Fé ou obras?
1º PARTE
O homem que teme a Deus e o busca, Deus o envia a Jesus para receber o Espírito Santo e ser salvo, porque Deus nos sonda e conhece a intenção do nosso coração. Portanto vamos temer a Deus e dar o melhor de nós que é a fé, pois somos salvos pela fé e não pelas leis, pois está escrito: (Gálatas 3:10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.) E também está escrito: (Marcos 16: 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.) e quanto fazemos tudo ainda assim estamos fazendo apenas nossa obrigação e não conquistando a salvação, porque também está escrito: (Lucas 17: 10 Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.)
Todos que acreditão em Jesus, foram enviados pelo pai: (João 6: 44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.)
Deus gostou de um homem chamado Abraão, porque esse homem tinha muita fé em Deus e essa fé lhe foi imputada como justiça.
Deus fez uma promessa a Abraão: (Gênesis 17: 7 E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti.)
Quando Deus fez esta promessa à Abraão, Ele estava prometendo não as suas descendências, más sim a sua descendência que é Jesus e nós que cremos n'Ele: (Gálatas 3: 16 Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.)
O apóstolo Paulo nos explica em Gálatas 3: 15 que uma aliança não pode ser quebrada, portanto : (Gálatas 3: 17 Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa.) O que Paulo quer dizer no versículo 17 é que a promessa de Deus, de salvar por meio da fé; - E a promessa de Deus não pode ser cancelada, ela não foi anulada 430 anos depois quando Deus deu os dez mandamentos a Moisés no monte Sinai.
Portanto Deus nos fez uma promessa, a todos nós que cremos em Jesus e por Ele nos tornamos descendentes da promessa feita a Abraão.
Deus é digno para cumpri-la, Deus nunca mente, por isto podemos confiar na nossa salvação pela fé em Jesus, pois Ele é o filho da promessa e todos nós como Ele seremos ressuscitados no ultimo dia.
Por muitas vezes tenho perguntado a Deus; o que eu devo fazer pra receber a vida eterna, porque o inimigo tenta me desviar da salvação pela fé.
Sempre alguém está me dizendo que tenho que merecer a salvação.
Dai eu vou buscar as respostas na Bíblia e Deus me fala que o evangelho que me foi pregado no início não mudou.
Deus sempre me responde pela bíblia, pela sua palavra que a salvação, só é possível ao homem, através da fé no seu filho Jesus.
Essa é a nova e eterna aliança, não existe outro caminho, só JESUS é o caminho a verdade e a vida e ninguém vai ao pai senão por Ele.
Jesus deu sua vida para salvar as nossas.
Em Gálatas3: 18, Paulo diz que se a obediência a essas leis pudesse nos salvar, então é evidente que isso seria uma maneira diferente daquela pela qual Abraão caiu nas boas graças de Deus, pois ele simplesmente aceitou a promessa de Deus. (Gálatas 3: 18 Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão.)
Estamos vivendo na época da graça, Jesus deus sua vida para nos resgatar.
A vinda de Jesus era prevista pelos profetas muitos anos antes d'Ele vir.
Todos que estudavam as escrituras esperavam por esse dia, quando o Filho de Deus viesse para nos salvar: (Isaías 61: 1 O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; 2 A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; 3 A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.)
E Ele veio. Jesus veio como era previsto e pregou em Nazaré, onde fora criado, dizendo estas palavras: (Lucas 4: 17 E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: 18 O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, 19 A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR. 20 E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. 21 Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.)
Toda bíblia aponta para isto, (para Jesus) os profetas escreveram isto e o plano se cumpriu em seu Filho Jesus, como estava previsto e da maneira que estava previsto:
- Isaías 9: 6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
- Isaías 7: 14 Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.
Confirmação:
- Mateus 1: 23 Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
O Deus único, o primeiro e o ultimo, o qual anuncia as coisas vindouras e as faz acontecer conforme a sua justiça, falou que faria uma nova aliança conosco: (Jeremias 31: 33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 34 E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.)
A salvação é pela fé em Jesus e independente da salvação que já temos quando cremos, todos nós necessitamos também de todas as suas bênçãos como: Saúde, paz, felicidade, prosperidade e outras coisas maravilhosas que Deus quer nos dar.
Para termos estas bênçãos, temos que: Temer ao Senhor, obedecer ao Senhor como Jesus obedeceu em tudo.
Jesus nos falou que: (João 15: 7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.)
E também: (João 15: 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.)
A salvação é pela fé e quem teme a Deus e guarda os seus mandamentos como Jesus guardou, permanece no seu amor e quem permanece no seu amor, recebe todas as bênçãos maravilhosas que Deus quer nos dar.
Agora sim podemos pedir a Deus que Ele nos atenderá, pois estamos em Jesus e as palavras d'Ele está em nós: (João 16: 24 Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra.)
Deus quer nos salvar e também quer nos ajudar, Ele quer nos dar tudo que necessitamos nesta vida e a salvação na vida vindoura. Más para isto, é necessário que amenos a Deus sobre tudo e ao próximo como a nós mesmos e Deus é tão fiel nisto que Ele nos ensinou o seguinte: (Mateus 5: 23 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.)
Deus é Justo, e esta é a sua justiça: (Mateus 5: 25 Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. 26 Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.)
Verdadeiramente Deus é justo e o pecado será castigado onde quer que seja encontrado, por isto, amemos a Deus sobre tudo e ao próximo como a nós mesmos para que não necessitemos ser corrigidos por Ele, pois Deus corrige aos que Ele ama: (Hebreus 12: 6 Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.)
Deus não tem prazer em corrigir como um pai não tem prazer em castigar um filho.
Ele nos corrige por amor, porque nós que fomos escolhidos e enviados a Jesus para seremos salvos, somos corrigidos para podermos aprender cada dia mais, pois temos nossos nomes escritos no livro da vida e estamos sendo ensinados por Deus.
