Temos que cumprir as leis da antiga aliança? – 01/02/2013
https://sites.google.com/site/jesus2336987/
http://antigaalianca.blogspot.com.br/
Vamos analisar na palavra: Mateus 5: 17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. 18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. 19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. 20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. 21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. 22 Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno. 23 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.
Jesus veio instituir a Segunda e Eterna Aliança (Novo Testamento) e para isto, Ele tinha que antes cumprir a primeira a qual apesar de ser perfeita, pois são as leis de Deus, ninguém conseguia cumprir, pois o homem é pequeno demais, mas Jesus as cumpriu!
Após as ter cumprido, Ele deu a sua vida consumando a Segunda Aliança e portando hoje nos vivemos no tempo que é chamado o tempo da GRAÇA, pois Ele, Jesus nos deu de graça a salvação pela fé n’Ele mesmo, o princípio de toda criação de Deus, pelo qual todas as coisas foram feitas.
Nem todos entendem isto, como está escrito: II Coríntios 3: 14 Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido.
Durante muito tempo alguns judeus queriam obrigar os cristão a também se circuncidar e guardar as leis de Moisés, porem ficou decidido o seguinte: Atos 15: 20 Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.
Portanto, para nós os cristão que vivemos no tempo da Graça de Deus, a recomendação é esta: Atos 21: 25 Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da prostituição.
Quando aos dez mandamentos (Êxodos 20), elas foram resumidas em duas leis: Mateus 22: 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Que na verdade se resumem em apenas uma lei que é o AMOR: João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
E Paulo explica porque tudo se resume no amor, dizendo que o cumprimento da lei é o AMOR: Romanos 13: 8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. 9 Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.
Através de Jesus, Deus cumpriu o que havia prometido em (Jeremias 31: 31), que também está em: Hebreus 8:10 10 Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo; 11 E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior. 12 Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. 13 Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.
Portanto, vivemos no tempo da graça, na Nova e Eterna Aliança e o grande mandamento é o AMOR!
Lucas 16: 16 A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.
Vamos deixar claro isto, Jesus veio cumprir todas as leis e cumpriu, nem mesmo o apedrejamento da mulher adultera Ele proibiu, apenas exortou as pessoas a se julgarem a si mesmas e somente as que não pecam poderia julgar as demais.
Portanto é assim que deve ser entre nós, não nos julguemos uns aos outros pois nós que julgamos também temos pecados.
Poderia se dizer que Jesus não guardou o Sábado (Quarto Mandamento), porem Ele fez isto de propósito para exortar as pessoas ao amor, pois Ele curava no sábado, ou seja: Jesus deixou bem claro que para fazer o bem e praticar o amor não tem lei que empeça!
Mas o que mudou de fato?
Antes por exemplo, se uma mulher fosse pega no ato do adultério, a lei mandava que ela fosse apedrejada até a mor, hoje pelo amor, Ela deve ser perdoada, pois Jesus ensinou a perdoar não uma, mas setenta vezes sete vezes.
O dizimo também era uma lei da antiga aliança, o primeiro a dar o dizimo foi Abraão que deu dez por cento dos despojos dos reis a Melquisedeque, Sacerdote Eterno do Senhor, do qual não vamos falar agora. Posteriormente Moisés orientado pelo Senhor instituiu que as 11 tribos (filhos de Jacó) desse o dizimo à tribo de Levi, pois estes não trabalhariam, porque foram instituídos sacerdotes.
Porem hoje não há necessidade de sacerdotes humanos, pois nos temos um Sacerdote Eterno da ordem de Melquisedeque que é Jesus Cristo, o qual está ao lado de Deus intercedendo por nós!
Por isto João escreveu: I João 2: 1 MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
Deus já havia dito que seria assim antes de Jesus: Salmos 110: 4 Jurou o SENHOR, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque. E se cumpriu, como está escrito: Hebreus 6: 20 Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
Se ainda há duvidas, em (Malaquias 3: 10) Deus está falando claramente aos sacerdotes, e cita a nação de Israel por último, (Malaquias 3: 12) que não contribuía com o dizimo! É bom ler todo o livro de Malaquias para entendermos todo o contexto.
O que Jesus não aboliu foram as ofertas, pois Ele mesmo disse: Mateus 5: 23 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.
A oferta não é para aplacar a ira de Deus (perdoar os pecados), pois estes foram perdoados pelo sangue de Jesus, a oferta tem que ser dada com amor e por amor a obra de Deus, portanto, apesar de não ser obrigado, se quiser dar o dizimo, de com amor, se for ofertar, oferte com amor, pois o mandamento é o AMOR!
Como Paulo disse: I Coríntios 13: 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
Jesus trouxe o amor e a renúncia: Lucas 14: 33 Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.
Portanto, este é o evangelho que temos que seguir, e como está escrito: I Coríntios 15: 1 Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. 2 Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.
O que quer dizer crer em vão? Crer e continuar vivendo sob as leis do antigo testamento, como se fosse possível nós mesmos nos justificarmos, se fizermos isto, estamos dizendo que Jesus morreu debalde: Gálatas 2: 21 Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.
Para mim Jesus não morreu debalde (por nada), muito pelo contrário é somente através do sacrifício d’Ele que fomos aceitos por Deus e não por cumprirmos as leis, pois ninguém nunca pode as cumprir e nunca cumpririam e como está escrito: Gálatas 5: 4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
Sabemos que haverá duas ressurreições dos mortos:
1º Haverá o arrebatamento daqueles que foram justificados pelo sacrifício de Jesus, os que já estiverem mortos e que morreram crendo em Cristo irão primeiro, e depois os que crêem e estiverem vivos serão também arrebatados.
