ULISSES - COZINHA CAIPIRA


Coordenadas: -22.34202, -47.91536


Itirapina - Distrito de Itaqueri da Serra - SP - Brasil



Endereço: Rua 2, 133 - Distrito Itaqueri da Serra

Telefone: +55 19 99765-4240

Formas de Pagamento: Dinheiro e Cartão de Débito

Facebook: @ulissescozinhacaipira

Horários: Finais de semana e feriados, de 12h até 15h (almoço) e de 19h até 23h (porções)

Wi-fi: não

Sinal 3G e 4G: oscilante

Sinal de Telefone: oscilante

Infos: durante a semana, pode ser locado para eventos fechados

ULISSES - COZINHA CAIPIRA

O Ulisses - Cozinha Caipira é um grande - e recém inaugurado - achado. O restaurante ocupa o prédio do antigo Cinema de Itaqueri, um prédio datado do início de 1900 e carregado de história, que antigamente era ocupado também por festejos e quermesses - desde sempre teve comilança naquele lugar, que agora é ocupado por um sonho de Lia Fernandes e de Du Mancuso, que se uniram para abrir o restaurante em 2017.

Lia Fernandes sempre viveu por ali, montou o restaurante com muita dedicação e é responsável pela cozinha - em que aplica todo o conhecimento e práticas herdados de sua família, que sempre habitou a zona rural. Fez, para o restaurante, um prato exclusivo e inédito: a Canjica Salgada, servida ao lado do carro chefe da casa que é o Frango Caipira, além de polenta (receita especial da Ciça, que acompanha Lia na cozinha), mamão refogado e tudo o que se pode aproveitar da roça e da horta. Du Mancuso morou por bastante tempo em Goiás e, de volta à Itirapina, integra o @comturitirapinasp, que vem trabalhando arduamente para preservar Itaqueri, suas histórias e tradições, atuação que se reflete na sociedade com Lia Fernandes.

As refeições caipiras são servidas no fogão a lenha e, para saborear, é possível ocupar uma das mesas do salão ou do quintal ao ar livre, além de curtir a sesta nas redes ou passear pelo terreno do restaurante onde há horta, mandioca, abóbora, flores, jiló, pimenta balão/chapéu cuidadas pela Lia com ajuda da natureza.

O Ulisses - Cozinha Caipira é frequentado por famílias, grupos de amigos, jipeiros, bicicleteiros e turistas atraídos pela Cachoeira do Saltão, que aproveitam para conhecer Itaqueri e aproveitar uma refeição caipira embalada por música raiz.


UMA VIAGEM NO TEMPO

Bucólica, carregada de histórias e lendas, preservada com sua Igreja e ruas de terra, a Vila de Itaqueri, ou Distrito de Itaqueri da Serra, deve ser conhecida por quem passa pela região.

O vilarejo é um pequeno povoado com casas do século XIX e complementam os circuitos de ecoturismo da região. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição fica no centro da vila e guarda em vidro blindado a Santa que por muitos anos foi disputada entre Itaqueri de Baixo e Itaqueri do Alto - até que o padre interveio, definindo que a Santa ficaria em Itaqueri da Serra.

No cemitério, pouco utilizado atualmente e onde ainda há túmulos de pedra, é possível conhecer mais um pouco das histórias do local e compreender como até as classes sociais ficavam divididas geograficamente após a morte.

O Distrito foi o berço que emancipou Itirapina de Rio Claro e representa exatamente as antigas formas de viver do interior caipira: com uma Igreja, um cartório, um cemitério e uma escola, além de proporcionar uma viagem no tempo, também revela o conhecimento sobre os antigos costumes do interior.


ULYSSES GUIMARÃES E ITAQUERI DA SERRA

A bucólica Itaqueri da Serra foi berço de Ulysses Guimarães, ilustre defensor da democracia brasileira. A casa onde ele nasceu, em 1916, está preservada e, embora seja particular, os proprietários são muito gentis com quem quer conhecer o local.

Ulysses Guimarães foi advogado, escritor, professor da Faculdade de Direito da Faculdade Presbiteriana Mackenzie, Faculdade de Direito de Itu e Instituição Toledo de Ensino de Bauru, político e um dos principais opositores à Ditadura Militar. Seu primeiro discurso político aconteceu em 1940, à sombra de uma figueira no Distrito de Itaqueri da Serra e, como presidente da Assembleia Nacional Constituinte, foi responsável por estabelecer a Constituição Federal em 1988, após 21 anos sob Ditadura Militar.

Foi presidente da Câmara dos Deputados, concorreu em eleição presidencial, foi líder da Marcha da Família e apoiou o Golpe de 64 - mas rapidamente passou à oposição para lutar pela volta da Democracia. Filiou-se ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro) em 1965 e participou de todas as campanhas pelo retorno do país à Democracia e pela anistia ampla, geral e irrestrita; em 1973, lançou candidatura simbólica à presidência como forma de repúdio à Ditadura Militar. Integrou a liderança da campanha Diretas Já e foi um dos principais responsáveis pelo voto aberto sobre o Impeachment de Collor.

A frase "Ou mudamos, ou seremos mudados" foi cunhada por Ulysses Guimarães e foi título de seu discurso de saudação aos Deputados no ato de posse do mandato de 1991 a 1995, que não conseguiu terminar pois faleceu em acidente de helicóptero em Angra dos Reis (RJ).

Quando as elites políticas pensam apenas na sobrevivência do poder oligárquico, colocam em risco a soberania nacional. A governabilidade está no social. A fome, a miséria, a ignorância, a doença inassistida são ingovernáveis. O estado de direito, consectário da igualdade, não pode conviver com o estado de miséria. Mais miserável do que os miseráveis é a sociedade que não acaba com a miséria." (Ulysses Guimarães)


MAIS DO QUE ULYSSES

O nome do restaurante "Ulisses - Cozinha Caipira" faz ode a dois Ulisses: Ulysses Guimarães, nascido em Itaqueri; e outro, Odisseu, personagem principal da Odisséia, de Homero. Ulisses teve papel preponderante na guerra dos Gregos contra os Troianos, seja por sua valentia ou por sua capacidade de persuasão e estratagema para resolver problemas; foi o idealizador do "Cavalo de Tróia", que deu a vitória aos Gregos. Batizar o restaurante com o nome de Ulisses é, também, uma referência ao grande trabalho planejado e executado pelo @comturitirapinasp para, dentre muitos trabalhos em Itirapina, preservar e valorizar o Distrito de Itaqueri da Serra.

Certo é que Ulisses - Cozinha Caipira agrada a todos: gregos e troianos!


Os textos e fotos do projeto Gastronomia da Estrada de Terra são protegidos por direitos autorais. Para utilização do conteúdo do projeto, é necessário dar o seguinte crédito: Fonte: @gastronomiadaestradadeterra