Estamos aqui para aprender, e a primeira coisa que temos que aprender é: Somos totalmente dependentes do amor de Deus, devemos amá-lo acima de tudo e amar ao nosso próximo como amamos a nós mesmos, este é o grande mandamento: (Mateus 22: 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.)
Deus só quer nos ajudar. Ele já nos possibilitou a salvação apenas pela fé em seu Filho Jesus e quer nos ensinar a sermos melhores a cada dia, pois no seu grande amor, Deus prometeu nos congregar a todos nós em um único rebanho com um único pastor que é Jesus.
O reino que nos espera é um reino INCORRUPTÍVEL, um reino de AMOR. Portanto vamos aprender a amar, amar a Deus e ao próximo.
Coloquemos Deus em primeiro lugar e Ele nos amará tanto que receberemos muito mais do que podemos imaginar, pois verdadeiramente não sabemos nem o que pedir, por isto o Espírito geme, intercedendo por nós.
Deus quer nos dar todas as suas bênçãos e para que isso seja possível, temos que amá-lo acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos.
Deus nos amou tanto que Ele nos deu o que Ele tinha de melhor, o seu Filho único.
Um dia Deus pediu a Abraão que desse seu filho Isaque em sacrifício. Na verdade Deus só estava o testando.
Deus por sua vez nos deu realmente o seu filho em sacrifício, Jesus o Filho único de Deus nos foi dado por amor: (João 3: 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.)
Portanto entendamos que a salvação é pela fé em Jesus! E que alem da salvação, necessitamos das bênçãos de Deus aqui neste mundo, por isto, devemos colocar sempre Deus em primeiro lugar: (Mateus 6: 33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.)
Que Deus seja o nosso único tesouro, que Ele seja tudo em nossas vidas, reconhecermos que dependemos totalmente d'Ele e que Ele nos amou ao ponto de dar em sacrifício por nossas vidas, o que Ele tinha de melhor: Seu filho Jesus.
Portanto amemos a Deus acima de tudo, pois Ele nos amou a ponto de se sacrificar por nós.
2º PARTE
Eu acredito que o homem que teme a Deus e o busca, Deus o envia a Jesus para receber o Espírito Santo e ser salvo, porque Deus nos sonda e conhece a intenção do nosso coração. Portanto vamos temer a Deus e dar o melhor de nós que é a fé, pois somos salvos por ela e não pelas leis, pois está escrito: (Gálatas 3:10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.) E também está escrito: (Marcos 16: 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.) e quanto fazemos tudo ainda assim estamos fazendo apenas nossa obrigação e não conquistando a salvação, porque também está escrito: (Lucas 17: 10 Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.)
A salvação é como Paulo nos ensinou, em Romanos 3.
E não foi só Paulo que nos ensinou isto, João também nos fala que: (I João 5: 10 Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. 11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. 12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 13 Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.) Deus enviou seu Filho Jesus e o fez supremo sacerdote eterno para nos dar a vida eterna, quem crê em Deus, crê em Jesus e tem a vida eterna por crer n’Ele. Portanto você que crê em JESUS tenha certeza disto: Você tem a vida eterna, porque o próprio Jesus afirmou: (João 6: 37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. 38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39 E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. 40 Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.) você crê nisto? Eu creio, eu tenho fé e a fé é a certeza, a convicção das coisas que se esperam, apesar de não as vermos. (Hebreus 11: 1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.)
O Apóstolo Paulo, enviado por Jesus a nós, os não judeus, nos ensinou que o plano de Deus para nossa salvação é através da fé em Jesus.
(Romanos 3: 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 24 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. 25 Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; 26 Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. 27 Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. 28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.)
Todos nos pecamos e estamos destituídos da glória de Deus.
Deus na sua misericórdia nos fez justiça, enviou seu filho JESUS para morrer e pagar nossa divida.
Pela justiça de Deus, somos declarados justos por ter fé em JESUS.
Mas o que é a justiça de Deus?
Vamos entender melhor o que é a JUSTIÇA de Deus.
Em Lucas 18, Jesus nos conta uma parábola de um Juiz que não temia a Deus e nem respeitava os homens, más que por muita insistência fez justiça a uma viúva.
A justiça de Deus é esta: Se um juiz injusto fez justiça por insistência, Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?
(Lucas 18: 8 Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?)
Essa é a justiça de Deus. Ele fez aos que dormiram no pecado e faz nesse tempo presente.
Por esta reta justiça de Deus e por já haver planejado tudo muito antes, Deus não condenou os que pecaram no passado porque estava aguardando a vinda da justificação pela fé em JESUS.
Porque como já era previsto por Deus, Jesus o Cristo veio e pagou os pecados de todos: Judeus, não judeus, os que dormiam, os que estavam vivos e os que estão vivos.
E Jesus ainda é nosso justificador, pois é bom que não pequemos más se pecarmos: (João 2: 1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.)
Por isto acreditemos e confiemos em JESUS, pois está escrito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.
Existe uma grande diferença entre pecar e pecar voluntariamente para tentar a Deus.
Pela provocação que os judeus fizeram no deserto, adorando um bezerro de ouro, Deus jurou na sua ira que não entrariam no seu repouso.
Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados.
O sacrifício já foi feito, Deus não quer de nós outro sacrifício, Ele quer de nós apenas a fé, a misericórdia e o conhecimento d’Ele.
- Oséias 6: 6 Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.
- Mateus 9: 13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.
O sacrifício já foi feito por Jesus, o que Deus quer de nós é a misericórdia.
Tenhamos misericórdia uns dos outros como Ele tem de nós.
Misericórdia é a virtude de compadecer-se da miséria alheia, e quando nós estávamos totalmente na miséria, condenados a morte pelos nossos pecados, Deus teve misericórdia de nós e nos deu uma segunda chance, uma segunda aliança, a salvação pela fé em Jesus.
