4 - O tempo da Graça

O QUE È O TEMPO DA GRAÇA?

Verdadeiramente em Jesus se cumpriu tudo o que foi dito pelos profetas, inclusive isto: Mateus 13: 35 Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; Publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo.

O tempo da graça é um mistério o qual só compreendemos pelo Espírito e é difícil falar dele, estou escrevendo por pura intuição que na verdade creio ser inspiração Divina, pois não tenho tanto conhecimento e sim muita curiosidade, e vou buscando no Espírito as respostas.

Deus sempre esteve e sempre vai estar no controle de tudo, desde o pecado original, Ele sabia que Jesus viria e pisaria a cabeça da serpente, tanto é que Ele falou que o filho da mulher pisaria a cabeça da serpente. Da mesma forma Deus sabia que Jesus seria rejeitado pelos judeus e nós os gentios seriamos chamados, tanto é que mais de setecentos anos antes de Jesus vir, Deus falou isto pela boca do profeta Isaías e também na promessa feita à Abraão, nós os gentios já estávamos incluídos.

Paulo explicou muito bem quando disse que Deus encerrou a todos debaixo do pecado para com todos demonstrar misericórdia. Os judeus que buscavam não encontraram porque tentaram pelas obras e nós estamos em pé pela fé, encontramos porque acreditamos.

Quanto ao tempo da graça o qual vivemos o que eu entendo é o seguinte: Foi aberto um parêntese no tempo de Deus, nas semanas proféticas segundo Daniel que é o tempo de Deus para com o seu povo os judeus: Daniel 9: 25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos. 26 E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações. 27 E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.

Esse tempo de 490 anos foi interrompido e após o arrebatamento da igreja o relógio voltará a funcionar.

Dos 490 anos, faltam apenas 7 anos, porem a grande tribulação começará quando o anticristo quebrar a aliança que será na metade da semana, ou seja 3,5 anos, e eu acredito que aqui será o arrebatamento.

Eu acredito que veremos o anticristo, porem não passaremos pela tribulação por Cristo já haver passado por nós.

Se observarmos as escrituras, em Daniel 2, veremos que estamos já nos dedos dos pés da estátua do sonho do Rei Nabucodonosor e que logo virá o reino do anticristo, a abominação da desolação da qual Daniel e também o próprio Jesus o Messias nos falou: Mateus 24: 15 Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda;

Quem quiser ler sobre a estátua do sonho do rei Nabucodonosor eu escrevi sobe isto e está no meu site neste endereço: https://sites.google.com/site/filmedejesus/sonho-nabucodonosor

Então o tempo dado ao anticristo é de 7 anos, dos quais os últimos 3,5 serão de grande tribulação: Daniel 12: 11 E desde o tempo em que o sacrifício contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias.

Após o arrebatamento, o parêntese que foi aberto para o tempo da graça se fechará e eu creio que vai ser no 3,5 anos após vermos o anticristo reinando.

Este parêntese no tempo foi aberto para que nós os gentios também fossemos chamados a salvação através da fé em Jesus que é o mediador da nova e eterna aliança feita entre Deus e os homens: Jeremias 31: 31 Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. 32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR. 33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 34 E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.

Por acaso quando Deus disse: “Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo” Ele não estava falando que hoje somos ensinados pelo próprio Jesus que é Deus através do Espírito Santo?

Nós hoje vivemos no tempo da graça e estamos sendo ensinados pelo próprio Deus através do Espírito Santo: João 6: 45 Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.

Portanto vivemos no tempo da graça e a salvação é pela fé em Jesus. Nós podemos afirmar isto baseado no que está escrito segundo o próprio Jesus nos falou quando declarou:

- João 6: 47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.

- João 11: 25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; 26 E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?

Jesus nos comprou com seu sangue para nos fazer reis e sacerdotes na terra. Está escrito e eu acredito que no reino de mil anos, o Reino do Messias, quando Jesus virá para restaurar, todas as coisas, nós estaremos reinando com Ele, pois olha o que esta escrito: Apocalipse 5: 10 E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.

