CANTO DA TERRA RESTAURANTE E PIZZARIA


Coordenadas: -22.40301, -48.44519

Mineiros do Tietê - SP - Brasil


Endereço: Chácara São José, s/n

Telefone: +55 14 3646-3666

Formas de Pagamento: Dinheiro

Facebook: Canto da Terra Restaurante e Pizzaria

site: www.cantodaterrarestaurante.com.br

Horários: de quinta a sábado, de 19h30 até 23h; aos domingos, de 11h até 15h

Wi-fi: sim

Sinal 3G e 4G: sim

Sinal de Telefone: sim

Infos: às quintas, sextas e sábados: self de pizza, caldos, porções, saladas; aos domingos: bufê de almoço; os horários acima informados são referentes ao funcionamento da cozinha e o público costuma ficar até mais tarde para aproveitar a música ao vivo; em atividades especiais, o espaço com árvores fica reservado às mesas, sem ter carros estacionados; a casa abre em feriados (como aos domingos) e vésperas de feriado (como às sextas); aos sábados, no horário do almoço, a casa fecha para eventos particulares, com cardápio ajustado à festa.

Clima de Quermesse

No Canto da Terra, é para se sentir na quermesse. Tem o balcão do bar, as comidas dispostas e é para se servir a vontade no bufê e é para ter liberdade de se servir e aproveitar a música. O lugar é inovador pois foi o primeiro a oferecer pizza em sistema "self-service".

Sempre tem música ao vivo, com foco na música sertaneja, mas também há datas com sambanejo, rock e MPB. A carne principal, sempre no bafo, varia: há fases em que o prato chefe é a costela, o pernil, o porco no rolete. As porções pururuca também passam no bafo antes de serem fritas. Também tem dobradinha, moela, língua ao molho e garrão - diferencial da casa, além de acompanhamentos e saladas.

Tudo com alho, pimenta, cebola, tomate, cozinhado com banha; e tudo provado por Ricardo antes de ir para a bancada. Se algum grupo for vegetariano, é melhor que avise antes de ir.

Ricardo está lá desde 2011. O gosto pela gastronomia vem de família: sempre trabalhou com gastronomia, um irmão é cozinheiro e o outro também gosta de cozinhar. O pai era quem fazia o almoço aos domingos e antigamente a família tinha uma casa de frios (as "casas de frios" foram gradualmente substituídas pelos supermercados. Elas traziam novidades da capital e produtos de qualidade como bacalhau, queijos, nozes e muitos produtos que não existiam em mercados). Ricardo se especializou em consultoria e tinha foco em implantações de restaurantes, rotisserias, lanchonetes e demais empreendimentos gastronômicos de açougue, padaria e rotisseria. Inaugurou empreendimentos em várias cidades da região.

Um dia, foi chamado para abrir um restaurante no prédio onde hoje é o Canto da Terra. Ali, nos anos 60, quando havia matadouro municipal em vários municípios, era um centro de compra e venda de animais. O dono resolveu então montar um restaurante, chamou o Ricardo e ele colaborou para a inauguração desde a reforma do barracão. Três anos depois, foi chamado para reinaugurar a casa, afinal era "o pai da criança", e ficou ali. Hoje há mais de 600 lugares, comida self service e um bar que faz coquetéis especiais. Ali se reúnem famílias e grupos de amigos, acontecem encontros de cavalos, ciclistas e demais grupos.

Há passeio com pônei, cavalo de sela, charrete, trenzinho e parquinho em frente à varanda onde ficam mesas e músicos. Também há criações de carneiro, cabrito e boi, que podem ser admiradas ao longe.


Os textos e fotos do projeto Gastronomia da Estrada de Terra são protegidos por direitos autorais. Para utilização do conteúdo do projeto, é necessário dar o seguinte crédito: Fonte: @gastronomiadaestradadeterra