Os que não acreditavam em Jesus ainda, ficarão na terra vivos e haverá 7 anos de grande tribulação (reino do anticristo) e neste reino, quem crer em Jesus será degolado e todos serão obrigados a adorar a besta, quem não adorar a besta e aceitar ser morto por amor de Jesus será também salvo (será ressuscitado e não passará pelo grande julgamento do mundo).
Esta é a primeira ressurreição: Apocalipse 20: 6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.
Agora vem o julgamento do mundo, a segunda ressurreição dos mortos: Apocalipse 20: 11 E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. 12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
Portanto, quem quiser viver pelas leis, pela antiga aliança (Antigo Testamento), não será justificado pelo sangue de Jesus, mas sim julgado no dia do grande julgamento.
Quando falamos desse assunto, desperta a antiga duvida: Salvo uma vês salvo sempre? Ou seja, quem crê em Jesus poderá ter a segunda morte, (morte da alma)?
A resposta é não!
Por isto Paulo entregou o fornicador de Corinto a satanás, pois a carne (corpo) morreria, más não a alma: I Coríntios 5: 5 Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do SENHOR Jesus.
Uma grande duvida que surge é a seguinte, está escrito em (I Coríntios 6: 9 Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, 10 nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.)
Porem se observarmos a sequência, veremos que Paulo nos diz que fomos lavados pelo sangue de Jesus: I Coríntios 6: 11 E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus. 12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
O que estou querendo dizer com isto, que posso pecar e mesmo assim serei salvo? Entenda que os cristãos foram justificados pelo sangue que Jesus e o pecado leva a morte do corpo físico, da carne.
O pecado para a morte é o cristão perder a vida física na terra! Deus tirou alguns cristãos da terra para eles não serem julgados no julgamento final.
Paulo explicou também aos coríntios que desrespeitavam a santa ceia dizendo: I Coríntios 11: 29 Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR. 30 Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
Paulo está falando da morte do corpo, para que a alma seja justificada pelo sangue de Jesus, e na sequência ele recomenda: I Coríntios 11: 31 Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. 32 Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
Jesus nos justificou com seu sangue porque Ele sabe que é impossível não pecarmos, mas vamos nos lembrar de que Ele conhece nossos corações e que diante d’Ele todas as coisas estão nuas e não vamos por isto pecar voluntariamente, pois como está escrito: Hebreus 10: 26 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, 27 Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
A verdade é que quando aceitamos Jesus e recebemos o Espírito Santo, Ele é quem tira nossos pecados (nos liberta) e passamos a ser também filhos de Deus e participantes da sua natureza divida e agora nossa vontade não é mais para as coisas da carne e sim para as coisas do Espírito e nos basta vigiar, pois como Jesus disse: Mateus 26: 41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
Vigiar talvez tenha sida a única coisa de realmente depende de nós, pois no demais, tudo são dons vindos de Deus, pois até mesmo a fé necessária a justificação é um dom: Efésios 2: 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Portanto, estou escrevendo isto para aceitarmos a Jesus de verdade, nos convertermos de verdade e praticar o AMOR e não ficarmos nos policiando e também policiando os outros achando ser pela guarda das leis que somos salvos.
O sangue de Cristo de purifica de todos os meus pecados, porque eu o Amo, e Ele me ama e por amá-lo eu ando na luz.
Vamos nos lembrar do que Paulo falou: II Coríntios 3: 14 Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; 15 E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. 16 Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará. 17 Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. 18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
Obs.: Um pequeno relato - Eu sempre acreditei nisto que acabei de escrever, pois o realmente Deus escreveu suas leis em nosso coração e hoje sou testemunha disto, apenas não tinha encontrado na Bíblia ainda.
Na verdade eu estava adormecido e quando começaram a me acusar de pecados e me dizerem que eu não tinha a salvação pela fé em Jesus eu me desesperei e comecei a buscar na Bíblia e confesso que busquei muitas vezes chorando.
A primeira revelação que Deus me deu foi esta: Oséias 6: 6 Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. Que tem lido meus escritos sabe que tudo começou nesta leitura a mais ou menos um ano atrás.
Então eu entendi duas coisas:
1º - O que Deus mais quer de mim é que eu buscasse crescer em AMOR (misericórdia) que significa: compadecer-se da miséria alheia! (reta justiça) e não guarda de preceitos humanos (leis de homens)
2º - Que buscasse conhece-lo, invocando o Espírito Santo e lendo a Bíblia para não ser levado por doutrinas várias.
E foi exatamente o que eu fiz e tenho feito, pois de pouco mais de um ano para cá e tenho o buscado intensamente. Por exemplo: Estou de férias e passei trinta dias praticamente lendo a Bíblia e escrevendo, e creio que tudo que escrevi aqui são revelações do Espírito Santo, pois eu o tenho buscado e Ele tem feito maravilhas em minha vida! Jesus tem me libertado de várias cadeias, entre elas e a mais ressente do alcoolismo!
Jesus mudou minha vida e a minha intenção é ajudar quem eu puder ajudar, levando a verdade que é Jesus Cristo e o mandamento d’Ele que é o AMOR! Pois como Paulo disse, eu também o digo, usando as palavras d’Ele: II Coríntios 4: 13 E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos.
Leia também: Qual é o propósito de Deus para os homens, é um complemento deste estudo, pois aqui veremos como ser cristão, click no link abaixo:
https://sites.google.com/site/jesus2336987/o-proposito-de-deus-para-os-homens-30-01-2012
Que a paz do Senhor esteja com todos vocês!