ESCOLHIDOS PELA PRESCIÊNCIA DE DEUS
https://sites.google.com/site/filmedejesus/
Pela sua presciência Deus nos conheceu antes mesmos de nascermos, e por conhecer nosso coração e também toda nossa vida do início ao fim, Ele nos escolheu e nos enviou ao seu Filho Jesus para que fossemos justificados pelo seu sangue e pelos dons recebidos do Espírito Santo, nós fossemos feitos também filhos, conforme Jesus é, e assim tivéssemos a vida eterna: Romanos 8: 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. 31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? E também: João 1: 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; 13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
Isto que Paulo escreveu aos Romanos foi dito pelo próprio Jesus quando os judeus o interrogaram dizendo: - Até quando terás a nossa alma suspensa? Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente: João 10: 25 Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim. 26 Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. 27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; 28 E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. 30 Eu e o Pai somos um.
O que podemos entender é que Deus nos escolheu e enviou à Jesus, para sermos como Ele é, e Deus fez isto pela sua presciência, como Pedro nos explica: I Pedro 1: 2 Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.
Sobre a onisciência de Deus, podemos citar: Isaías 46: 9 Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. 10 Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade. Lembrei-me da estátua do sonho do rei Nabucodonosor, que Deus falou através do profeta Daniel tudo que iria acontecer neste planeta até a volta de Jesus.
Pela sua presciência, Deus escolheu Jacó e não a Esaú sendo os dois gêmeos e estando ainda no ventre de Rebeca, e por ter Esaú nascido primeiro, ele é quem deveria ter recebido as benções de seu pai Isaque, porem, Deus sabia que Esaú era profano, como está escrito: Hebreus 12: 16 E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Foi pela sua presciência que Deus escolheu Jacó, o menor e ainda o converteu de enganador para Israel: Romanos 9: 10 E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai; 11 Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal ( para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama ), 12 Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor. 13 Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.
Ninguém escolhe crer em Jesus, É Deus quem nos revela quem é o Filho para que depois o Filho nos revele quem é o Pai: Lucas 11: 25 Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. 26 Sim, ó Pai, porque assim te aprouve. 27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Quem revelou Jesus à Pedro foi o próprio Deus: Mateus 16: 16 E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. 17 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. E notem que Pedro negou Jesus três vezes, porem Ele era um Escolhido e Jesus o restaurou também com três perguntas “amas-me” e depois lhe enviou o Espírito Santo “Pentecostes”. É assim que Jesus age com os escolhidos que o Pai lhe enviou e Ele tem poder para tal, por isto declarou: João 6: 47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.
Obs.: Agora vem uma duvida: Quer dizer que os que não crêem em Jesus por não terem sido escolhidos por Deus vão para o inferno? Deus quer salvar a todos e Ele chama cada um no momento que Ele quiser chamar. Em (Mateus 20: 1-16) Jesus nos conta que o Reino de Deus é semelhante a um pai de família que sai a pegar trabalhadores para sua vinha, e Ele chama alguns pela manhã, outros às nove horas, depois ao meio dia, e por ultimo às cinco horas da tarde, porem Ele paga o mesmo salário combinado à todos “Vida Eterna”.
Eu creio que Deus ainda vai tocar no coração daqueles que hoje ainda não crêem em Jesus para a salvação e quando estes crerem e se converterem receberam o mesmo pagamento que nós os que nos convertemos ainda na nossa juventude, pois Deus é bom e lhe é licito fazer o que Ele quiser fazer com o que é d’Ele; e quem reclamar por ter trabalhado mais poderá escutar a seguinte frase de Deus: Mateus 20: 14 Toma o que é teu, e retira-te; eu quero dar a este derradeiro tanto como a ti. 15 Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? 16 Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. E verdadeiramente pode acontecer dos derradeiros serem os primeiros e até alguns escolhidos não serem aceitos, o que é de Deus, Ele dá a quem Ele quiser dar; como também Ele riscará do livro quem Ele quiser riscar.
Portanto nós que cremos em Jesus, somos escolhidos de Deus pela sua presciência e fomos enviados pelo próprio Deus à crer em Jesus para nossa salvação e, portanto somos agora ovelhas do seu rebanho e por isto acreditamos n’Ele e ouvimos a sua voz, não porque escolhemos acreditar, más porque Deus antes nos conheceu, nos encolheu e nos enviou a Jesus, para que crendo fossemos justificados dos nossos pecados, pelo seu sangue, pelo seu sacrifício na cruz, e então seremos glorificados como Ele foi glorificado e reinaremos com Jesus por mil anos, pois Jesus vai voltar para restaurar todas as coisas e nós os que fomos comprados com o seu sangue, reinaremos com Ele por mim anos antes de sermos todos entregues ao Pai, e nestes mil anos, seremos feitos reis e sacerdotes e reinaremos sobre a terra: Apocalipse 20: 6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. Vamos ler também: Apocalipse 5: 9 E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação; 10 e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.
Jesus declarou três coisas dos escolhidos: “João 10: 28 ...dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.” Isto porque pela presciência de Deus, Ele já nos conhecia antes mesmo de nascermos e nos enviou a Jesus para sermos santificados: Hebreus 12: 14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; E o que é santificação? Em outra tradução entenderemos melhor: Hebreus 12: 14 Procurem ter paz com todos e se esforcem para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, pois sem isso ninguém o verá. Santificação significa separação para Deus, devemos viver uma vida completamente dedicada ao Senhor!
Porem nunca pense que podemos comprar ou mesmo merecer a vida eterna com boas obras, não! A salvação é pela graça: Efésios 2: 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
E nós os escolhidos fomos criados para sermos conforme Cristo é: Efésios 2: 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Más como andar nelas? Seguindo o Espírito Santo que nos fala pela nossa consciência!
Pedro nos ensina perfeitamente como ser santificado, ou separado para uma vida completamente dedicada ao Senhor: II Pedro 1: 3 O poder de Deus nos tem dado tudo o que precisamos para viver uma vida que agrada a ele, por meio do conhecimento que temos daquele que nos chamou para tomar parte na sua própria glória e bondade. 1: 4 Desse modo ele nos tem dado os maravilhosos e preciosos dons que prometeu. Ele fez isso para que, por meio desses dons, nós escapássemos da imoralidade que os maus desejos trouxeram a este mundo e pudéssemos tomar parte na sua natureza divina. 1: 5 Por isso mesmo façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade juntem o conhecimento 1: 6 e ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio juntem a perseverança e à perseverança, a devoção a Deus. 1: 7 A essa devoção juntem a amizade cristã e à amizade cristã juntem o amor. 1: 8 Pois são essas as qualidades que vocês precisam ter. Se vocês as tiverem e fizerem com que elas aumentem, serão cada vez mais ativos e produzirão muita coisa boa como resultado do conhecimento que vocês têm do nosso Senhor Jesus Cristo.
Em resumo: Fé, bondade, conhecimento de Deus, domínio próprio, perseverança, devoção a Deus, amizade cristão e o mais importante de todos que é o amor.
Portanto, nós que cremos em Jesus e temos a certeza da vida eterna, sigamos o que o Espírito Santo nos fala e vivamos não mais para nós mesmos, más para Cristo, para o seu Reino que também é o nosso Reino.