PORQUE SE CONVERTER?
Deus apareceu ao Rei Salomão, filho do Rei Davi, em sonho e lhe disse: Pede o que queres que eu te dê: I Reis 3: 5 E em Gibeom apareceu o SENHOR a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te dê.
Salomão poderia ter pedido muitos dias de vida sobre a terra, ou riquezas, ou a morte dos seus inimigos; mas Salomão pediu entendimento, para discernires o que é justo, porque ele queria ser justo ao julgar o povo de Deus, como seu pai Davi havia sido.
Salomão não foi egoísta ao fazer o seu pedido a Deus, pois o pedido de Salomão beneficiaria mais ao povo do que a ele mesmo. I Rei 3: 9 A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
Salomão sabia que para julgar com justiça como Davi seu pai julgava, era necessário receber a sabedoria de Deus, por isso Ele pediu um coração entendido para julgar prudentemente e discernir entre o bem e o mal.
Deus se agradou tanto da humildade e do amor de Salomão pelo povo, que lhe falou assim: I Reis 3: 10 E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso. 11 E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo; 12 Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará. 13 E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias.
Deus se agradou de Salomão porque ele amava a Deus e amou ao seu povo, que eram os seus próximos. Portanto Salomão cumpriu o grande mandamento que Jesus nos deixou quando resumiu em apenas dois, os dez mandamentos de Deus: Mateus 22: 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Salomão foi tão sábio e seu reinado foi tão prospero, que no seu palácio, eram abatidos todos os dias, trinta bois e vários outros animais apenas para alimentá-los.
Nunca houvera antes e nunca mais haverá tal fartura e sabedoria e glória como foi a de Salomão, pois assim disse Deus: I Reis 4: 20 Eram, pois, os de Judá e Israel muitos, como a areia que está junto ao mar em multidão, comendo, e bebendo, e alegrando-se. 21 E dominava Salomão sobre todos os reinos desde o rio até à terra dos filisteus, e até ao termo do Egito; os quais traziam presentes, e serviram a Salomão todos os dias da sua vida. 22 Era, pois, o provimento de Salomão cada dia, trinta coros de flor de farinha, e sessenta coros de farinha; 23 Dez bois cevados, e vinte bois de pasto, e cem carneiros; afora os veados e as cabras montesas, e os corços, e aves cevadas.
Posteriormente, Salomão concluiu a casa do Senhor, como Deus antes havia dito a Davi que seria Salomão quem edificaria a casa do Senhor: II Crônicas 7: 11 Assim Salomão acabou a casa do SENHOR, e a casa do rei, e tudo quanto Salomão intentou fazer na casa do SENHOR e na sua casa prosperamente o efetuou.
E o Senhor apareceu de noite a Salomão, e disse-lhe: II Crônicas 7: 12 E o SENHOR apareceu de noite a Salomão, e disse-lhe: Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício. 13 Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo; 14 E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Deus está falando a todos nós, que é Ele quem abre ou fecha os céus (as bênçãos), e nós sabemos que tudo vem de Deus, sem Deus nos não temos nem mesmo o fôlego da vida, ou a nossa respiração, João o Batista falou sobre isto: João 3: 27 João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.
Deus está falando aqui que se nos que somos povo d’Ele, clamarmos pelo seu nome, nos humilharmos, orarmos, buscarmos ao Senhor e nos convertermos dos nossos maus caminhos, Ele ouvirá nossas orações, perdoará os nossos pecados e nos dará tudo que Ele quer nos dar.
E Deus continua nos dizendo: II Crônicas 7: 15 Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar. 16 Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.
Vamos entender uma coisa: II Crônicas 16: 9 Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto, pois, procedeste loucamente porque desde agora haverá guerras contra ti.
Notem que os olhos do senhor passam por toda a terra, más quando nos convertemos verdadeiramente a Ele, seus olhos passarão a estar fixos em nós, ou seja: Aos que andam no caminho do senhor, Ele olha fixamente e com o coração para essa pessoa todos os dias, más se desviarmos dos caminhos do senhor, Ele deixa de olhar para nós e o que acontece? II Crônicas 7: 19 Porém se vós vos desviardes, e deixardes os meus estatutos, e os meus mandamentos, que vos tenho proposto, e fordes, e servirdes a outros deuses, e vos prostrardes a eles, 20 Então os arrancarei da minha terra que lhes dei, e lançarei da minha presença esta casa que consagrei ao meu nome, e farei com que seja por provérbio e motejo entre todos os povos. 21 E desta casa, que é tão exaltada, qualquer que passar por ela se espantará e dirá: Por que fez o SENHOR assim com esta terra e com esta casa? 22 E dirão: Porque deixaram ao SENHOR Deus de seus pais, que os tirou da terra do Egito, e se deram a outros deuses, e se prostraram a eles, e os serviram; por isso ele trouxe sobre eles todo este mal.
Vamos entender uma coisa: Deus abençoa quem anda nos seus caminhos e abandona aos que O abandona.
Hoje vivemos na época da Graça, somos salvos pela graça de Deus, pela fé em Jesus Cristo o Filho de Deus.
Você é cristão e por crer em Jesus tem a vida eterna? Sim, é verdade; então se você é cristão, trabalhe para o reino de Jesus, ame ao seu próximo como você ama a si mesmo e leve a salvação através da fé em Jesus aos seus próximos, por amor a eles.