Vamos voltar ao assunto da visão espiritual.
Será justo um criminoso que matou muitas pessoas ser declarado justo apenas por ter fé em JESUS?
Essa é uma coisa difícil de entender, más a Justiça de Deus é perfeita.
Sim é justo porque esse criminoso colocou toda sua confiança em JESUS e Jesus morreu para isto, Ele levou sobre si todos os nossos pecados: (Isaías 53: 5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.)
Esse criminoso em questão, como todos nós, estávamos destituídos da glória de Deus pelo pecado, más JESUS, o filho de DEUS, deu sua vida em sacrifício para aplacar a ira de Deus contra nós.
Deus usou o sangue e a fé como meio de salvar as nossas vidas, nós que estávamos no pecado.
O sangue do seu próprio filho e a nossa fé.
Então Deus entrou com o sacrifício e nós apenas com a fé?
Exatamente! A única coisa que temos a oferecer à Deus é a nossa fé, acreditando e confiar em Jesus como nosso único salvador, pois após crermos n’Ele, recebemos o Espírito Santo de Deus que nos transforma em novas criaturas.
Não temos outra coisa a oferecer. Na verdade, nada que temos é de nós mesmos, nem mesmo a fé, tudo é dom e dom é dado.
Se eu sou melhor em algo em relação ao meu próximo, isso é um dom vindo de Deus, portanto não é meu, pois não veio de mim mesmo, veio de Deus, todo dom é dado por Deus.
Deus nos ofereceu muito mais que nós oferecemos a Ele!
Deus nos ofereceu o melhor que Ele tinha!
Deus nos ofereceu o SEU FILHO; a morte e o sangue do seu filho único JESUS.
Deus ofereceu seu Filho, por amor a nós, para nos resgatar e nos salvar.
Deus ofereceu o que Ele tinha de melhor, o seu próprio filho, Jesus Cristo o santo, o justo, um ser puro, incorruptível, sem erros, sem pecado, perfeito em amor.
Deus sofreu muito com isto.
Qual o pai que não sofre pelo filho?
Sabemos que Deus pediu a Abraão que sacrificasse seu filho Isaque. Abraão ia sim sacrificar Isaque a Deus porque confiava n’Ele, más Deus não permitiu, estava apenas testando a fé de Abraão.
Deus tinha poder para ressuscitar Isaque e Abraão sabia disto, da mesma forma Deus ofereceu o seu filho Jesus e o ressuscitou, para que todos nós que cremos n’Ele fossemos ressuscitados também.
Deus ofereceu seu filho de verdade e sofreu muito com isso!
O sacrifício que Jesus fez foi tão sofrido, que Ele que sempre chamou à Deus de pai, porque Deus é realmente seu pai amoroso.
No momento do seu maior sofrimento na cruz, onde Ele, Jesus, foi como diz Isaías “Moído” pelos nossos pecados; naquele momento de tão grande sofrimento que Deus não pode nem olhar para Jesus, pois tudo isso tinha que se cumprir ou nós não teríamos salvação, naquele momento, Deus virou o rosto pra não ver o sofrimento do seu filho, pois é pior para um pai, ver um filho sofrendo do que sofrer no lugar dele, quem não daria sua vida por um filho?
Pois foi assim: Naquele momento de tão grande sofrimento, quando Deus virou o rosto, Jesus clamou não pai, más: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
Mas Deus não é mau, Ele fez isto por amor a todos nós, Ele se doou por nós, foi uma renuncia em favor de muitos.
Nem um outro homem poderia ter cumprido isso que Jesus cumpriu.
Nem Moisés, nem Davi, nem Elias, nem nenhum outro homem poderia servir a esse propósito, porque só Jesus tinha o valor de filho para Deus.
Jesus era e ainda é o mais amado por Deus e Deus nos deu o que Ele mais amava.
Deus nos deu o que Ele tinha de melhor.
Alguém ainda acredita que a salvação pode ser através de boas obras?
Se não somos dignos de ser sacrificados, somos dignos de merecer a salvação?
Nem um homem foi digno nem mesmo de ser sacrificado como o foi JESUS, porque Deus quis dar algo de muito valor por nós, e só Jesus tinha esse valor para Deus.
Onde está agora a jactância?
Quem poderá se salvar por ser perfeito?
Quem poderá se salvar senão pela graça?
Quem pode se vangloriar de merecer o reino de Deus pelas suas obras?
Quem pode tentar ser perfeito e achando ser, dizer: Tenho um nada consta no céu?
Quem pode merecer a salvação, se não é merecedor nem mesmo de se doar?
A salvação não é dada a homem nenhum por cumprir as leis ou praticar boas obras!
A Salvação é única e exclusivamente pela FÉ em JESUS!
Após sermos enviados a Jesus e crermos n’Ele, recebemos o Espírito Santo de Deus que nos transforma: (Romanos 8: 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.)
Se acharmos que podemos conquistar a salvação, estamos desprezando o sacrifício que Jesus fez por nós e nos procedendo como loucos.
Portanto, busquemos sempre a perfeição não para alcançar a salvação, pois esta já temos.
Busquemos a perfeição, a obediência e o temor a Deus por amor e gratidão ao que Deus já nos deus: a vida eterna pelo sacrifício do seu filho JESUS.
Busquemos sempre a perfeição, apesar de saber que só a teremos quando formos transformados em novas criaturas, no ultimo dia, na volta de Jesus.
Hoje temo o Espírito Santo de Deus que habita em nós, porque o recebemos ao crer em JESUS.
Esse Espírito nos ajuda a sermos criaturas melhores e a produzir os bons frutos.
Este Espírito nos faz sentir vontade de sermos melhores.
Mas sempre que alguém tentar e não conseguir, não perca a FÉ, antes acredite que temos um advogado nos céus: JESUS, o justo que nos justifica perante Deus: (I João 2: 1Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.)
