O QUE É LICITO E O QUE NÃO É LICITO AO HOMEM

O QUE É LICITO E O QUE NÃO É LICITO AO HOMEM

O que comer ou não comer, o que beber ou não beber, o que fazer e o que não fazer, o que é licito ou legal ao homem e o que não lhe é licito, é um assunto que gera muita polemica, contendas e discórdias, portanto vale a pena dar uma pesquisada na Palavra, na Bíblia, para conhecermos o que Deus nos permitiu e o que Ele não nos permitiu.

No princípio, no primeiro livro da Bíblia, lemos que quando Deus criou o homem, Ele deixou bem claro que o sangue do homem seria requerido das mãos de quem o derramasse: (Gênesis 9: 5 Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem. 6 Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.)

Também no último livro da Bíblia lemos à mesma coisa: (Apocalipse 13: 10 Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos.)

Jesus Cristo o Filho de Deus que veio de Deus, conhecendo perfeitamente a também perfeita justiça de Deus, nos deu um novo mandamento: (João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.)

Portanto o que não é licito ao homem é praticar a maldade. Deus quer que nos amemos e pratiquemos o bem, com amor e por amor e não sejamos impiedosos e nem iníquos que significa falta de equidade, ou de igualdade.

No princípio Deus criou o homem e dele fez a mulher para ser sua ajudadora e ordenou: (Gênesis 2: 24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.)

Muito tempo depois, Moisés escreveu que o homem poderia dar carta de divorcio à mulher e repudiá-la, porem Jesus declarou: (Marcos 10: Pela dureza dos vossos corações vos deixou ele escrito esse mandamento; 6 Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. 7 Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, 8 E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. 9 Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.)

Podemos notar que Deus criou tudo perfeito, porem, o pecado original nos afastou de Deus e o inimigo deturpou todas as coisas.

Vamos ver mais um exemplo: No princípio Deus criou o homem para se alimentar da erva que desse sementes e dos frutos das arvores, e os animais foram criados para se alimentar da erva verde: (Gênesis 1: 29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. 30 E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.)

Podemos notar que depois do pecado original tudo mudou, a maldade entrou no mundo e houve uma época em que Deus se arrependeu de ter feito o homem (Gênesis 6: 6).

Porem Ele viu graça em Noé e o salvou do dilúvio, foi então que Deus permitiu ao homem matar e se alimentar dos animais, porem não do sangue: (Gênesis 9: 1 E Abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra. 2 E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave dos céus; tudo o que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar, nas vossas mãos são entregues. 3 Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde. 4 A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.)

Portando, Deus nos permitiu comer de tudo, mas não comer a carne de animal estrangulado e nem o sangue.

Após a vinda de Jesus, pelo qual foi feita a nova e eterna aliança entre Deus e os homens, ficou definido pelos apóstolos o seguir: (Atos 15: 20 Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.)

Portanto, o mandamento para nós os gentios, os não judeus que querem seguir a Jesus Cristo é este: (Atos 15: 29 Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.) (Atos 21: 25 Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da prostituição.)

O que não nos é licito?

1º Coisas sacrificadas aos ídolos;

2º Do sangue, e da carne sufocada;

3º Da prostituição.

Ainda hoje em nossos tempos, encontramos pessoas fracas na fé que acreditam realmente que algo que entre pela boca, possa contaminar o homem.

Jesus nos ensinou o seguinte: (Marcos 7: 15 Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem.)

Os discípulos de Jesus não entenderam bem essa declaração e Jesus lhes explicou dizendo: (Marcos 7: 18 E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, 19 Porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora, ficando puras todas as comidas? 20 E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. 21 Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, 22 Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. 23 Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.)

O Apostolo Paulo, o qual foi enviado a nós, os não judeus, nos ensinou também a respeito disso: (Romanos 14: 1 Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas. 2 Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. 3 O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.)

Ele explica também que: (Romanos 14: 14 Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.)

O homem fraco na fé, o que está enfermo na fé, acredita que para merecer o reino de Deus, tem que guardar dias e luas e deixar de comer isto ou de beber aquilo.

Na verdade Deus é tão maior do que isto, que realmente não importa o que comemos ou bebemos ou se guardamos dias ou não, o que realmente importa à Deus é não praticarmos o mal, más sim a justiça.

- Romanos 14: 17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

- Romanos 14: 10 Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.

- Romanos 14: 12 De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. 13 Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.

Se o grande mandamento de Jesus é o amor, não podemos colocar tropeço ao irmão.

Há duas formas de colocar tropeço:

1º Se meu irmão é fraco na fé e acredita que comer carne de porco, por exemplo, é pecado, se eu que sou forte na fé comer na frente dele, posso o levar a comer também, e ele comendo com consciência de pecado, está realmente pecando. Portando eu levei meu irmão a pecar.

2º Se eu sendo instruído na palavra, sabendo não ser errado, e nem ilícito ou ilegal comer, por exemplo, “carne de porco” e falar para o meu irmão que isto é pecado, estarei causando tropeço ao meu irmão, colocando consciência de pecado naquilo que não é pecado, deixando de cumprir a lei de Deus e implantando preceitos humanos que para nada servem.

Jesus falou sobre isto: (Mateus 15: 8 Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. 9 Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.)

Muitas religiões ainda ensinam erroneamente, e cobram e colocam fardos pesados aos homens.

