O pecado e o Perdão

O pecado e o perdão

Um amigo me perguntou: Se eu pecar, Jesus me perdoa, tudo bem eu sei, más se eu pecar novamente no mesmo pecado?

Quem sou eu pra responder isso, más como aqui são apenas meus pensamentos, o que acredito hoje é o seguinte: O próprio Jesus nos falou que deveríamos perdoar não sete vezes, más setenta vezes sete. (Mateus 18: 21 Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? 22 Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.)

Eu creio na misericórdia de Deus, se Jesus nos ensinou a perdoar e a ser humilde é porque Ele mesmo é assim, em (Mateus 5: 39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; 46 Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? 48 Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.)

E o Próprio Jesus lavou os pés dos apóstolos para dar exemplo de humildade: (João 13: 14 Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.)

Deus é puro amor! O pouco amor que nós humanos conseguimos sentir por nossos filhos por exemplo, vem dEle, o amor dEle por nos é muito maior, ele deu sou próprio filho por amor de nós. (João 3: 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.)

Procuremos não pecar, más se pecarmos, temos um advogado nos céus. (I João 2: 1Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.) e outra vez (Hebreus 8: 1Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,)

Temos que vigiar e orar pra não perdermos a fé a ponto de pecarmos deliberadamente, pois assim estaríamos crucificando Jesus novamente: ( Mateus 24: 12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. 13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.)

É perigoso perder a fé, a única coisa que temos é ela, não somos merecedores, somos justificados e salvos apenas pela fé. (II Pedro 2: 20 Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. 21 Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; 22 Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vomito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.)

Deus não se agrada claro de quem já conhecendo a Cristo, volte deliberadamente a amar as coisas do mundo e volta ao pecado. (Hebreus 10: 38 Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.)

Eu acredito que enquanto estamos vivos, temos a chance de sermos salvos, justificados pela fé, más não sabemos quando virá o juízo final (Mateus 24: 43 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. 44 Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.)

Deus só nos pede pra termos fé, somos justificados unicamente pela fé em Jesus. (Marcos 16: 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.) note que Jesus não falou que talvez fossemos salvos não ele afirmou.

E outra vez agora com o salmista que nos fala: (Salmos 32:1 Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Salmos 32:5 Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.Selá.)

Deus é maravilhoso não é verdade? Todos temos pecados, más pela fé nEle, podemos alcançar a vida eterna. Que maravilha de presente ele nos deu em. Mas ta bom a salvação é pela fé, e o que é fé? (Hebreus 11: 1Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.) e outra vez (Hebreus 11: 17 Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. 18 Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar;)

Abraão tinha fé em Deus e isso lhe foi imputado como justiça. (Gênesis 15: 6 E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça.)

Abraão ia sacrificar seu filho e Deus não deixou, más o próprio Deus, sacrificou o seu por nos! Isso sim é um verdadeiro amor.

Podemos ter fé em Jesus, porque Deus o colocou como nosso Supremo sacerdote eterno, quando fez uma nova e eterna aliança conosco: (Hebreus 10: 16 Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta: 17 E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades. 18 Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado. 19 Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, 20 Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, 21 E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, 23 Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. 24 E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e ás boas obras, 25 Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. 26 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, 27 Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.)

Tenhamos a certeza que Jesus é o único caminha, verdade e vida, e confiemos nele para nos justificar perante Deus, nos purificar dos nossos pecados e nos tornar aceitáveis ao Senhor, pois Jesus também pode perdoar os nossos pecados: (Mateus 9:6 Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.)

Jesus o grande Mestre e Salvador, nos ensinou a amar o próximo como a nos mesmos e a Deus sobre todas as coisas, esse é o grande mandamento: (Mateus 22: 36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.)

Existe uma grande luta entre o corpo e o espírito, Paulo já dizia: (Romanos 7: 19 Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. 20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. 24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?)

Jesus nos liberta! Más como? Novamente aprendemos com Paulo: (Romanos 7: 25 Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.) e continuando (Romanos 8 : 1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. 2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. 3 Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; 4 Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. 5 Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. 6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. 7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. 8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. 10 E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.)

Inclinemo-nos para as coisas do espírito para que Jesus nos cure e nos liberte, pois ele disse claramente: (João 8 : 31 Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; 32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.) e ainda dizia: (João 8: 35 Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.)

Verdadeiramente Jesus nos liberta do pecado, ele nos cura, e só ele pode fazer isto, a nós, basta crer nEle e buscar a sua palavra, pois a palavra é luz!

Quando Deus falou que escreveria suas leis em nossas mentes e colocaria em nossos corações o desejo de seguir-lhe, ele estava falando do Espírito Santo que hoje habita em nós. Nosso corpo é o verdadeiro templo do Espírito Santo, então sabendo disso, e entendendo quão maravilhoso é esse mistério, demos sempre glorias a Deus por ter nos enviado seu Filho Jesus e nos trazido de volta à Ele.

Portanto há perdão e salvação em Jesus nosso senhor!