais 14 geraçõesde Davi até a deportação para a Babilônia e mais 14 gerações da deportação para a Babilônia até Cristo.
De Davi veio Jesus, vindo da tribo de Judá.
Também dos 12 filhos de Jacó, houve um outro chamado José, que foi vendido como escrevo ao Egito e se tornou governador lá, levando seu povo a morar no Egito, onde mais tarde foram todos escravizados por 400 anos, quando veio Moisés.
Através de Moisés, Deus libertou seu povo do cativeiro (páscoa) e os deu as leis, os 10 mandamentos, a 1º aliança entre Deus e os homens.
A 1º aliança não foi cumprida por nós, não éramos e não somos capazes, foi ai então, que Deus, não encontrando sequer um justo sobre a face da terra, enviou seu próprio Filho e fez uma 2º e eterna aliança conosco.
Na 2º aliança, Deus enviou seu filho Jesus, nascido de mulher (Maria), concebida pelo Espírito Santo.(preparou-lhe um corpo o qual seria sacrificado)
Jesus o filho de Deus, veio para cumprir as leis e ser sacrificado pos nós. Como um cordeiro sem defeitos, sem marcas, Ele foi sacrificado uma única vez por nós.
Essa segunda aliança era a promessa feita a Abraão, que se cumpriu em Jesus, que veio da família de Davi,(nasceu em Belém) que veio da tribo de Judá, filho de Jacó, filho de Isaque, filho de Abraão, que era descendente de Noé, que era descentende de Adão.
Antes de Deus fazer a 1º aliança, Ele já havia dito pelos profetas, que haveria uma 2º aliança. (Jeremias 31: 33)
A primeira aliança, que não cumprimos, veio como o aio (tutor) enquanto éramos por assim dizer, menor de idade. Era apenas a sombra do que havia de vir e veio: Jesus.
A 1º aliança, veio para nos mostrar o quanto nós homens transgredimos as leis de Deus, e Ele na sua misericórdia, nos deu uma nova chance, através de Jesus Cristo, (Isaías 9: 6 e Isaías 7: 14) que não veio para mudar a lei, Ele veio cumprir a lei.
Jesus não veio mudar a lei, más sim cumprí-la, Ele resumiu os 10 mandamentos em apenas 2 que se nós os cumprirmos, não erraremos, que são: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Amar a Deus sobre tudo, significa, ama-lo mais que as riquezas, poder, ou qualquer outra coisa, inclusive sobre nós mesmos, sobre nossa vida.
Amar ao próximo como a mim mesmos, significa fazer o que Jesus fez, dar se necessário a sua vida pelo amigo, pelo próximo e fazer isso com amor.
Para sabermos bem, quem é o nosso próximo, é bom ler a parábola do bom samaritano. (Lucas 10: 30)
Hoje, pela fé em Jesus, o Espírito Santo de Deus, passa a habitar em nós, nos completando, nos alimentando espiritualmente, nos ensinando os mistérios de Deus, nos ajudando a sermos melhores, nos orientando em tudo, pois verdadeiramente somos o templo do Espírito Santo de Deus e Ele tem nos guiado a vida eterna, através da fé em Jesus.
Em resumos, estávamos totalmente na miséria, afastados da glória de Deus pelo pecado original e Deus teve misericórdia de nós, se compadeceu da nossa miséria e enviou seu Filho Jesus, para nos substituir, viver uma vida perfeita e morrer pos nossos pecados, para que tivesse-mos novamente comunhão com Ele.
Como ser salvo?
Acreditando que Jesus é o Filho de Deus, enviado para nos salvar, nos arrependendo dos nossos pecados e nos convertendo, entregando nossas vidas a Ele.
JESUS, é o nosso supremo sacerdote, Ele está ao lado de Deus, e vai reinar sobre aqueles que crêem n'Ele.
O que é ser salvo?
Em Mateus 24 e 25, o próprio Jesus nos ensina tudo a respeito do ultimo dia e da salvação, quando Ele virá nos buscar para vivermos com Ele.
O apostolo Paulo nos ensina também, que só Deus sabe o dia da volta de Jesus, se estivermos vivos nesse dia, seremos arrebatados e se estivermos já mortos (dormindo) em Cristo, também seremos arrebatados precedendo os vivos, (I tessalonicenses 4: 13.)
O que podemos entender sobre o arrebatamento, é que Jesus virá como um ladrão na noite e seremos arrebatados aos céus, nós que cremos n'Ele.
Devemos viver, como se o arrebatamento fosse daqui a um segundo, sempre vigilantes e em oração, para nunca perdermos a fé n’Ele e assim não perdermos a comunhão com o Espírito Santo de Deus que não nos deixa errar e praticar o mal.
Se estivermos em comunhão com o Espírito Santo de Deus, nossas obras são boas, pois sentimos amor, somos preenchidos pela luz, e quem anda na luz produz obras boas, as quais são manifestadas na luz, como por exemplo: Amor, alegria, paz, paciência, bondade, retidão, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Aqueles que pertencem a Cristo pregaram seus maus desejos naturais na sua cruz e os crucificaram ali.
Se não estivermos em comunhão com o Espírito Santo de Deus, através da fé em Jesus, produziremos más obras, maus frutos como, por exemplo: Pensamentos impuros; ansiedade; ansiedade pelo prazer carnal; idolatria; feitiçaria (isto é incentivo as atividades do demônio); ódio e luta; ciúmes e ira; esforço constante para conseguir o melhor para si próprios; queixas e criticas; o sentimento de que todo mundo está errado, menos aqueles que são do seu próprio grupinho; e haverá falsa doutrina, inveja, assassinato, embriaguez, divisões ferozes e toda essa espécie de coisas.
Jesus nos fala em Mateus 25, que Ele apartará os bodes das ovelhas e aqueles que foram bons em vida serão salvos, e para sermos bondosos, temos que crer em Jesus, para recebermos o Espírito Santo de Deus, só assim é possível ser um homem melhor.
Qual exemplo Ele nos dá de bondade?
Sabemos que Jesus nos ensinou a amar ao próximo como a nós mesmos e a Deus sobre tudo. (Mateus 22: 37)
Quem é o nosso próximo?
Jesus deu um exemplo maravilhoso na parábola do bom samaritano, em (Lucas 10: 30) onde Ele conta que um homem foi atacado por salteadores que o deixaram quase morto e passando pela estrada um sacerdote, não o ajudou, passou também um levita, também não o ajudou e por ultimo passou um samaritano que se compadeceu do ferido e o ajudou.
Em Mateus 25, Jesus fala assim: (Mateus 25: 35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; 36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. 37 Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? 38 E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? 39 E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? 40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.)
Jesus quer que sejamos pessoas melhores, amor ao próximo, voltar a ser criança, na inocência, na bondade, no amor fraternal.
O que Paulo nos ensina em:(I Coríntios 13: E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.)
Sem amor, não há mudanças, temos que nascer da água e do Espírito. (João 3: 5)
Da água já nascemos quando nascemos da barriga de nossa mãe, do espírito só nascemos, quando aceitamos à Jesus como nosso senhor e salvador, ai sim ele nos envia o seu Espírito Santo para nos tornar homens melhores, nos transformar em novas criaturas.
Somos totalmente dependentes de Deus, e agradeço ao Ele por esse plano maravilhoso da salvação através da fé em Jesus Cristo.