SÍTIO TAMANDUÁ


Coordenadas: -22.3152, -48.0525

Brotas - SP - Brasil


Endereço: Rodovia SP 225, KM 124,5 + 3 KM de terra

Telefone: +55 14 99134-8526

Formas de Pagamento: Dinheiro

Facebook: @SitioTamandua

Horários: de 9h a 17h de terça a domingo / de 9h a 17h de quinta a domingo (sazonal, conforme temporada)

Wi-fi: sim

Sinal 3G e 4G: não

Sinal de Telefone: não

Infos: é preciso agendar as visitas; grupos de até 50 pessoas. O local pode ser locado para eventos particulares.

Vivência do Sítio

Muito mais do que experimentar a comida típica da roça, o Sítio Tamanduá, liderado pelo casal Sofia e João, convida a experimentar a vivência do sítio para a obtenção do alimento: a visita inclui não somente a alimentação, mas também um passeio pelas plantações (horta, café, goiaba) e o conhecimento sobre a lida na roça.

O Sítio atende o público que procura Brotas não somente para os esportes radicais. Oferecem café rural para grupos, feito por eles com alimentos produzidos lá - com doces, polenta, milho verde, mandioca cozida, pães caseiros assados na hora (no forno a lenha na parte externa da casa), torta salgada, pão de queijo.

Têm agroindústria há 22 anos: produzem goiabas que fornecem para uma cooperativa e preparam os doces vendidos ali com o excedente da produção. Começaram com uma horta orgânica (em ampliação) há quatro anos, cujos 70% da produção são fornecidos para a merenda escolar de Brotas. A goiaba e a horta orgânica são os principais produtos do Sítio Tamanduá; os produtos que são usados para cozinhar ali também vêm de produções orgânicas da vizinhança.

Recebem grupos escolares, melhor idade, família e grupos de amigos para diversas atividades: vivências do sítio, colhe e pague, processo do café, almoços rurais, vivência do fazer dos doces. Enfim, para dividir o conhecimento sobre a lida do sítio e o cultivo e preparo dos alimentos.

A varanda da casa é decorada com objetos que são herança de família ou garimpados pelo casal. Dentre potes de armazenamento, cristaleira, pilões, mesas e cadeiras, há balanças históricas e até uma tulha que era usada para o armazenamento de grãos em vendas tradicionais de bairros rurais.

As refeições e horários são flexíveis, mas é preciso agendar com antecedência. Os grupos devem ser de até 50 pessoas.

Ketchup de Goiaba

O Sítio Tamanduá produz, no local, muitos alimentos para serem vendidos: pimentas, molho de tomate, goiabadas cascão. Podem ser encontrados lá também outros produtos artesanais feitos por parceiros do Sítio, mas o principal e mais chamativo, criado pelo sítio, é o Ketchup de Goiaba.

Feito da polpa da goiaba e temperado com especiarias, foi uma invenção do irmão da Sofia, o Neto. A inovação foi feita para o melhor aproveitamento da goiaba e de acordo com o resgate dos costumes artesanais em voga no Brasil, incluindo os hambúrgueres artesanais. No "Brotas Gourmet", o molho agridoce foi servido com linguiça de pernil e mandioca cozida. É vendido em alguns pontos do interior e na capital de São Paulo, mas não há nada como experimentar no local, acompanhada da casca da polenta que ficou perfeita no fundo da panela grossa, olhando nos olhos de quem faz aquele produto inédito, acompanhado de um café colhido no local e feito na hora no fogão a lenha.

Sofia e João

João é nascido ali no Areia que Canta, batizado sob o jatobá (que permanece no local) por um primo que havia se tornado padre e faria seu primeiro batismo. Nunca saiu de lá. Sofia veio de Piracicaba e conheceu João em Brotas. Ela era representante comercial de confecção em São Paulo, chegou a montar loja em Brotas - mas o Sítio foi a opção de vida do casal, definitivamente, para criar os filhos e sobreviver.

Antes, a família de João se dedicava à criação de frango, gado de leite e de corte. A goiaba veio em 1994, depois que Seu Mario, pai do João, dividiu o sítio entre a família e João ficou com a parte do Sítio Tamanduá onde hoje o casal recebe as visitas.

O bairro ali se chama Bairro Tamanduá. O rio e o bairro onde fica a fazenda se chamam Tamanduá, pois havia muito deles no local. Ainda restam alguns deles, que aparecem vez em quando.

Os textos e fotos do projeto Gastronomia da Estrada de Terra são protegidos por direitos autorais. Para utilização do conteúdo do projeto, é necessário dar o seguinte crédito: Fonte: @gastronomiadaestradadeterra