Ecol Hotel Serra da Cachoeira


Coordenadas: -22.14358, -48.17467

Ribeirão Bonito - SP - Brasil


Endereço: Estrada Nova Brasilia, s/n, km 10

Telefone: +55 16 99962-7579

Formas de Pagamento: Cartão de Crédito, Cartão de Débito e Dinheiro

Facebook: @ecolserradacachoeira

Site: www.serradacachoeira.com.br

Horários: Day Use

Wi-fi: sim

Sinal 3G e 4G: não

Sinal de Telefone: não

Infos: Day Use ou Hospedagem

O local acaba de retomar atividades sob nova direção. Quem arrendou foi o Marcos, que é analista de sistemas e também já trabalhou na Polícia Militar, como piloto de avião. Por ficar muito na base de selva, foi arrebatado pela paixão de estar no meio do mato.

Marcos também é trilheiro e conheceu o Serra da Cachoeira quando foi lá fazer uma trilha para conhecer o Morro da Coruja. Até hoje ele não encontrou o morro, mas agora se fixou no Serra da Cachoeira.

Ele tomou para si os preceitos da proprietária do local, Cinthia, que sempre foi protetora da natureza e dos animais. A ideia ali é busca da paz em meio à vegetação nativa, águas limpas e calmaria do mato. A primeira preocupação de Cinthia, quando assumiu o local, era como preservar o Ribeirão limpo, intacto.

O restaurante do Ecol Hotel Serra da Cachoeira tem gastronomia leve e ligada a ao vegetarianismo. Mescla, portanto, comida mineira com comida da fazenda vegetariana e vegana. A horta do local está sendo retomada para a utilização de alimentos cultivados de forma orgânica na cozinha. As receitas são da roça.

O restaurante funciona em um antigo celeiro de milho, cuja estrutura foi feita pelo pai e avô de Cinthia, artesanalmente e à moda antiga. Os quadros dispostos no salão foram pintados por ela. Por ali ficam expostos alguns dos cristais da fazenda e também a "orelha de padre", um tipo de semente que tem o formato de uma orelha e dizem ter ficado escura de tanto ouvir pecados.

Para os hóspedes, o restaurante serve café, almoço e janta. Os serviços de café e almoço também estão disponíveis para quem opta pelo day use.

As minas estão sendo recuperadas. Quase toda a fazenda está em área de preservação permanente. Estão sendo instalados comedouros de pássaros, o que também proporciona a observação de muitas espécies - eles até ficam na janela durante as refeições.

Na Serra da Cachoeira também há muitos cristais negros, os monolitos, que podem ser observados ao fazer as trilhas. Uma delas passa pela área de preservação, com muitas minas de água e árvores centenárias gigantescas.

Até a música é pouca, quando há, baixa e calma. O importante ali é conviver com o som do local. A ideia, ali, é aproveitar a calma, interior e exterior.

Os textos e fotos do projeto Gastronomia da Estrada de Terra são protegidos por direitos autorais. Para utilização do conteúdo do projeto, é necessário dar o seguinte crédito: Fonte: @gastronomiadaestradadeterra