RAÍZES RESTAURANTE RURAL


Coordenadas: -22.2392, -49.0447

Bauru - SP - Brasil


Endereço: Rodovia Cezário José de Castilho KM-351

Telefone: +55 14 99131-8182

Formas de Pagamento: Cartão de Débito, Crédito

Facebook: @RestauranteRaizesBauru

Horários: Sábados e Domingos de 12h até 17h

Wi-fi: sim

Sinal 3G e 4G: não

Sinal de Telefone: não

Acessibilidade para Cadeirantes: sim

Infos: para sábados, confirmar se estará aberto ao público; confirmar os horários para feriados; fecha para eventos particulares mediante reserva

O nome do Raízes Restaurante Rural foi escolhido após largos estudos, pois toda gastronomia tem história. Aqui, as raízes remetem à cultura caipira, às raízes familiares, aos amigos e às raízes das quais nos alimentamos. Ali a valorização cultural é de todas as raízes: as da gastronomia e a de quem está em torno do restaurante, com foco nos caipiras e na vida rural.

A ideia de escolher uma chácara foi justamente para sair da rotina e do estresse urbano, para que o público pudesse desligar enquanto se alimenta. O público é formado por famílias. O local fica numa "divisa de espigão", um termo antigo para referir à divisa de municípios. Neste caso, há quem diga que o Raízes está em Bauru, há quem diga que está em Pederneiras.

Do exterior para a roça

Murillo faz o máximo que der por lá, evitando condimentos e produtos industrializados. As carnes são obtidas em frigoríficos visitados por ele, que é formado em zootecnia: desde o bem estar animal, passando pela genética e pela nutrição dos bichos. O fornecedor de leitão, por exemplo, respeita a alimentação e o espaço dos animais. O queijo vem da vizinha de chácara; as verduras e legumes, da horta de outro vizinho. No Raízes são plantados cheiro verde, ora-pro-nóbis e taioba.

Se formou em Zootecnia mas sempre gostou de cozinhar. Depois que se formou, mudou-se para os EUA para se especializar, mas acabou indo trabalhar num restaurante após ser salva-vidas. A paixão pela cozinha foi corroborada. Quando voltou ao Brasil, voltou a trabalhar na área de formação pois sempre gostou de fazenda e criação. Não aguentou, voltou ao Canadá para fazer gastronomia e começou a trabalhar como garçom numa churrascaria de sérvios apaixonados pelo Brasil. Com o tempo, tornou-se o cozinheiro principal - para ser chef, é preciso ser cozinheiro por muito tempo. Ele cuidava da cozinha de quentes e chegou a fazer, sozinho, churrasco para 200 pessoas.

De volta à terra natal, quando o pai foi se aposentar, resolveu ir para a área de restaurantes. Descobriu a chácara onde é hoje o Raízes Restaurante Rural. Já está abrindo o segundo restaurante em Bauru e os olhos enchem de lágrima quando conta como foi construir aquilo tudo junto da família.

No sítio sempre teve churrasco

Murillo é especialista em carnes e é ele mesmo quem comanda a cozinha e a churrasqueira. No cardápio, porco e carne vermelha são as mais comuns - quem cresce no interior é acostumado a fazer churrasco para os amigos desde pequeno. Sempre há o especial da semana, como costela de bafo ou de chão, porqueta (com a qual também faz sanduíche, como na Itália), fraldinha, feijoada. Para a sobremesa, sorvete de queijo artesanal com goiabada cascão na chapa, além de doces de abóbora e de leite.

Ele sempre quis ter um restaurante, mas não sabia onde. Quando viu a chácara, foi amor à primeira vista. Fez uma grande reforma de alvenaria e jardinagem, transformou o curral de madeira, o pasto, a entrada. A música ambiente é sempre calma; as redes e a piscina são liberadas para o público (menores de idade devem ser supervisionados pelos pais); assim como o campo de futebol e o pula-pula.

Os textos e fotos do projeto Gastronomia da Estrada de Terra são protegidos por direitos autorais. Para utilização do conteúdo do projeto, é necessário dar o seguinte crédito: Fonte: @gastronomiadaestradadeterra