A Santificação

COMO FAZER A VONTADE DE DEUS, COMO ALCANÇAR A SANTIFICAÇÃO, COMO NOS CONSAGRAR A DEUS?

Primeiro vamos entender porque devemos fazer a vontade de Deus e nos santificar, nos consagrar a Ele.

Quando informaram à Jesus, que a sua mãe e os seus irmãos de sangue o procuraram, Ele respondeu o seguinte: Mateus 12: 49 E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; 50 Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe.

E qual a necessidade de sermos irmãos de Jesus, ou “discípulos d’Ele”?

O que ocorre é o seguinte: Pelo pecado original, o pecado de Adão, fomos todos afastados da presença de Deus, e na ausência da luz só há trevas e na ausência do amor o mal prevalece. Portanto, pelo distanciamento de Deus estávamos condenados a perecer.

Porem, por amor a nós, para nos trazer novamente a luz, Deus nos enviou seu Filho unigênito Jesus Cristo, para que todos aqueles que acreditassem n’Ele não perecessem, más tivessem a vida eterna. (João 3:16)

Tudo acontece da seguinte maneira: Deus nos escolhe, nos predestina segundo o seu propósito e nos envia à Jesus para sermos iguais a Ele, para sermos feitos filhos como Ele é Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Portanto, Deus que antes nos conheceu, também nos predestinou, nos chamou, nos justificou dos nossos pecados pelo sangue do seu Filho que morreu em nosso lugar e vai nos glorificar, isto está escrito na Bíblia em: (Romanos 8: 28 e 30)

Agora sabemos por que devemos ser discípulos e irmãos de Jesus, porque Ele é o primogênito entre muitos, e para sermos seus irmãos, temos que fazer a vontade de Deus, como Ele sempre fez e por isto permanece no amor de Deus. (João 15:10)

E qual é a vontade de Deus?

Segundo o Evangelho de Mateus no capítulo vinte e quatro Jesus nos fala do final dos tempos e no capítulo vinte e cinco Ele nos fala quem são os benditos de Deus que vão possuí por herança o reino que está preparado desde a fundação do mundo.

Vamos dar uma lidinha: Mateus 25: 34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; 36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.

Então os justos lhe perguntaram: Quando fizemos isto? E Ele responderá: Quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

Quando vemos um mendigo na rua o que fazemos, passamos de largo como fez o sacerdote e também o levita, ou o ajudamos como fez o samaritano? (Lucas 10: 30 a 37)

Jesus está nos dizendo que temos que ter misericórdia, devemos aprender a amar de verdade e a nos compadecermos dos menos favorecidos e não nos acharmos superiores a estes.

Deus sempre nos da oportunidade de demonstrarmos misericórdia para com os nossos semelhantes e isto Ele faz para o nosso próprio bem.

A questão é: Será que estamos aproveitando estas oportunidades ou estamos fazendo como fez o rico com o mendigo chamado Lazaro que jazia cheio de chagas à porta do rico desejando alimentar-se com as migalhas que caíam de sua mesa? (Lucas 16: 19 a 31)

Acreditem nisto: Ninguém é superior, ou melhor, do que ninguém, somos todos irmãos, pois viemos todos de um só sangue, de Adão Deus fez toda a geração dos homens (Atos 17: 26).

Todos nós viemos de um homem, de Adão que era alma vivente e que pela desobediência nos afastou a todos nós de Deus. E todos nós somos salvos também por um homem, Jesus Cristo o Filho unigênito de Deus que é Espírito vivificante. (I Coríntios 15:21)

Este mesmo Jesus, o verbo de Deus, o Filho de Deus que estava no princípio com Deus e que também era Deus, nos da um mandamento: João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

Jesus quer que nos amemos como Ele nos amou, e como foi que Ele nos amou?

Ele nos amou tanto que deu a sua vida em resgate das nossas vidas. Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Isaías 53:5)

Jesus nos deu o maior exemplo de amor: João 15: 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

A Bíblia nos ensina que devemos fazer o mesmo: I João 3: 16 Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. 17 Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? 18 Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.

Portanto, o maior no reino de Deus, será o que mais conseguir amar e se doar aqui neste mundo, aquele que se fizer servo de todos. (Marcos 10: 44 E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.)

