COMO ME APRESENTAREI DIANTE DO SENHOR?
Hoje, dia 17/07/2012, como sempre, me levantei às sete da manhã e fiquei por algum tempo meditando comigo mesmo sobre minha vida, sobre o meu passado distante e recente.
O passado recente até me deixou menos preocupado, apesar de saber que ainda tenho muito que me arrepender e melhorar, pois ainda estou muito distante de ser aquilo que eu já deveria ser. Sinto que melhorei bastante, não por minhas forças, más pela misericórdia de Deus que se compadeceu de mim e me enviou a crer em Jesus e receber o Espírito Santo, o qual tem me guiado, orientado e ensinado a amar mais aos meus semelhantes e principalmente a amar a Deus sobre todas as coisas. Ainda tem coisas deste mundo que me atrapalham de amar a Deus sobre tudo, embaraços os quais tenho certeza, vou superar em breve, não pelas minhas forças, mas sempre pela fé naquele que me fortalece.
Já o meu passado mais distante me fez sentir vergonha de muitos atos de injustiça, egoísmo e más intenções do meu coração, aquelas intenções que só eu e Deus conhecemos, pois Deus nos sonda e nos conhece melhor do que nós mesmos.
Todos estes pensamentos em minha cabeça, logo pela manhã, me fizeram refletir no seguinte: Como me apresentarei diante do Senhor após o final desta vida?
Então resolvi escrever para mim mesmo, é uma maneira de refletir, de estudar, de buscar na palavra de Deus que é a verdade a minha redenção.
Eu creio em Jesus e confio a minha vida nas suas promessas de salvação como está escrito: (João 6: 47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.)
Eu sei, eu já aprendi que se eu andar na luz como Jesus está na luz, terei comunhão com Ele e com os meus semelhantes e o sangue de Jesus Cristo me purifica de todos os meus pecados, como está escrito em (I João 1:7) porem sei também que Jesus vai julgar o mundo, todos os mostos ouvirão a sua voz e ressuscitarão, para a vida ou para a condenação, conforme suas obras, o próprio Jesus nos declarou: (João 5: 25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. 26 Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; 27 E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem. 28 Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. 29 E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.)
Eu sei que Jesus não veio condenar, más salvar o mundo, e a salvação é esta: Que acreditemos n’Ele para recebermos o Espírito Santo de Deus o qual nos ensina a sermos criaturas melhores, nos arrependendo dos nossos pecados e praticando o bem, a justiça e o amor, pois Jesus não veio ab-rogar a lei e os profetas, más cumpri-la.
Jesus declarou: (João 7: 16 Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. 17 Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo. 18 Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça.) A doutrina (ensinamento) de Jesus não é d’Ele mesmo, más de Deus, e Deus não muda nunca porque o que já é perfeito não necessita mudanças, nós sim somos imperfeitos e necessitamos melhorar. Jesus não veio buscar sua própria glória, más a glória de Deus que o enviou o qual é verdadeiro e não há n’Ele injustiça.
Portanto, todos nós ouviremos a voz de Jesus e ressuscitaremos, os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida eterna, porem os que fizeram o mal, para a condenação, porque Jesus veio para que crendo n’Ele, recebêssemos o Espírito Santo de Deus e esse mesmo Espírito nos ensinasse a sermos pessoas melhores, nos arrependendo dos nossos pecados e praticando a justiça que é o amor à Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. No Evangelho de Mateus, no capítulo 25 Jesus nos diz isto, que vai separar os bodes das ovelhas, e as ovelhas, os homens que herdarão o reino, são os que praticaram a justiça, o amor e a caridade.
Após meditar sobre o meu passado, resolvi ler a Bíblia e Deus me fez abrir no livro do Profeta Jeremias, no capítulo 7, que diz assim: (Jeremias 7: 1 A palavra que da parte do SENHOR, veio a Jeremias, dizendo: 2 Põe-te à porta da casa do SENHOR, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do SENHOR, todos de Judá, os que entrais por estas portas, para adorardes ao SENHOR. 3 Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar. 4 Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do SENHOR, templo do SENHOR, templo do SENHOR é este. 5 Mas, se deveras melhorardes os vossos caminhos e as vossas obras; se deveras praticardes o juízo entre um homem e o seu próximo; 6 Se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal, 7 Eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, desde os tempos antigos e para sempre. 8 Eis que vós confiais em palavras falsas, que para nada vos aproveitam. 9 Porventura furtareis, e matareis, e adulterareis, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes, 10 E então vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Fomos libertados para fazermos todas estas abominações? 11 É pois esta casa, que se chama pelo meu nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo, vi isto, diz o SENHOR.)
Como ainda estou vivo e como ainda estou neste mundo, ainda tenho a oportunidade de me arrepender dos erros do passado e praticar boas obras.
Vou me esforçar ao máximo para que com o poder do Espírito Santo de Deus que habita em mim, eu possa praticar as boas obras, obras dignas de um verdadeiro amigo de Jesus, porque se me considero amigo de Jesus, tenho que ter algo em comum com Ele, portanto, tenho que procurar ser puro de coração, verdadeiro, bondoso, inocente como uma criança, humilde, paciente e amoroso como Ele mesmo é.
