RANCHO BENELI


Coordenadas: -21.725, -48.6933

Tabatinga - SP - Brasil


Endereço: Bairro Córrego do Cavalo

Telefone: +55 16 99711-4889

Formas de Pagamento: Cartão de crédito, débito e dinheiro

Facebook: Rancho Beneli II

Horários: aos Domingos, a partir de 11h30 para almoço

Wi-fi: não

Sinal 3G e 4G: sim

Sinal de Telefone: sim

RANCHO BENELI

Beneli se formou como técnico agrícola. Trabalhou por 20 anos para o Estado de São Paulo na conservação de solo. Tempo depois, fez turismo e se especializou em meio ambiente em recursos hídricos. Foi na especialização que aprendeu a reutilização de materiais. E, na chácara que criava frangos, abriu um restaurante em que todo o mobiliário e acessórios são reciclados. O piso é cimento, o resto é reaproveitado. Ele sempre gostou do turismo rural e da preservação ambiental.

A chácara é herança de família, Beneli nasceu ali numa casinha de barro, da qual Beneli ainda quer fazer uma réplica. Quando o barracão foi feito, a ideia era trabalhar com educação ambiental, mas precisava ter mais rentabilidade e começou a realizar ações, como "festa do milho", a primeira realizada lá. O sucesso foi tanto que em 2008 o restaurante teve que começar a funcionar.

As árvores de lá são de vários tipos e muitas foram plantadas em 2005. A ideia é acessar a natureza, com o público podendo pisar o chão, botar o pé na água. A comida é caseira e fica exposta dentro de um grande barco de madeira e sobre fogões a lenha de tijolo e de ferro. Na entrada, a decoração também é feita de objetos antigos.


BANHEIRAS

Haviam duas banheiras por ali e a ideia veio por causa delas. Beneli começou a procurar mais banheiras e encontrou em Taquaritinga - elas eram sucata, antes utilizadas para tratar de gado. Ele reformou as banheiras e instalou um sistema de água com chuveiros na beira do riacho. O reaproveitamento de banheiras de ferro garante muita diversão.

É possível, ainda, entrar no riacho de água sem poluição: o rio nasce antes da cidade, e a água é cristalina. Ele deságua no Córrego do Cavalo, que dá nome ao bairro rural e à chácara. A areia em torno do riacho é por causa de um processo de erosão que acontece a cinco quilômetros de lá. Beneli considera que ter uma praia é recompensa da natureza por cuidar dela.


CARROÇÃO

O carro de carne usado na filmagem de "O menino da porteira", de 1976, fica em exposição no Rancho Beneli. Sérgio Reis estava sempre em Tabatinga, e por ali foi feito o filme. O carro de carne é da Casa de Carne Maltez, e este tipo já não é mais utilizado para o transporte do produto. O telefone que consta no carro ainda está lá, com seis dígitos. A música tocando no rádio, por lá, é sempre sertaneja.


Os textos e fotos do projeto Gastronomia da Estrada de Terra são protegidos por direitos autorais. Para utilização do conteúdo do projeto, é necessário dar o seguinte crédito: Fonte: @gastronomiadaestradadeterra