Manutenção Corretiva - Ordem de Serviço

Introdução

Este tutorial explica como funciona o processo de "Manutenção Corretiva - Ordem de Serviço" no Fluig.

Para isso, é necessário o acesso ao sistema Fluig. Caso não tenha, solicite ao seu líder para que solicite ao departamento de T.I.

Caso já tenha o acesso, segue link para acessar o sistema: Como acessar o sistema Fluig.

Após acessar o sistema, passe o mouse em cima do menu "Processos" no canto esquerdo da tela e clique em "Iniciar Solicitações".

Será aberta uma tela com todos os processos que você tem acesso agrupados por categoria. Ao clicar em cima da categoria, serão exibidos os processos da mesma, conforme imagem abaixo.

Para o aplicativo no celular, é só clicar em MENU / PROCESSOS e clicar em "Manutenção Corretiva - Ordem de Serviço", conforme imagens abaixo.

Fluxo do Chamado

Segue abaixo a imagem do fluxo do chamado.

Abertura da OS

Para inserir uma nova solicitação, clique em "Manutenção Corretiva - Ordem de Serviço", conforme primeira imagem do tutorial. Será aberto um formulário para o preenchimento conforme imagem abaixo.

Segue abaixo a explicação dos campos do formulário:

  • PREENCHA ABAIXO PARA PESQUISAR O EQUIPAMENTO: Informar parte do nome do equipamento para realizar a pequisa. Conforme for digitando, é exibida a lista dos equipamentos de acordo com os caracteres digitados. Para seleciona, clique no item da lista.
    • Caso seja uma manutenção onde não existe nenhum equipamento vinculado, só deixar em branco. Dessa forma os seguintes campos serão preenchidos:
      • EQUIPAMENTO: Por padrão, o campo vem preenchido como "Nenhum" (Campo preenchido automaticamente).
      • LOCAL: Deve ser descrito qual o local que foi solicitada a manutenção.
    • Caso tenha que relacionar um equipamento selecionando o mesmo, os campos abaixo serão preenchidos:
      • EQUIPAMENTO: Será carregado o campo com a descrição do equipamento (Campo preenchido automaticamente).
      • TAG: Essa palavra vem do inglês que significa etiqueta, rótulo. Ou seja, é a identificação única do equipamento. Não pode existir um equipamento com o mesmo TAG (Campo preenchido automaticamente).
      • LOCAL: Será carregado o campo com a localização do equipamento na unidade (Campo preenchido automaticamente).
  • DATA / HORA DA ABERTURA: Data e Hora de quando a solicitação foi iniciada (Campo preenchido automaticamente).
  • OS CRIADA POR: Nome do Usuário que abriu a solicitação (Campo preenchido automaticamente).
  • SELECIONE O FUNCIONÁRIO QUE SOLICITOU A OS: Selecionar dentro os funcionários listados qual foi o que encontrou o problema. Esse campo foi criado porque nem sempre quem abre a solicitação é o funcionário que encontrou o problema. Sendo assim, ao selecionar o funcionário, serão carregados os seguintes campos:
    • Nº Matrícula: número da matrícula do funcionário selecionado acima. Essa matrícula é o código de registro do funcionário no sistema de folha e ponto (sistema onde faz lançamento de ponto e fechamento de folha para geração de holerites e pagamento de salários, entre outras funções) (Campo preenchido automaticamente).
    • Cargo: cargo do funcionário selecionado acima, de acordo com o sistema de folha e ponto (Campo preenchido automaticamente).
  • DESCRIÇÃO DA SOLICITAÇÃO: Campo onde devem ser inseridas todas as informações possíveis sobre o problema a ser resolvido.
  • ANEXOS: Também é possível inserir anexos, como prints, fotos e documentos relacionados a solicitação. Segue abaixo a imagem de como fazer isso.

Após a inclusão das informações, clique no botão preto "Enviar" que fica no canto superior direito da tela.

