RESTAURANTE DO CAMPINHO

(Venda do Campinho)


Coordenadas: -22.2841290 -48.6953642

Itapuí - SP - Brasil


Endereço: Viscinal Jaú-Itapuí, KM 3

Telefone: +55 14 99665-5035

Formas de Pagamento: Dinheiro

Facebook: Restaurante do Campinho

Horários: de terça a sexta, de 19h até 23h; aos sábados, de 11h até 15h e de 19h até 23h; aos domingos, de 11h a 15h

Wi-fi: não

Sinal 3G e 4G: sim

Sinal de Telefone: sim

Acessibilidade para Cadeirantes: sim

O Restaurante do Campinho, em Itapuí, é um lugar familiar e com comida caseira de primeira. Fica no caminho de quem chega de Jaú para aproveitar a Prainha de Itapuí e conhecer a Marambaia. É bastante frequentado por famílias e serve arroz, feijão, salada, maionese, farofa, leitoa, frango e linguicinha caipira numa única bandeja, para comer a vontade. O feijão e a salada são plantados ali mesmo, conforme proprietário Adnir. A linguiça é feita num açougue dentro do próprio restaurante, é "branquinha" e sem condimentos, acompanhada de pimenta também feita por lá. Do lado de fora há quiosques para servir cervejas e porções. O Restaurante fica ao lado da Venda do Campinho, onde tudo começou, junto de uma capela de São João. Mas que fique claro, a capela é de São João, mas a chácara é do Adnir.

O avô de Adnir foi quem abriu a venda há 60 ou 70 anos. O pai de Adnir herdou a venda e então Adnir tornou-se o responsável por ela. Na década de 90, Adnir construiu o Restaurante do Campinho ao lado da Venda do Campinho, e fechou a venda, cujo prédio permanece por ali intocado. A Capela de São João foi movida, reconstruída entre o prédio do restaurante e a antiga venda. E o restaurante, até hoje, é conhecido como "Venda do Campinho".

Adnir começou a trabalhar na venda há cerca de 40 anos, quando funcionava como mercearia que atendia às propriedades rurais da região e guarda muitas histórias da época quando fazia com a caminhonete, sem carta de motorista, as entregas nas fazendas; lembra que "muitas vezes tinha de levar o beldo junto, pois havia quem vinha com a lista de compras, encostava no balcão para tomar uma dose e já amarrava um fogo". Hoje ele é o "faz tudo" por ali: cuida da lavoura, é tratorista, motorista e "se precisar, pilota até avião". E se orgulha de dizer que em todos esses anos, nunca teve que chamar a polícia.

O Restaurante do Campinho tem como som ambiente as TVs do salão; na frente, há quiosques para servir cervejas e porções. O nome do Bairro Campinho foi dado pois existem três campos próximo à baixada do Rio Tietê. O restaurante fica no campinho do meio, enquanto a proximidade do rio define o nome dos outros dois "Campinhos": "Campinho de Baixo", mais próximo ao Tietê; "Campinho de Cima", mais distante.

Marambaia

Quem visita o Restaurante do Campinho muitas vezes está em busca de aproveitar a Prainha de Itapuí, às margens do Rio Tietê; ou então conhecer a Marambaia, região que merece atenção para a preservação ambiental da Bacia Tietê-Jacaré.

A Marambaia é uma área na divisa entre Jaú, Bariri e Itapuí e já teve 204 espécies de aves, como tuiuiú, cabeça-seca e anhuma, registradas por observadores da região. Muitas dessas espécies são residentes e outras migratórias, pois o local com brejos e várzea apresenta forte potencial para pouso de migração de aves. Considerado um "mini-pantanal", com mata ciliar e riqueza natural: um santuário que precisa de proteção. (infos: Jornal da Cidade de Bauru)



Os textos e fotos do projeto Gastronomia da Estrada de Terra são protegidos por direitos autorais. Para utilização do conteúdo do projeto, é necessário dar o seguinte crédito: Fonte: @gastronomiadaestradadeterra