Ainda tenho tempo de me dedicar a viver de forma que amanhã eu olhe para traz e possa me orgulhar de ter feito o melhor e não o pior com os dons que Deus tem me dado.
Quero poder chegar diante do Senhor com o coração tranquilo, sabendo ter dado o melhor de mim e não vivido uma vida em busca de conquistas fúteis das coisas deste mundo e vitórias sobre os meus semelhantes em detrimento de mim mesmo, pois está escrito (Mateus 16: 26 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?)
Pelo sacrifício que Jesus fez por nós na cruz, todos nós que acreditamos e esperamos n’Ele recebemos a liberdade, não a liberdade para fazer o mal, mas a liberdade para nos amarmos e nos servirmos uns aos outros
Vamos ler rapidamente o que Paulo nos ensina: (Gálatas 5: 14 Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 15 Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.) Sobre o versículo 15, Paulo nos diz o seguinte: Más se em lugar de mostrarem amor entre si, vocês estão sempre fingindo e criticando-se, cuidado! Cuidado para não se destruírem uns aos outros.
(Gálatas 5: 16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.) Em outras palavras, Paulo está nos dizendo: Eu os aconselho a obedecerem somente às instruções do Espírito Santo. Ele lhes dirá aonde ir e o que fazer, e assim vocês não estarão fazendo sempre as coisas erradas que a natureza pecaminosa de vocês quer que façam.
(Gálatas 5: 17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.) Aqui Paulo nos ensina: Porque nós por natureza gostamos de fazer as coisas ruins que são justamente o oposto das coisas que o Espírito nos manda fazer; e as coisas boas que desejamos fazer quando o Espírito nos domina, são justamente o oposto dos nossos desejos naturais. Estas duas forças dentro de nós estão lutando constantemente uma contra a outra, a fim de ganharem o domínio sobre nós, e os nossos desejos nunca estão livres de suas pressões.
(Gálatas 5: 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. 19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, 20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.) Explicando melhor: Quando vocês forem guiados pelo Espírito Santo, não precisarão mais obrigar-se a obedecer às leis judaicas. Entretanto, quando vocês seguirem suas próprias inclinações erradas suas vidas produzirão os seguintes maus resultados: Pensamentos impuros; ansiedade; ansiedade pelo prazer carnal; idolatria; feitiçaria (isto é incentivo as atividades do demônio); ódio e luta; ciúmes e ira; esforço constante para conseguir o melhor para si próprios; queixas e criticas; o sentimento de que todo mundo está errado, menos aqueles que são do seu próprio grupinho; e haverá falca doutrina, inveja, assassinato, embriaguez, divisões ferozes e toda essa espécie de coisas. Vou dizer-lhes novamente como já o fiz antes, que todo aquele que levar esse tipo de vida não herdará o reino de Deus.
(Gálatas 5: 22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 23 Contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. 25 Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. 26 Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.) Aqui Paulo nos dá a receita da felicidade: Mas quando o Espírito Santo controlar as nossas vidas. Ele produzirá em nós esta espécie de fruto: Amor, alegria, paz, paciência, bondade, retidão, fidelidade, mansidão e domínio próprio; e aqui não há conflito algum com as leis judaicas. Aqueles que pertencem a Cristo pregaram seus maus desejos naturais na sua cruz e os crucificaram ali. Se agora, estamos vivendo pelo poder do Espírito Santo, sigamos a liderança do Espírito Santo em todos os aspectos da nossa vida. Então não precisaremos mais andar em busca de honras e de popularidade, que levam à inveja e a maus sentimentos.
Eu sou um grande admirador do Apóstolo Paulo, ele recebeu um discernimento maravilhoso de Jesus e foi enviado a nós os não judeus para que tivéssemos através da fé em Jesus a vida eterna e esse mesmo Paulo nos deixou muitas palavras (profecias) de esperança, alegria e satisfação naquilo que ainda não vimos más que com certeza veremos e viveremos.
Para finalizar quero citar apenas alguns versículos:
(Romanos 8: 14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.) Portanto, acreditemos em Jesus Cristo o Filho de Deus, recebamos o Espírito Santo e nos deixemos ser guiados por Ele, para sermos também filhos de Deus.
(Romanos 8: 16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.) Devemos ter esta certeza!
(Romanos 8: 18 Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.) Se pudéssemos ver com nossos olhos o que nos aguarda, nos esforçaríamos mais para vencer o mundo como Jesus venceu.
(Romanos8: 28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.) Esse é o poder e o amor de Deus por nós: Realmente até o que hoje nos parece ser ruim, é para o nosso bem.
(Romanos 8: 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.) Foi o próprio Deus quem nos escolheu e enviou Jesus, quem então poderá nos tirar esta glória?
Quero citar esta passagem em Apocalipse para entendermos melhor o que ocorreu nos céus, o porquê do sacrifício de Jesus e o que nos aguarda: (Apocalipse 5: 1 E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos. 2 E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? 3 E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. 4 E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele. 5 E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos. 6 E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra. 7 E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono. 8 E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. 9 E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; 10 E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.) Agora podemos entender melhor o porque do sacrifício de Jesus na cruz.
(Romanos8: 31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?) Como não há nada e nem ninguém maior que Deus, tenhamos a certeza da nossa salvação.
Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.