Deus conhece a intenção dos nossos corações, por isto Ele sabe quando buscamos ser melhor e Ele também conhece quando pecamos deliberadamente, voluntariamente na intenção de provocá-lo.
Nunca provoquemos à Deus.
E também nunca percamos a FÉ, pois ela é a única coisa em nós que pode agradar a Deus, pois está escrito: O justo viverá da fé e se ele recuar minha alma não tem prazer nele. (Hebreus 10: 38)
O que Deus realmente quer de nós é a FÉ, o AMOR, a MISERICÓRDIA e o CONHECIMENTO DE DEUS.
(Romanos 3: 10 Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.) o homem pode viver tentando ser justo, ser prefeito que neste mundo não vai conseguir ser justo o tempo todo.
Isso só será possível após a vinda de Cristo, ai sim, seremos transformados em novas criaturas, incorruptíveis. Só Jesus conseguiu ser perfeitamente justo neste mundo, porque Ele era Deus em corpo humano, filho de Deus, concebido pelo Espírito Santo. (I Coríntios 15: 52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.)
(Romanos 3: 19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.) A lei serviu para nos mostrar isto, que somos pecadores e realmente merecemos a condenação.
(Romanos 3: 20 Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.) Não temos a mínima chance de alcançar a salvação pelas obras da lei, por tentar ser perfeito, por ser justo, por merecer a salvação, ninguém merece, só seremos salvos pela fé em Jesus. Se fosse possível, não haveria necessidade de Jesus vir.
(Romanos 3: 21 Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; 22 Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.) Deus nos mostrou um caminho diferente para o céu, não o fato de sermos bonzinhos e procurarmos guardar suas leis para merecer (comprar) a vida eterna. Agora temos um novo caminho que na verdade não é novo, pois as escrituras falavam dele a muito tempo como vamos ver mais adiante neste estudo, em Hebreus 7.
Deus agora nos declara sem culpa, se confiarmos em Jesus Cristo, para Ele tirar os nossos pecados ao invés de tentarmos ser perfeitos para merecer a vida eterna.
3º PARTE
Eu acredito que o homem que teme a Deus e o busca, Deus o envia a Jesus para receber o Espírito Santo e ser salvo, porque Deus nos sonda e conhece a intenção do nosso coração. Portanto vamos temer a Deus e dar o melhor de nós que é a fé, pois somos salvos por ela e não pelas leis, pois está escrito: (Gálatas 3:10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.) E também está escrito: (Marcos 16: 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.) e quanto fazemos tudo ainda assim estamos fazendo apenas nossa obrigação e não conquistando a salvação, porque também está escrito: (Lucas 17: 10 Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.)
Daqui pra frente vamos passar para Hebreus 7, onde vamos entender que ao enviar Jesus, Deus mudou a lei, porque Deus enviou um novo tipo de sacerdote, JESUS, por isto sua lei precisa ser mudada para permitir isso.
Claro que Deus já sabia que á mudaria desde a criação do mundo, más seria necessário essa mudança em função da mudança do sistema de sacerdócio.
Vamos ver em Hebreus 7 que explica muito bem que Deus mudou sua lei quando enviou Jesus um sacerdote diferente, não levita, mas da tribo de Judá, e não mortal, más da ordem de Melquisedeque, o qual nunca nasceu nem morreu e o qual o próprio Abraão pagou dízimos por Melquisedeque ser maior que Abraão, pois quem recebe o dizimo é maior do que o que paga.
(Hebreus 7: 11 De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?) Se os sacerdotes judaicos e suas leis fossem capazes de nos salvar, porque então Deus precisou enviar Jesus Cristo como sacerdote da classe de Melquisedeque, ao invés de mandar alguém da mesma classe de Arão - a classe a qual pertenciam todos os outros sacerdotes?
(Hebreus 7: 2 Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.) E quando Deus envia um novo tipo de sacerdote, sua lei precisa ser mudada para permitir isso.
(Hebreus 7: 13 Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar, 14 Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.) Como todos sabemos, Cristo não pertencia à tribo de sacerdotes de Levi, mas proveio da tribo de Judá que não havia sido escolhida para o sacerdócio; Moisés nunca lhes dera aquele serviço.
(Hebreus 7: 15 E muito mais manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote, 16 Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível. 17 Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.) Portanto podemos ver claramente que o método divino mudou, pois Cristo, o nosso supremo sacerdote que veio da classe de Melquisedeque, não se tornou sacerdote satisfazendo a antiga exigência de pertencer a tribo de Levi, mas na base do poder que deriva de uma vida que não pode acabar. E o salmista salienta isso quando diz a respeito de Cristo: “Você é para sempre sacerdote da classe de Melquisedeque”.
(Hebreus 7: 18 Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade 19 (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.) Sim, o antigo sistema de sacerdócio baseado no parentesco foi cancelado, porque não deu resultado. Era fraco e inútil para salvar o povo. Nunca tornou ninguém realmente justo para Deus. Agora, porém, temos uma esperança muitíssimo melhor, pois Cristo nos torna aceitáveis a Deus, e agora podemos aproximar-nos dele.
Somente seremos salvos através da fé em Jesus, porque Ele cumpriu a lei, morreu e ressuscitou, e se tornou nosso supremo sacerdote eterno, está sentado ao lado de Deus de onde nos justifica, nos defende, nos torna aceitáveis a Deus pela fé e não pelas obras.
Para termos a salvação, para podemos entrar no descanso de Deus, temos que ACREDITAR EM JESUS, confiar que ele vai tirar nossos pecados: (João 3: 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.)
(Romanos 3: 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 24 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.) Todos nos pecamos, quando a isto não há duvidas, um dia Jesus desafiou alguém, ao menos um de vários em uma multidão que queria apedrejar uma mulher que havia sido pega no ato do adultério.
