A FÉ E AS LEIS
A salvação é pela fé em Jesus (João 6: 47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.) e não pela guarda da lei (Gálatas 2: 16 Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.)
Acreditem nisto por que: (Hebreus 6: 18 Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta;)
Porem se quisermos ter vida plena e paz com Deus, guardemos os seus mandamentos que são perfeitos e que foram dados para o nosso próprio bem, não como condição para salvação, pois esta é pela fé em Cristo, más para o nosso bem.
As leis é a segura garantia de felicidade na obediência. Recebida em Cristo, ela opera em nós a purificação do caráter, o que nos trará alegria, paz com Deus e proteção.
Para quem crê em Jesus, a guarda da lei é a proteção e garantia de felicidade.
Eu mesmo costumava ensinar minha filha a revidar quando agredida, hoje pela fé ensino o contrário: Resista ao mal que ele foge de você e não retribua o mal com o mal, pois essa é a vontade daquele que tem poder para nos proteger e se necessário nos fazer justiça.
Hoje, pelo Espírito Santo de Deus que habita em nós, aprendemos a amar, e isto aprendemos do próprio Espírito Santo que nos ensina todas as coisas, pois o grande mandamento de Jesus é o AMOR: (João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.) Nossa vontade, nosso homem interior deseja seguir e obedecer todas as leis de Deus que são maravilhosas. Como diz o salmista: (Sl 40: 8 Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.); e também: (Sl 119: 97 Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.) É o Espírito Santo de Deus que recebemos ao crer em Jesus que nos da esse prazer nas leis de Deus.
Más a obra de Deus é Jesus e a salvação é através da fé n’Ele, pois Ele é o caminho para Deus, e aqueles que não aceitam a justificação oferecida por Cristo e tentam se justificar pela guarda das leis, permanecem escravos do pecado, condenados pela lei de Deus, pois ninguém nunca as guardou.
Por isto, Deus nos deu um novo coração (Ezequiel 36: 26 E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.)
Escreveu suas leis em nosso coração: (Jeremias 31: 31 Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. 32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR. 33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 34 E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.)
E nos deu um Supremo Sacerdote junto a Deus que é Jesus Cristo o justo, que nos justifica quando nos arrependemos dos nossos erros: (Hebreus 8: 1 ORA, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,) E também: (I João 2: 1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.)
Portanto, como um coração novo, com o Espírito de Deus habitando em nós e com Jesus para nos perdoar e nos justificar se errarmos, tenhamos a certeza da salvação (vida eterna) pela fé n’Ele.
A salvação é pela fé em Jesus e nunca desprezemos isto: (Gálatas 2: 21 Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.)
Jesus nos comprou com seu sangue: (Gálatas 3: 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;)
Como poderemos desejar viver como se Cristo ainda não tivesse vindo trazendo o livramento do pecado? Portanto, todo aquele que busca salvação na lei, como era o caso dos gálatas, só encontra condenação e morte. (Gálatas 3: 9 De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão. 10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.)
O sangue de Jesus, o sacrifício d’Ele na cruz nos justifica. (Gálatas 3: 24 De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.) E também: (I João 1: 7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.)
A lei nos guia ao Salvador que é Jesus, mas em si mesma, a lei não pode nos salvar.
Em resumo, como acabamos de ler: Hoje, pela nova e eterna aliança, por crermos em Jesus, recebemos o Espírito Santo de Deus que habita em nós, nos fazendo sentir prazer nas leis de Deus que são maravilhosas.
Hoje, pelo Espírito Santo, desejamos cumprir a lei, porem nossa carne reluta contra, se seguirmos o Espírito Santo que habita em nós, nos afastaremos progressivamente do pecado, se porem continuarmos seguirmos a vontade da carne, nos afastaremos de Deus.
Paulo nos explica muito bem isto em Romanos 7 e 8.
1º O problema: (Romanos 7: 12 E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. 13 Logo tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte pelo bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno. 14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. 15 Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. 16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. 17 De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. 19 Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. 20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. 21 Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. 24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? 25 Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.)
Bem que Jesus nos falou: (Mateus 26: 41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.)
2º A solução: (Romanos 8: 1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. 2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. 3 Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; 4 Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. 5 Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. 6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. 7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. 8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.)
A solução é seguir o Espírito Santo, pois Jesus O enviou para isto: (João 14: 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;) E também: (João 14: 26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.) Como o Espírito Santo nos ajuda: (Romanos 8: 26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 27 E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.)
Portanto tenhamos fé por que: (Romanos 8: 28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. 31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? 33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.)