Este tutorial explica como utilizar a rotina para Análise do Arquivo DDA gerado pelos bancos.
O DDA - Débito Direto Autorizado é um serviço de apresentação eletrônica de boletos de cobrança registrada, emitidos pelas instituições financeiras. Lançado em 19 de outubro, o DDA pretende substituir gradativamente os boletos de papel pela cobrança em meio virtual.
Para isso, é necessário o acesso ao sistema de aplicativos web - desktop. Caso não tenha, solicite ao seu líder para que solicite ao departamento de T.I.
Caso já tenha o acesso, segue link para acessar o sistema: Como acessar o sistema de Aplicativos WEB - Desktop.
Após acessar o sistema, clique no menu "Análise do Arquivo DDA", conforme imagem abaixo. Caso não consiga ver esse menu, solicite ao seu líder para que solicite ao departamento de T.I.
Será exibida a tela com os parâmetros, conforme imagem abaixo.
Para analisar um arquivo DDA, clique no botão "Escolher arquivo". Será aberta uma tela com acesso as pastas do computador para selecionar o arquivo.
Dê um duplo clique no arquivo para carregá-lo. Feito isso, clique no botão "Analisar".
Será gerada uma lista com os documentos financeiros contidos no arquivo. São exibidas as seguintes informações:
Após a realização da análise, em conjunto com as informações citadas acima, são exibidas três colunas no final com o resultado da análise de cada documento, sendo elas:
Segue abaixo uma tela de exemplo de um arquivo analisado.
Após a marcação dos flags que deseja, clique no botão "Gerar Ações dos Itens Selecionados" para executar as ações conforme descritas acima.
Qualquer dúvida, entrar em contato com o departamento de T.I.