Jesus declarou que quem estivesse sem pecado, atirasse a primeira pedra e não houve um sequer que estivesse sem pecado, nossa consciência nos mostra isso.
Portanto nós todos somos pecadores e a salvação veio de graça pelo sacrifício de Jesus.
Somos salvos pela graça de Deus e não por mérito próprio, não por tentarmos ser justos e praticar o bem.
Temos que buscar sim produzir os bons frutos que Deus o dono da vinha espera receber quando voltar.
Hoje que temos o Espírito Santo de Deus por aceitar Jesus como nosso salvador, podemos produzir alguns bons frutos: Amor, misericórdia, piedade e compaixão.
Mas a salvação ainda é pela fé em Jesus, pois pela lei teríamos que sermos perfeitos e não errar nunca, pois está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. (Gálatas 3: 10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.)
Temos que fazer tudo isto sim, pois somos maus servos, quando fazemos tudo, ainda assim fizemos apenas nossa obrigação: (Lucas 17: 7 E qual de vós terá um servo a lavrar ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te, e assenta-te à mesa? 8 E não lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu? 9 Porventura dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não. 10 Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.)
A salvação é pela fé: (Marcos 16: 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.)
Vamos entender uma coisa, se temos que ser perfeitos para alcançarmos à salvação, porque Jesus veio e deu sua vida?
A resposta é simples, existe um plano de Deus pra nossa salvação através da fé em Jesus, a segunda e eterna aliança.
Se pela primeira aliança era impossível, pela segunda é possível!
Essa é a boa nova: SALVAÇÃO PELA FÉ
Esse novo plano acontece assim: Somos enviados por Deus a Jesus, o nosso verdadeiro pastor.
Após crermos em Jesus e sermos batizado e recebemos o Espírito Santo de Deus, seremos salvos.
Detalhe, pra ser batizado, basta crer em Jesus, não temos que ser perfeitos para sermos batizados.
Quando Felipe batizou o eunuco etíope, ele exigiu o que? (Atos 8: 37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.) Felipe não perguntou se o etíope tinha algum pecado, não ele perguntou se o etíope: SE ELE ACREDITAVA QUE JESUS ERA O MESSIAS, O FILHO DE DEUS.
Temos que ser batizados para receber o Espírito Santo e notem que quando Pedro apenas pregou à família de Cornélio, todos receberam o Espírito Santo antes mesmo de serem batizados e Pedro entendeu que verdadeiramente quem crê em Jesus, recebe o Espírito Santo, pois João o Batista, batizava o batismo do arrependimento e batizava com água e Jesus batiza o batismo do Espírito santo e batiza com fogo. (Atos 10)
Quando Paulo chegou a Éfeso, achou ali alguns discípulos que haviam sido batizados por João o Batista e não tinham recebido o Espírito Santo: (Atos 19: 2 Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. 3 Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. 4 Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. 5 E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. 6 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam. 7 E estes eram, ao todo, uns doze homens.)
Jesus nos ensinou que quem não nascer da água e do Espírito não pode ver o reino de Deus: Nós já nascemos da água, quando nascemos da barriga de nossas mães, pois fomos gerados na água (liquido amniótico) quem nasce do Espírito é como o vento, LIVRE, agente escuta e sente, mas não sebe de onde vem nem pra onde vai. (João 3: 8 O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.)
A nossa salvação é assim: Após recebermos o Espírito Santo, este nos ensina, pois Deus falou que colocaria suas leis em nosso entendimento e em nossos corações (Hebreus 8:10) e não haveria necessidade que ninguém orientar o próximo no que é certo ou errado, pois todos seríamos orientados pelo próprio Espírito e esse mesmo Espírito nos mostra como Deus é maravilhoso, como Deus é AMOR e como Ele nos ama e por amor, admiração e gratidão a esse Deus único, magnífico e misericordioso, passamos a desejar dar o melhor de nós mesmos, na “construção” deste reino de amor.
Na verdade o descanso eterno, o reino de Deus Já está pronto desde a criação do mundo, pois Deus descansou no sétimo dia e Jesus está ao lado d’Ele como nosso supremo sacerdote, nos justificando, a todos nós que cremos e esperamos n’Ele.
Todas as leis e os profetas vão até João o Batista, o Elias e toda escritura aponta para Jesus o Messias.
A salvação do homem é tão simples que algumas pessoas simplesmente não a aceitam, acreditando que não pode ser apenas pela fé.
Algumas pessoas acreditam que temos que merecer a salvação pela nossa justiça, por sermos bons.
Se a tentativa de seguir as leis pudesse salvar alguém, não haveria necessidade de Jesus ter vindo, e quando Ele veio, um novo tipo de plano foi iniciado, apesar de não ser novo, pois toda escritura falava dele muito antes de Jesus vir.
A salvação só é possível através de Jesus, Ele é o único caminho verdade e vida e ninguém vai ao Pai senão por Ele. (João 14: 6)
Jesus é o nosso verdadeiro pastor, o qual verdadeiramente nos conhece e nos permitiu conhece-lo, pois nós que somos d’Ele, reconhecemos sua voz e o seguimos. (João 10: 14 Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.)
Esse Jesus o filho de Deus, feito nosso supremo sacerdote eterno, está ao lado de Deus onde nos justifica constantemente. Basta que nos arrependamos quando pecarmos.
Ele nos ensinou muitas coisas boas: Ensinou-nos a sermos humildes, a confiar em Deus, a obedecer a Deus por respeito (temor), nos ensinou a amar a Deus e confiar n’Ele que Ele é benigno, nos ensinou a ter misericórdia do nosso próximo principalmente os pequeninos na fé e a renunciar a muitas coisas, por amor.
Jesus é o verdadeiro pastor, porque faz tudo por amor e não por pagamento.
