COISAS CARNAIS E COISAS ESPIRITUAIS
Jesus é o único alicerce, a rocha, a salvação e sobre Ele, alguns edificam com palha e outros com ouro.
Quem edifica na carne edifica com palha, quem edifica no espírito edifica com ouro.
A palha se queima no fogo, o ouro se purifica no fogo.
A carne para nada serve, o espírito não morre, é eterno.
Quando buscamos uma conversão exterior, estamos voltando ao velho erro “sepulcros caiados”, bonitos por fora más podres por dentro.
Quando buscamos uma conversão interior que é edificada no amor, buscamos uma mudança de vida que vem do desejo interior, e essa é verdadeira e contagiante, é água viva que corre do ventre, é luz que ilumina o mundo, é o sal da terra.
João não comia e nem bebia, porem era homem (alma vivente) e como bem disse Jesus: O maior entre os homens porem ainda menor do que o menor do reino de Deus.
Jesus comia e bebia, porem era Espírito vivificante, o maior no reino de Deus, O qual por ser tão perfeito em amor, renuncia e altruísmo, Deus lhe deu os seus sete espíritos: (O Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR) e também lhe submeteu todas as coisas.
A fé é maior do que as obras e quando Tiago fala que a fé sem as obras e morta, ele está falando de obras de caridade que é o amor que é o novo mandamento de Jesus. Tiago declarou exatamente o que Jesus nos ensina em Mateus 25, quando serão separadas as ovelhas dos bodes, e as ovelhas são os que fizeram obras de caridade com amor.
O Rei Ezequias clamou a Deus, alegando-lhe as boas obras praticadas, Jesus que era muito maior que Ezequias, pediu a Deus que se fosse possível passasse d’Ele aquele cálice porem que fosse feito a vontade de Deus. É melhor morrer doente e louvando a Deus, do que estar morrendo doente e clamando a Deus, alegando à Ele as boas obras praticadas e cobrando o galardão nesta vida.
O que pratica ou cultiva na carne colhe na carne e o que pratica ou cultiva no espírito colhe no espírito; da mesma forma o espera em Jesus apenas neste mundo, receberá apenas neste mundo, por isto Jesus declarou: João 6: 27 Trabalhai, não pela COMIDA que PERECE, mas pela COMIDA que PERMANECE para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.
Todos que são da fé como, por exemplo, Abraão e Moisés, morreram sem ver a recompensa neste mundo, más viveram pela fé e o galardão deles é para a eternidade. Os que buscam galardão aqui o receberão sim, porem aqui!
O que é nascido da carne é carne, o que é nascido do Espírito é Espírito, nascer de novo é ter uma vida com Cristo e quem à tem, sabe não ser deste mundo, más é peregrinos neste mundo, e sabendo não ter aqui cidade permanente, busca amar como Jesus amou e não sentir ciúmes, inveja, contendas e dissensões. Porque Jesus é Amor, perdão, compaixão, compreensão, tolerância e se quisermos segui-lo devemos ter o conhecimento da grandeza de Deus e da insignificância do homem, e nunca nos vangloriar, más após ter feito tudo, dizer somos servos inúteis.