Restaurante RuralTur Santa Isabel

Coordenadas: -22.1126, -48.99509

Arealva - SP - Brasil


Endereço: Estrada Municipal Arealva - Bairro Santa Isabel

Telefone: +55 14 99148-0941 / +55 14 3297-1106

Formas de Pagamento: Dinheiro, Cartões de Crédito e Débito

Facebook: @Ruraltur

Horários: Sábados, Domingos e Feriados, de 8h até 18h

Wi-fi: sim

Sinal 3G e 4G: não

Sinal de Telefone: não

Infos: em datas comemorativas, a comida é disponibilizada à vontade no fogão a lenha; realizam eventos particulares

No Restaurante RuralTur Santa Isabel há horta com brócolis, couve manteiga, mandioca, de acordo com a época. Criam-se peixes e está sendo preparado um galinheiro, que abrigará as galinhas caipiras. O fogão e forno a lenha ficam expostos no salão do restaurante, que serve couro de tilápia como entrada e peixes de produção própria dentre outros pratos.

Já foi pesqueiro, mas agora é restaurante - e também pousada para turismo rural. As pessoas iam para pescar, mas queriam comer ali, então começaram a servir comida. Hoje há hospedagem e restaurante. O som ambiente do restaurante tem foco na MPB e o público é formado por famílias que vêm principalmente de Bauru.

O lugar tem o estilo do casal, que preza pelo bem estar e por estar em contato com a natureza, vivendo no mato. Reynaldo é paulistano e escolheu uma faculdade através da qual pudesse assumir a fazenda. Se formou no início da década de 90, quando não havia empregos. Foi para o interior para "engordar peixe", o que faz até hoje. Conheceu Carol, que era de Campos do Jordão e já havia morado em Santos e hoje os dois não trocam a vida do campo por nenhuma outra.


MADEIRA

Em 1945 havia linha férrea, exclusiva para o fornecimento de madeira dali para a máquina principal dos trens da ferrovia, que passava por ali para levar a madeira extraída. Ainda há vestígio da linha férrea, que também carregava as madeiras nobres como anjico e faveiro, preservadas para a construção de dormentes.

Hoje, parte do mobiliário e acessórios do restaurante é de madeira e foi feito por eles. Outra parte foi feita por um artista de Bauru, que talha as peças e inspira o trabalho de Reynaldo. O talento foi herdado do pai, que também faz mosaicos e pinturas. Boa parte da madeira usada ali é foi plantada por Reynaldo, que também reutiliza outros troncos para pequenas peças. Há também a preservação das plantas locais: tem cultivado anjica, faveiro, ipê; isolou a margem rio para que o gado não entrasse e a mata ciliar se refez em torno do Ribeirão Bonito, que passa por ali.


POÇO CAIPIRA

No Restaurante RuralTur Santa Isabel há um "poço dos desejos", que foi feito de forma manual e ficava dentro da cozinha da casa que havia ali. O poço caipira, com data de 1971, permanece preservado em meio a entrada de onde hoje é o restaurante. Não há mais quem os faça, já que as perfurações atuais são feitas com máquinas.

Os textos e fotos do projeto Gastronomia da Estrada de Terra são protegidos por direitos autorais. Para utilização do conteúdo do projeto, é necessário dar o seguinte crédito: Fonte: @gastronomiadaestradadeterra