Até o próprio Paulo diz ser prisioneiro de Cristo ao fazer a obra. (Efésios 3: 1 Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Jesus Cristo por vós, os gentios;)
O verdadeiro pastor (JESUS) deu a vida pelas suas ovelhas e as suas ovelhas o conhecem e Ele as conhece.
Paulo, um homem ungido e escolhido por Deus para pregar as boas novas a nós os não judeus, nos ensinou que o que nos leva a salvação é a FÉ EM JESUS, pois não temos outra coisa a oferecer se não nossa confiança.
Paulo falou no final da sua vida: (II Timóteo 4: 7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.)
Por amor ao nosso próximo e respeito ao plano de Deus, nunca coloquemos fardos pesados e impossíveis de se carregar ao nosso próximo, privando-o da salvação pela graça de Deus. (Mateus 23: 4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los;)
O fardo que Jesus nos põe é leve e seu julgo é suave. (Mateus 11: 30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.)
Antes levemos as boas novas como ela é: QUE JESUS VEIO SALVAR O MUNDO E NÃO CONDENA-LO, que ao homem é impossível se salvar, mas que para Deus nada é impossível, (Mateus 19: 26 e também Marcos 10: 27)
Devemos fazer isto: (Hebreus 10: 25 Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.)
E nunca fazer isto: (Mateus 7: 5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.)
O bom mesmo é nunca julgar: (Mateus 7: 2 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.)
4º PARTE
Eu acredito que o homem que teme a Deus e o busca, Deus o envia a Jesus para receber o Espírito Santo e ser salvo, porque Deus nos sonda e conhece a intenção do nosso coração. Portanto vamos temer a Deus e dar o melhor de nós que é a fé, pois somos salvos por ela e não pelas leis, pois está escrito: (Gálatas 3:10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.) E também está escrito: (Marcos 16: 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.) e quanto fazemos tudo ainda assim estamos fazendo apenas nossa obrigação e não conquistando a salvação, porque também está escrito: (Lucas 17: 10 Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.)
Vamos estudar também o livro de Atos13, onde Paulo fala da simplicidade do plano de Deus para nossa salvação e a rejeição do mesmo pelos entendidos da lei.
O plano de Deus para nossa salvação é tão maravilhoso que muitos não o entenderam. (Atos 13: 37 Mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção viu.) Jesus nunca pecou, Ele nunca errou e se foi ressuscitado para que como Ele nós que cremos n’Ele também fossemos ressuscitados.
Vemos também a necessidade da sua morte e ressurreição em: (Efésios 2: 5 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo ( pela graça sois salvos ), 6 E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;)
Jesus foi morto por nossos pecados, como previsto: (Isaías 53: 5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.)
Continuando em Atos 13: (Atos 13: 38 Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. 39 E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê.) Todo aquele que confia, que Crê em Jesus, fica livre de toda culpa, e é declarado justo - uma coisa que a lei não pode fazer, Jesus fez. O Plano de Deus é esse, simples e maravilhoso, possível a qualquer um que seja antes escolhido por Deus e enviado a Jesus como lemos também em: (Romanos 8: 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.)
O plano de Deus é tão simples que alguns estudiosos não o aceitaram, antes o desprezaram: (Atos 13: 40 Vede, pois, que não venha sobre vós o que está dito nos profetas: 41 Vede, ó desprezadores, e espantai-vos e desaparecei; Porque opero uma obra em vossos dias, Obra tal que não crereis, se alguém vo-la contar.) É tão simples que alguns não acreditam, e isto já era dito pelos profetas que inspirados por Deus disseram: Olhem e morram, vocês que desprezam a verdade, porque eu estou fazendo uma coisa na época de vocês - Uma coisa que vocês não acreditaram, quando ouvirem ser anunciada.
Jesus também falou sobre isso em: (Lucas 10: 21 Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.) Deus nos revela pelo Espírito, aquilo que o Espírito Santo testifica com o nosso, é a verdade que Deus quer que eu creia: (Romanos 8: 16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.)
Jesus ensinou por parábolas: (Lucas 8: 10 E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.)
Agora que temos a salvação pela fé em Jesus, vamos levar nossos irmãos ao reino de Deus, amando-os e levando as boas novas com AMOR, pois quando Jesus vier na sua glória e separar as ovelhas dos bodes e as ovelhas perguntarem o que fizemos para receber a salvação? Jesus responderá assim: (Mateus 25: 37 Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? 38 E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? 39 E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? 40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.)
O que Deus mais quer de nós é: Misericórdia, justiça, verdade (conhecimento da palavra) e amor.
(Oséias 6: 6 Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.)
(Mateus 9: 13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.)
(Coríntios 13: 1 AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.)
(Coríntios 13: 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.)
(Mateus 23: 23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.)
5º PARTE
Eu acredito que o homem que teme a Deus e o busca, Deus o envia a Jesus para receber o Espírito Santo e ser salvo, porque Deus nos sonda e conhece a intenção do nosso coração. Portanto vamos temer a Deus e dar o melhor de nós que é a fé, pois somos salvos por ela e não pelas leis, pois está escrito: (Gálatas 3:10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.) E também está escrito: (Marcos 16: 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.) e quanto fazemos tudo ainda assim estamos fazendo apenas nossa obrigação e não conquistando a salvação, porque também está escrito: (Lucas 17: 10 Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.)
Vamos agora estudar os Dez mandamentos dados a Moisés no monte Sinai e o grande mandamento de Jesus, que resumiu os dez em dois:
- Êxodo 20. 1 a 17
1 - Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.
2 - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
3 - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
4 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
5 - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
6 - Não matarás.
7 - Não adulterarás.
8 - Não furtarás.
9 - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10 - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
O Grande mandamento de Jesus:
(Mateus 22: 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.)
(João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.)
(João 15: 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.)
(João 15: 17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.)
