Será que estamos no caminho certo? – 28/02/2013
https://sites.google.com/site/jesus2336987/
http://caminhocertooo.blogspot.com.br/
Durante nossas vidas estamos sempre aprendendo algo, mas a pergunta é: Será que estamos aprendendo o que é certo, será que o que estamos aprendendo vai ser bom ou ruim para nós?
O mundo sempre me ensinou a revidar quando agredido, a não levar desaforo pra casa e que eu devia conquistar o meu espaço.
Porem quando comecei a ler a Bíblia, Jesus me ensinou exatamente o contrário, que para sermos o maior no reino de Deus temos que nos fazer servos de todos, que não devemos revidar o mal com o mal e sim dar a outra face a bater e amar os nossos inimigos.
Isto me deixou muito confuso por muito tempo, mas agora estou começando a compreender o porquê da vida e é sobre isto que quero falar: O propósito da vida.
Vamos meditar neste texto e tentar compreender os ensinamentos do Nosso Senhor Jesus Cristo e analisar se eles têm ou não sentido?
Jesus já era Filho de Deus e também Deus antes de vir viver como homem! Ele não tinha necessidade de vir, porem Ele se compadeceu de nós e veio nos resgatar, nos salvar, nos comprar com seu sangue.
Sabemos que Jesus é a primeira criação e a imagem de Deus: (Colossenses 1: 15 O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.)
Jesus que é Filho e também Deus se esvaziou de todas as suas prerrogativas de Deus e veio viver como homem, sujeito as mesmas fraquezas e tentações que todos nós: Fome, dor, tristeza, etc. Porem na sua essência Ele era Deus, ou seja, um vaso pode ser feito de barro ou de ouro, ambos são vasos, mas na sua essência, um é barro e o outro é ouro, a matéria prima de Jesus homem ainda era de Deus e o propósito de Deus é que sejamos como Ele é: (Romanos 8: 28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.)
Nós Cristãos queremos ser como Ele é:Lucas 6: 40 O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre.
Porem antes, temos que antes e conhecer como Ele é: (Filipenses 2: 5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. 9 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; 10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.)
Jesus é perfeito em tudo e nós devemos buscar também esta perfeição, porem em primeiro lugar, devemos buscar ser perfeitos em amor e justiça!
Jesus é perfeito em justiça e quem declarou isto foi o próprio Deus: (Hebreus 1: 8 Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. 9 Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.)
Alem de ser justo, Jesus é também pleno em amor, pois veja o que Ele fez: Se esvaziou e se despiu das suas virtudes de Deus para sofrer e morrer em nosso lugar e Ele fez isto por amor e com verdadeiro amor: João 15: 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
E vamos nos lembrar de que Ele deu a vida por nós quando ainda éramos inimigos d’Ele: Romanos 5: 8 Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Nossa natureza humana é naturalmente pecaminosa e vai sempre tender para o pecado, para o erro, para o egoísmo, para a jactância, para a soberba e se a seguirmos, estaremos errando, pois estaremos tentando mesmo sendo barro (humanos) ser Deus (ouro) e o caminho não é este, o caminho para sermos como Jesus é amar e se doar para crescer, foi isto que Jesus veio nos ensinar, por isto Ele disse: Lucas 22: 25 ...Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores. 26 Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.
Portanto, quem quiser ser o maior no reino de Deus seja servo de todos e nunca com a visão na recompensa (galardão), pois Jesus não veio viver como homem e dar a vida esperando receber uma recompensa, não! Antes Ele veio por verdadeiro amor e compaixão, porque Ele nos via perdidos e se apiedou de nós; e é também este sentimento que devemos buscar ter em nossos corações, um sentimento de verdadeiro amor, vontade de ajudar, altruísmo, desprendimento não só das coisas materiais, mas até mesmo de nossas próprias vidas, este é o objetivo da vida.
É fácil? Claro que não! Mas é possível, pois como Jesus disse: João 16: 33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
Este é o objetivo da vida e é nele que devemos focar, sempre olhando para Jesus, o autor e consumador da fé, pois verdadeiramente, viver assim só é possível pela fé.
Não vamos pensar que ainda temos muito tempo e deixar isto para depois, pois Jesus virá como um ladrão na noite e não devemos estar dormindo, mas vigiando, alimentando as ovelhas como um servo bom e fiel.
Na prática é assim:
- Quando eu “puxo o tapete” de alguém (prejudico alguém) para crescer neste mundo, será que estou crescendo espiritualmente ou diminuindo? E qual é mais importante: Esta vida de 120 anos ou a vida eterna?
- Quando em meu coração eu desejo o mal ao meu semelhante, será que estou crescendo ou diminuindo?
- Quando eu pratico o mal então nem se fala, ai sim estou regredindo anos de crescimento, pois verdadeiramente demora-se muito para crescer e nos perdemos com muita facilidade, pois somos homens e como homens somos pequenos, fracos, falhos e pecadores. Porem temos Jesus Cristo e o Espírito Santo, o outro ajudador para nos ajudar, portanto não vamos tirar os olhos de Jesus: João 3: 14 E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; 15 Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Se não tirarmos os olhos de Jesus, a serpente (satanás) pode até nos picar, mas não morreremos, se porem tirarmos os olhos d’Ele, certamente morreremos!
Todo o propósito da vida é aprendermos a amar a Deus e aos homens, sermos justos (reta justiça), perdoarmos a todos que nos fazem o mal como Jesus tem nos perdoado, nos despojar (esvaziar) de nós mesmo para sermos cheio do Espírito Santo de Deus e nos compadecermos da miséria alheia, não apenas os que passam privação do alimento físico, mas principalmente dos carentes do alimento Espiritual que é a palavra de Deus.
Talvez agora possamos compreender melhor porque Jesus nos manda amar os nossos inimigos, falar bem de quem fala mal de nós, fazer o bem à quem nos faz o mal, dar a outra face ao invés de retribuir o mal com o mal, porque dessa forma estaremos crescendo e um dia chegaremos a estatura de Cristo (Varão perfeito).
Não façamos o bem a quem nos faz o mal esperando o galardão, antes façamos por verdadeiro amor, e nunca retribuamos o mal com o bem esperando com isto ajuntar brasas de fogo nas cabeças de quem nos faz o mal, pois se pensarmos assim estaremos regredindo espiritualmente e diminuindo em nossa essência. Temos que buscar ser benignos porque nosso Senhor é benigno e Ele é o modelo de Perfeição e a plenitude onde queremos também chegar.
Este sentimento de amor para com nossos semelhantes é o que Deus mais quer de nós, pois dessa maneira estaremos sempre crescendo em nossa essência, em nosso homem interior e um dia chegaremos a plenitude e seremos como Jesus é.
Muitos Cristão acreditam que apenas o fato de se desviar de todo pecado já está de bom tamanho, já é o suficiente; mas onde está o crescimento?
Foi por isto que Jesus disse: Mateus 23: 23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
Jesus nos deu o exemplo da reta justiça e tem nos ensinado através do seu Espírito Santo e nos sustentado em suas mãos, portanto vamos seguir o caminho certo, vamos aprender o que realmente nos trará felicidade eterna, vamos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, pois toda a lei e os profetas se resumem nestes dois mandamentos.
E quando quisermos avaliar nosso desempenho, procuremos refletir nesta parábola: (Mateus 25: 32 E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; 33 E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. 34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; 36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. 37 Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? 38 E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? 39 E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? 40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.)