AS DUAS GRANDES INTERROGAÇÕES
Eu sempre perguntei a Deus:
- Como é a salvação do homem?
- E alem da salvação, como ter as bênçãos de Deus nesta vida?
Vamos responder a essas duas perguntas fundamentais, meditando em apenas cinco versículos do Evangelho segundo João: João 6: 29 e 47 e João 15: 7 - 10 e 12
1º Pergunta: Como ser salvo?
- João 6: 29 Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.
- João 6: 47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.
Ora, a obra de Deus é JESUS, toda a escritura aponta para Ele. Jesus estava com Deus no princípio, todas as coisas foram feitas por Ele e sem Ele nada do que foi feito se fez e desde o princípio o plano de Deus para nossa salvação é através da fé em seu filho Jesus.
Portando é acreditando e confiando em Jesus Cristo como nosso senhor e salvador, que sermos salvos, porque quando cremos n’Ele, recebemos o Espírito Santo de Deus que passa a habitar em nós, nos ensinando e nos transformando em filhos de Deus, pois antes de Jesus vir nos resgatar do pecado e da morte, éramos servos do pecado original que herdamos de adão quando nascemos.
Em outras palavras, crendo em Jesus, passamos de servos do pecado e da morte, a filhos de Deus, filhos da promessa feita a Abraão a seu filho Isaque e sua descendência que é Jesus e nós que cremos n’Ele.
Ora, Deus nos criou e nos amou tanto, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que crê n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna.
Jesus é o único caminho verdade e vida e ninguém vai a Deus senão por Ele.
Somos todos indignos da salvação e da vida eterna, somos todos dependentes da misericórdia de Deus, porque ao homem é impossível se salvar, por isto somos justificados pela fé em Jesus e quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não acreditou no nome do unigênito Filho de Deus.
Portanto, a salvação é pela fé em Jesus!
2º Pergunta: Como ter a benção de Deus em nossas vidas?
- João 15: 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
- João 15: 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
- João 15: 7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
Em resumo, se guardarmos os mandamentos de Jesus, permaneceremos no seu amor e poderemos pedir tudo, que nos será feito, e o mandamento d’Ele é amarmos uns aos outros como Ele nos amou.
Se estivermos em Jesus, ou seja: Se permanecermos no seu amor, guardando os seus mandamentos, pediremos o que quisermos e nos será feito. Porque Jesus, sendo filho de Deus, sempre guardou os mandamentos do Pai e por isto permaneceu no seu amor.
Nos que pela fé em Jesus, nos tornamos filhos juntamente com Ele, devemos também guardar os mandamentos de Deus para permanecermos no seu amor, e os seus mandamentos não são penosos, pois são AMOR e MISERICÓRDIA.
Tudo que Jesus pediu a Deus, Deus lhe concedeu. Para exemplificar, Jesus fez muitos milagres, inclusive ressuscitou três pessoas que eu me lembro no momento: Lazaro o irmão de Marta e Maria; o filho da viúva de Naim e a filha de Jairo. E o próprio Jesus nos disse que aquele que acreditasse n’Ele, também faria as obras que Ele fez, e as faria maiores do que aquelas, porque Ele ressuscitou dentre os mostos e está novamente ao lado de Deus, onde é o nosso supremo sacerdote eterno e tudo quanto pedirmos a Deus em seu nome, Ele fará, para que o Pai seja glorificado no Filho.
Os mandamentos de Deus, que são os dez mandamentos dados a Moisés no monte Sinai (Êxodos 20), foram resumidos por Jesus em apenas dois: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com a nós mesmos (Mateus 22: 37)
Quando Jesus nos da um novo mandamento, em (João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.) Jesus está resumindo os dez mandamentos de Deus em apenas um, e está perfeitamente correto, pois é impossível amar aos homens como Jesus amou se antes não amar a Deus.
Paulo nos explicou isto em: (Romanos 13: 10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.)
João também nos explicou muito bem isto em: (I João 5: 1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. 2 Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.)
Conclusão:
- A salvação é pela fé em Jesus e se quisermos ter a benção de Deus em nossas vidas, temos que permanecer no seu amor de d’Ele como Ele permaneceu no amor de Deus, obedecendo os seus mandamentos, os quais foram resumidos em: Amar ao próximo como Jesus nos amou. Se fizermos isto, tudo o que pedirmos a Deus em nome de Jesus, Ele nos concederá!
Como amar ao próximo?
Não pense que é fácil e simples amar ao próximo como Jesus nos amou, pois Jesus nos amou tanto que deu sua vida por nós, por isto Jesus nos ensina em (Mateus 5) não resistir ao mal, e Ele nos dá alguns exemplo: (Mateus 5: 38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. 39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;40 E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; 41 E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. 42 Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. 43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 45 Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. 46 Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? 47 E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? 48 Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.)
Lembro-me em (Mateus 19: 16) quando o jovem rico perguntou a Jesus: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? Jesus lhe Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. O jovem ficou feliz, pois ele realmente guardava tudo isto desde a sua mocidade, porem quando ele pergunta o que me falta ainda? Jesus responde: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. Então o jovem, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
Então Jesus disse: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus, é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
Os apóstolos ouvindo isto se admiraram e perguntaram: Quem poderá pois salvar-se?
Esta é a grande questão, ao homem é impossível se salvar, mas a Deus tudo é possível.
Pelos nossos próprios méritos, nunca conseguiríamos, pelo cumprimento das leis, nós nunca conseguiríamos nos salvar, por isto somos dependentes da graça de Deus que é Jesus, Ele comprou nossas vidas com o seu sangue, hoje vivemos na época da graça e somos justificados por crer em Jesus.
Somos salvos pala fé em Jesus!
Quando cremos em Jesus, recebemos o Espírito Santo que nos ensina todas as coisas e nos transforma gradualmente em criaturas melhores. Passamos a desejar as coisas de Deus e não as do mundo, más apesar de desejarmos não errar mais, ainda vivemos em um corpo carnal e pecaminoso e por essa razão, seremos todos transformados em novas criaturas incorruptíveis: (I Coríntios 15: 52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. 55 Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?
Quando Jesus falou: Vigiai e orai, pois o espírito na verdade está pronto, mas a carne é fraca, é porque quando cremos em Jesus e recebemos o Espírito Santo, nosso espírito vai aprendendo com o Espírito Santo de Deus gradualmente. Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura. O crescimento espiritual é gradual, contínuo e permanente e quando o nosso espírito estiver pronto, ainda estaremos vivendo em um corpo carnal e fraco, por isto necessitamos vigiar e orar o tempo todo, nos alimentando, não com o alimento da carne, más alimentando nosso espírito com a palavra de Deus, até chegar o grande e maravilhoso dia em que seremos transformados em novas criaturas incorruptíveis.