POUSADA FAZENDA SÃO BENTO


Coordenadas: -22.09041, -48.32073

Dourado - SP - Brasil


Endereço: Rodovia SP 215, KM 197,5

Telefone: +55 16 3345-1617 / +55 16 98126-6458

Formas de Pagamento: Dinheiro

Facebook: @pfsaobento

Site: www.pousadafazendasaobento.com.br

e-mail: pfsaobento@gmail.com

Wi-fi: sim

Sinal 3G e 4G: não

Sinal de Telefone: não

Acessibilidade para Cadeirantes: sim

Infos: reservas com dois dias de antecedência; para as refeições, pode ser escolhido somente almoço ou day use

CASAS COLONIAIS PRESERVADAS

A Pousada Fazenda São Bento tem casas coloniais preservadas, que se tornaram apartamentos para os hóspedes. Mas não é obrigatório estar hospedado para comer ali; é possível acessar o local com day use ou reservar somente almoço.

Erika, que cuida da fazenda, nasceu no Ceará. A mãe dela é cearense e o pai é alemão. Veio para a capital de São Paulo ainda bebê e lá viveu até criar os três filhos. Fala seis línguas e trabalhava como tradutora. Em 1989, o pai dividiu a terra entre os filhos e ela começou a administrar a parte que lhe coube aos finais de semana, até que os filhos se mudaram para outras cidades e ela se mudou definitivamente para a fazenda. Amigos pediam festa de reveillon na São Bento e as casas de colônia reformadas passaram a servir de acomodação para os amigos. Aos poucos as outras casas de colônia foram reformadas e, em 2000, o local evoluiu para pousada rural.

O público é formado por casais e famílias que querem passear e descansar. O lugar é para usufruir da natureza. Tem vista para um vale e o passeio a cavalo permite conhecer todo o vale - que enche a vista! - e as dependências da fazenda. Lá tem criação de gado, cavalo, porcos, galinhas; dois pomares com bastante fruta. São vendidos queijos, geléias e doces caseiros, além de um pão integral com 10 grãos.

Refeições naturais, com muitas verduras e frutas, torta de queijo, cuscuz, além de carnes e massas. O cardápio varia no dia a dia e os ingredientes de horta vêm de produção orgânica; o cardápio inclui comida caipira e brasileira, mas tem muitas outras influências, inclusive a nordestina e alemã, das quais a responsável pela fazenda descende.

FRUTO DAS GUERRAS

O pai de Erika veio para o Brasil em 1926 buscando um lugar melhor para viver. Durante a primeira guerra, com 13 anos, ele sustentou a mãe dele trabalhando na fazenda. Quando se mudou ao Brasil, foi primeiro para o Maranhão, depois para o Ceará. Quando Erika tinha cinco anos, o pai trabalhava para uma firma inglesa e, porque Segunda Guerra começou, foi mandado embora da firma já que a Alemanha e a Inglaterra eram contrárias. Ele se mudou para a cidade de São Paulo para abrir uma fábrica, mas logo retomou a paixão pelo campo que foi semeada durante a primeira guerra o fez encontrar sítios e fazendas no interior.

Erika puxou do pai e da avó cearense as qualidades de ser muito lutadora e de saber administrar a fazenda. Ela adora aquele lugar e a história da família revela a importância de conhecer como o Brasil foi formado. A casa sede da Fazenda São Bento tem mais de cem anos e foi construída por escravos e está preservada.

Os textos e fotos do projeto Gastronomia da Estrada de Terra são protegidos por direitos autorais. Para utilização do conteúdo do projeto, é necessário dar o seguinte crédito: Fonte: @gastronomiadaestradadeterra