CASA SANTO ANTÔNIO

(Venda do Kau)


Coordenadas: -22.82224, -48.55687

São Manuel - SP - Brasil


Endereço: Rua da Estação, s/n - Bairro Toledo

Telefone: +55 14 99795-4903

Formas de Pagamento: Dinheiro

Horários: Terça a Sábado, de 15h até 22h

Wi-fi: não

Sinal 3G e 4G: oscilante

Sinal de Telefone: oscilante

Infos: é possível preparar sua própria refeição no tacho ou churrasqueira do lado de fora da venda.

CASA SANTO ANTONIO

Às sextas tem porções e refeições feitas com colaboração dos frequentadores no tacho do lado de fora da venda. Já o churrasco pode ser feito pelos frequentadores que levam os insumos, pois a churrasqueira pode ser cedida também. Traz encomenda de carne às sextas, vende grãos e muitos produtos, incluindo brinquedos e utilidades domésticas.

A casa foi fundada por outra família e em 1945 foi comprada por José Durini, que depois vendeu a seu filho Ermelindo Marchetti em 1956 e então Ermelindo doou a seu filho (a placa fixada na venda não tem os dados corretos). O Bairro de Toledo, antigamente, era o principal ponto de comércio e serviços de São Manuel, pois ficava em frente à Estação Ferroviária. Um censor de antigamente observou que 65% da população, por volta de 1945, era predominantemente rural - pouca gente morava na zona urbana. Naquela estrada de terra, já houve até corrida de carros. Hoje a zona rural conta com poucos moradores.

A Estação de Trem que fica em frente à venda movimentava demais o local, com cargas de café enviadas para Santos. A partir da década de 70, o movimento para a zona urbana começou por conta do encerramento das atividades da Estação, de geadas e escoamento de população para as COHABs da cidade. Hoje, o público é formado principalmente por pessoas de fora da região, que gostam de ir para tomar cerveja sob as árvores, comer porções de linguiça e fazer churrasco. Muitos jipeiros, motociclistas e bicicleteiros da região usam o lugar como ponto de encontro, chegando a juntar cinquenta pessoas; os frequentadores se misturam com os clientes que frequentam ali há décadas e décadas - esses acreditam até que aos finais de semana, atualmente, lá está ainda melhor.


HISTÓRIA PRESERVADA

Ali sempre vendeu de tudo, antigamente funcionava como o principal mercado/mercearia. A maioria dos clientes, meeiros de café, pagava na safra anual, como era o costume das mercearias rurais em décadas passadas. Teve até cliente com filho ilustre: numa época muito ruim, o pai de Tonico e Tinoco não tinha mais o que comer, teve de comprar fiado na venda. Chegou de carroça para pegar fiado 45 dias de alimentos; não tinha crédito, não tinha documento e levou a carroça cheia de volta, na confiança. Tonico e Tinoco ainda nem eram uma dupla caipira dedicada à música; e o débito foi quitado dentro do prazo, com o trabalho rural exercido à época - eram moradores de fazenda das proximidades.

A Casa Santo Antônio mantém-se como original: seu balcão, seus armários, portas, piso e teto, todos eles feitos de madeira, nunca foram trocados a pedido dos clientes fazendeiros em torno: eles não querem que troque, pois seria dizimar uma parte importante da história local. A venda empregava sete pessoas na época mais movimentada. O local tinha o único telefone público do bairro e a placa que avisa o horário do posto telefônico (de 6h até 22h) continua preservada, assim como o local onde era a sua cabine. A porta ao lado da venda era o correio. A Igreja de Santa Maria Gorete fica logo ao lado e, além de realizar missas todo terceiro domingo do mês, promove uma boa festança todo Julho, com assados e leilões de prendas, com gente de toda a região. A venda é tão significativa ali que maquetes da venda, feitas por um artista local, já serviram como prenda no leilão da Igreja.

Os textos e fotos do projeto Gastronomia da Estrada de Terra são protegidos por direitos autorais. Para utilização do conteúdo do projeto, é necessário dar o seguinte crédito: Fonte: @gastronomiadaestradadeterra