Você quer as maravilhosas bênçãos de Deus em sua vida? Ame mais a Deus do que a qualquer outra coisa, ame a Deus, mais do que a sua esposa ou filho ou ao seu dinheiro ou a você mesmo.
A salvação é pela fé em Jesus, mas se eu me afastar d’Ele e me voltar novamente para as coisas do mundo e buscar os prazeres da carne e seguir o príncipe deste mundo?
O que vai acontecer comigo se eu passar a adorar mais as coisas deste mundo do que ao meu Deus?
Em Hebreus 10, lemos o seguinte: Hebreus 10: 26 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, 27 Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
Agora vamos entender que quando vivíamos pelas leis de Moisés, não se podia quebrar nem uma delas, e quanto maior castigo terá o homem que desprezar a salvação pela fé em Jesus: Hebreus 10: 28 Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. 29 De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?
Jesus é o único caminho verdade e vida e ninguém vai ao Pai senão por Ele, más para quem não crê n’Ele ou para os que antes creram e se desviaram, aquilo que chamamos de apostasia, Jesus passa a ser a pedra de tropeço:
Isaías já dizia: Isaías 8: 14 Então ele vos será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e rocha de escândalo, às duas casas de Israel; por armadilha e laço aos moradores de Jerusalém.
Jesus nos ensinou: Mateus 21: 44 E, quem cair sobre esta pedra, despedaçar-se-á; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó.
E Paulo também escreveu a nós: Romanos 9: 33 Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido.
Paulo nos explica claramente que a salvação é pela fé e não pelas obras: Romanos 9: 32 Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço;
Como entenderemos isto; somos salvos pela fé em Jesus ou pelas obras da lei?
Aqui está a grande questão, verdadeiramente somos salvos pela fé em Jesus, pela graça de Deus, más temos que estar em Jesus, e para estar em Jesus, temos que obedecer os seus mandamentos, e os mandamentos de Jesus são:
- Mateus 22: 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
- João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
- João 15: 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
- João 15: 17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.
Temos que nos amar uns aos outros como Jesus nos amou de deu sua vida por nós, porque está escrito: João 15: 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
O que eu costumo fazer para estar sempre em Jesus e amar a Deus e ao próximo, é alimentar o meu espírito com a palavra (ler a Bíblia) várias vezes por dia, quantas vês eu puder, pois da mesma forma que o corpo necessita do alimento e para uma boa saúde devemos alimenta-lo várias vezes por dia, o espírito também necessita do alimento que é a palavra e várias vezes por dia.
Porque está escrito: Mateus 4: 4 Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
E também: Mateus 26: 41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
Se você ama ao Senhor e quer andar sempre na sua presença, procure estar com Ele todos os momentos da sua vida.
Deus é maravilhoso, Ele é o puro AMOR, e quem experimenta a paz, a felicidade e a satisfação que é estar cheio do Espírito Santo de Deus, não quer mais andar só, más sempre na companhia do Senhor.
Jesus falou: Mateus 11: 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. E é verdade, Jesus não nos cobra nada, Ele só nos ajuda, porque Ele não veio condenar, más salvar o mundo. João 3: 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quando cremos e confiamos nossas vidas a Ele, o Espírito Santo passa a habitar em nós, transformando, tirando nossos pecados um a um. João 14: 23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
O agir do Espírito Santo em nós é assim: Temos um corpo que tende pro pecado, temos uma alma para comunicação entre corpo e espírito e temos um espírito que comunica com o Espírito Santo de Deus.
Quando o Espírito Santo de Deus habita em nós, Ele santifica o nosso espírito, e a nossa vontade agora é de praticar as obras de Deus e não mais de fazer a vontade da carne, porem não conseguimos plenamente, pois ainda vivemos em um corpo carnal e corruptível, daí vem o grande amor de Deus por nós, que como Ele ressuscitou Jesus, vai ressuscitar também a nós que cremos n’Ele para que tenhamos novos corpos, incorruptíveis, pois está escrito: I Coríntios 15: 52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. 55 Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?
Enquanto vivemos neste corpo carnal e pecador, temos dificuldade de seguir a Jesus como desejamos, más o Espírito Santo vai nos mudando pouco a pouco e retirando de nós a cada dia um pecado, a cada dia um vício e vamos tendo a cada dia uma vitória em Cristo.
Imagina uma criança de cinco anos querendo assistir ao desfile que vai passando, mas por ser muito baixinho, só consegue enxergar os joelhos das pessoas que estão na sua frente; daí chega o pai da criança e o coloca nos ombros. Agora o baixinho que não podia ver nada, alem de poder assistir ao desfile com uma visão privilegiada, pois ele está mais alto do que a maioria, ainda se sente grande e protegido, pois está nos ombros do pai.
Jesus nos carrega nos ombros, quando Ele deu sua vida na cruz, Ele estava nos pegando nos ombros e nos carregando. Porque nós éramos muito pequeninos para ver alem das dificuldades. Agora que não tememos mais a morte, pois temos a certeza da vida eterna, podemos não só enxergar muito à frente, como também nos sentirmos grandes e protegidos. Grandes porque fomos justificados pela fé e protegidos porque quem nos justificou tem todo o poder, tanto nos céus como na terra. Jesus tem o poder de perdoar os nossos pecados e nos justificar de todos eles. Você crê nisto?
Por isto está escrito: I João 1: 5 E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. 6 Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. 7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. 8 Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 10 Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
- I João 2: 1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.