Não temos nada a oferecer a Deus em troca da nossa salvação e da vida eterna, nós temos que aprender a amar e sermos bons de verdade, estamos aqui pra isto, não somos deste mundo, somos peregrinos aqui, o motivo de estarmos aqui é aprender a amar.

Não há nada que possamos fazer para agradar a Deus senão praticarmos a justiça, o amor, a bondade, a caridade, a misericórdia e o perdão. O que Deus quer é que nos compadeçamos dos nossos semelhantes e andemos com temor e humildade perante Ele. (Miquéias 6: 6 ao 8)

Todas as leis de Deus se resumem em Amar a Deus sobre tudo e ao próximo como a nós mesmos: Mateus 22: 36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

A Bíblia diz que o cumprimento da lei é o AMOR: (Romanos 13: 8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. 9 Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.)

A palavra, a Bíblia é a verdade e devemos lê-la várias vezes por dia, pois como o nosso corpo necessita de alimento, o nosso espírito também necessita do alimento espiritual. Porem antes de lê-la, devemos pedir ao Espírito Santo de Deus que nos oriente e que nos ensine a verdade, para que possamos discernir e entender qual é a vontade de Deus.

E a vontade de Deus é que alcancemos à santificação, nos desviando de todo o pecado, de tudo que é errado e praticando a reta justiça que é o AMOR.

É necessário nos consagrarmos à Deus, é necessário a santificação sim, pois está escrito: (Hebreus 12: 14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;)

Agora surge uma grande duvida: Está escrito que somos salvos pela fé em Jesus, Ele mesmo declarou isto: João 6: 47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.

É verdade, somos salvos pela fé n’Ele, porque pelo cumprimento das leis nenhuma carne se salvará, é impossível e foi por saber disto que Deus nos enviou seu Filho único para morrer por nós. (Gálatas 2: 16 Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.)

É certo que o sangue de Jesus nos purifica de todos os nossos pecados, isto se andarmos na luz como Jesus na luz está: (I João 1: 7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.)

Jesus nos declarou que: João 15: 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

Jesus sabendo da necessidade da nossa santificação, orou ao Pai pedindo que nos santificassem, pois nos mesmo não conseguimos nos santificar: (João 17: 17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.)

Todos que cometem pecado são servos do pecado e só Jesus pode nos libertar: João 8: 34 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. 35 Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

A grande questão é: Por onde devemos começar?

Devemos começar pelo amor, amor a Deus e ao próximo. Quando conseguirmos realmente não resistir ao mal, quando conseguirmos dar a outra face à quem nos bater, quando conseguirmos dar também a nossa capa ao que nos quiser tomar a túnica, quando estivermos dispostos a caminhar duas milhas junto ao que quiser nos obrigar a caminhar uma, quando conseguirmos dar a quem nos pedir sem nos desviarmos daquele que nos quiser tomar emprestado, quando conseguirmos amar aos nossos inimigos, bendizer os que nos maldizem, fazer o bem aos que nos odeiam e orar pelos que nos maltratam, ai sim estaremos prontos a passar para uma nova faze que é: Nos abster de muitas coisas que na verdade até nos são lícitas porem não nos convêm. (Mateus 5: 39 ao 48)

Para realemente fazermos a vontade de Deus, temos que aprender o que é a RETA JUSTIÇA.

Vamos dar dois exemplos do que aconteceu com Jesus para entendermos o que é a reta justiça.

Por duas vezes Jesus declarou que o que Ele quer é a MISERICÓRDIA.

1º Vez quando Jesus estava sentado à mesa comendo e bebendo com publicanos e pecadores e os fariseus o acusava de pecado e Jesus lhes respondeu: Mateus 9: 13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

2º Vez quando Jesus passava pelas searas (lavouras), em um sábado; e os seus discípulos colhiam espigas, e comiam sem lavar as mãos e os fariseus também os acusava de pecado e Jesus novamente respondendo disse-lhes: Davi quando teve fome, ele e os que com ele entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição. Aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa. E novamente nos ensinou a reta justiça que é o amor e a misericórdia: (Mateus 12: 7 Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.)