Resumo dos mandamentos:
Amar a Deus sobre tudo:
1 não terás outro Deus
2 não farás e adoraras esculturas
3 não usaras meu santo nome em vão
4 guardaras o sábado
Amar ao próximo como a ti mesmo:
5 honrar pai e mãe
6 não mataras
7 não adulterarás
8 não furtarás
9 não dirás falso testemunho
10 não cobiçaras
Procuremos ser cada vez melhores e nunca percamos a única coisa que nos salva e A FÉ EM JESUS. (Hebreus 10: 38 Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.) Se recuarmos na fé, Aqui o escritor do livro de Hebreus está nos dizendo que não podemos nunca recuar na fé, eu creio que esse escritor é o mesmo que declarou no final da sua jornada: (II Timóteo 4: 7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.)
Paulo se baseia no profeta Habacuque, que diz: (Habacuque 2: 4 Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.)
Tenhamos fé, porque quando esperamos em Jesus, Ele é fiel e nos faz ter a certeza que Ele nos dará a salvação: (Romanos 8: 16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.)
Nós não somos fieis, más Jesus é.
Todo pregador que pregar JESUS é de Deus, más nunca devemos confiar no homem, más apenas em Deus: (Salmos 118: 8 É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem.)
Em I Tessalonicenses 5, Paulo nos adverte a não abafar o Espírito Santo, ou seja, não deixar de falar aquilo que o Espírito nos manda falar, nos adverte também a examinar e colocar a prova as profecias e reter o bem: (I Tessalonicenses 5: 19 Não extingais o Espírito. 20 Não desprezeis as profecias. 21 Examinai tudo. Retende o bem.) Não abafem o Espírito Santo, não zombem daqueles que profetizam, más ponham a prova tudo que for dito.
Todos nós homens somos falhos, esta é uma realidade.
Em I Coríntios 3, Paulo nos ensina que os homens pregadores, são colaboradores porque quem verdadeiramente edifica é Jesus.
Um é o que planta, outro é o que rega, mas nem um nem outro edifica, somente Deus edifica.
Todo pregador deve edificar em um único alicerce que é Jesus: (I Coríntios 3: 11 Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.) Exatamente porque a salvação é pela fé em Jesus, esse é o plano de Deus, a segunda e eterna aliança e se alguém pregar um outro tipo de salvação que não seja através da fé em Jesus está errando.
Se um pregador ensina que a salvação é pela fé em Jesus, ele plantou a boa semente.
Se vier outro ensinando que a fé em Jesus não vale nada se não formos perfeitos e não pecarmos, está destruindo o plano de Deus, pois com isto, pode estar levando alguns a perder a fé em Jesus e passar a acreditar que a salvação é pelo cumprimento das leis.
Deus quer de nós a perfeição sim, não é esta a questão.
A questão é que pela fé somos justificados pelo sacrifício que Jesus já fez e recebemos o Espírito Santo de Deus.
Daí sim, pelos dons do Espírito que habita em nós, passamos a produzir os bons frutos e isto é dinâmico e progressivo, vamos nos tornando criatura cada vez melhores.
Já pelo cumprimento das leis, é como está escrito em Gálatas: (Gálatas 3:10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.)
Quando acreditamos em Jesus e recebemos o Espírito, cumprir as leis passa a nem ser tão difícil, vamos ver o que são as leis:
Amar a Deus sobre tudo:
1 não terás outro Deus
2 não farás e adoraras esculturas
3 não usaras meu santo nome em vão
4 guardaras o sábado
Amar ao próximo como a ti mesmo:
5 honrar pai e mãe
6 não mataras
7 não adulterarás
8 não furtarás
9 não dirás falso testemunho
10 não cobiçaras
O que temos que entender é que eu não preciso adulterar para cometer o pecado, se eu apenas desejar em meu coração, já estou pecando.
Porque Deus é Espírito e Ele sonda nosso espírito e nossa alma e sabe a intenção do nosso coração.
O que importa não é apenas não errar, é também não desejar errar e esse crescimento só é possível ao homem quando nele habita o Espírito Santo de Deus.
Paulo afirmava que aquilo que ele quer fazer não faz e o que ele não quer fazer, isso acabava fazendo. Isto porque somos humanos e só seremos realmente perfeitos, após a vinda do Cristo, quando seremos todos nós, transformados em novas criaturas, incorruptíveis.
Não é impossível seguir as leis, mas um dia ou outro eu erro em uma delas, por isto tenho que esperar em Jesus, que está a direita de Deus e intercede por nós, nos justificando.
Cumprir todas as leis sem nunca errar em nenhuma delas, só Jesus conseguiu isto.
E mesmo Jesus foi acusado de pecado por curar no sábado.
Se formos interpretar as escrituras de forma literal, Jesus realmente pecou, más claro que Ele não pecou porque devemos ver com os olhos do Espírito e com os olhos do Espírito, Jesus praticou a reta justiça, Ele fez um bem no sábado (curou no sábado).
Jesus quer que sejamos perfeitos é claro, Deus também quer isto e devemos sempre buscar a perfeição, seguindo as tendências do Espírito e não da carne.
Mas só conseguiremos ser perfeitos, quando Jesus vier na sua glória e nos levar, ai sim seremos perfeitos, pois seremos transformados.
Hoje somos semente, quando formos plantados, se não morrermos, nos transformaremos em uma planta bem diferente da semente plantada, ou seja, hoje somos homens, quando morrermos e ressuscitarmos em Cristo, seremos transformados em novas criaturas bem diferentes do que somos hoje.
A pesar de saber que só Jesus foi perfeito, devemos buscar a perfeição sempre, não para merecermos a salvação, pois nós que cremos em Jesus, já temos a salvação por crer n’Ele. Más nós devemos buscar a perfeição porque através de Jesus, recebemos o Espírito de Deus que no faz sentir vontade de sermos perfeitos.