Pronto! A solicitação foi gerada e a equipe de manutenção responsável receberá a mesma para sua análise e execução.

Execução da OS

Seguindo o fluxo do processo, após o cadastro da solicitação, a equipe de manutenção responsável terá 24 horas para realizar a análise e execução da manutenção corretiva.

Caso exista alguma inconsistência na solicitação, a equipe de manutenção pode retornar a solicitação para o solicitante para que analise e refaça a descrição do Problema. Para verificar como reprovar uma atividade, clique aqui.

Caso não exista, devem ser preenchido o formulário da "Execução da OS", conforme imagem abaixo.

Segue abaixo a explicação para cada campo:

  • DATA / HORA INÍCIO DO ATENDIMENTO: Data e Hora de quando a solicitação foi iniciado o atendimento pela equipe de manutenção.
  • DATA / HORA FIM DO ATENDIMENTO: Data e Hora de quando a solicitação foi concluído o atendimento pela equipe de manutenção.
  • EXECUTADO POR: Nome do manutentor responsável que executou a solicitação (Campo preenchido automaticamente).
  • RESOLUÇÃO: Nesse campo deve ser descrita a resolução realizada para finalização do problema.
  • ANEXOS: Também é possível inserir anexos, como prints, fotos e documentos relacionados a solicitação. Segue abaixo a imagem de como fazer isso.

Após a inclusão das informações, clique no botão preto "Enviar" que fica no canto superior direito da tela.

Pronto! A resolução foi inserida e será enviada para aprovação do gestor da equipe de manutenção para verificação dos dados.

Aprovação da OS

Seguindo o fluxo do processo, após a execução da OS, o gestor da equipe de manutenção terá 24 horas para aprovar a análise geral da OS.

Caso exista alguma inconsistência na solicitação, o gestor da equipe de manutenção pode retornar a solicitação para que o manutentor analise e refaçam suas resoluções. Para verificar como reprovar uma atividade, clique aqui.

Caso não exista, após a verificação das informações por parte do gestor da equipe de manutenção, clique no botão preto "Enviar" que fica no canto superior direito da tela.

Pronto! Essa atividade e a solicitação foi finalizada.

Reprovação de uma Atividade

Em todas as atividades, caso o responsável pela mesma verifique alguma inconsistência na solicitação, o responsável pode retornar a solicitação para o solicitante para que analise e refaça o preenchimento do formulário conforme a descrição da reprovação.

A informação sobre qual a reprovação do responsável deve ser informada no campo "Motivo do Retorno da Atividade: " que fica no final do formulário, conforme imagem abaixo.

Após a inserção da reprovação, deve ser clicado em "Enviar" e selecionar a opção da "<Atividade anterior > - Retorno" e clicado em "Enviar" novamente, conforme imagem abaixo.

Dessa forma, a solicitação voltará para o responsável anterior e a mensagem será exibida no início do formulário dentro de um quadro vermelho, conforme abaixo.

Sendo assim, o responsável deve revisar e refazer a atividade e enviar novamente para a atividade seguinte.

OBS.: Todas essas movimentações são registradas e podem ser vistas na aba "Complementos", conforme imagem abaixo.

Para o aplicativo no celular, é só clicar em menu da solicitação que fica no canto superior direito e clicar em "Histórico", conforme imagens abaixo.

Utilização no celular ou tablet

Todos os processos podem ser realizados pelo celular ou tablet. Para configurar o aplicativo Fluig Mobile, clique no link a seguir e siga o tutorial para instalação, configuração e utilização: Guia de Utilização Fluig - Mobile.

OBS.: Na parte do tutorial "Adicionando contas no fluig Mobile" / "Passo 2" o endereço do servidor é http://fluig.hyline.com.br:8080 e no "Passo 3" o login e senha é o e-mail e a senha do terminal.

Qualquer dúvida sobre o processo, entrar em contato com o departamento de TI.