Dave Draper

Garoto da era dourada na California, Draper inicialmente treinou num amplo espaço chamado "The Dungeon", e depois no Gold's Gym original. Seus parceiros de treino incluíam Frank Zane, Arnold, Columbu e Mike Katz. Dave Draper nasceu em New Jersey em 16 de abril de 1946. Aos 10 anos iniciou seu treinamento com pesos e aos 12, já tinha uma boa rotina. No colégio, participou da equipe de lutas, de ginástica e natação, mas sempre preferiu o treino com pesos. Conquistou seu primeiro título aos 21 anos o "Mr. New Jersey". Alguns meses depois, mudou-se para Santa Mônica, com emprego na Cia. Weider Barbel, período em que também trabalhou em filmes do cinema e na TV. Em 1965, O Mr. América IFBBPoucos acreditavam que o atleta loiro, com apenas um título conquistado, teria condições para vencer a competição da IFBB naquele ano. O nome "Mr. América" era conhecido e respeitado, porém era a competição Mr. América realizada pela AAU desde 1939 ininterruptamente, com vencedores como John Grimek, Steve Stanko, Clarence Ross, Steve Reeves, Jack Delinger - só nos anos 40. A IFBB, no entando, só realizou seu primeiro Mr. América em 1949 e levou 10 anos para fazer o segundo, em 1959. Nos anos 60, passou a investir no evento (exceto em 1961) e apresentou ao mundo campeões do quilate de Larry Scott (62), Dave Draper (65), Chester Yorton (66), Frank Zane (68), Lou Ferrigno (73), Robbie Robinson (75) e Mike Mentzer (76). Em 1977 (Dan Padilla), a IFBB encerrou seu Mr. América. Mas em 1965, Dave Draper foi preparado por Joe Weider e tinha a cobertura da mídia Weider, já então poderosa. Nos anos recentes ele não havia competido, assim, uma grande curiosidade permeava entre os expectadores No Opera House lotado.

No meio, corriam boatos maldosos, que abalaram o atleta: estaria gordo, não tinha uma carreira importante, não venceria oponentes tão bem preparados para disputar o título nacional. Dick Tyler registra em seu livro West Coast Boybuilding Scene: "Quando Dave chegou, veio falar comigo. Parecia estar a caminho da sua execução. Abriu sua sacola e tirou um belo par de sungas azuis, entremeadas de prata, dizendo: Bill Pearl me deu estas sungas para a competição, ele disse que foi a única vez que fez isso".

O prejulgamento correu apertado, tudo se poderia esperar depois que cerraram as cortinas para, às 20 horas exatas, reabrirem ao som da banda da Academia de Música do Brooklin. Casa lotada, uns poucos lugares para espectadores em pé, que continuavam chegando. A tensão era terrível, todos esperavam por um grande acontecimento.

E vieram os resultados: Melhores braços - Dave Draper; melhores peitorais - Tommy Aybar; melhores costas - Chet Yorton; melhores abdominais - Zabo Koszewski; melhores pernas - Chet Yorton. O título "O mais musculoso" também foi para Chester Yorton, mas o Mr. América foi Dave Draper.

Sim, porque ao posar sob os holofotes, toda sua grandeza pode ser avaliada. Segundo Tyler: "palavras somente não podem fazer justiça ao físico de Dave, ele é provavelmente uma das mais fortes combinações de tamanho, shape e definição que eu jamais vi". Com 1,83 de altura e pesando 102 kg em competição, Draper impunha sua presença.

Fonte: Revista JMF

CLIQUE AQUI E