Também porque somos gratos a Deus que nos deu a salvação na nossa imperfeição.
Eu já escutei pregadores dizerem que tem um nada consta nos céus.
Um nada costa é não dever nada, e todos nos somos devedores à Deus.
Deus não nos deve nada, pois a salvação pela fé, foi tão perfeita que ninguém nunca poderá dizer que não teve oportunidade.
Esse pregador que disse ter hoje um nada conta nos céus, se baseou no livro de Isaías 38 que conta que o rei Ezequias estava doente e o profeta Isaías foi enviado por Deus pra dizer que aquela doença era pra morte. Ezequias então orou assim: Ah! SENHOR, peço-te, lembra-te agora, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo.
Então Deus ouvindo a oração de Ezequias, enviou novamente o profeta dizendo: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos.
Não está escrito, Deus falou quando explicou que os filhos não pagam os pecados pelos pais: (Ezequiel 18: 4 Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.)
Pela antiga aliança, a Alma que pecar morre e pela nova Aliança aquele que crer em Jesus será salvo: (Marcos 16: 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.) quem não aceitar a segunda aliança, a salvação pela fé em Jesus, quem não crer, tem que seguir a primeira aliança e como não consegue, já está condenado.
Deus não devia nada a Ezequias.
Deus teve misericórdia de Ezequias.
Deus se comoveu pelas lagrimas de Ezequias.
Nós não temos nada, não somos nada e não podemos nada sem Deus.
Deus não nos deve nada.
Ninguém tem um nada consta nos céus.
Temos sim, muitas dividas de pecados, o que herdamos de Adão e outros que cometemos durante nossas vidas e todos eles são justificados pelo sangue de Jesus.
Nós todos somos pecadores. Como não dever nada a Deus que é santo? Que nos fez esperando encontrar em nós bons frutos e só encontra maus frutos.
Hoje com o Espírito Santo, podemos dar bons frutos, más é impossível não pecar nunca.
Por isto necessitamos da misericórdia de Deus que é a salvação pela fé em Jesus.
Se nós temos um nada consta com Deus é simplesmente por crer em Jesus, não por nossos atos de justiça.
Deus sim tem um nada consta conosco, pois Ele não nos deve nada, a partir da nova aliança, Deus não nos deve mais nada pois Ele possibilitou a salvação a todos que crerem em seu Filho.
Deus não tem obrigação de nos salvar, porque quem pecou foi Adão e se fosse eu no lugar dele, teria pecado da mesma forma e também quem tem pecado hoje sou eu, que não cumpri a primeira aliança guardando suas leis, sempre nós que desobedecemos.
Deus não nos deve absolutamente nada porque pela sua justiça possibilitou a salvação pela fé no seu Filho.
Deus já fez o máximo que Ele podia fazer pra nos salvar, Ele sacrificou o que Ele tinha de mais valioso por nós.
Deus teve tanta misericórdia de nós, porque quando estávamos todos na miséria, condenados a morte, Ele teve compaixão de nossa miséria e nos deu uma chance incrível de sermos salvos.
A segunda e eterna aliança, que é através da fé em Jesus é possível a todos, basta conhecer e acreditar.
Somos justificados dos nossos pecados por acreditar e esperar em Jesus Cristo, esperar pela intercessão d’Ele que cumpriu a lei e está ao lado de Deus nos justificando, intercedendo por nós.
Jesus é o nosso advogado junto ao Pai, Ele é nosso Supremo Sacerdote eterno, o qual ofereceu sacrifício e hoje pode nos tirar da condição de escrevo à filhos.
Agora que temos esse presente de Deus que é a vida eterna pela fé em Jesus, vamos ser gratos e tentar sermos homens melhores.
Vamos produzir bons frutos, amando a Deus sobre tudo e ao próximo como a nós mesmos, para isto temos o Espírito Santo de Deus em nós, para nos ajudar a produzir bons frutos.
Um jovem rico perguntou a Jesus o que deveria fazer para ter a vida eterna e Jesus lhe respondeu: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
O jovem já fazia tudo isto e Jesus sabia disto.
Então Jesus lhe falou: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
O jovem retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
Então Jesus disse aos seus discípulos: é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se?
E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.
Algumas pessoas tem realmente deixado tudo pra seguir a Jesus e vão receber cem vezes mais, duto de deixaram e ainda a vida eterna.
Más a salvação é pela fé em Jesus e não por nossa capacidade!
(Tiago 2: 14 Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? 15 E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, 16 E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?)
(Tiago 2: 26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.)
Tiago está falando aqui de obras de caridade e ele está correto, pois Jesus nos ensinou que: (Mateus 25: 37 Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? 38 E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? 39 E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? 40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.)
Pela fé recebemos o Espírito de Deus que nos faz produzir os bons frutos.
Más a salvação é pela fé em Jesus:
- Hebreus10: 38 Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
- Gálatas 3: 11 E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.
- Habacuque 2: 4 Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.
- Romanos 1: 17 Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.
- João 20: 31 Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.
- Mateus 11: 28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Obrigado senhor por nos dar esse presente maravilhoso, Jesus Cristo, para nos dar a salvação!
Nesse momento eu entrego a minha vida ao Senhor!
Eu não sei conduzir a minha vida, eu não sei nem mesmo como orar, más o Senhor sabe e é por isto que eu entrego a minha vida a Ti.
Eu acredito e espero no Senhor Jesus Cristo o Filho de Deus.
Eu creio na minha salvação pelo sacrifício que o Senhor fez por mim.
Eu só espero no senhor, pois não tem outro que possa me dar a vida, pois só o Senhor tem a vida.
Eu te confesso com a minha boca e acredito em meu coração: JESUS CRISTO O FILHO DE DEUS É O MEU SENHOR E SALVADOR!
Amem.
E por crer no Senhor e confiar no Senhor, eu te entrego a minha vida Jesus!