BAR DA LAGOA


Coordenadas: -22.24937, -48.77707

Pederneiras - SP - Brasil


Endereço: Jardim Recreio Lado dos Paturis - Entrada pela Estrada Boraceia-Pederneiras, Km 156

Telefone: +55 14 99847-4316

Formas de Pagamento: Dinheiro

Horários: de 10h até 22h

Wi-fi: sim

Sinal 3G e 4G: sim

Sinal de Telefone: sim

O Bar da Lagoa existe há 20 anos. Rozélia se mudou para lá há 14, pois depois de se aposentar como professora, pois não suportaria ficar sem trabalhar – e é essa força que mantém o bar funcionando. Viver ali significa ter coisas para fazer, atividades ao ar livre e qualidade de vida. O Bar da Lagoa também funciona como uma pequena vendinha, com produtos básicos como detergente, guardanapo, café, enlatados, papel higiênico, a fim de abastecer os ranchos em torno.

O Bar da Lagoa começou com o filho de Rozélia, que fazia faculdade junto com a então namorada. Abriram o bar primeiro no salão da Igreja, onde hoje é um salão da comunidade de moradores. Depois, decidiram montar o Bar da Lagoa no terreno do sogro do filho de Rozélia. Construíram o local, mas logo em seguida o filho, a nora e as duas pequenas filhas precisaram ficar em tempo integral na cidade. Há 20 anos havia poucos ranchos por lá. Hoje há mais de 300 famílias morando e vem muita gente de fora, principalmente para pescar. Pessoas de toda a região são atraídas pelo bairro. O público dali é formado por turmas que residem, que alugam os ranchos no bairro, ou que vêm da cidade para um passeio.

Com o tempo, agregaram amigos no local e começaram a centralizar inúmeras atividades de convivência entre vizinhos e visitantes. Mesmo depois que o marido faleceu, ela não quis ir embora de lá. Um neto mora com ela. Viver ali é sossegado, tranquilo, todos se conhecem. Às noites e finais de semana, a turma de amigos (muitos deles, aposentados) junta-se no Bar da Lagoa para conversar, jogar baralho, fazer brincadeiras de bingo e também para cozinhar. Lá é impossível ficar sozinho. Por ali tudo é feito em turma, conforme o que o público quer. A parede do balcão do bar, há dez anos, foi pintada com os nomes dos amigos que frequentam o local.

Quem quiser cozinhar pode levar comida e usar a cozinha ou a churrasqueira (muitas vezes tem carne para venda, mas também é possível trazer). Às quartas, uma equipe de bicicleteiros faz rotas até lá, que chega a reunir 70 pessoas andando pela estrada de terra; às vezes pedem para deixar pronto um caldo, ou alguma refeição – e então Rozélia chama amigas para colaborar.

Realizam festa junina (comunitária) com som e sanfona para ter muito arrasta-pé – é só afastar as mesas e o Bar da Lagoa se torna uma pista de dança; fazem som ao vivo (há um pequeno palco para as apresentações) e criaram a tradição de ter o maior carnaval fora da zona urbana de Pederneiras, que chega a juntar cinco mil pessoas em frente ao Bar e é aberto ao público - há oito anos tem até apoio da Prefeitura.

Os textos e fotos do projeto Gastronomia da Estrada de Terra são protegidos por direitos autorais. Para utilização do conteúdo do projeto, é necessário dar o seguinte crédito: Fonte: @gastronomiadaestradadeterra