RESTAURANTE RURAL INVERNADA


Coordenadas: -22.06973, -47.77812

São Carlos - SP - Brasil


Endereço: Rodovia Doutor Paulo Lauro, Km 141, s/n

Telefone: +55 16 3368-3159

Formas de Pagamento: Dinheiro

Site: www.restauranteruralinvernada.com.br

Horários: Domingos e feriados, de 7h30 até 17h30

Wi-fi: não

Sinal 3G e 4G: não

Sinal de Telefone: não

Acessibilidade para Cadeirantes: sim

Infos: reserva para casamentos; realiza eventos corporativos; recebe excursões.

INVERNADA

O Restaurante Rural Invernada acomoda até 3000 pessoas e recebe carros e ônibus de várias regiões. Em frente à lagoa da Fazenda, os barracões servem alimentos preparados em diferentes sessões: cozinha de salada; cozinha "banho-maria" que prepara alimentos como feijoada, arroz, polenta, macarrão; a cozinha de fritura que faz peixes, banana frita, torresmo, batata doce e demais; cozinha com forno, que faz os assados; e a churrasqueira. Oferece também comida vegana e vegetariana.

A comida é caseira, com receitas de família, com influência italiana e mineira. Há uma feira dentro do restaurante, que oferece produtos da própria fazenda como queijos, verduras e até tábuas de madeira. A venda acontece desde o início, pois os visitantes pediam produtos da fazenda para comprar e levar como pães, bolos e queijos.

É possível realizar dois casamentos no mesmo dia e horário, em espaços reservados diferentes, sem fechar para o público. As mesas ficam espalhadas pelos galpões e na beira da lagoa. Há um grande playground para crianças e passeio até a cachoeira. A paixão pelo cultivo e pela rotina da fazenda nunca foi perdida - todos os ingredientes são cultivados ali ou vêm de lavouras próximas. O comando é dos irmãos Marta e Alexandre e de Nilson, marido de Marta.


BAILÃO, TRUCO, FUTEBOL E CHURRASCO

O pai de Marta sempre gostou muito da área da lagoa e cuidou muito dela. Marta sugeriu começar um pesque e pague com bar e porções. Tinham também um time de futebol que se reunia para churrascos e tardes de truco. Então, a Invernada começou a promover bailes.

Durante dez anos, aos sábados tinha bailão e aos domingos, truco e pesque-pague. A Invernada recebia duplas como Gilberto e Gilmar, Lourenço e Lourival, Cesar Menotti e Fabiano, Cézar e Paulinho. Sempre bailão, com batidão de viola. Quem vinha para o baile queria vir no dia seguinte, então a casa começou a servir almoço aos domingos. O restaurante, agora com 12 anos, nunca mais parou de crescer.


HISTÓRIA DE FAMÍLIA

Os bisavós de Marta e Alexandre eram italianos e alemães. O primeiro lugar que a família por parte de pai ocupou no Brasil foi Descalvado. Então, parte dos irmãos foram para São Carlos e fundaram a Fazenda Invernada. O avô começou a desbravar e começou a revelar o espaço plano, que dava muito pasto. Uma invernada. O nome da fazenda ficou Santo Antônio da Invernada, já que se mudaram para lá em época de Santo Antônio.

A imensa família se reunia todos os domingos na casa da avó, e cozinhavam juntos. Marta, quando criança, já brincava de restaurante ali na Fazenda Invernada. Fazia bolinhos de barro no restaurante de brincadeira, a preferida dentre todas as possibilidades da infância na fazenda. Aprendeu a cozinhar com a mãe e a avó, sempre usou tudo o que era da fazenda. Os doces da cidade, industrializados, nunca agradaram muito. Bom mesmo era o que era colhido no pé, feito na hora, pela família que ocupa e serve na Invernada.

Os textos e fotos do projeto Gastronomia da Estrada de Terra são protegidos por direitos autorais. Para utilização do conteúdo do projeto, é necessário dar o seguinte crédito: Fonte: @gastronomiadaestradadeterra