O Nosso Senhor Jesus Cristo sempre nos ensinou a não julgar segundo a aparência, mas segundo a reta justiça (João 7: 24)

Isto porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. (Romanos 14: 17)

O que contamina o homem não é o que entra pela boca, más sim o que sai da boca, porque tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora, mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias e são estas coisas que contaminam o homem. (Mateus 15)

Jesus condenou os fariseus que ensinando doutrinas que são preceitos dos homens e os chamou de condutores cegos porque invalidavam as leis de Deus pelas tradições dos homens.

Temos que ter muito cuidado com isto, ainda hoje vemos ensinamentos a respeito do que comer e do que não comer, do que fazer e do que não fazer. Até devemos nos atentar para isto sim, más nunca nos esquecer do mais importante que é a RETA JUSTIÇA que é o AMOR.

Bem profetizou Isaías acerca dessas pessoas, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. (Marcos 7: 6 e 7)

Deus não muda nunca, isto porque Ele é perfeito e o que é perfeito não necessita mudar, nós sim necessitamos de mudar, de melhorar, e a vontade de Deus sempre foi esta: Isaías 1: 17 Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. 18 Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. 19 Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.

Alguns se dizem religiosos e o que é a verdadeira religião senão visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. Tiago 1:27

Deus não quer o nosso sacrifício, não, Ele quer que apendamos a ter amor, a ter misericórdia que é sinônimo de amor e também que O conheçamos, que o busquemos: Oséias 6: 6 Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. E também: Atos 15: 16 Depois disto voltarei, E reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, Levantá-lo-ei das suas ruínas, E tornarei a edificá-lo. 17 Para que o restante dos homens busque ao Senhor, E todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, Diz o Senhor, que faz todas estas coisas, 18 Conhecidas são a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras. 19 Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.

Não podemos colocar fardos pesados os quais nós mesmos não movemos nem com o dedo sobre os homens, porque Jesus declarou: Mateus 11: 28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

E tem pessoas que atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los. (Mateus 23:4)

Jesus não veio destruir a lei mas cumpri-la e até e até que o céu e a terra se passem, nem um jota e nem um til se omitirá da lei. E qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. (Mateus 5: 17 ao 19)

O que foi deixado a nós os não judeus é que nos abstenhamos das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue. (Atos 15:20) E também: (Atos 21:25)

Desde a antiguidade, o que Deus quer de nós é a misericórdia e o amor: (Miquéias 6: 6 Com que me apresentarei ao SENHOR, e me inclinarei diante do Deus altíssimo? Apresentar-me-ei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano? 7 Agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma? 8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?)

Não sei se consegui me expressar bem, a minha intenção era mostrar baseado na Bíblia o que eu acredito ser a vontade de Deus.

E a resposta que Ele sempre me deu foi esta: Misericórdia e amor para com os homem e temor, humildade e também amor para com Deus.

Costumo dizer melhor que tentar agradar a Deus é se agradar d'Ele, que é gostar das coisas de Deus e não das do mundo.

No meu humilde entendimento, a verdadeira santificação, a verdadeira consagração a Deus é viver com Jesus viveu, andar pelo mundo fazendo o bem e levando o Evangelho da salvação, afinal o que Jesus falou quando enviou os discípulos: Marcos 16: 15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; 18 Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.

É exatamente como Ele mesmo disse a Nicodemos: O que é nascido do Espírito é como o vento que assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. (João 3)

Alem dos apóstolos da Bíblia, creio que muitos já chegaram a este grau de crescimento espiritual, espero pela graça de Deus que possamos também chegar, porem nunca nos esquecemos de que não somos e nunca seremos merecedores da salvação, mas sim devedores à Jesus, pois por mais que alguém esteja perfeito em santificação, este alguém ainda é devedor a Jesus pois que Ele teve que morrer para nos reconciliar com Deus e nos possibilitar a santificação.

Foi sabendo disso que Paulo já estando para ser tirado deste mundo declarou: II Timóteo 4: 7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

Não podemos nos esquecer de que não vamos nos salvar, seremos justificados pela fé e cada um receberá o seu galardão, conforme a sua obra. (Apocalipse 22:12)