O que o cristão pode e não pode fazer

O QUE O CRISTÃO PODE E NÃO PODE FAZER?

Uma boa pergunta e a resposta é muito simples: Devemos seguir o que o Espírito Santo de Deus que habita em nós e nos fala pela nossa consciência.

Deus falou através do Profeta Jeremias dizendo: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo (Jeremias 31: 33).

E realmente Ele Fez isto, Jesus que é Deus (Filho de Deus e verbo de Deus), veio viver como homem e morrer por nós, para nos reconciliar com Deus, pois estávamos afastados d’Ele pelo pecado original, e está escrito: A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo (Romanos 10: 9).

Ou seja: Todos que crêem no coração que Jesus é o Messias e declaram isto com a boca, recebem o Espírito Santo o qual Jesus nos dá, pois ele batiza com fogo, e este Espírito é quem ensina o nosso espírito, nos dizendo o que é certo e o que é errado.

Portanto, somos ensinados pelo próprio Deus.

Estamos vivendo na nova e eterna aliança e hoje para sermos realmente filhos de Deus e praticarmos a boas obras que são “o amor e a reta justiça” e dessa forma podermos produzir os bons frutos, temos que seguir o Espírito Santo de Deus que habita em nós.

Quem é guiado pelo Espírito não esta debaixo da lei, pois a lei veio para os que ainda estão perdidos e necessitam de ajuda, como está escrito: Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas, para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina (I Timóteo 1: 9 e 10).

Quem é guiado pelo Espírito produz os bons frutos que são: Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei (Gálatas 5: 22 e 23).

E quem segue as tendências da carne produzem as seguintes más obras: Adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus (Gálatas 5: 19 a 21).

Jesus nos deu um novo mandamento: Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis (João 13: 34).

Paulo confirmou isto: A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor (Romanos 13: 8 ao 10).

João também falou sobre a necessidade de nos amarmos: Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos (I João 3: 15 e 16).

Paulo declarou a Timóteo: Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida (I Timóteo 1: 5).

Em resumo, toda Escritura aponta para Jesus Cristo, que é o Messias e o grande mandamento d’Ele é o amor, isto porque o cumprimento da lei é o amor e também o final de todo mandamento é o AMOR, foi isto que Jesus veio nos ensinar; para isto Ele também nos enviou o Espírito Santo e para isto estamos neste mundo: Para aprendermos a nos amar uns aos outros como Ele nos amou.

O cristão verdadeiramente convertido, aquele que pela graça da fé em Jesus Cristo foi feito também filho de Deus, se desvia da impiedade, da iniqüidade, da malignidade e de todo pecado e procura de coração praticar o amor e a reta justiça, não na aparência para que os homens vejam, mas antes, para que apenas aquele que sonda os corações saiba e se agrade no filho como o filho é grato ao Pai.

O próprio Jesus Cristo foi acusado de pecado, porque curava no sábado, porque comia sem lavar as mãos, em fim: Porque não se preocupava com a aparência e sim com a reta justiça que é o amor.

Temos que nos lembrar de que Deus não nos julga pela aparência, o reino de Deus não é comida e nem bebida e o que mata o homem não é o que entra pela boca, mas sim o que sai da boca do homem, pois vem do coração conforme está escrito: Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem (Mateus 15: 19 e 20).

Eu procuro ser como Paulo, não aceito ser julgado por ninguém e nem tão pouco a mim mesmo me julgo digno da salvação, pois quem me julgará é o Senhor.

Na verdade tenho me julgado a mim mesmo todos os dias e naquilo que me sinto culpado peço perdão a Jesus que é o nosso Supremo Sacerdote e procuro deixar tal pecado e me sinto perdoado e em paz com Deus.

Paulo declarou o seguinte:

- I Coríntios 4: 3 Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. 4 Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o SENHOR.

- II Timóteo 4: 7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

Não podemos nunca nos ensoberbecer, afinal estamos em pé pela fé e não pode haver jactância e sim humildade e gratidão a Deus pela graça da salvação a nós concedida: Romanos 11: 20 Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme.

Somos salvos pela fé em Jesus Cristo: Efésios 2: 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

Sabe qual o significado da palavra graça? Graça é concessão de bondade a alguém que não tinha direito. Nos não tínhamos direito algum, Deus nos salvou porque teve compaixão!

E sabe qual o significa da palavra compaixão? Sofrer junto, pois a palavra paixão significa sofrimento e compaixão significa sofrer junto.

Deus vendo o nosso sofrimento, teve compaixão de nós, sofreu junto conosco e nos enviou seu Filho Jesus para nos salvar de graça, por crermos n’Ele.

Portanto só nos resta agradecer e procurarmos andar na luz, no amor e na reta justiça, nos desviando do pecado, do qual não nos agradamos mais.

Eu digo o seguinte: Ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.

Todo filho de Deus, se desvia da impiedade, da iniqüidade, da malignidade e de tudo mais que não é de Deus.

Procuremos viver de maneira que resplandeça a nossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem ao nosso Pai, que está nos céus.

Devemos estar em Paz com Deus, afinal Jesus morreu pra isto.

Devemos nos agradar de Deus, devemos ser gratos a Ele, pois Ele se agrada de nós que esperamos somente n’Ele e que também confiamos unicamente n’Ele e claro: Que andamos como filhos, na luz.

Hoje por crermos em Jesus e termos o Espírito Santo em nós, temos um espírito renovado e a maldade já não faz parte de nós, a iniqüidade agora nos é abominável e tudo isto nos foi dado de graça, pela graça de Deus que a nos foi concedida, pelo sangue de Jesus que foi derramado por nós e, portanto não é mérito nosso, não, é pela graça de Deus.