Pizzaria do Pretão


Coordenadas: -22.6828, -48.6725

Areiópolis - SP - Brasil


Endereço: Avenida Santa Cruz, 1800

Telefone: +55 14 99148-8957

Formas de Pagamento: Cartão de Débito, Crédito, Dinheiro

Facebook: @pretaopizzas

Horários: Quarta a Sábado, de 19h30 até 23h (pizzas); Domingo, de 12h até 15h (almoço)

Wi-fi: não

Sinal 3G e 4G: sim

Sinal de Telefone: sim

Infos: não faz entregas de pizza em domicílio

Há algum tempo, o casal Ana e Pretão decidiu chamar amigos para fazer pizza no forno que tinham na chácara. Foram vários finais de semana de reuniões com amigos, até que decidiu abrir a Pizzaria do Pretão, há oito anos.

Pretão aprendeu a fazer pizzas observando o pizzaiolo pelo vidro. Até que construiu um forno a lenha na chácara onde mora. Um amigo de São Paulo trouxe uma receita de massa. Pretão incrementou a receita que usa para as pizzas de lá, todas finas, com borda recheada e salpicada com gergelim.

Pretão é quem lidera as pizzas, enquanto Ana é responsável pelo almoço de domingo. Pretão também faz linguiças artesanais, que são servidas no almoço de domingo, junto de muita comida caseira que fica disposta dentro do salão. O sucesso tem sido tão grande que já está sendo construído um novo saguão, com vidro para que os clientes possam ver a cozinha e o fazer das pizzas.

Na cozinha, o modo de fazer é o mais artesanal possível, “um sistema bruto”, contando com o apoio de alguma tecnologia. O forno a lenha e o fogão dividem espaço, que no novo salão será dividido. Antes, faziam comida para cerca de 30 pessoas, hoje servem 80, além de fazer pizzas para viagem (é preciso ir buscar, pois não há entregas em domicílio).

Regra ali é usar produtos de boa qualidade, experimentar novas receitas e valoriza as riquezas da vida: os amigos da região, os que frequentam a chácara e as histórias guardadas nos passaportes. Uma vez por ano, durante três dias (sexta, sábado e domingo), na primeira semana de agosto, realizam o Arraiá dos Amigos, uma festa típica junina. Já fizeram queima do alho e sempre inventam alguma festa para fazer. Por lá frequenta também público de São Manuel, Pratânia, Botucatu, Lençóis Paulista, Bauru.

L.á também tem uma marcenaria, e chegam a improvisar mesas quando há previsão de maior número de pessoas. O clima de improviso é uma qualidade da pizzaria, em que objetos que guardam costumes antigos ou histórias de viagens pelo mundo ficam expostos no salão, como latas de mantimentos e um grande gnu de pelúcia vindo da Ucrânia. O enorme boneco africano que fica na entrada foi obtido do Cirque du Soleit por um amigo dono de antiquário – e não cabia na loja. Ainda tem muita coisa para expor na nova fase, como a charrete que acabou de chegar, além de camisas de futebol (inclusive de Rodrigo, irmão de Pretão também jogador de futebol que defendeu times como São Paulo e Ponte Preta), violas, dentre muitos objetos que contam histórias.

Ao lado do salão atual foi construído um lago, com muitos peixes que é possível pescar e soltar.

EDVALDO, PEITO DE AÇO

Pretão nasceu entre cinco irmãos. A mãe, que sustentava a todos, fazia de tudo: cortava cabelo, fazia sorvete para vender, tinha um brechó.

Ele trabalhou na roça de 11 a 18 anos. Carpia, cortava cana, matava formiga, arrancava feijão, fazia de tudo um pouco. Trabalhou na prefeitura, como motorista e servente de pedreiro. Depois como tratorista.

E então se tornou jogador de futebol. Jogou em times de São Paulo, Maceió, Goiás e até na Arábia. Se aposentou em 2007. Depois que parou de jogar, teve alguns trabalhos até estabelecer a Pizzaria do Pretão ao lado de sua esposa, Ana.

Na entrada da Pizzaria do Pretão fica um tronco de árvore que Pretão fez questão de buscar: ele comia marmita sob a sombra daquela árvore quando trabalhava na roça. Ela ficou cerca de vinte anos enterrada, e foi queimada por conta das queimas que haviam em plantação. Em dias atuais, quando a terra estava sendo arada, o tronco foi encontrado. Pretão viu o tronco, se lembrou da árvore centenária e providenciou uma forma de busca-la. “O pessoal mais antigo falava que de criança já conheciam aquela árvore”. No salão do restaurante também ficam guardadas muitas recordações, como latas de mantimentos, violas, sinos, instrumentos, imagens e inúmeras recordações.

Os textos e fotos do projeto Gastronomia da Estrada de Terra são protegidos por direitos autorais. Para utilização do conteúdo do projeto, é necessário dar o seguinte crédito: Fonte: @gastronomiadaestradadeterra