Neste reino de mil anos, não haverá o engano do inimigo, pois ele estará preso: Apocalipse 20: 2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.

Mas vamos deixar esse assunto para outra hora e voltar-mos ao tempo da graça.

Vivemos no tempo da graça e Jesus veio para nos justificar, nos comprar com seu sangue e fazer de nós: Reis e sacerdotes e reinaremos sobre a terra, é isto que está escrito.

Pelo Espírito, Paulo confirmou isto:

- Romanos 10: 9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

- Romanos 10: 13 Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.

- Romanos 11: 6 Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.

- Gálatas 2: 16 Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.

- Gálatas 3: 22 Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes.

Obs.: O galardão é pelas obras: Apocalipse 22: 12 E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.

Jesus nos alerta a estar vigilantes, e principalmente nos tempos em que vivemos.

Jesus começa nos dizendo: Lucas 12: 35 Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias.

Cingir os lombos com a justiça, praticar a reta justiça que é a justiça de Deus que é baseada no amor e no perdão e acesas as nossas candeias com o fogo do Espírito Santo, ou seja: Andemos sempre na luz, como lemos no “Salmos 16: 8 Tenho posto o SENHOR continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei.” Devemos nos entregar ao Senhor Jesus, confiarmos n’Ele e lhe pedir que encha o nosso ser com o Seu Espírito Santo, para podermos nos desviar de todo laço do inimigo, pois os tempos estão findando e logo Jesus virá na sua glória, na glória do Pai e todos os santos anjos.

Portando devemos ser vigilantes como Jesus nos recomenda: Lucas 12: 36 E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe. 37 Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.

Ninguém sabe quando Jesus virá somente Deus sabe desta hora, porém, sabemos que Ele virá como o ladrão na noite, em um momento em que ninguém imagina, portanto devemos estar sempre vigilantes, devemos viver nossas vidas imaginando que Jesus voltará no próximo piscar de olhos.

Jesus nos aconselha ser como o mordomo fiel: Lucas 12: 42 E disse o SENHOR: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração? 43 Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. 44 Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá.

Não sejamos negligentes, mas vigilantes e fieis, praticando a reta justiça com amor; Não praticando o mal, mas o bem; Nunca julgando, mas perdoando sempre como Jesus nos perdoa e levando a palavra de Deus em momento oportuno e não oportuno para que ninguém caia nas armadilhas do inimigo e seja surpreendido naquele dia, pois Jesus nos alertou dizendo: Lucas 12: 45 Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se, 46 Virá o senhor daquele servo no dia em que o não espera, e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis. 47 E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites; 48 Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.

Será mesmo que estamos perto da volta de Jesus?

Não sejamos hipócritas, quando vemos a nuvem carregada e negra, sabemos que vai chover. Quando o tempo está limpo, sabemos que haverá calma. Se sabemos discernir a face da terra e do céu; como não saberemos discernir o tempo da vinda de Cristo? Vivamos o agora como se a sua vinda fosse daqui a um segundo e assim não seremos surpreendidos.

Jesus nos aconselha a vivemos assim: Lucas 12: 57 E por que não julgais também por vós mesmos o que é justo? 58 Quando, pois, vais com o teu adversário ao magistrado, procura livrar-te dele no caminho; para que não suceda que te conduza ao juiz, e o juiz te entregue ao meirinho, e o meirinho te encerre na prisão. 59 Digo-te que não sairás dali enquanto não pagares o derradeiro ceitil.

O que Jesus quer dizer com “livrar-se dele no caminho”, é perdoar para também ser perdoado, viver sempre de maneira que ninguém tenha algo contra você, algo que te acusar, algo que necessite da justiça de Deus, pois Ele disse: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.

Um dia Pedro perguntou a Jesus: Mateus 18: 21 Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? 22 Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.

Quando vindo de Jesus, nada é coincidência: Setenta vezes sete é o mesmo tempo para o perdão dos Judeus que são quatrocentos e noventa anos os quais foram interrompidos para o tempo da graça.

Continuação: