Papiro de Michigan 620: Problemas Algébricos
Papiro de Michigan 620: Problemas Algébricos
O papiro da Universidade de Michigan, catalogado como P.Mich.inv. 620, foi escrito em grego e data do século II d.C. Adquirido no Egito por Sir E. Wallis Budge em 1921 para o Museu Britânico, veio mais tarde a integrar o acervo da Universidade de Michigan.
Este fragmento, com as dimensões de 21 cm por 12,5 cm, preserva três problemas matemáticos que envolvem sistemas de equações lineares. Uma característica marcante deste documento é a ausência absoluta de resoluções, cálculos intermédios ou respostas finais: o escriba limitou-se a enunciar os desafios teóricos, encerrando cada um deles com a instrução diretiva: «descobre os números».
O papiro apresenta três problemas que envolvem divisões proporcionais e sistemas de equações lineares.
Problema 1
Dados 9900 dracmas, divididos em quatro partes de tal forma que a segunda seja superior à primeira por um sétimo da primeira; a terceira exceda a soma das duas primeiras em 300 dracmas, e a quarta exceda a soma das três primeiras em 300 dracmas; descobre os números.
Problema 2
[Dados] dois números. O primeiro é um sexto do segundo, mais 12. O segundo é quatro vezes o primeiro, mais 12; descobre os números.
Problema 3
Há três números. A soma dos três é 5300; a soma do primeiro com o segundo é 24 vezes o terceiro, e a do segundo com o terceiro é 5 vezes o primeiro. Descobre os três números.
(citados por Karpinski, Robbins, 1929)
Início | Culturas | Biografias | Temas matemáticos | Problemas | Tarefas | Bibliografia