Jesus falou sobre isto também, nos alertou para termos cuidado com o fermento dos fariseus que é a hipocrisia, com a doutrina dos fariseus que se lavavam várias vezes antes de comer, que limpavam o exterior do copo e do prato; mas o interior estava cheio de rapina e maldade: (Lucas 11: 37 E, estando ele ainda falando, rogou-lhe um fariseu que fosse jantar com ele; e, entrando, assentou-se à mesa. 38 Mas o fariseu admirou-se, vendo que não se lavara antes de jantar. 39 E o Senhor lhe disse: Agora vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade. 40 Loucos! Quem fez o exterior não fez também o interior? 41 Antes dai esmola do que tiverdes, e eis que tudo vos será limpo. 42 Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras. 43 Ai de vós, fariseus, que amais os primeiros assentos nas sinagogas, e as saudações nas praças. 44 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! que sois como as sepulturas que não aparecem, e os homens que sobre elas andam não o sabem.)

Sepulcros caiados, limpos por fora e sujos por dentro, porem nada fica encoberto aos olhos de Deus: (Lucas 11: 52 Ai de vós, doutores da lei, que tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes os que entravam.)

Paulo nos alerta sobre isto: (Colossenses 2: 8 Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;)

Quando Jesus morreu na cruz, quando a nova aliança foi consumada, fomos vivificados juntamente com Ele, pois como Deus o ressuscitou, também nos ressuscitará dentre os mortos, porque Jesus nos reconciliou com Deus e Ele nos tem perdoado e nos ensinado a reta justiça: A justiça que é pelo amor e que realmente agrada a Deus.

Paulo nos ensina o seguinte: (Colossenses 2: 16 Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,) (Colossenses2: 20 Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: 21 Não toques, não proves, não manuseies?)

Com o que realmente devemos nos preocupar? (Colossenses 3: 1 Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. 2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; 3 Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.)

Somos todos humanos e pecadores, todos nos erramos e devemos nos suportar e nos perdoar uns aos outros e não ficar nos julgando, ou nos cobrando uns aos outros no cumprimento de obras mortas, antes façamos isto: (Colossenses 3: 12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; 13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. 14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.)

Sobre o que é lícito e o que não é lícito ao homem, Paulo nos diz também o seguinte: (I Coríntios 6: 12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.)

A comida é boa e foi deixado por Deus, porem o excesso é errado.

Tudo me é lícito, porem algumas coisas levam ao vício e isto é errado.

Uma pessoa viciada em coca-cola ou em chocolate tem menos dificuldade de deixar o vício do que o viciado em tabaco ou álcool ou drogas, porem, creio eu que todo vício é uma prisão do demônio e só há um quem pode nos libertar “Jesus”, pois está escrito: (João 8: 34 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. 35 Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.)

Podemos comer e beber de tudo que há na terra, Deus nos permitiu, apenas não devemos comer o sangue ou animal estrangulado (sufocado), porem como Paulo nos diz: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. Aquilo que me domina eu devo deixar e se eu não consigo sozinho, pois já se tornou uma doença, uma escravidão, Jesus pode me libertar.

Por isto, confiemos n’Ele, descansemos no Senhor: (Salmos 37: 4 Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. 5 Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.)

Entreguemos nossos problemas a Ele e confiemos, pois Ele verdadeiramente nos ama e quer nos libertar, não só dos vícios, más de todos os pecados, e o pior dos pecados são aqueles que fazem mal ao próximo e nos impede de vivermos eternamente no descanso do Senhor, porque está escrito: (Apocalipse 21: 8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.)

O inferno não foi feito para o homem, por isto Jesus veio, para nos reconciliar com Deus que é a fonte da luz e do amor, para também nos enviar o consolador, o Espírito da Verdade que nos ensina e nos da força para vencermos o mal pelo bem, e este mesmo Jesus, vai voltar para nos buscar, pois Ele foi nos preparar lugar no céu e vai voltar para nos buscar, pois Ele nos comprou com seu sangue, para nos fazer reis e sacerdotes e nós reinaremos com Ele.

- Romanos 8: 28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Não tema, somos escolhidos de Deus!

- Romanos 8: 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

É Ele quem nos escolheu e vai nos salvar e nos glorificar!

- Romanos 8: 31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Existe alguém ou alguma coisa mais poderosa do que Deus?

- Romanos 8: 32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?

Deus já nos deu o que Ele tinha de melhor, seu Filho unigênito. Será que Ele não nos dará tudo o mais?

- Romanos 8: 33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

Ninguém pode te acusar e te condenar com êxito, pois Deus é dono de tudo e Ele dá do que é d’Ele a quem Ele quer dar!

- Romanos 8: 34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.

O plano de Deus para nos salvar é este: Jesus deu a sua vida em resgate das nossas, pagou nossos pecados na cruz e ainda está a direita de Deus intercedendo por nós. Quem poderá nos condenar?

- Romanos 8: 35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?

Vamos orar?

Leia em voz alta!

Nada me separará do amor de Cristo, pois mesmo na tribulação, ou na angustia, ou na perseguição, ou na fome, ou na nudez eu vou louvar a Deus e confiar no meu Senhor.

Mesmo no perigo ou na espada eu não temerei mal algum, porque Ele está comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam.

Eu não temo quem mata o corpo e não pode matar a alma, somente temerei a Deus, pois Ele é quem pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.

Mil cairão ao meu lado, e dez mil à minha direita, mas não chegará a mim, somente com os meus olhos contemplarei e verei a recompensa dos ímpios. Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio, no Altíssimo eu fiz a minha habitação e nenhum mal me sucederá, nem praga alguma chegará à minha tenda, porque aos seus anjos dará ordem a meu respeito, para me guardar em todos os meus caminhos, porque tenho posto o SENHOR continuamente diante de mim, por isso que Ele está à minha mão direita, nunca vacilarei.

Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória, também a minha carne repousará segura, pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.